Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

Colocado por: rpneves

Grelhadores normais, feito com metade de um bidão, grelhador para churrasqueiras tradicionais de tijolos, Grelhadores comprados no Leroy Merlin, etc.

Antes de comprar a gás tinha serias dúvidas, mas agora estou rendido.

Ok, pode ser uma questao de 'qualidade' do grelhador a carvao ou ate do proprio carvao utilizado.
    Ha diferencas substanciais na qualidade do carvao, apesar das pessoas acharem que sao todos iguais. Porque e como digo, um grelhado num grelhador a gas vs grelhador a carvao e uma diferenca da noite para o dia em sabor.
  2.  # 322

Em casa tenho churrasqueira com chaminé, grelhador 70cm em inox, carvão do bom em sacos de 15kg, acendo e fico com brasas rapidamente.

Na casa de férias, grelhador meia botija das pequenas, saco carvão do pingo doce, continente ou Lidl, estou uma eternidade para que fique com brasas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpneves
  3.  # 323

Colocado por: VarejoteTirei o gás de casa, agora ia grelhar com gás, não obrigado.

Também não tenho gás em casa há 10 anos. E agora tenho um grelhador a gás. Não creio que tenha uma coisa a ver com outra, são opções.

Colocado por: dmanteigasPorque e como digo, um grelhado num grelhador a gas vs grelhador a carvao e uma diferenca da noite para o dia em sabor.

Sugeria ler umas páginas lá para trás. Isso é um mito. Há várias provas cegas em que as pessoas têm a certeza absoluta que vem de um tipo de grelhador e vem de outro.
    Mas como já se discutiu também, há pessoas que tratam o "grelhado gás vs carvão" como se fosse um "sporting-benfica", ninguém vai fazer o outro "mudar de clube" e não :-)
    Concordam com este comentário: rpneves
  4.  # 324

Colocado por: VarejoteEm casa tenho churrasqueira com chaminé, grelhador 70cm em inox, carvão do bom em sacos de 15kg, acendo e fico com brasas rapidamente.

Na casa de férias, grelhador meia botija das pequenas, saco carvão do pingo doce, continente ou Lidl, estou uma eternidade para que fique com brasas.

Eu não demoro muito para ter brasas (a técnica do papel com óleo de cozinha é muito boa) compro também carvão do bom, em sacos grandes, nada de lidl, continentes ou pingo doce. Mas nada que se compare ao tempo do Gás, para quem quer fazer grelhados várias vezes por semana/mês, que more em um apartamento e com pouco tempo, escolho gás.

Mas sábado lá vou eu fazer uns grelhados no carvão, na casa de um amigo :)
  5.  # 325

Colocado por: Bruno.Alves
    Concordo em absoluto.
    Sobretudo isto

Tal e qual. 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rpneves

Costumas usar algum desengordurante para limpar? Mistolin? Até agora não usei nenhum.
  6.  # 326

Colocado por: Bruno.AlvesIsso é um mito. Há várias provas cegas em que as pessoas têm a certeza absoluta que vem de um tipo de grelhador e vem de outro.

Nao e nao... quem sabe apreciar um grelhado, ha uma diferenca substancial entre um grelhado a gas vs carvao. O sabor que fica do carvao e completamente diferente de dar apenas uma fonte de calor como o gas. Quanto mais nao seja pelo sabor 'defumado' do carvao que e muito dificil de replicar num grelhador a gas que nao seja de cozinha profissional.

Mas la esta... um grelhador estilo Weber e substancialmente diferente de um grelhador tradicional de churrasqueira portugues. Carvao ha toda uma panoplia de carvao diferente que da sabores completamente diferentes ao grelhado.

Isto das 'provas cegas' vale pouco pois eu se fizer uma prova cega de vinhos e meter la leigos e em 10 vinhos de hipermercado meter la um barca velha pelo meio, a probabilidade dos leigos acertarem no barca velha e pouca ou nenhuma
  7.  # 327

Colocado por: rpnevesCostumas usar algum desengordurante para limpar? Mistolin? Até agora não usei nenhum.

