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  1.  # 61

    Colocado por: euCom que então o problema dos carros elétricos é o investimento necessário nas estações de carregamento? Então e as estações de carregamento de hidrogénio? São mais complexas, MUITO mais caras e perigosas.

    Tem de ler mais sobre o assunto para perceber que os próprios locais de abastecimento podem produzir o combustível que vendem.
    https://observador.pt/2019/10/10/hidrogenio-prepare-se-para-ser-surpreendido/
  2.  # 62

    Colocado por: euEu vejo é muita informação falaciosa nos media, há muitos interesses por detrás destes artigos. E entretanto, os carros elétricos a bateria continuam o seu caminho.

    Já eu, ouço muito pouco falar sobre este assunto, inclusive, foi referenciado que o primeiro link que coloquei era de 2009, pasme-se.
    Ainda assim, eu não sou, nem tenho uma opinião contrária ao desenvolvimento dos eléctricos, muito pelo contrário e continuo na expectativa sobre os mesmos. Já o EU me parece que por mais evidências que lhe possa demonstrar, hidrogénio nunca!
    • SMBS
    • 30 outubro 2019

     # 63

    eu
    A diferença é os postos de carregamento serem centralizados ou dispersos.
    É mais barato ter 10 postos de H2 numa cidade pequena do que 30000 postos de electricidade espalhados pela cidade.Esqueça carregar em casa pelos mais diversos motivos só seria acessível a uma pequena percentagem.


    21papaleguas
    Em relação a produzir localmente não pense nisso. Nem com painéis que tivessem 100% de eficiência era possível produzir tanto nos postos de combustível. E nas cidades (onde se consome mais), não há área nas habitações para tal.



    Na minha opinião o H2 é, neste momento, a única forma viável de reservar energia em quantidade
  3.  # 64

    Colocado por: SMBSEm relação a produzir localmente não pense nisso.

    Eu leio e interpreto à minha maneira.
    Tento ajudar-vos a compreender a minha posição colocando os links de onde retiro a informação onde me sustento.
    Se vocês acreditam, está visto que não, mas lá está, o tópico serve para isso mesmo.

    "Daí que todos apontem para produção de hidrogénio no exacto local onde ele vai ser abastecido e"
    https://observador.pt/2019/10/10/hidrogenio-prepare-se-para-ser-surpreendido/
    • eu
    • 30 outubro 2019

     # 65

    Colocado por: 21papaleguasTem de ler mais sobre o assunto para perceber que os próprios locais de abastecimento podem produzir o combustível que vendem.
    https://observador.pt/2019/10/10/hidrogenio-prepare-se-para-ser-surpreendido/

    Você é que tem que ler mais sobre o que é a eletrólise e a sua eficiência. E já agora, o custo de uma unidade destas.

    Não vá nas cantigas da propaganda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  4.  # 66

    Colocado por: euNão vá nas cantigas da propaganda...

    Vamos aguardar.
    Dentro de alguns anos teremos resposta a esta sua observação.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 30 outubro 2019 editado

     # 67

    Colocado por: SMBS.Esqueça carregar em casa pelos mais diversos motivos só seria acessível a uma pequena percentagem.

    Vocês devem viver numa realidade paralela.

    Onde é que acha que atualmente a maior parte dos donos dos carros elétricos carrega os carros? A grande vantagem dos carros elétricos familiares para o dia a dia (grandes distância é outra estória - aí o hidrogénio pode ter o seu mercado) é mesmo deixá-los a carregar na garagem durante a noite, aproveitando a tarifa bi-horária.

    Os carros elétricos são já uma realidade para milhares de pessoas em todo o mundo. Não são uma Miraigem...
    • eu
    • 30 outubro 2019

     # 68

    Onde o hidrogénio pode ser importante é nisto:

    • SMBS
    • 30 outubro 2019 editado

     # 69

    Colocado por: eu
    Vocês devem viver numa realidade paralela.

    Onde é que acha que atualmente a maior parte dos donos dos carros elétricos carrega os carros? A grande vantagem dos carros elétricos familiares para o dia a dia (grandes distância é outra estória - aí o hidrogénio pode ter o seu mercado) é mesmo deixá-los a carregar na garagem durante a noite, aproveitando a tarifa bi-horária.

    Os carros elétricos são já uma realidade para milhares de pessoas em todo o mundo. Não são uma Miraigem...


    Está a falar na sua aldeia. É que eu falo dos grandes centros urbanos ou mesmo cidades pequenas onde poucos têm garagem privada. Nem toda a gente é rica. Não se esqueça.

    Tanto uns como os outros são eléctricos.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    • eu
    • 30 outubro 2019

     # 70

    Os prédios não têm lugar de garagem?
    • SMBS
    • 30 outubro 2019

     # 71

    Nem todos e em muitos não há espaço, nem há capacidad€ dos donos para instalar as estações de carregamento.

    Já estou a ver reuniões de condomínio para instalar uma coisa que só serve alguns... Boa sorte.
  5.  # 72

    Penso que neste momento, ninguém pode ainda dizer ao certo como será o futuro, quais serão as tecnologias que irão vingar e quanto tempo irá demorar. A indefinição a que atualmente se assiste na indústria automóvel é prova disso. Os elétricos para já levam vantagem mas rapidamente podem ficar para trás e serem ultrapassados pelo hidrogénio ou outra tecnologia qualquer. Creio que a evolução nos combustíveis alternativos será idêntica à evolução a que assistimos nos computadores nas últimas décadas.

