Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Classe média: Casa própria e carro com a salários ligeiramente acima do SMN.

Classe baixa : habitação social maioritariamente dependente de subsídios, pensões de sobrevivência e inserção social ou com trabalhos precários de rendimento baixo.

A média baixa é aquela que apesar de ter carro e casa própria vive cheia de empréstimos com a corda na garganta 😂
  2.  # 202

Também conheço quem ganhe mais de 4k mensais que também está atolado em dívidas para manter o estatuto.

Ou seja ganha 4, mas gasta 5.
    Concordam com este comentário: Quilleute
  3.  # 203

Colocado por: VarejoteTambém conheço quem ganhe mais de 4k mensais que também está atolado em dívidas para manter o estatuto.

Ou seja ganha 4, mas gasta 5.
    Concordam com este comentário:Quilleute

4K mensais é classe média alta
    • AMVP
    • 3 novembro 2022

# 204

Colocado por: manelvcé um facto que se perdeu poder de compra.
    um exemplo da perca de poder de compra desde 2015 (governo PS)

Salario enfermeiro 2015: 1020€
    Salario enfermeiro 2022: 1215€

SMN 2015: 505€
    SMN 2022 704€

ou seja, uns tiveram um aumento de 20% e outros de 40%.

ou seja, em Portugal, quem ganha mais que o mínimo perde constantemente poder de compra.

Por isso é que ha 20 anos atras com 2 SMN tinhas uma vida relativamente tranquila e agora essas mesmas pessoas pouco mais ganham que o smn...
    Concordam com este comentário:Bragas V

Não me queria meter neste assunto, mas aqui vai...
    Quanto é que ganham em subsídios e qual é o desenvolvimento da carreira? Quantas horas trabalhava em 2015 e quantas trabalha em 2022? Quantos enfermeiros trabalhavam no hospital, por exemplo, em 2015 e quantos trabalham agora, para a mesma população da área de influência?
    • smart
    • 3 novembro 2022 editado

# 205

Colocado por: Quilleute

4K mensais é classe média alta

Hum
    Eu acho interessante, as estatísticas abordarem sempre ordenados brutos, originando conclusões desviantes..
    Quem ganha 4 mil, leva para casa pouco mais de 2200 euros...
    Quem ganha 2000 leva pouco mais de 1250 euros...
    A projeção da qualidade de vida, muda logo...
  4.  # 206

Colocado por: smart
    Hum
    Eu acho interessante, as estatísticas abordarem sempre ordenados brutos, originando conclusões desviantes..
    Quem ganha 4 mil, leva para casa pouco mais de 2200 euros...
    Quem ganha 2000 leva pouco mais de 1250 euros...
    A projeção da qualidade de vida, muda logo...

4k líquidos.
  5.  # 207

Colocado por: AMVPQuanto é que ganham em subsídios

que subsídios?

Colocado por: AMVPqual é o desenvolvimento da carreira

desde que passaram a CIT praticamente nenhum a não ser que tiram a especialidade

Colocado por: AMVPQuantas horas trabalhava em 2015 e quantas trabalha em 2022

passaram a 35h como a generalidade dos trabalhadores do estado

Colocado por: AMVPuantos enfermeiros trabalhavam no hospital, por exemplo, em 2015 e quantos trabalham agora, para a mesma população da área de influência?

32k vs 40k +-
  6.  # 208

e já agora, há a figura do técnico superior de saúde que ganham 1623€/mes
    -psicologo
    -farmaceutico
    -nutrucionista
    etc

porque razão os enfermeiros não estão nesta carreira é que é estranho
  7.  # 209

Colocado por: manelvcporque razão os enfermeiros não estão nesta carreira
    compare os números de profissionais numa e em outra categoria e percebe o motivo.

Além do mais a formação não é bem a mesma, mas a razão não é essa. Tem mesmo a ver com números.

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica por exemplo teem salário semelhante aos enfermeiros.

Porque que os técnicos superiores só estado também não podem ter carreira semelhante tb? Afinal são todos técnicos superiores.
  8.  # 210

Colocado por: HAL_9000
    1. Porque que os técnicos superiores só estado também não podem ter carreira semelhante tb? Afinal são todos técnicos superiores.

mas não são da area da saude. não têm literalmente vidas nas mãos...
  9.  # 211

Colocado por: manelvcmas não são da area da saude. não têm literalmente vidas nas mãos...
    Os médicos diriam que eles é que têm a vida nas mãos e não os farmacêuticos ou os enfermeiros, se for por esse ponto de vista.

Um condutor dos transportes públicos tem vidas nas mãos? Só para perceber a sua perspectiva?
    Tem uma tabela em que relacione quem tem ou não tem vidas nas mãos, com o valor de salário justo?

