Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Sim, já falem em contratação de mais não sei quantos professores, mais uma catrafasada de assistente operacionais...

Num país que já tinha um exagero de Funcionários públicos contratar mais para "ajudar" na crise é ridículo e criminoso...
    Precisamos de uma reestruturação, mas os votos sobrepõem-se às necessidades do pais
  2.  # 262

Colocado por: buraburamono

então a sua teoria é que está tudo bem, não se passa nada de estranho na economia, o valor das casas só sobe e 3000€ por m2 até é barato?

Eu acredito no que vejo, na economia, na religião, em tudo na vida. Eu não tenho nenhuma teoria, tenho uma previsão baseada em factos reais e em dados que foram possíveis de obter até esta altura mas não é disso que se trata. Vá ver os tópicos onde se fala neste assunto, morrem todos quando se pedem casos concretos, mostrem casas à venda a preços realmente bons que antes eram impossíveis, mostrem estatísticas onde se veja um declínio do preço por m2, mandar bitaites sem fontes é muito fácil, eu como toda a gente gostava muito de comprar a metade do preço mas já sou grande demais para acreditar no pai natal, muitos de vocês é que parece que não.
    • eu
    • 5 julho 2020

# 263

Estamos a falar do futuro ou do passado?
  3.  # 264

Colocado por: ml21

Eu não tenho nenhuma teoria, tenho uma previsão baseada em factos reais e em dados que foram possíveis de obter até esta altura mas não é disso que se trata.

não percebi. tem uma opinião ou não?
    • ml21
    • 5 julho 2020 editado

# 265

Colocado por: buraburamono

não percebi. tem uma opinião ou não?

Não tenho teoria no sentido especulativo e não fundamentado como a maioria dos users que aborda este tema, é apenas isso. Se eu disser, como já disse, que o preço das casas se mantém ponho a fonte de onde isso vem (hábitos da faculdade), já muita gente daqui diz isto e aquilo, não põe fontes e quando se pede desaparecem... Ou mudam de assunto, como está a ser o caso neste momento.
  4.  # 266

Colocado por: ml21

Não tenho teoria no sentido especulativo e não fundamentado como a maioria dos users que aborda este tema, é apenas isso. .... já muita gente daqui diz isto e aquilo, não põe fontes e quando se pede desaparecem... Ou mudam de assunto, como está a ser o caso neste momento.

Chama-se a isso ter opiniao sobre o assunto. Ou só podemos falar sobre o que os outros publicam? Mesmo que nao concorde?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 5 julho 2020

# 267

Colocado por: ml21Não tenho teoria no sentido especulativo

Falar sobre a evolução dos preços do imobiliário é especulativo por natureza.

Colocado por: ml21e não fundamentado

Não fundamentado? Os indicadores económicos (PIB, desemprego, deficit, dívida, evolução turismo, etc) não são fundamentação suficiente?
  5.  # 268

Colocado por: eu
    Falar sobre a evolução dos preços do imobiliário é especulativo por natureza.

Depende, se for no momento atual não é especulativo, é concreto.

Não fundamentado? Os indicadores económicos (PIB, desemprego, deficit, dívida, evolução turismo, etc) não são fundamentação suficiente?

São, se me mostrar algo (fundamentado) que relacione diretamente esses indicadores com o preço das casas...
  6.  # 269

Colocado por: euOs indicadores económicos (PIB, desemprego, deficit, dívida, evolução turismo, etc) não são fundamentação suficiente?

Isso também significa que o preço dos automóveis vai baixar? e os preços no supermercado? .... ou só o preço das casas é que vai descer?
  7.  # 270

Não se esqueçam que os bancos centrais estao a injetar trilioes na economia.
    Se a economia não colapsar, os preços vao subir e muito.
  8.  # 271

Colocado por: Picareta
    Isso também significa que o preço dos automóveis vai baixar? e os preços no supermercado? .... ou só o preço das casas é que vai descer?

Sim, os carros baixaram, chamam-se promoções ou descontos. Os preços no supermercado, esses ainda não.
    • eu
    • 5 julho 2020 editado

# 272

Colocado por: ml21São, se me mostrar algo (fundamentado) que relacione diretamente esses indicadores com o preço das casas...

Efeitos da crise que se iniciou em 2008 e atingiu Portugal em força em 2011:

• eu
    • 5 julho 2020

# 273

Colocado por: PicaretaIsso também significa que o preço dos automóveis vai baixar? e os preços no supermercado? .... ou só o preço das casas é que vai descer?

