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    • eu
    • 29 outubro 2019 editado

     # 41

    Colocado por: SMBSPelo facto de ser difícil armazenar e principalmente por haver pouca produção. Tudo o que é exclusivo é caro.

    Não é por causa disso, é por causa disto:



    É uma questão de química, física e eficiência.

    Não há volta a dar, as leis da física costumam ser casmurras.
    • SrR
    • 29 outubro 2019

     # 42

    Colocado por: eu
    Não é por causa disso, é por causa disto:



    É uma questão de química, física e eficiência.

    Não há volta a dar, as leis das física costumam ser casmurras.
    o facto de ser o elemento mais abundante do universo compensa isso
    • eu
    • 29 outubro 2019 editado

     # 43

    Desisto. Força ide comprar um Toyota Mirai.
    • SrR
    • 29 outubro 2019

     # 44

    Vamos la ver uma coisa, penso que hoje em dia é facto certo que o caminho é o uso de energias renováveis e maior eficiência energética, o hidrogênio tem uma grande vantagem em relação as baterias, com hidrogênio é possível armazenar energia produzida atraves de energia renovavel durante dias semanas meses, ainda é uma tecnologia embrionária mas com grande margem de evolução, vamos dar tempo ao tempo.
    Concordam com este comentário: SMBS
    • SMBS
    • 29 outubro 2019

     # 45

    Agora some a isso o preço das baterias que duram meia dúzia de anos

    E veja que o lítio não existem em quantidade suficiente além nos custos ambientais da sua extracção
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    • SMBS
    • 29 outubro 2019

     # 46

    Eu sinceramente neste momento uso gasóleo e não troco o meu por um eléctrico.

    Vejo é que o H2 tem a vantagem de poder ser armazenado (com custos) enquanto que o mesmo armazenamento em baterias não é viável.

    Agora no futuro podem vir super condensadores ou baterias XPTO e tornar-se viável. Eu gostava.
  1.  # 47

    Colocado por: SrRo facto de ser o elemento mais abundante do universo compensa isso

    Eu concordo que por ser o elemento mais abundante do universo mereça continuar a ser investigado. Mas actualmente, com a tecnologia existente, não é solução absoluta, exactamente porque tem uma eficiência extremamente pobre...



    Colocado por: SMBSAgora some a isso o preço das baterias que duram meia dúzia de anos

    Isto é tão debatido e tão falso que nem é assunto já...

    Sobre os 800km/dia, concordo que um eléctrico é uma solução complicada. Mas possível, no mínimo. A hidrogénio em Portugal, abastecidas exactamente onde?
    O erro, já o disse várias vezes, é olhar-se para qualquer uma das tecnologias não como alternativas mas sim como realidades absolutas. Errado na minha opinião.
    Cada tecnologia (incluindo os fósseis) terão aplicações óptimas onde irão prevalecer sobre as restantes. Espero que todas venham a conviver de forma muito optimizada :-)

    O hidrogénio, tema do tópico, para mim terá a maior aplicação em transportes de longo curso. Não o imagino minimamente relevante no transporte particular, sobretudo enquanto não houverem formas mais eficientes de o produzir.
    Concordam com este comentário: eu, jcfcid
  2.  # 48

    Colocado por: euPensei que tinha deixado claro que o problema não é o preço dos carros mas sim do combustível - hidrogénio.

    Penso que possam estar relacionadas.
    Quem é que teria interesse em desenvolver uma tecnologia que não fosse viável a sua utilização pelo preço do "combustível"?
  3.  # 49

    Vejam como é simples, só complicam..
    https://youtu.be/Mdtne9j8RrQ
  4.  # 50

    Colocado por: JoséTVejam como é simples, só complicam..
    https://youtu.be/Mdtne9j8RrQ

    O tipo do vídeo merece um prémio nobel. 😅

    A Noruega é o pais mais avançado no hidrogénio. O que podemos reter da experiência deles é que o custo por km é mais caro que a gasolina, apesar dos apoios do estado. Também pode ser perigoso porque explodiu recentemente um posto de abastecimento. Quem abastecia naquele posto ficou sem alternativa para abastecer e teve de encostar o carro, há uma noticia de uma família que tinha 2 carros que agora estão parados...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 30 outubro 2019 editado

     # 51

    Colocado por: JoséTVejam como é simples, só complicam..
    https://youtu.be/Mdtne9j8RrQ


    Este descobriu a pólvora. Merece o prémio Nobel por ter descoberto a eletrólise.

    O que irá descobrir a seguir? Que pode ligar diretamente aquela bateria a um novo dispositivo revolucionário... chamado motor elétrico?
  5.  # 52

    Colocado por: euPensei que tinha deixado claro que o problema não é o preço dos carros mas sim do combustível - hidrogénio.

    "O desafio também está relacionado com os custos – que são mais elevados do que os veículos e do que os combustíveis convencionais. Os investigadores esperam que, por volta do ano 2025, os custos associados ao abastecimento de um veículo a hidrogénio sejam equivalentes a um veículo a gasolina ou a diesel".

    Aquilo em que acredito, haja vontade.
    "O olhar para o futuro permite-nos exercitar a ideia para que daqui a dez anos possamos ter centenas de milhares de automóveis a hidrogénio nas estradas europeias".
    https://pplware.sapo.pt/informacao/hidrogenio-combustivel-ecologico-futuro/
  6.  # 53

    Colocado por: 21papaleguas
    "O desafio também está relacionado com os custos – que são mais elevados do que os veículos e do que os combustíveis convencionais. Os investigadores esperam que, por volta do ano 2025, os custos associados ao abastecimento de um veículo a hidrogénio sejam equivalentes a um veículo a gasolina ou a diesel".

