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  1.  # 21

    Colocado por: 21papaleguas
    Parece que existem outras formas de o produzir sem recorrer ao gás natural.
    "Cientistas descobriram uma nova forma de produzir hidrogénio, considerado o combustível do futuro por ser capaz de gerar eletricidade em células a combustível sem gerar qualquer tipo de poluente."
    https://www.portal-energia.com/descoberta-forma-de-produzir-hidrogenio-sem-gasto-de-energia/


    Claro que existem outras formas, estava apenas a comentar o actualmente.

    Até já falaram de produzir hidrogenio a partir de Etanol (no brasil).

    A questão é: Quando é que isso passará para as massas?

    Também inventaram a fissão nuclear, agora resta saber quando é que entrará em vigor para as massas :)
  2.  # 22

    Colocado por: jcfcidA questão é: Quando é que isso passará para as massas?

    Acho que vai ser quando as marcas quiserem.
    Neste caso a Renault, penso que pode dar um passo gigante.
    • jcfcid
    • 29 outubro 2019 editado

     # 23

    Colocado por: 21papaleguas
    Parece que existem outras formas de o produzir sem recorrer ao gás natural.
    "Cientistas descobriram uma nova forma de produzir hidrogénio, considerado o combustível do futuro por ser capaz de gerar eletricidade em células a combustível sem gerar qualquer tipo de poluente."
    https://www.portal-energia.com/descoberta-forma-de-produzir-hidrogenio-sem-gasto-de-energia/

    "Desta forma, não só vai ser produzido um combustível que não emite emissões poluentes, como o próprio método de produção do hidrogénio também vai ser limpo."
    https://www.motor24.pt/motores/ecologia/espanha-vai-produzir-hidrogenio-a-partir-de-energia-solar/507040/


    Actualmente a eficiencia da produção do hidrogenio pela eletrolise está nos 20%.
      DH1bCKoWsAEpEb7.jpg
  3.  # 24

    Reparaste na data da primeira publicação? 2009 e as soluções milagrosas ainda não acontecem...
  4.  # 25

    Colocado por: Bruno.AlvesA tecnologia do hidrogénio tem severas limitações, na minha opinião a principal é que virtualmente todo o hidrogénio produzido é-o a partir de gás natural (logo petróleo).


    " as empresas como a Galp, que se dedicam à refinação de petróleo, necessitam de hidrogénio, que optam por produzir da forma mais fácil e barata: extraindo-o do gás natural. Esse hidrogénio sai com um grau de pureza de 99,5%, o que parece excelente à primeira vista. Contudo, o hidrogénio para as células de combustível tem de garantir uma pureza de 99,999% (assim mesmo, com três casas decimais), o que obriga as gasolineiras a recorrer a outro método de geração de hidrogénio, tradicionalmente através da electrólise de água tratada e desmineralizada."
    https://observador.pt/2018/09/26/electricos-sem-limitacoes-hidrogenio-finalmente-em-portugal/
  5.  # 26

    Colocado por: Bruno.Alvessoluções milagrosas ainda não acontecem...

    Já ouviu falar em lobbies?
    Volto a repetir: se as marcas quiserem!
    • SrR
    • 29 outubro 2019

     # 27

    Colocado por: jcfcidQuando deixar de ser tão perigoso "armazenar" e produzir o hidrogénio e o pudermos "produzir" em casa através de eletrolise ou algo parecido, ai sim, consigo "ver" isso a acontecer!
    ja existe equipamentos domésticos que produzem e armazenam hidrogenio
    • jcfcid
    • 29 outubro 2019 editado

     # 28

    Colocado por: SrRja existe equipamentos domésticos que produzem e armazenam hidrogenio


    Tem algum exemplo que me possa mostrar que seja eficiente ou não?

    Nunca vi e a haver, deve ser carissimo!

    PS: falo do hidrogenio, para colocar nos veiculos...
    • SrR
    • 29 outubro 2019

     # 29

    Colocado por: jcfcid

    Tem algum exemplo que me possa mostrar que seja eficiente ou não?

    Nunca vi e a haver, deve ser carissimo!
    sim, nada barato, é uma solução utilizada para a climatização de edifícios, o uso de painéis fotovoltaicos para atraves da eletrólise armazenar hidrogênio e posterior combustão
    • eu
    • 29 outubro 2019

     # 30

    Colocado por: 21papaleguasJá ouviu falar em lobbies?
    Volto a repetir: se as marcas quiserem!


    Não se trata de uma questão de vontades, mas sim de uma questão de leis da física. Simplesmente não é possível produzir hidrogénio de forma sustentável (sem usar combustíveis fósseis) de forma eficiente, pelo que para carros ligeiros, as baterias são MUITO mais eficientes, e o custo por KM substancialmente inferior.

