Colocado por: buraburamono
depende do ponto de vista. também posso chamar de abutre/sanguessuga a quem faz o house flipping, ou compra imóveis apenas para especular. e da mesma maneira que muita gente perde a casa quando a bolha rebenta, muita gente das camadas frágeis da sociedade está a ser despejada agora.
https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/despejados-de-ilha-que-diocese-do-porto-vendeu-a-investidor-13801804.html
as crises são momentos dramáticos sem dúvida. mas acontecem porque há muita asneira que despoleta uma reação natural de limpeza do sistema. normalmente a asneira principal é a alavancagem, e o CH está a bater recordes de 2008...
a pergunta é: é melhor ter uma crise que faça o sistema financeiro acordar, ou continuar com o circo infinitamente?
Colocado por: Tmack
É complicado querer culpar quem investe no imobiliário.
Não se pode generalizar mas conheço muitos casos em que a pessoa tinha oportunidade de investir num CH e optou por continuar no arrendamento simplesmente para poder manter um padrão de vida com gastos mais elevados.
Pessoas fazem escolhas e deveriam ser responsabilizadas por tais escolhas.
Colocado por: WarrenGNeste momento se alguém quiser viver acima das possibilidades basta fazer um crédito à habitação
Colocado por: WarrenGFica bastante mais barato do que pagar renda. No entanto quando os juros voltarem ao normal de 3, 4 ou 5 por cento terão de devolver a casa ao banco. São as pessoas sensatas que estão a ser penalizadas por este desbaratar do dinheiro dos bancos centrais e a insuflar o valor dos activos.
Colocado por: lpetingaMas então se os juros aumentar para 5%, o preço final da casa para quem pedir crédito (que infelizmente na realidade portuguesa é a grande maioria que não tenha uma boa herança ou ajudas) também irá aumentar.
Um pequeno exemplo, imóvel de 200.000, entrada de 20.000 e empréstimo de 180.000 com juros a 1%, ao final de 30 anos o empréstimo custou 208.000, adicionando os 20.000 da entrada, a casa custa 238.000.
Com juros a 5%, e com o mesmo valor de entrada e o mesmo prazo de pagamento, o imóvel teria de custar cerca de 133.000 com empréstimo de 113.000, ou seja, teria de haver uma queda superior a 33.5% do valor do imóvel, não consigo imaginar tal acontecer. Acredito que os valores estabilizem ou até mesmo baixem um pouco, mas nunca 33%.
E se os juros aumentarem, o arrendamento também irá aumentar. Infelizmente cada vez estamos num mercado global, e o nosso poder de compra não consegue acompanhar.
Colocado por: WarrenGquando a inflação está a começar a disparar por todo o lado.
Colocado por: WarrenGE agora? Será que desta é que é diferente?
O problema é que pagando os mesmos 200.000 euros agora pelo imóvel e com os juros a subirem para 5% a casa irá custar perto de 348.000 euros, deixando algumas pessoas sem capacidade de fazer os pagamentos. Estamos a falar de quase o dobro do valor!
Infelizmente, não é o preço do imobiliário em Portugal que é caro - basta comparar com vizinhos -, são os portugueses que ganham mal. Nos últimos 20 anos, tivemos uma progressão nada famosa. E o nível de impostos sobre salários é elevadíssimo, comparando com a Suíça e até França, o que baixa o nosso poder de compra.
Colocado por: ferreiraj125E acha que eu não sei? Tenho trintas tb já só apanhei dificuldades homem. Agora de facto existe uma crise habitacional em Portugal. Não-americano trata de proteccionismo, trata-se de renegociação de dívida, algo que tanto o estado como os bancos tb fazem.
Se essas fossem as regras desde o início provavelmente os bancos não lhes teriam dado o crédito com tanta facilidade.
Colocado por: NelhasSempre foi mais barato comprar que pagar renda.
Colocado por: zed
Isto não é nenhuma verdade universal. Quem pensa que sim é porque só está a comparar uns valores mensais mas está a ignorar despesas de manutenção, de transacção, custo de oportunidade, seguros, e por aí fora.
Tem de ser visto caso a caso.
Colocado por: zedQuem pensa que sim é porque só está a comparar uns valores mensais mas está a ignorar despesas de manutenção, de transacção, custo de oportunidade, seguros, e por aí fPor outro lado é mais seguro comprar que arrendar. Imagine-se que agora tem 30 anos, portanto a sua reforma será sensivelmente metade do ordenado que tinha antes de se reformar. Logo das duas uma: ou muda para uma casa com muitos piores condições que as que tinha, ou conseguiu fazer uma grande poupança ao longo da vida.
Colocado por: zed
Isto não é nenhuma verdade universal. Quem pensa que sim é porque só está a comparar uns valores mensais mas está a ignorar despesas de manutenção, de transacção, custo de oportunidade, seguros, e por aí fora.
Colocado por: zedó está a comparar uns valores mensais
Colocado por: Nelhas
Diga-me um sitio deste pais onde alugar uma casa com as mesmas características fique , não é mais barato, é sequer ao mesmo preço de comprar uma casa?
Em famílias com baixos e médios rendimentos , os valores mensais é que importa, pois jogam com liquidez mensal reduzida.
Colocado por: WarrenG
Na centro da cidade de Lisboa por exemplo. Não esquecer também as dezenas de milhares de euros que vão para o lixo (impostos) na compra da casa que não se recuperam.
Colocado por: FFADA renda que pago de Eur 1.400 fica mais barato que comprar o mesmo imóvel por 800kMas você está claramente a operar fora do que é a média nacional. Claro que não se podem generalizar todas as situações, apenas a maioria delas, que era do que se estava a falar.
Colocado por: FFADE tem outras vantagens, pode ir mudando à medida de evolução económica pessoal, pode alterar para casas mais recentes, pois as pessoas pensam nas casas para a vida, mas uma casa com 20 anos, não dá o mesmo conforto de uma casa nova...
Além da liberdade que temos, para mudar de cidade, país, sem prisão.
Colocado por: FFADA renda que pago de Eur 1.400 fica mais barato que comprar o mesmo imóvel por 800k, sem contar com imis, despesas de condominios, manutenção, etc.
Colocado por: FFADNo meu caso, preferi investir algumas poupanças em pequenos imóveis que me dessem algum retorno do que comprar a minha HPP a preços inflacionados. Esses investimentos dão para pagar a renda e sobra... e continuo com o património, e não pago juros.