    Seja como for, vivemos numa era muito interessante em que as transformações em todas as áreas sucedem a uma velocidade alucinante. Talvez seja o, ou um dos, períodos mais interessantes da história do planeta. Qualquer nova tecnologia irá beneficiar e ajudar a aperfeiçoar outras. Como já foi dito por aqui, penso que todos terão a sua utilidade e ajudarão a construir um futuro que se espera melhor para os nossos filhos.

    Eu pessoalmente não tenho preconceitos e não terei problemas em conduzir tanto um carro elétrico como um carro movido a hidrogénio desde que esteja convencido da tecnologia, do preço e da assistência. Como ainda não é o caso, ao dia de hoje, os híbridos são os que estão mais próximos de me convencer.
    • eu
    • 31 outubro 2019

     # 73

    Colocado por: simplesOs elétricos para já levam vantagem mas rapidamente podem ficar para trás e serem ultrapassados pelo hidrogénio

    Só se os consumidores estiverem dispostos a gastar o triplo ou mais nas suas deslocações.
  6.  # 74

    Colocado por: eu
    Só se os consumidores estiverem dispostos a gastar o triplo ou mais nas suas deslocações.


    Quando cita, por favor não retire as coisas do contexto e cite a frase completa. Eu acrescentei "ou outra tecnologia qualquer" e fiz questão de escrever que ninguém, nem o eu, consegue hoje dizer quais serão as tecnologias que irão vingar no futuro. Parece-me obvio que o elétrico terá a sua utilidade, como já tem há muito tempo, mas no dia de hoje ninguém pode dizer que esse será o melhor e único combustível para os carros do futuro.

    Se futuramente houver alternativas que sirvam melhor os interesses do ambiente e do utilizador, qual é o problema de optar por essas como complemento ou, se se justificar, até em detrimento dos elétricos?
  7.  # 75

    Colocado por: euSó se os consumidores estiverem dispostos a gastar o triplo ou mais nas suas deslocações.

    Consegue admitir só um pouco, pouquinho mesmo, que no futuro, se calhar mais próximo do que imagina que o uso dessa tecnologia possa não ter os custos que tem actualmente?
  8.  # 76

    • Cobris
    • 31 outubro 2019 editado

     # 77

    Colocado por: euSó se os consumidores estiverem dispostos a gastar o triplo ou mais nas suas deslocações.


    Os eléctricos não nasceram como são hoje.
    Existem pessoas que não se importam de pagar mais por comodidade, prazer, gosto ou mesmo necessidade. O que não falta são carros a gasolina com consumos de 8/9 litros e carros diesel com consumos de 4/5 litros.
  9.  # 78

    Colocado por: euSó se os consumidores estiverem dispostos a gastar o triplo ou mais nas suas deslocações.


    "A tecnologia da H2Pro vai permitir à Hyundai baixar o custo de produção de hidrogénio, e por sua vez reduzir o seu custo para o cliente final."
    https://revistacarros.sapo.pt/hyundai-acelera-desenvolvimento-da-tecnologia-do-hidrogenio/
    • eu
    • 31 outubro 2019

     # 79

    Colocado por: simplesQuando cita, por favor não retire as coisas do contexto e cite a frase completa. Eu acrescentei "ou outra tecnologia qualquer"

    Sobre o resto que escreveu eu concordo, queria apenas confrontar aquela parte do seu texto. Sobre outra tecnologia qualquer, concordo a 100%, mas sobre o hidrogénio discordo. Acho que ainda podemos discordar apenas sobre algumas partes dos textos que os outros escrevem, não? Mas vou tentar começar as minhas intervenções de outra forma, dizendo "sobre o resto eu concordo, mas sobre isto..." para evitar estes mal entendidos.

    Colocado por: 21papaleguasConsegue admitir só um pouco, pouquinho mesmo, que no futuro, se calhar mais próximo do que imagina que o uso dessa tecnologia possa não ter os custos que tem actualmente?

    Acho que você ( e outros) estão convencidos que o preço do hidrogénio pode baixar por uma questão de tecnologia ou por economia de escala, mas na realidade há um limite de eficiência imposto pelas leis da química / física. Segundo as leis da química / física que conhecemos, simplesmente não é possível produzir hidrogénio a partir de fontes renováveis a um custo semelhante ao da eletricidade. A menos que consigam violar estas leis (o que talvez seja complicado), é impossível produzir hidrogénio com preços que sejam competitivos com a eletricidade. Poderão talvez aproximar-se dos preços da gasolina, mas NUNCA da eletricidade. É uma questão de limites de eficiência na conversão.

    Colocado por: CobrisOs eléctricos não nasceram como são hoje.
    Existem pessoas que não se importam de pagar mais por comodidade, prazer, gosto ou mesmo necessidade. O que não falta são carros a gasolina com consumos de 8/9 litros e carros diesel com consumos de 4/5 litros.

    Então, mas estamos de acordo: se os consumidores estiverem dispostos a gastar o triplo ou mais nas suas deslocações, então os carros a hidrogénio serão um sucesso.
    • eu
    • 31 outubro 2019

     # 80

    Por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras.

 
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