Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    bom dia em relacao a imobiliarias tive muitos problemas com um imovel que vendi que fui um grande palerma em aderir a exclusividade!! eles ficaram com meu imovel na mao basicamente! perdi muito dinheiro!! a melhor coisa e tentar vender a casa sozinho muito facil nos dias de hoje pois a maioria das imobiliarias so vende a amigos investidores!! as outras pessoas ve anuncios na net que qualquer pessoa pode colocar e vender hoje em dia e super facil basta ir a conservatoria ou notario que resolvem isso dizem tudo que e necessario etc! boa sorte a todos, mas imobiliarias e sem explusividade e agora ate existem umas que cobram parece so 2000euros com visitas 3d e casa aberta etc
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  2.  # 262

    Pessoal, imaginem o seguinte caso:

    - um contrato de exclusividade com imobiliária acaba dia 1 de junho;
    - por motivos de má fé da parte da imobiliária decidimos cancelar a venda (ponderamos até fazer uma queixa);
    - o tempo foi passando;
    - mais para a frente apareceu um interessado que insistiu para comprar a casa em modo particular;
    - se a escritura for celebrada logo no dia 2 de junho (por exemplo), a imobiliária pode exigir algo?

    Obrigado.
    • eu
    • 26 maio 2020

     # 263

    Questão chave: esse interessado foi visitar o imóvel através da imobiliária?
    Concordam com este comentário: ANdiesel, 21papaleguas
  3.  # 264

    Colocado por: euQuestão chave: esse interessado foi visitar o imóvel através da imobiliária?
    Concordam com este comentário:ANdiesel,21papaleguas
    é uma questão importante sem dúvida.

    Não foi ver pela imobiliária, já conhecia antes.
    • zed
    • 27 maio 2020

     # 265

    Nesse caso nem precisa sequer esperar o fim do contrato.
  4.  # 266

    Colocado por: zedNesse caso nem precisa sequer esperar o fim do contrato.
    Já se leu por aqui e noutros lados muitas opiniões iguais tal como muitas contrárias.

    Eu tenho vários motivos para cancelar o período de exclusividade, alguns escritos e que o advogado me disse que me dão toda a razão, mesmo assim acho que mais vale esperar mais uns dias para fazer as coisas porque a má fé da imobiliária é tanta que, mesmo sabendo que podem perder o caso, são capazes de me incomodar se o fizer durante o período de exclusividade.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, eu
    • eu
    • 27 maio 2020

     # 267

    Colocado por: AzulnautaNão foi ver pela imobiliária, já conhecia antes.

    Então, não há problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Azulnauta
  5.  # 268

    Colocado por: rcgomesbom dia em relacao a imobiliarias tive muitos problemas com um imovel que vendi que fui um grande palerma em aderir a exclusividade!! eles ficaram com meu imovel na mao basicamente! perdi muito dinheiro!! a melhor coisa e tentar vender a casa sozinho muito facil nos dias de hoje pois a maioria das imobiliarias so vende a amigos investidores!! as outras pessoas ve anuncios na net que qualquer pessoa pode colocar e vender hoje em dia e super facil basta ir a conservatoria ou notario que resolvem isso dizem tudo que e necessario etc! boa sorte a todos, mas imobiliarias e sem explusividade e agora ate existem umas que cobram parece so 2000euros com visitas 3d e casa aberta etc
    Concordam com este comentário:21papaleguas


    mas venderam mais barata do que pedia?
    Se sim, só a venderam porque aceitou!
    • zed
    • 27 maio 2020

     # 269

    Colocado por: AzulnautaJá se leu por aqui e noutros lados muitas opiniões iguais tal como muitas contrárias.

    Não é uma questão de opiniões. Leia o seu contrato de mediação imobiliária e perceberá porquê.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 270

    Colocado por: Nasa1989

    mas venderam mais barata do que pedia?
    Se sim, só a venderam porque aceitou!

    O problema é se as pessoas o sabem ou não. E se depois não ficas com "as calças na mão" como vendedor.

    O meu apartamento, aquele onde estou agora mesmo, foi comprado directamente ao vendedor por quebra de confiança com a imobiliária, exactamente por uma situação dessas: valor reduzido sem aviso e a pessoa a continuar a anunciar o valor original acordado. Resultado chuto no respectivo da imobiliária e compra directa sem comissões. Win win
    É bom de ressalvar que não tomei conhecimento do apartamento pela imobiliária, mas fui eu que depois confrontei o vendedor "então você pede-me XX e encontrei no site da imobiliária à venda por XX-10k?!"
  7.  # 271

    Mas ninguém é obrigado a vender por um preço que não se concorda!
  8.  # 272

    Não, claro que não. Mas é desonesto para mim ainda bem que comprei mais barato e a imobiliária viu "bola".

