Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Eu comprava sacos grandes de carvão e andava pelo 1€/kg mais coisa ou menos. Gastava 2 sacos por época de grelhados.
    Em relação ao gás de reserva, estou a contar ter uma botija de reserva que hei-de comprar lá mais para a frente.

    Colocado por: megamenQuem ja utilizou um deste?
    Qual feedback ?

    Procure no google e YT por "kamado" ;-)
  2.  # 262

    Já agora, se alguém for de Lagos ou lá perto, encontrei o Freestyle 365 numa loja que o tem a 449€:
    https://barbecueportugal.com/pt/grelhadores-napoleon/grelhador-a-gas-freestyle-365

    No entanto, como tinha de pagar 30€ de portes (na loja espanhola onde comprei eram grátis) e vi comentários pouco abonatórios em relação a disponibilidade de stock errada e devolução de dinheiro problemática, preferi pagar o valor ligeiramente superior.
  3.  # 263

    Colocado por: Bruno.Alveshoje vou experimentar dourada. Depois reporto

    Ora reportando. Peixe (especialmente escalado) é muito mais difícil de manusear sem a tradicional grelha-que-aperta-e-vira. Comprei uma espátula, mas mesmo assim não é fácil.

    O resultado (fora a dificuldade de virar o bicho): 9/10 o que acho excelente para primeira viagem.
    Tempo total desde acender até pousar na mesa: 25min (mais 2min para ir desligar após esturra das gorduras final).
    Sabor: sentimentos mistos... Muito, muito mais suculento do que o melhor peixe que me lembro de ter grelhado antes, excelente. objectivamente não tinha o sabor do melhor peixe que me lembro de ter grelhado, mas estava muito bom.

    Em conclusão e como diria o Chefe Jamon: 9/10 mamava outra vez 👌
      Resize_20230419_221459_9407.jpg
  4.  # 264

    Colocado por: Bruno.Alves
    Ora reportando. Peixe (especialmente escalado) é muito mais difícil de manusear sem a tradicional grelha-que-aperta-e-vira. Comprei uma espátula, mas mesmo assim não é fácil.

    O resultado (fora a dificuldade de virar o bicho): 9/10 o que acho excelente para primeira viagem.
    Tempo total desde acender até pousar na mesa: 25min (mais 2min para ir desligar após esturra das gorduras final).
    Sabor: sentimentos mistos... Muito, muito mais suculento do que o melhor peixe que me lembro de ter grelhado antes, excelente. objectivamente não tinha o sabor do melhor peixe que me lembro de ter grelhado, mas estava muito bom.

    Em conclusão e como diria o Chefe Jamon: 9/10 mamava outra vez 👌
      Resize_20230419_221459_9407.jpg


    Melhor marketing que isto duvido que haja :)
    Sendo um peixe bem gorduroso, isso não agarrou por todo o lado?
  5.  # 265

    Para grelhar peixe sem pegar (muito, vá) é não tirar as escamas e colocar na grelha já bem quente. Besuntar com um pouco de azeite também ajuda.
  6.  # 266

    Colocado por: Daniel1088Sendo um peixe bem gorduroso, isso não agarrou por todo o lado?

    Utilizei os truques todos que o pcspinheiro referiu :-)
    Do lado da pele foi preciso algum cuidado com a espátula ao levantar, mas não se agarrou nada 👌

    O próximo passo é experimentar com as grelhas tradicionais (até porque é fundamental para a sardinhada), mas para isso preciso de ensaiar como é que posso entalar qualquer coisa para a tampa não fechar totalmente e ficar apoiada nas pegas dessas grelhas.
  7.  # 267

    Queria ver esses grelhadores num convivio de 20 ou 30 manos, uma tardada a assar. Enquanto um saco de carvão custa 10€ e ainda sobrava, quanto ficaria a gás?

    Alguém vai responder que os €€€ não contam, para mim contam, e muito.

    PS. onde trabalho, tudo que é grelhado, é a gás, tudo seco, sem qualidade nenhuma. Das duas uma ou o gás não presta mesmo, ou as pessoas que trabalham com o grelhador (linha profissional) não sabem!!! É que nem é sempre a mesma pessoa...

    Dizem que é de assar muito cedo, mas no carvão, assa-se põe-se numa panela sempre a manter quente e sempre bom.
  8.  # 268

    Colocado por: luisrdsPS. onde trabalho, tudo que é grelhado, é a gás, tudo seco, sem qualidade nenhuma. Das duas uma ou o gás não presta mesmo, ou as pessoas que trabalham com o grelhador (linha profissional) não sabem!!! É que nem é sempre a mesma pessoa...

