Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Oh Nuno, isso infelizmente já não é verdade. O que não falta por aí são "ostentadores" que não passam disso mesmo. Hoje em dia quem se deixa levar apenas pelo aspecto de alguém passa fome.

Por isso é que se fazem poucas casas. Com o crédito mais apertado.. ficamos pelos sonhos apenas
  2.  # 242

Colocado por: ****

M’as são esses ostentadores que pedem créditos , e assim vão vivendo !
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Exatamente, e vão lixando os outros porque depois não conseguem pagar.
  3.  # 243

Colocado por: Duarte1Também eu pretendo construir 90m2 e o orçamento é significativamente inferior a 180k.

Parece-me sensato. Nesta linha de pensamento também
    Colocado por: N Miguel OliveiraAinda que seja pertinente tentarmos reduzir o preço por m2, acho que é de igual forma importante definir correctamente a área e o número de espaços...

Aqui está uma boa questão. Ou duas boas questões.
    Colocado por: N Miguel Oliveirae depois de construído, ocupam-se os espaços com mobiliário e afins, o que também acarreta um gasto. Depois de tudo pronto, há que limpar e prestar manutenção a tudo isso. Basicamente, hoje, muitas são as famílias que trabalharão uma vida toda para pagar algo que possivelmente poderia ter sido mais pequeno. É mais comum um Dono de Obra ceder na qualidade dos materiais, do que no tamanho.

Colocado por: nuno11Eu ao enfrentar este problema partiria das minhas necessidades, ou a seja teria de ser uma análise bem racional. A parte mais emotiva, ficaria para depois, se sobrar margem para isso.

Claramente que construir a casa em si será prioridade, a parte estrutural, mas o que vos leva a reduzir a tal parte emocional - que imagino seja a importância dada aos acabamentos e depois, do mobiliário ? Porque não se consegue fazer o tal do equilibrio ? A vossa casa vive de estrutura apenas ? Que ambiente e vivência da casa se cria com base nisso só ? É assim tão....indiferente ? Não conseguem fazer equalquer coisa de "ela por ela" ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 244

Claramente que construir a casa em si será prioridade, a parte estrutural, mas o que vos leva a reduzir a tal parte emocional - que imagino seja a importância dada aos acabamentos e depois, do mobiliário ? Porque não se consegue fazer o tal do equilibrio ? A vossa casa vive de estrutura apenas ? Qua ambiente se cria com base nisso só ?

A parte racional/emotiva a que me refiro é na escolha de opções para a construção da casa. Criar "os ambientes" será numa fase posterior.

Ou seja, o racional é o que a casa tem mesmo de ter (bom isolamento por exemplo). O emocional será "aquilo" que sempre sonhei ter, mas que nunca tive (e tenho vivido bem sem o ter).

Sobre o "equilíbrio" não posso estar mais de acordo. É por aí que me guio em tudo na vida. Por exemplo, ter uma grande casa, com um chaço à porta, para mim não faz muito sentido.
  5.  # 245

Parabéns a você, nesta data querida !!
    Nao posso ter gostos de rico quando nao o sou nao é verdade, acima de tudo é preciso viver dentro das possibilidades...
  6.  # 246

Colocado por: Duarte1
    Esse é mais ou menos o tamanho da minha casa e a minha ideia, as áreas da minha casa estão basicamente perfeitas só preciso de mais um quarto, um wc de serviço e um pequeno jardim. Se a planta do meu t2 tivesse sido bem projectada toda área de corredores inúteis que tenho e varanda que só uso para ir estender roupa daria as duas divisões que preciso.
    O meu tem cerca de 75m2 uteis, sem contar com as varandas, eu gosto bastante da divisão do meu apartamento, tanto que se o terreno o permitir gostava de ter uma
    Casa praticamente com a mesma planta, com’pequenas Alterações, tenho tambem alguma área desperdiçada em corredores em que se fossem uns cms mais largos conseguia la colocar uns roupeiros que davam um jeitão...
  7.  # 247

Colocado por: ****MVA umas fotos .....para um apartamento de 100m2 já estamos , só na cozinha a 450€ /m2 , falamos de algo italiano com alguma qualidade ( fundo das gavetas em alumínio ).
      6986EFB2-0663-491F-9AD3-71AFE374F9C4.jpeg
      93D08ED0-E048-4F27-B549-94E525609192.jpeg
      90B325FC-2867-40F3-9AB4-2DF32DA1C1E3.jpeg
      90B325FC-2867-40F3-9AB4-2DF32DA1C1E32.jpeg

Já agora, qual a área da cozinha? 10 m2?
    • RLBM
    • 3 setembro 2019

# 248

Já agora podem-me tirar uma duvida...alpendres são considerados na area de implantação?
  8.  # 249

Sim... excepto se esses alpendres forem em consola/ pala.
  9.  # 250

A quem é que fiquei de enviar a morada da casa modular ?? Desculpem lá.
  10.  # 251