Mistolin nunca quis usar. Uso para desengordurar a transmissão da bicicleta e até para isso acho demasiado forte 😁
    Experimentei um desengordurante mais suave que dizia ser próprio para superfícies alimentares, mas na parte do grelhado propriamente dito não faz rigorosamente nada (lá está, nos vídeos do YT a sujidade parece que escorre sozinha ehehehe). Agora uso-o regularmente para limpar o exterior (tampa, abas laterais, ...) com papel, quando chega a altura limpo o interior do queimador com um raspador. O tabuleiro do fundo lavo quando chega a altura da limpeza.
    Um destes dias desmontei os queimadores, limpei os bicos, aquilo tudo. Dá um bocado de trabalho, mas tem de ser.

Colocado por: dmanteigasNao e nao... quem sabe apreciar um grelhado (...)

Como disse, "sporting-benfica". Quando se menospreza a opinião dos outros com o "quem sabe apreciar", não é possível argumentar mais.
    Concordam com este comentário: Bull_pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpneves
  8.  # 328

Colocado por: Bruno.AlvesComo disse, "sporting-benfica". Quando se menospreza a opinião dos outros com o "quem sabe apreciar", não é possível argumentar mais.

Nao e um 'sporting - benfica' e dai eu ter dado o exemplo do vinho.

Alguem que prova carne grelhada e nao sabe distinguir carvao de gas... e porque tem um problema de gosto :p

Da mesma forma que se alguem prova um barca velha e depois prova um mula velha e nao consegue sentir a diferenca ninguem diz que e 'porque os vinhos sao todos iguais'. Obviamente, nem todos temos a mesma sensibilidade.
  9.  # 329

bem malta, gosto muito deste topico, por isso gostava que me podessem ajudar.

tenho um Weber Spirit de 3 queimadores, ja comprado em 2016, mas todo "modificado" com material de uma empresa alema, onde instalei reflectores de calor no fundo, uma segunda cobertura na tampa, grelhas de 8mm em inox e umas flavorizer bars( as barras que estao por cima dos queimadores), tudo em inox, porque passei por umas tantas grelhas que foram enferrujando...

Alem disso, ja mudei os queimadores e as valvulas de gas dos queimadores pq ja tinham muitos anos e uma delas ou estava ligada ou desligada, nao dava para controlar o debito de gas.

Feito este contexto, tenho cozinhado imenso com lascas de madeira, que aproxima ainda mais o sabor para um grelhado em carvao ou madeira...

Mas incrivelmente nunca grelhei peixe e vou comecar agora...

queria algumas dicas, para quem o tem feito no grelhador a gas ... As primeiras experiencias vao ser dourada, robalo, chocos e sardinhas. Vou usar as normais grelhas de peixe para poder virar sem problemas e vou usar um pouco de lascas de madeira para ver como fica.

Ora, agora a minha questao, como se grelha peixe em gas ... temperatura alta? media? baixa?

no que toca a carne, fui apanhando o jeito e agora consigo grelhar tudo mas, em cada grelhado estou a aprender mais qualquer coisa.

Agora no que toca a peixe, ja fica diferente pois vai ser a primeira vez :)

Presumo que seja temperatura alta e pouco tempo, mas queria saber de quem tem experiencia sobre isto :)

--

Noutro assunto, carvao vs gas ... concerteza que carvao vai sempre dar aquele sabor familiar a todos nos ... e obvio que, na minha opiniao, fica sempre melhor ... mas nem sempre em todos os cozinhados. Mas com o gas conseguem-se resultados muito bons.

Se nao juntar as tais lascas de madeira, vai ficar sempre um sabor mais puro o que nem sempre e do agrado de todos ( por exemplo, picanha, consigo fazer e gostar de um naco inteiro feito em gas, mas nao consigo gostar de picanha fatiada fina pq fica um sabor demasiado intenso ... embora o meu filho adore...)

Finalizando, obrigado a todos pela atencao e pela ajuda.

E peco desculpa pela falta de acentuacao mas estou com um computador com teclado ingles e faltam-me as teclas com as acentuacoes gramaticais :D
  10.  # 330

Como queima as lascas? tem uma caixa propria?

