Colocado por: Gambino
Vários dos meus AL estão alugados a estudantes. Compensa muito AL alugueres médio prazo. O problema é que esta procura também sofreu.
Colocado por: carlosj39O problema é que um estudante paga mais por arrendar um quarto ou apto em a.l. do que se for num arrendamento normal(muitas vezes sem recibo) portanto não admira que a procura tenha diminuído.
Colocado por: NLuzPorque raio um estudante tem que pagar mais em AL por um quarto ?
Quem aluga um quarto em AL tem uma carga fiscal menor se alugar o quarto em arrendamento tradicional.
Por isso até pode ficar um valor final mais baixo para o estudante.
Não vamos falar em arrendamento sem recibos, isso é outro campeonato.
Colocado por: carlosj39Eu posso estar enganado mas em Lisboa vi alguns quartos e aptos no airbnb com duracao minima aluguer 15 dias (portanto para estudantes e professores e afins)em que feitas as contas o estudante pagava mensalmente o dobro do que se alugasse quartos ou aptos semelhantes pelo olx em arrendamento normal...
Colocado por: NLuz
Isso é a malta do AL à rasca que tentou em períodos de Covid conseguir se safar enquanto não vinha o turismo...
Se tiver um apartamento mesmo direcionado para o arrendamento por quartos, tem toda a vantagem em termos fiscais de o colocar em AL.
Agora o preço final, cada um sabe de si. 😁
Mas tem mais margem de lucro em AL.
E se for na variante de Hospedagem ainda mais...
Comodato para a minha empresa, que entre outras coisas tem CAE de AL.
Colocado por: bluewings
Na sua experência com o AL/estudantes e para se reduzir a carga fiscal no arrendamento a estudantes o melhor é o comodato a empresa com vários cae?
Comodato a empresa, ou pessoa, que tenha ou abra CAE de AL, por forma a não fazer afectação de imóveis, desta forma evitando mais valias.
Mas há outras formas de também evitar as mais valias no AL, como afectar a uma valor elevado e desafectar por um valor abaixo e passar para arrendamento longa duração.
Um apartamento de "habitacão própria e permanente" pode ser "emprestado" por comodato à empresa ou só pode ser habitação secundária? O comodato altera o IMI e IMT do apartamento de habitação própria?
Comodato a empresa, ou pessoa, que tenha ou abra CAE de AL, por forma a não fazer afectação de imóveis, desta forma evitando mais valias.
Mas há outras formas de também evitar as mais valias no AL, como afectar a uma valor elevado e desafectar por um valor abaixo e passar para arrendamento longa duração.
Colocado por: obraslx32Gambino devia ler o que esta no orçamento de estado ``2020``.
`Para quem tem um ALOJAMENTO LOCAL pode haver vantagens na passagem a arrendamento habitacional. De acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado 2020 (OE2020) a que a TVI teve acesso, "EM CASO DE RESTITUIÇÃO AO PATRIMÓNIO PARTICULAR DE IMÓVEL HABITACIONAL QUE SEJA AFETO À OBTENÇÃO DE RENDIMENTOS DA CATEGORIA F, NÃO HÁ LUGAR À TRIBUTAÇÃO DE QUALQUER GANHO, SE EM RESULTADO DESSA AFETAÇÃO O IMÓVEL GERAR RENDIMENTOS DURANTE CINCO ANOS CONSECUTIVOS."
Até agora, a prevê o pagamento de mais-valias sempre que um imóvel que esteja alocado a uma atividade profissional regresse ao património pessoal do seu proprietário. Ou seja, é cobrado o imposto tal qual como se de uma venda se tratasse e apesar de o imóvel não ser transacionado.
Com a medida agora inscrita no OE2020, deixa de haver lugar à cobrança de uma mais-valia, desde que gere rendimentos durante cinco anos. O que se depreende, desde que passe a estar arrendado.
Colocado por: obraslx32
Voçê esta a ler o que escreve ?
Já lhe expliquei. Se não quer aprender é consigo.
Comodato a uma terceira entidade isenta-o de pagar mais valias (a si proprietário e a quem exerce). Quem exerce e factura o AL não será o proprietário, mas essa entidade que pode ser individual ou colectiva (empresa) que fica como comodatario.
Qualquer contabilista que saiba de AL lhe diz isto nos primeiros 10mins de conversa. Não é novidade nenhuma! É mais que sabido.
Certíssimo !!!
E esse isco que o estado lançou para os ALs mudarem para arrendamento tradicional não mordo eu.
Nem eu nem quase ninguém que faça as contas e conte com as variáveis desse programa.
Aliás foi uma ínfima percentagem de Als que aderiram 😉
As contas tem a ver a tributação do AL vs arrendamento tradicional?
Se fosse só isso era fácil
Tem haver com valor das rendas, com as poucas vantagens para os senhorios em n factores, com n direitos para os inquilinos e poucos para os senhorios etc.
Certíssimo !!!
E esse isco que o estado lançou para os ALs mudarem para arrendamento tradicional não mordo eu.
Nem eu nem quase ninguém que faça as contas e conte com as variáveis desse programa.
Aliás foi uma ínfima percentagem de Als que aderiram 😉