Eu já tenho o projecto da minha casa submetido para aprovação, tenho um terreno com 730m2 e o que pedi ao arquitecto foi uma casa térrea com 100m2, 2 quarto e 2 casas de banho, a casa teve que crescer para os 117 para não ficar apenas um caixote. Desejos e ideias tenho muitas, mas também tenho um orçamento previsto de 100.000€. A vida é feita de escolhas e limitações a todos os níveis
    Concordam com este comentário: Ruipsm, N Miguel Oliveira
  11.  # 252

Colocado por: Pedro_MoreiraEu já tenho o projecto da minha casa submetido para aprovação, tenho um terreno com 730m2 e o que pedi ao arquitecto foi uma casa térrea com 100m2, 2 quarto e 2 casas de banho, a casa teve que crescer para os 117 para não ficar apenas um caixote. Desejos e ideias tenho muitas, mas também tenho um orçamento previsto de 100.000€. A vida é feita de escolhas e limitações a todos os níveis
    Concordam com este comentário:Ruipsm

Em zona do País Pedro? isso dá < que os tais 1k/m2 . O seu orçamento de 100k é + IVA, certo?

É só curiosidade minha, pois também penso fazer muito brevemente.
  12.  # 253

É no Norte em Vila Nova de Gaia, eu no valor estimado já estou a equacionar os arranjos exteriores o que digo por arranjos é o pátio em betonilha afagada, vai ter um pequeno jardim a frente da casa mas isso como é óbvio não é o empreiteiro a fazer. O terreno tem cerca de 12 metros de frente com 50 metros de fundo, não vou fazer muro até ao fundo, vai ter cerca de 20 metros de muro e depois é rede. A casa não têm grandes vãos. Não preciso de um palácio para ser o meu reino :)

No inicio é assustador pensar no processo de construção e nos custos, mas um passo de cada vez e as coisas vão-se compondo.

Relativamente ao preço m2 se eu só pensar na casa fica por menos que os 1000€/m2 mas é preciso o pátio, muro, portão..
  13.  # 254

Colocado por: Pedro_Moreirase eu só pensar na casa fica por menos que os 1000€/m2 mas é preciso o pátio, muro, portão..
    ... pois
  14.  # 255

Mas ainda não pedi orçamentos, porque só quando tiver as especialidades ai é que começo a procurar e a pedir orçamentos, porque até lá os orçamentos que possa pedir não servem de nada, até ter o calculo das fundações da casa, que é algo que influencia imenso o preço, qualquer construtor dá sempre o preço por cima para não se comprometer.

Gosto de ler e aprender aqui mas sinceramente não ligo aos preços que se fala por aqui para construção, porque eu posso fazer um portão por 1500€ e o meu vizinho por um portão da mesma dimensão gastar 5000€. Uma simples casa de banho tanto pode custar 2500€ como 10.000€, falar em valores globais é errado
    Concordam com este comentário: ricat, NPRP
  15.  # 256

Com pés e cabeça , faz isso , qual o sistema de aquecimento?, equacione uma vmc , já tem o projeto aprovado ?

A casa vai ter apenas pré instalação de ar condicionado e depois aplico as máquinas, basta-me 2 porque é open space e depois outro no quarto
  16.  # 257

O projecto está quase a ser aprovado, teve um atraso porque implicaram com o portão então teve que ser metido um aditamento para alterar o portão
  17.  # 258

Acho que deveria equacionar um terceiro quarto nem que fosse pequeno, ou entao uma solução tipo a da casa da reportagem em que é eelativamente facil alterar as divisões dos quartos caso seja necessário.
    Caso pense em vender um dia, 3 quartos ou a possibilidade de ter facilmente 3 quartos podem ajudar a vender e valorizar a casa!
  18.  # 259

Colocado por: Pedro_MoreiraNo inicio é assustador pensar no processo de construção e nos custos, mas um passo de cada vez e as coisas vão-se compondo.

Olá. O meu conselho é que não tenha pressa. É muito tentadora a vontade em, mal esteja o projecto aprovado, começar logo a escavar. Longe de mim estar aqui a desencorajá-lo. Só digo, que às vezes os pormenores todos somados constituem um gasto grande, e que por vezes ao início se ignora. Evite o "vamos indo vamos vendo". Planeie com o seu Arquitecto o mais que puder. Se sabe que a casa terá obrigatoriamente que ter isto e isto. Decida já o que quer... Não deixe para depois... Há sempre surpresas, erros, omissões... evite isso antes de estar "entre a espada e a parede" em plena obra... é que muitas vezes, afim de não atrasar certo trabalho em obra, acaba-se por escolher certo material à pressão... às vezes resulta, outras nem tanto. Boa sorte Pedro!
  19.  # 260

Colocado por: CMartinA quem é que fiquei de enviar a morada da casa modular ?? Desculpem lá.

Colocado por: CMartinEspere um par de dias, eu envio-lhe por email, na Segunda quando for ao pc.

Ah. Ao RLBM

0.0514 seg. NEW