    Da forma como escreve, não parece ser causado pelo facto de ser a gás, mas do artista atrás da grelha :)

    Uma tarde a grelhar, sobretudo se não for uma peça única e grande, é onde o carvão mais brilha. Não só, por uma questão de economia, mas tb pelo ritual, o que se pode experimentar, etc.

    Outro truque para não pegar, é depois de estar quente, cortar uma cebola e esfregar na grelha antes de colocar o peixe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  9.  # 269

    Colocado por: luisrdsQueria ver esses grelhadores num convivio de 20 ou 30 manos, uma tardada a assar. Enquanto um saco de carvão custa 10€ e ainda sobrava, quanto ficaria a gás?

    Não há soluções mágicas que sirvam toda a gente, em todas as situações, da mesma forma. Há várias soluções e ainda bem. Nesse caso, como disse o pguilherme, nem eu queria outra coisa que não carvão :-) Um grelhador aceso 5 ou 6h a rodar pernis? Ui chamem-me já!
    Eu, como disse, interessei-me pelo aspecto utilitário da coisa. E nisso estou rendido, é bestial. Mas não é só bestial, a qualidade do grelhado tem sido fantástica e eu tenho zero experiência nisto do gás. Acredite que aquela dourada ontem estava tão, mas tão suculenta, nunca fiz nada semelhante no carvão.
    Da mesma forma, nesta utilização utilitária o carvão é muito menos rentável porque se gasta muito mas carvão do que o estritamente necessário.

    A César o que é de César :-) Neste caso, ao carvão o que é do carvão :-)

    Colocado por: luisrdsPS. onde trabalho, tudo que é grelhado, é a gás, tudo seco, sem qualidade nenhuma. Das duas uma ou o gás não presta mesmo, ou as pessoas que trabalham com o grelhador (linha profissional) não sabem!!! É que nem é sempre a mesma pessoa...

    O que eu estou a usar é um BBQ e não há dúvida que o cozinhar com a tampa fechada tem vantagens (e terá certamente limitações). Há "grelhadores abertos" a gás onde se cozinha como no carvão, se se deixa secar a comida no gás deixar-se-ia secar no carvão igual, provavelmente é das mãos :-)
  10.  # 270

    Em termos práticos nada bate um grelhador a gás. Eu também estou rendido.
    Como alguém falou atrás, na casa dos outros prefiro a carvão, em minha casa a gás. Agora a sério, gosto mais de comer grelhados a gás do que no tradicional e o meu grelhador não é grande espingarda. Estou rendido pelo sabor e pela rapidez.

    Para peixe, como já referi atrás, tem que ser nas grelhas típicas para peixe que aperta e vira
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  11.  # 271

    Colocado por: RuipsmPara peixe, como já referi atrás, tem que ser nas grelhas típicas para peixe que aperta e vira

    Alguma dica para segurar a tampa, ou deixa pousar em cima e siga?
  12.  # 272

    Colocado por: Bruno.AlvesEu, como disse, interessei-me pelo aspecto utilitário da coisa. E nisso estou rendido, é bestial. Mas não é só bestial, a qualidade do grelhado tem sido fantástica e eu tenho zero experiência nisto do gás. Acredite que aquela dourada ontem estava tão, mas tão suculenta, nunca fiz nada semelhante no carvão.
    Da mesma forma, nesta utilização utilitária o carvão é muito menos rentável porque se gasta muito mas carvão do que o estritamente necessário.

    Sem dúvida que gás é muito mais prático e, para as utilizações curtas e regulares, tb é mais económico. O carvão não dá para desligar e voltar a guardar.
    A nível de limpeza é que talvez seja um pouco mais chato, mas depende dos modelos.
    A nível de sabor, exceptuando fumados e com alguém competente atrás da grelha, acho que se torna muito difícil fazer a distinção.

    Colocado por: luisrdsum saco de carvão custa 10€

    Para tirar realmente partido, tb não pode ser qualquer carvão.
  13.  # 273

    Colocado por: pguilhermeA nível de limpeza é que talvez seja um pouco mais chato, mas depende dos modelos.