Veja lá o salário da carreira (acho que especial) de técnico de informática, e depois diga-me porquê que ganham mais 1000 euros que os enfermeiros se "não têm literalmente vidas nas mãos".
  10.  # 212

Colocado por: manelvcmas não são da area da saude. não têm literalmente vidas nas mãos...

Como os motoristas da Carris...
  11.  # 213

já por isso os médicos ganham mais...

então pela sua logica, o trabalhador que está sentado na secretária de uma Camara municipal ou nos registos a fazer papel administrativo, e que é tecnico superior, tem a mesma responsabilidade de um enfermeiro?
  12.  # 214

Colocado por: manelvc, e que é tecnico superior, tem a mesma responsabilidade de um enfermeiro?
    Pode ter mais, ou pode ter menos, depende das funções dele.

Nunca me viu aqui neste fórum a defender os FP, mas já agora, um técnico superior não são só os que estão na CM e vão tomar o café em horário de trabalho. O TS faz todo o tipo de funções, e alguns efetivamente trabalham. Já fui a organismos públicos em que desesperei com a incompetência e já fui a outros em que fiquei surpreendido com eficiência. Tambelhei já com FP em que a função deles era ver vídeos no youtube, há de tudo.

O problema da FP é não conseguir distinguir efetivamente quem trabalha e quem se encosta.

Em termos de responsabilidade TS/enfermeiro, não lhe sei dizer quem tem mais responsabilidade, depende das funções.

Por exemplo um professor auxiliar tem mais responsabilidade que um enfermeiro? Um ganham 3300 em inicio de carreira, e outro 1215. Avalie e responda-me o manelvc porque eu não consigo discernir apenas com base nisso.
    Concordam com este comentário: manelvc
  13.  # 215

Colocado por: manelvce já agora, há a figura do técnico superior de saúde que ganham 1623€/mes
    -psicologo
    -farmaceutico
    -nutrucionista
    etc

porque razão os enfermeiros não estão nesta carreira é que é estranho

Olhe que está equivocado positivamente com esses vencimentos.

No local onde trabalho, ainda esta semana estávamos à conversa sobre os salários, e a Psicóloga referiu que leva para casa LÍQUIDOS pouco mais de 700€
  14.  # 216

Isto é a tabela de pessoal a trabalhar no sns como FP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoCruz
  15.  # 217

Colocado por: manelvcporque razão os enfermeiros não estão nesta carreira é que é estranho

basicamente tem motivos históricos e financeiros.

à muitos, mas mesmo muitos anos, não sei precisar, não era preciso um curso superior para ser enfermeiro, bastava uma formação profissional. devido a isso os vencimentos nunca estiveram alinhados com os vencimentos de quem possuía um curso superior.

depois vieram os bacharelatos, as licenciaturas, mas o número de enfermeiros a trabalhar na função publica era tão grande que o custo de subir os ordenados era um valor considerável e sempre foi protelado por sucessivos governos.
  16.  # 218

Colocado por: HAL_9000Um ganham 3300 em inicio de carreira, e outro 1215.

assim de repente essa comparação está viciada. Um enfermeiro acaba a licenciatura e começa a trabalhar com vinte e pouco anos a receber 1215.

um professor associado, tem que fazer a licenciatura, depois o mestrado, depois o doutoramento e com sorte chega a essa posição com 30 e tal anos ou 40.

a comparar teria que ser com o nivel 100 da carreira de docente, o de assistente estágiário que ganh 1600€, mesmo assim mais do que um enfermeiro.
  17.  # 219

Colocado por: pauloagsantosassim de repente essa comparação está viciada.
    eu sei, era apenas para rebater a questão do " não tem literalmente vidas nas mãos"

E eu falei em professor auxiliar, que além de tudo o que o Pauloagsantos disse, em muitos casos ainda precisa de um padrinho para entrar na carreira, tal é o nível de endogamia das nossas faculdades.

Mas também diga-se de passagem que os anos que estudou interessam pouco para o que lhe pagam nos dias de hoje, veja o caso de alguns investigadores e as condições em que trabalham, de posição precária em posição precária, muitas vezes autofinanciada.
  18.  # 220

Só para apontar a diferença epistemológica entre ter "a vida nas mãos" por parte de um médico e por um condutor da carris.

Enquanto o primeiro tem que activamente tomar decisões para "salvar a vida" e se nada fizer perdê-la-á, o último nada precisa fazer.
    Um toma acção para salvar, o outro pode é tomar acção para matar.

Não se esqueçam que o salário não tem necessariamente a ver com os estudos/tempo, mas sim pela procura no mercado.
    O facto de serem necessários mais anos de estudo apenas poderá aumentar o nível de dificuldade, reduzindo assim a quantidade de profissionais, que levará a uma menor oferta. Ainda assim, se houver pouca procura, o salário/valor não subirá, independentemente dos anos de estudo.

Discutir salários com qualquer outra métrica é um exercício utópico.
    Concordam com este comentário: HAL_9000

0.0468 seg. NEW