    E mais, não achar grave essa desonestidade faz-me uma certa confusão. A imobiliária tem a comissão garantida, por isso baixar o preço à revelia do vendedor afecta é o último. O vendedor vai receber uma proposta por um valor muito mais baixo (no meu caso eram 10.000€ a menos) mas terá a perspectiva da venda e isso ajudará a aceitar um valor muito mais baixo.

    Ninguém é obrigado como é óbvio. Mas não ver que esta estratégia condiciona o vendedor, é mesmo curioso.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 273

    Imobiliárias a publicitar imóveis por um preço abaixo do acordado com o vendedor?
    Se me fizessem isso (assumindo que não estava numa daquelas cláusulas em letra pequena e que muita pessoa não lê), era logo caso para uma carta de rescisão de contrato com efeitos imediatos.
    Não sei se há algum orgão regulador da profissão, mas se houvesse,seguia também uma queixa para lá...
  10.  # 274

    • AMVP
    • 30 setembro 2020

     # 275

    Aqui vai mais um comentário sobre este assunto...

    Não percebo até hoje, ou melhor não quero aceitar, a razão pela qual a ASAE verifica a aplicação de preços em tantos setores e não no imobiliário.

    Percebo que o valor colocado à venda seja formulado pelo dono o que já me custa a aceitar é que as imobiliárias coloquem um valor de venda nos imóveis acima do seu valor efetivamente colocado à venda quando já têm interessaddo para o mesmo.

    Sei a razão pela qual é feito mas é inaceitável.
  11.  # 276

    Curioso que também tenho uma certa urticária em relação às imobiliárias mas não sou extremista no tema. Efetivamente as imobs / agentes têm (ou supostamente têm...) um leque mais alargado de clientes do que nós como privados. Infelizmente no meio há muitas pessoas que ao não terem emprego acabam por se virar para a mediação imob e fica uma classe muito má representada.

    Da única vez que comprei casa o meu processo não correu mal mas houve um ou outro pormenor manhoso...
    Um dos pormenores que fiquei de pé atrás foi o facto de quando finalmente consegui pagar o sinal (já explico porque...) o agente colocou mais uns 30k € no valor do anuncio. Disse-me que era para quando fosse feita a avaliação influenciar o valor mas na minha opinião é para aumentar o preço de mercado e isto dá-me uma verdadeira urticária... Inflacionar o mercado à força...

    A situação do sinal foi que vi a casa mal ela foi posta online, fui visitar e disse-lhe na hora que ficava com ela e depois tive de andar atrás do agente (uns 2 ou 3 dias) para entregar o sinal. Obviamente ele andava a empatar porque deveria ter mais alguém interessado e estava a ver se sacava mais do outro lado... Provavelmente o negócio borregou do outro lado e ficou para mim...

    Ando novamente à procura de casa e outro aspeto que me dá muita urticária: casas anunciadas que já não se encontram à venda. Algumas há séculos... Aquilo funciona como um isco e na minha opinião é uma autentica perda de tempo.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 277

    Colocado por: DeOlhotenho uma certa urticária


    :)
    Eu também, sobretudo quando vejo uma comissão imobiliária ter um valor bem superior aos honorários de uma equipa de Arq. e Engs. que passam horas a fio na obra ou em frente do computador, com gastos e responsabilidades consideravelmente superiores.
  13.  # 278

    Tambem nao sou fa.

    Julgo que se deve a, pelo menos, 4 factores:

    - Um é investimento inicial com custos à cabeca, outro é apenas uma reducao no lucro (fluxo negativo vs positivo)

    - Gratificacao instantanea (é mais facil aceitar a comissao quando se tem dinheiro à vista do que investir para capitalizar mais tarde)

    - Unificacao de mercado (do lado das imobiliarias que oferecem grosso o modo as mesmas condicoes)

    - Aceitacao geral de comissoes percentuais por parte de quem vende (só há mercado pq os clientes aceitam as condicoes), que nem sempre é justo nem compensa trabalho arduo
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • MVA
    • 2 outubro 2020

     # 279

    O que me faz comichão é que neste país regula-se tudo e mais alguma coisa, menos as imobiliárias e os seus agentes/vendedores.

    Em alguns países para se ser agente imobiliário é preciso tirar um curso onde os agentes têm aulas de direito civil, ética e deontologia profissional, conceitos básicos de métodos de construção, etc. E no final fazem um exame e quem chumba no exame não pode exercer a profissão.

    Em Portugal vai para agente imobiliário quem está temporariamente desempregado e precisa de um desenraque ou então alguém que não sabe fazer nada.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, AMVP, Bruno.Alves
  14.  # 280

    Colocado por: MVAEm Portugal vai para agente imobiliário quem está temporariamente desempregado e precisa de um desenraque ou então alguém que não sabe fazer nada.


    Certamente também haverá excelentes profissionais. Mas tenho tido azar, desde agentes que não sabem o que quer dizer "lado nascente"... a outros que não distinguem vidro simples de vidro duplo.
 
0.0646 seg. NEW