    Até nisso o gás ganha claramente... 10min com o gás no máximo (é o tempo de ir buscar o "produto" e os utensílios), está a grelha pronta e todos os restos incinerados. Passa-se a escova e as grelhas estão prontas. No meu pelo menos, a utilização da escova é muito fácil e a grelha muito mais fácil de limpar que no carvão (não atingia temperaturas tão altas no carvão, de todo).
    Não tenho de esvaziar cinza nem arranjar onde a depositar (moro num apartamento), não tenho de me preocupar que dê uma rabanada de vento e me encha a varanda de cinza, ...

    Colocado por: pguilhermeA nível de sabor, exceptuando fumados e com alguém competente atrás da grelha, acho que se torna muito difícil fazer a distinção.

    Ainda em relação à dourada de ontem, a textura estava para lá de excelente, em relação ao sabor acho que abusei no azeite com que pincelei o peixe para não agarrar e foi isso que impediu o 10/10. Tenho de arranjar um óleo mais neutro.
  14.  # 274

    Colocado por: Bruno.Alves
    Alguma dica para segurar a tampa, ou deixa pousar em cima e siga?


    Deixo pousar e siga. As grelhas ficam um pouco de fora mas siga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  15.  # 275

    Colocado por: Bruno.AlvesAté nisso o gás ganha claramente... 10min com o gás no máximo (é o tempo de ir buscar o "produto" e os utensílios), está a grelha pronta e todos os restos incinerados. Passa-se a escova e as grelhas estão prontas. No meu pelo menos, a utilização da escova é muito fácil e a grelha muito mais fácil de limpar que no carvão (não atingia temperaturas tão altas no carvão, de todo).
    Não tenho de esvaziar cinza nem arranjar onde a depositar (moro num apartamento), não tenho de me preocupar que dê uma rabanada de vento e me encha a varanda de cinza, ...

    Pois, as cinzas são mais chatas. Mas e as gorduras que ficam depositadas no fundo, nos queimadores, etc?

    Colocado por: Bruno.AlvesAinda em relação à dourada de ontem, a textura estava para lá de excelente, em relação ao sabor acho que abusei no azeite com que pincelei o peixe para não agarrar e foi isso que impediu o 10/10. Tenho de arranjar um óleo mais neutro.

    Pois, com mão na coisa é difícil haver diferenças significativas. E com gás é muito mais fácil controlar a temperatura.

    De qq forma, seja gas, carvão, no fogão ou no forno, eu uso sempre um termómetro (de caneta, e com um sensor externo adicional) para chegar ao ponto :)
  16.  # 276

    Colocado por: pguilhermeMas e as gorduras que ficam depositadas no fundo, nos queimadores, etc?

    Bom, ainda agora comecei a usar, por isso para já não se coloca muito. Mas:
    - tinha lido na net como recomendação, por isso coloquei folha de alumínio no fundo. Quando estiver muito sujo troco a folha, deve sujar menos o fundo.
    - os meus queimadores têm aquelas chapas triangulares por cima, não é suposto cair-lhes gordura em cima. Essas chapas não limpei ainda e do que vi não são limpas regularmente. Imagino que seja para a limpeza anual :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  17.  # 277

    Também colocava folha de alumínio no fundo mas, desde que começou a colapsar em ferrugem, já nem quero saber muito... Mas sim, facilitava imenso a limpeza.
  18.  # 278

    Novo grelhado a gás, desta vez bifes de peito de frango. Honestamente não acho que tenha ganho alguma coisa em relação à chapa no fogão, para este tipo de carne. Ficou suculento sim senhor, mas não acho que valha o trabalho.
    Bifes de frango é algo que comemos bastantes vezes, tenho de ir ao tópico do petisco a ver se encontro dicas para o tornar mais interessante.

    Ontem almocei em casa de um amigo e fizemos uma grelhada a carvão. Com tempo, com minis, com o ritual todo. Acho que com o que tenho pesquisado e experimentado no grelhador a gás também melhorei a minha técnica. A carne era óptima e ficou mesmo no ponto.

    Como se dizia há uns posts: gás em minha casa, carvão em casa dos outros :-D
  19.  # 279

    Eu tenho a sorte de ter um a gás e um a lenha (e um forno a lenha também!!).
    Acho que cada um tem o seu lugar.

    Acompanhem este canal:
    https://www.youtube.com/@OChurrascodaVida

    Já nem sei quantos grelhadores ele têm e parecem que todos servem!
  20.  # 280

    Do que tenho visto, existem diferenças significativas no sabor quando grelhado a gás ou carvão. Sendo que as pessoas tendem a preferir a carvão.
    https://www.youtube.com/watch?v=4NgLK4WTUoE
 
0.0579 seg. NEW