São mercados completamente diferentes, essa comparação é estapafúrdia.
  9.  # 274

e quando o preço das casas subiu 50%? o supermercado também subiu? e os salários? ou é só o preço das casas que sobe?
    Concordam com este comentário: AMVP, Varejote, eu
  10.  # 275

Colocado por: euSão mercados completamente diferentes, essa comparação é estapafúrdia.

então a crise só baixa o preço das casas? mas a actual crise afecta muito mais a restauração e a hotelaria, e continuo apagar o mesmo quando vou ao restaurante, e fui ao Algarve em Junho e paguei bem caro no hotel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmrm81
  11.  # 276

então a crise só baixa o preço das casas? mas a actual crise afecta muito mais a restauração e a hotelaria, e continuo apagar o mesmo quando vou ao restaurante, e fui ao Algarve em Junho e paguei bem caro no hotel.

O que eu não percebo é se a economia anda para trás, o PIB nacional cai, o PIB mundial cai, as pessoas perdem rendimento por razão é que as casas haviam de manter o valor? Não estou a dizer se descem 50/ ou 30/, estou a dizer que não há racional económico para não descerem. Pode é dizer-me, ok e então os proprietários não vendem, esperam que passe. Sim alguns faloao mas outros irão vender.
  12.  # 277

Colocado por: AMVPO que eu não percebo é se a economia anda para trás, o PIB nacional cai, o PIB mundial cai, as pessoas perdem rendimento por razão é que as casas haviam de manter o valor?

O PIB cai este ano, mas a previsão é que recupera em 1 ou 2 anos, e como o investimento imobiliário tem que ser analisado a grande prazo, os investidores preferem aguardar 2 anos para vender do que baixar o preço. Claro que quem não pode aguentar tem que vender e vão aparecer imóveis mais baratos, principalmente no mercado dos usados.
  13.  # 278

Colocado por: eu
    E os mercados vivem muito de acordo com as expectativas.

Completamente de acordo.

No entanto, contrariamente a este ponto de vista, os preços parecem não descer. Mas também podem não estar a conseguir vender. Como dizem acima, os clientes podem não aparecer e pode estar tudo numa grande pausa.

Embora haja alguma expectativa de crise (e mesmo antes da pandemia já haviam alguns indicadores de abrandamento), neste momento parece haver mais uma questão de falta de confiança e incerteza, do que propriamente um crise financeira. E sem confiança, não há investimento.

Assim, é muito possível que no próximo ano as coisas mudem bastante.
  14.  # 279

Colocado por: AMVPnão há racional económico para não descerem

Não para todos os casos obviamente, mas há um grande racional para isso: compra-se em baixa e vende-se em alta.

Ninguém quer vender em baixa, mas podem ser forçados a tal, caso seja necessário um reforço de liquidez. É aqui onde se podem aproveitar oportunidades.
    Quem não necessita de maior liquidez, obviamente aguentará por uma recuperação do mercado e esses empreendimentos ou saem do mercado e ficam anunciados pelo mesmo valor, embora não se preveja a sua venda de forma breve. (alguém aqui no fórum tb já mencionou algumas casas não estarem realmente à venda, etc)
    • smart
    • 6 julho 2020 editado

# 280

hum....
    os bancos com as moratórias vão ganhar...
    vão ganhar juros sobre o diferendo do capital que deveria ter sido liquidado durante o período que durar a moratória....
    Não vão ter problemas de liquidez pois podem recorrer às taxas negativas do BCE se necessário..
    portanto nada perdem...acabando os creditos por serem sujeitos aos ajustes...
    a moratória pode continuar a partir de MAR2021,,
    é o que acho que vai acontecer...
    explosão de desemprego e receios no investimento e quebra no consumo..
    para que o dinheiro continue na economia...
    se assim não fôr...
    muito pior será...
    quanto mais o desemprego aumentar, maior será a tragédia..
    portanto durante as moratórias e enquanto não começar o desemprego a disparar e no seu decorrer os subsídios desemprego a terminar, acho que o quadro pouco vai alterar..
    as casas são o ultimo bem a entregar...
    havendo moratoria, com o sub desemprego, há de haver sempre dinheiro para sopa..
    depois vê-se ...
    não olhem só para o que as noticias dizem e o que os interessados/mediadores contam...
    pensem num exemplo..
    se os british até ao fim do ano não abrirem o corredor para o Allgarve, com a influência em outros paises acerca dos seus cidadãos rumarem a Portugal, já pensaram o desemprego que irá gerar?
    nem as moratórias salvam...
    é queda vertiginosa
    Concordam com este comentário: AMVP

0.0432 seg. NEW