    Aquilo em que acredito, haja vontade.
    "O olhar para o futuro permite-nos exercitar a ideia para que daqui a dez anos possamos ter centenas de milhares de automóveis a hidrogénio nas estradas europeias".
    https://pplware.sapo.pt/informacao/hidrogenio-combustivel-ecologico-futuro/

    ~
    Tem direito a sua opinião, mas se em 2 anos não houve quaisquer desenvolvimentos em mais 5, não sei se haverá.

    Espero que sim.

    Acredito no Hidrogenio para Tranportes publicos / mercadorias, navios..

    Para o carro "comum", mesmo que fique ao preço da gasolina, não vejo vantagem!
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 30 outubro 2019

     # 54

    Colocado por: 21papaleguasOs investigadores esperam que, por volta do ano 2025, os custos associados ao abastecimento de um veículo a hidrogénio sejam equivalentes a um veículo a gasolina ou a diesel".

    A comparação deve ser feita com os carros elétricos (a baterias) e não com os combustíveis fósseis.
  7.  # 55

    Colocado por: jcfcidEspero que sim.

    Também eu, também eu!


    Colocado por: jcfcidPara o carro "comum", mesmo que fique ao preço da gasolina, não vejo vantagem!

    Já eu vejo, uma delas e a qual se tem falado bastante ultimamente será a questão ecológica.


    Colocado por: eu
    A comparação deve ser feita com os carros elétricos (a baterias) e não com os combustíveis fósseis.

    Como para mim os elétricos ainda não são alternativa, acho desonesto estar a comparar o incomparável.
    Como considero esta tecnologia bastante superior para o fim que se destina, mobilidade e transportes, acho que nunca vai ter comparação possível, irão sempre ser bastante superiores.

    Só para concluir o meu último pensamento, acho que este Sr. também!
    "O responsável da Mercedes tem fé inabalável na evolução da tecnologia da célula de combustível (conhecida mundialmente como fuel cell – célula de combustível.)"
    https://www.portal-energia.com/carros-eletricos-carros-hidrogenio-145061/
    • SrR
    • 30 outubro 2019

     # 56

    Ideias nao faltam, ate carros a ar comprimido ja se tentou fazer, penso que estava previsto para este ano um carro a ar comprimido ser vendido nos states
  8.  # 57

    Colocado por: 21papaleguas
    Também eu, também eu!



    Já eu vejo, uma delas e a qual se tem falado bastante ultimamente será a questão ecológica.



    Como para mim os elétricos ainda não são alternativa, acho desonesto estar a comparar o incomparável.
    Como considero esta tecnologia bastante superior para o fim que se destina, mobilidade e transportes, acho que nunca vai ter comparação possível, irão sempre ser bastante superiores.

    Só para concluir o meu último pensamento, acho que este Sr. também!
    "O responsável da Mercedes tem fé inabalável na evolução da tecnologia da célula de combustível (conhecida mundialmente como fuel cell – célula de combustível.)"
    https://www.portal-energia.com/carros-eletricos-carros-hidrogenio-145061/


    Celulas de combustivel, não tem necessáriamente ser de hidrogenio :)

    Vi outro dia um artigo no brasil sobre a utilização do etanol, como fonte de combustível para um carro eletrico!
  9.  # 58

    Acabei der ler que cientistas americanos desenvolveram uma bateria de "alta energia" que se carrega em apenas 10 minutos. Após 2500 ciclos de carregamento a mesma ainda tinha uma capacidade de carregamento acima dos 90%.

    Quem sabe, talvez seja mesmo uma questão de tempo até que a tecnologia atinga patamares aceitáveis de tempo de carregamento e autonomia.
  10.  # 59

    Colocado por: simplesAcabei der ler que cientistas americanos desenvolveram uma bateria de "alta energia" que se carrega em apenas 10 minutos. Após 2500 ciclos de carregamento a mesma ainda tinha uma capacidade de carregamento acima dos 90%.

    Quem sabe, talvez seja mesmo uma questão de tempo até que a tecnologia atinga patamares aceitáveis de tempo de carregamento e autonomia.


    Claro que sim... As quimicas das baterias estão a evoluir constantemente... A tesla está para lançar uma nova quimica, para fazer 1 milhão de milhas (fala-se para final do ano, inicio do próximo ano).

    Muitos outros estão a desenvolver esforços nesse sentido, porque é a opção racional.. Tudo bem que há muito H2 no universo, mas para ter uma eficiencia de 20% será que vale a pena vs uma de 70% ?
    • eu
    • 30 outubro 2019 editado

     # 60

    Colocado por: 21papaleguasSó para concluir o meu último pensamento, acho que este Sr. também!
    "O responsável da Mercedes tem fé inabalável na evolução da tecnologia da célula de combustível (conhecida mundialmente como fuel cell – célula de combustível.)"
    https://www.portal-energia.com/carros-eletricos-carros-hidrogenio-145061/


    Esse senhor, neste artigo só diz disparates. Esta frase é um must: "Outro ponto a favor dos veículos movidos a hidrogénio é dispensarem do gigantesco investimento de infraestruturas de carregamento, algo que é fundamental para os milhões de automóveis elétricos"

    Com que então o problema dos carros elétricos é o investimento necessário nas estações de carregamento? Então e as estações de carregamento de hidrogénio? São mais complexas, MUITO mais caras e perigosas.

    Além do mais, os carros elétricos para o dia a dia podem ser carregados em casa!

    Eu vejo é muita informação falaciosa nos media, há muitos interesses por detrás destes artigos. E entretanto, os carros elétricos a bateria continuam o seu caminho.
 
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