Colocado por: Pedrosbem malta, gosto muito deste topico, por isso gostava que me podessem ajudar.

tenho um Weber Spirit de 3 queimadores, ja comprado em 2016, mas todo "modificado" com material de uma empresa alema, onde instalei reflectores de calor no fundo, uma segunda cobertura na tampa, grelhas de 8mm em inox e umas flavorizer bars( as barras que estao por cima dos queimadores), tudo em inox, porque passei por umas tantas grelhas que foram enferrujando...

Alem disso, ja mudei os queimadores e as valvulas de gas dos queimadores pq ja tinham muitos anos e uma delas ou estava ligada ou desligada, nao dava para controlar o debito de gas.

Feito este contexto, tenho cozinhado imenso com lascas de madeira, que aproxima ainda mais o sabor para um grelhado em carvao ou madeira...

Mas incrivelmente nunca grelhei peixe e vou comecar agora...

queria algumas dicas, para quem o tem feito no grelhador a gas ... As primeiras experiencias vao ser dourada, robalo, chocos e sardinhas. Vou usar as normais grelhas de peixe para poder virar sem problemas e vou usar um pouco de lascas de madeira para ver como fica.

Ora, agora a minha questao, como se grelha peixe em gas ... temperatura alta? media? baixa?

no que toca a carne, fui apanhando o jeito e agora consigo grelhar tudo mas, em cada grelhado estou a aprender mais qualquer coisa.

Agora no que toca a peixe, ja fica diferente pois vai ser a primeira vez :)

Presumo que seja temperatura alta e pouco tempo, mas queria saber de quem tem experiencia sobre isto :)

--

Noutro assunto, carvao vs gas ... concerteza que carvao vai sempre dar aquele sabor familiar a todos nos ... e obvio que, na minha opiniao, fica sempre melhor ... mas nem sempre em todos os cozinhados. Mas com o gas conseguem-se resultados muito bons.

Se nao juntar as tais lascas de madeira, vai ficar sempre um sabor mais puro o que nem sempre e do agrado de todos ( por exemplo, picanha, consigo fazer e gostar de um naco inteiro feito em gas, mas nao consigo gostar de picanha fatiada fina pq fica um sabor demasiado intenso ... embora o meu filho adore...)

Finalizando, obrigado a todos pela atencao e pela ajuda.

E peco desculpa pela falta de acentuacao mas estou com um computador com teclado ingles e faltam-me as teclas com as acentuacoes gramaticais :D
  11.  # 331

Nao te sei dizer especificamente num grelhador a gas, mas o peixe quer-se sempre grelhado em fogo de baixa intensidade para ficar suculento e nao queimado
  12.  # 332

Ricardo, sim, vendem-se caixas defumadoras, pode encontrar em varias grandes superficies ou na amazon. Compre em inox e se possivel, uma que encaixe por baixo da grelha, junto aos queimadores, para nao roubar espaco. A minha infelizmente e para colocar em cima da grelha, mas ja comprei uma para meter nas barras em V que estao por cima dos queimadores.

dmanteigas, pois, tenho lido coisas diferentes, mas a internet e feita disto, com varias opinioes, mas li isto em websites que nao sao portugueses.

Logo preciso mais da experiencia por ca e obrigado pela sua sugestao ... :) o principio deveria ser o mesmo para gas, carvao e afins, o problema e que o carvao e muito mais energetico do que o gas, logo em carvao o fogo de baixa intensidade, pode ser tipo media alta no gas, que deve rondar ali os 200 graus...

Mas outra vez, nao tenho a minima experiencia com isso :D
  13.  # 333

Eu tenho grelhado bastante peixe desde que me deram aqui a dica de usar as grelhas normais. No meu faço os peixes a "meio gás" e tampa fechada (apoiada nas pegas das grelhas, não fecha totalmente). A sardinha já não, é fogo no máximo, já no carvão gosto de a grelhar rapidamente e com bastante calor - mas sem secar
  14.  # 334

Colocado por: PedrosLogo preciso mais da experiencia por ca e obrigado pela sua sugestao ... :) o principio deveria ser o mesmo para gas, carvao e afins, o problema e que o carvao e muito mais energetico do que o gas, logo em carvao o fogo de baixa intensidade, pode ser tipo media alta no gas, que deve rondar ali os 200 graus...

