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  1.  # 621

    Pois, a nossa legislação é mesmo o maior entrave :-(
    É pena, já vi vários projectos bem interessantes lá fora. Cá a EVolution tem alguns em montra, mas nunca soube se os legalizaram, se são de lá fora ou são só mesmo "montra"
  2.  # 622

    Sobre a conversão ICE para VE...
    Até que ponto faz sentido a conversão?

    Admitindo que a legalização é possível, a conversão não é só tirar umas coisa e colocar para lá um motor eléctrico e umas baterias.
    Isso é para quem quer ter um brinquedo para andar a partir por um terreno privado...
    Para quem quer algo mais, leia-se uma alternativa viável para andar nas estradas e por vários kms, é preciso de um bom BMS, carregador....

    Para quê o trabalho se cada vez há mais VEs novos a bons preços e os usados a melhor preço?
  3.  # 623

    Há quem defenda que, ecologicamente, é *a* alternativa. Até certo ponto concordo, mas é preciso que se tenha grande afeição ao carro (os clássicos são excelentes exemplos) ou que seja de facto muito bom negócio. Ou então um carola a fazer "DIY" o que seguramente é uma minoria.
    De resto é como dizes, uma conversão para autonomias relativamente reduzidas custa muito dinheiro, em contraciclo com os novos carros que vão ficando mais baratos com autonomias cada vez maiores. Já para não dizer que converte-se um chaço para eléctrico e continua a ser um chaço. Daí que faça sentido para clássicos.

    Não sei, percebo o conceito mas não creio que o fizesse. Até porque não sou particularmente apaixonado por clássicos nem nenhum carro em particular.
  4.  # 624

    O youtube - enquanto não for censurado "latu sensu", mas de facto nalguns temas como armas e afins até concordo inteiramente com uma forte censura- é um manancial de DIY interessantíssimos, então os indianos e brasileiros e russos fazem invenções espectaculares, como por exº uma serra de tico tico tranformá-la numa serra de mesa, ou fazer um gerador eolico caseiro, etc etc...
  5.  # 625

    Em lisboa na noite de sabado virem andar quase a luta por um lugar no carregador ....

    já começam haver muitos electricos e a estrutura não esta a acompanhar o mercado


    Tb sentem isso?
  6.  # 626

    Colocado por: larkheTb sentem isso?
    Nem por isso.
    Como não vou a contar com a rede pública, se estiver livre carrego, se não, não carrego.

    O problema não é tanto a estrutura não acompanhar, é o pessoal deixar o carro agarrado ao posto depois deste estar carregado e a ocupação do lugar de principalmente ICEs que usam o lugar para estacionar.

    O aumento de VEs assim como de hibridos plug-in faz com que haja mais procura obviamente.

    Quando os postos forem todos a pagar, acabam os abusos de parte a parte :-)
  7.  # 627

    O problema não é (só) a borla. O problema também é a falta de "idle free" e essa não se vai solucionar com os pagamentos, infelizmente.

    A estrutura é curta, isso é um facto. Basta ir a Viseu ou Coimbra (ou vá, qualquer sítio que não Lisboa e Porto), onde até há menos eléctricos do que Porto e Lisboa, e ver a procura que têm os postos mais potentes (porque os outros estão maioritariamente avariados).
    Mas o problema maior são de facto os acampados. Malta que carrega para estacionar e não o contrário. Malta que não se preocupa em ir tirar o carro no fim da carga.

    Ontem apareceram na rede (ainda desligados) mais de 10 postos rápidos e alguns 20 postos "semi rápidos". Ainda estão desligados como é habitual, mas esperemos que não demore. Um deles é Viseu. VISEU CARAÇAS!
    • smdx
    • 26 novembro 2019

     # 628

  8.  # 629

    Colocado por: mafgodAdmitindo que a legalização é possível, a conversão não é só tirar umas coisa e colocar para lá um motor eléctrico e umas baterias.
    Isso é para quem quer ter um brinquedo para andar a partir por um terreno privado...
    Para quem quer algo mais, leia-se uma alternativa viável para andar nas estradas e por vários kms, é preciso de um bom BMS, carregador....

    Para quê o trabalho se cada vez há mais VEs novos a bons preços e os usados a melhor preço?


    Uma conversão decente vai precisar de um projeto minimamente formal, nem que seja só para a legalização.

    Concordo que a conversão é mais pela carolice ou para manter um modelo em particular que o justifique.