    No entanto, pode ser uma alternativa aos combustíveis fósseis para veículos pesados e comerciais que precisam de fazer muitos Kms por dia.
    Concordam com este comentário: jcfcid, Bruno.Alves
    • jcfcid
    • 29 outubro 2019 editado

     # 31

    Colocado por: eu

    Não se trata de uma questão de vontades, mas sim de uma questão de leis da física. Simplesmente não é possível produzir hidrogénio de forma sustentável (sem usar combustíveis fósseis) de forma eficiente, pelo que para carros ligeiros, as baterias são MUITO mais eficientes, e o custo por KM substancialmente inferior.

    No entanto, pode ser uma alternativa aos combustíveis fósseis para veículos pesados e comerciais que precisam de fazer muitos Kms por dia.
    Concordam com este comentário:jcfcid


    E precisamente essa a minha opinião!

    As baterias para carros citadinos / utilização diaria, é muito mais viavel e eficiente utilizar a bateria. Felizmente, tem aparecido tecnologias de baterias alternativas (formulas quimicas) às de litio que vemos agora, que lhes dá maior longevidade e menos degradação!

    Colocado por: SrRsim, nada barato, é uma solução utilizada para a climatização de edifícios, o uso de painéis fotovoltaicos para atraves da eletrólise armazenar hidrogênio e posterior combustão


    Combustão do hidrogénio?

    Isso ainda menos eficaz me parece!

    A quantidade de energia utilizada para produzir hidrogénio para posteriormente o usar como fonte de calor, não seria menor se fosse utilizada directamente?
  6.  # 32

    Colocado por: euSimplesmente não é possível produzir hidrogénio de forma sustentável (sem usar combustíveis fósseis) de forma eficiente, pelo que para carros ligeiros

    Aparentemente a Toyota e os seus engenheiros não concordam.
    Se os carros que a Renault está agora a lançar tiverem sucesso, eu espero que sim, poderão ser os próximos.
    • SrR
    • 29 outubro 2019

     # 33

    Colocado por: jcfcidA quantidade de energia utilizada para produzir hidrogénio para posteriormente o usar como fonte de calor, não seria menor se fosse utilizada directamente
    a ideia é o uso.de energia fotovoltaica para a eletrólise e com isso atingir o ciclo zero de emissões, o sub produto da combustão é h2o 😁
    • eu
    • 29 outubro 2019

     # 34

    Colocado por: 21papaleguasAparentemente a Toyota e os seus engenheiros não concordam.

    Isto não é bem uma questão de engenharia, mas de custos.

    Sabe quanto custa abastecer um Toyota Mirai? Veja aqui (https://www.greencarreports.com/news/1123535_toyota-mirai-gets-deepest-discount-yet-in-the-midst-of-hydrogen-shortage) e faça as contas.

    Quem é que no seu perfeito juízo vai usar no seu dia a dia um carro ligeiro a hidrogénio, cujo custo por Km é o triplo ou o quádruplo de um carro a baterias de lítio?
    • SMBS
    • 29 outubro 2019

     # 35

    Produzir H2 é fácil. Armazenar já nem tanto.

    O principal problema é que as células de combustível que transformam o H2 em H2O produzindo energia tinham como catalisador Platina. Mais tarde e perdendo eficiência Ouro. Agora já se fala de materiais mais baratos mas ainda está tudo embrionário e no segredos dos deuses.
    Mas é o futuro na minha opinião. O lítio é insustentável ser usado a nível global.
  7.  # 36

    Colocado por: euQuem é que no seu perfeito juízo vai usar no seu dia a dia um carro ligeiro a hidrogénio, cujo custo por Km é o triplo ou o quádruplo de um carro a baterias de lítio?


    "Mas a Toyota acredita que, com a nova tecnologia de células de combustível, o preço dos carros a hidrogénio vai ficar equivalente ao dos híbridos até 2025"
    https://www.motor24.pt/motores/ecologia/toyota-aposta-carros-baratos-hidrogenio-2025/259732/
    • eu
    • 29 outubro 2019

     # 37

    Pensei que tinha deixado claro que o problema não é o preço dos carros mas sim do combustível - hidrogénio.
    • eu
    • 29 outubro 2019 editado

     # 38

    Colocado por: SMBSProduzir H2 é fácil.

    É fácil mas não é barato.

    Colocado por: SMBSO lítio é insustentável ser usado a nível global.

    Está longe de ser uma verdade absoluta.

    De qualquer forma, já estão em desenvolvimento baterias com químicas diferentes, que não usam lítio mas sódio, como por exemplo: https://www.sciencemag.org/news/2019/04/sodium-batteries-are-one-step-closer-saving-you-mobile-phone-fire
    • SMBS
    • 29 outubro 2019

     # 39

    Produzir H2 é fácil e barato.
    Óbvio se for ver preços de mercado são muito mais altos que os da electricidade. Pelo facto de ser difícil armazenar e principalmente por haver pouca produção. Tudo o que é exclusivo é caro.

    Há investimentos de milhares de milhões no desenvolvimento de baterias mas ainda não apareceu nada concreto.
    • SMBS
    • 29 outubro 2019

     # 40

    E as baterias actuais tem uma duração de meia dúzia de anos e uma autonomia que não serve para toda a gente.

    Há muitos dias que faço 700 ou 800km o chefe pagava-me as horas de carregamento? Duvido.
 
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