Pois, a minha experiencia e com um Weber a carvao dai que nao consiga 'transpor' isso para gas...

Para te dar uma indicacao de temperatura com base no termometro do grelhador, para carne tento manter a temperatura acima dos 280/300o, enquanto que para peixe de comecar a aproximar-se dos 250 ja lhe estou a cortar ar. Mas depende dos peixes... a sardinha pode levar com mais calor em menos tempo, mas se for um salmao, uma dourada, um robalo ja e completamente diferente.

E agora para baralhar ainda mais as coisas... no carvao uma tecnica que costumo usar tambem para dar alguma 'crocancia' a pele e puxar o carvao para cobrir metade da grelha e deixar a outra metade com calor indireto. 2 minutos ou menos de fogo forte em cada lado, e siga para a zona sem fogo direto a acabar de assar. Com peixes grandes e mais gordurosos resulta que e uma maravilha!

Enfim, e experimentar
  15.  # 335

Obrigado pelas respostas :)

Dmanteigas aí está, essas temperaturas nestes grelhadores a gás conseguem se mas com alguma estratégia Eheh.

Qual é a versão do ketle que tem? Tenho pensado em arranjar um em vez de uma churrasqueira. Moro num apartamento e embora tenha a sorte do meu terraço estar posicionado sem vizinhos dos lados fico sempre naquela de estar a fazer carvão em grelhadores sem cobertura por causa do vento.

Bruno, ok a sardinha também com tampa fechada correcto ?
    Tem alguma regra para quanto tempo grelhar até virar ?
  16.  # 336

Colocado por: PedrosQual é a versão do ketle que tem?

O MasterTouch. Comprei em 2021 por 330e com oferta da lareira e um saco de carvao. Nao podia estar mais satisfeito.

O vento realmente pode ser chato porque pode mandar fumo pra dentro de casa se o terraco nao for espacoso. No meu caso, coloco numa das pontas do terraco e nao tenho tido problemas. Mesmo com grelhados que fazem mais fumo
  17.  # 337

Bem, venho aqui reportar que efetivamente o peixe ficou bacano. Alias fiz dourada escalada e umas espetadas de salmao e perca, fica bom sim senhor. Mais uma vez, se conseguirem meter um fuminho a madeira ainda fica melhor :)

Bruno.Alves, agora percebo o que dizias do peixe nao ficar tao seco como em carvao ... :)
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
    •  
      skypt
    • 25 agosto 2024 editado

# 338

ok, passados 5 do post original e +300 posts,
    tou a ver que a duvida ou "discussão" se mantem :-)

Eu comecei (á 5 anos)com o de Gas e passado 3 anos (por "avaria") passei a carvão.

O Gas é + rápido, limpo com menos fumo e o Carvão... não, mas temos +tempo para umas minis ;-) !

A nível de sabor, sinceramente é-me +- igual, mas em termos de "gosto" é sempre subjetivo...
  18.  # 339

Eu tenho churrasqueira a carvão e será para continuar, ainda hoje fez fumo.

Por acaso as churrasqueiras de venda de frango assado, costumam de ênfase a grelhados no carvão, creio que nunca vi nenhuma a salientar grelhados a gás.
  19.  # 340

Bom dia, aproveito este tópico para colocar a minha questão.

Comprei recentemente um grelhador a gas Napoleon 365 freestyle mas estou com dificuldade em perceber qual a botija correta para instalar.

O grelhador traz um tubo laranja juntamente com um adaptador que supostamente liga encaixa na botija (ver fotos), mas tenho também tenho lido que é necessário um redutor adicional. Fui a uma casa que vende Galp e queriam vender-me uma botija butano de 13kg(?) normal, mas tenho dúvidas que seja essa. Na loja onde o comprei dizem que este modelo suporta tanto propano (>6kg) como butano (>11kg).

O que recomendam?

Obrigado desde já
      image (1).png
      image.png

0.0209 seg. NEW