    Um exemplo é o WV carocha, que é um carro que é amplamente restaurado e convertido das mais variadas formas.
    Inclusive existe agora um kit de conversão oficial aprovado pela VW que certamente facilitará o processo de legalização em Portugal, visto que tem homologação europeia.

    https://eveurope.eu/en/product/vw-beetle-basic-kit/
  9.  # 630

    Interessante artigo, não obstante alguns comentadores dizerem que que mente nalgumas coisas, um deles trabalha cá na peugeut e ficou de dizer o preço verdadeiro da bateria do ion, aguardemos...


    Colocado por: smdxhttps://insideevs.com/news/384368/buy-ev-dump-it-peugeot-ion/
  10.  # 631

    Fui agora ver o artigo de novo e desaparecem os comentarios ao mesmo... deleted, sem mais. Shame, Mr. Gustavo.
    Mais valia então não permitirem comments logo á partida.

    Afinal quanto custa a bateria do peugot ion?


    Colocado por: carlosj39Interessante artigo, não obstante alguns comentadores dizerem que que mente nalgumas coisas, um deles trabalha cá na peugeut e ficou de dizer o preço verdadeiro da bateria do ion, aguardemos...


  11.  # 632

    Colocado por: carlosj39Fui agora ver o artigo de novo e desaparecem os comentarios ao mesmo... deleted, sem mais. Shame, Mr. Gustavo.
    Mais valia então não permitirem comments logo á partida.

    Afinalquanto custaa bateria do peugot ion?



    Sempre foi esse valor. Só que, fora da rede oficial é possível trocar a bateria por 3 000€ - 4 000€ com tudo incluído.
  12.  # 633

    Pois, pois, está certo Alberto...

    Fora da rede oficial, ok, e depois há alguma especíe de garantia? Já esta história da Nissan querer 30 mil euros, entre desmentidos aos desmentidos , pela bateria do mk1 de 24kw vem mostrar em todo o esplendor a questão crucial da bateria nos Evs...
  13.  # 634

    Colocado por: carlosj39Pois, pois, está certo Alberto...

    Fora da rede oficial, ok, e depois há alguma especíe de garantia? Já esta história da Nissan querer 30 mil euros, entre desmentidos aos desmentidos , pela bateria do mk1 de 24kw vem mostrar em todo o esplendor a questão crucial da bateria nos Evs...

    Claro que há garantias. Algumas oficinas já só trabalham exclusivamente com veículos elétricos.
  14.  # 635

    Vi agora num vídeo recente do Fully Charged uma coisa que me deixou atordoado.

    Vocês sabem aquela imagem das crianças exploradas no Congo, em minas de cobalto (e não de lítio como se quer vender, e que não tem muito mais presença nas baterias que o próprio lítio) e que normalmente se atira contra os eléctricos? Conhecem, toda a gente conhece.

    Pois então, sabem onde é que se gastam horrores de cobalto? Na refinação de combustível. Não é lindo isto?
    https://www.cobaltinstitute.org/desulphurisation.html
      CongoleseCobaltMiners-1.jpg
  15.  # 636

    Claro, a imagem é demasiado genérica, mas relaciona-se com a extracção de cobalto no Congo. Tu não sei, mas os meus amigos "anti" enviaram-me "notícias" com esta imagem carradas de vezes.
    Neste fórum, esta imagem foi referida "n" vezes naquela do "vejam lá quão amigos são os eléctricos".

    Pois bem, afinal queimar combustível usa mais cobalto que produzir baterias. Se isto não é poético, não sei que mais será eheheheh
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 637

    Sempre que se pretende o máximo de lucro a baixo custo, existe exploração dos mais desprotegidos.
    Basta fazer uma pesquisa no Google.

    Desde o chocolate aos ténis, há de tudo!

    Colocado por: JoelMÉ apenas nos como consumidores podemos mudar isso ao exigir às marcas que comprem de fair trade ou nos próprios fazermos isso...
  17.  # 638

  18.  # 639

    BEI acaba com financiamento de projetos de combustíveis fósseis

    “Depois de uma longa discussão, chegámos a um compromisso para acabar com o financiamento pelo banco de projetos ligados às energias fósseis (…), incluindo o gás, a partir do fim de 2021””, indicou o BEI em comunicado.
  19.  # 640

    Colocado por: mafgodDesde o chocolate aos ténis, há de tudo!

    Admito-o, mas tudo isto me revolta e não o aceito de animo leve.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, mafgod, vitocril
 
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