Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: andrepinto89Pode explicar então como fazer? Abanar a arvore e esperar que caia notas antes de folhas, é isso?
    EU sou o primeiro a dizer que a vida está difícil para os jovens e que estes têm poucas oportunidades. Mas façamos um exercício, se o andrepinho89 ganha 1500 eur mês isso dará um rendimento a rondar os 16000 euros líquidos por ano. Se vive em casa dos pais, a não ser que lhes pague uma renda, não consegue poupar 50% do seu ordenado, anual? Assim conseguia os 20% para a casa de 120k em 3-4 anos.

    Agora aceito que fora a renda possa ter outras despesas que o impeçam de viver com 670 euros mês, poupando o resto.

    Mas era um exercício interessante fazer essa desmultiplicação. Se eu tirar os custos da casa (prestações) e após descontar a poupança, eu e a esposa vivemos com menos de 700 euros mês mantendo alguma disciplina de gastos, e ainda sobra para compras por impulso (quer dizer agora com as subidas euribor, já não deve sobrar grande coisa :))
  2.  # 2

    Colocado por: xiripitiDevia ser extremamente proibido emprestar a quem fizesse o CP para pagar entrada, ainda para mais quando andam aqui a falar em valores de 210k, anda tudo louco


    no fundo estamos a falar aqui de comprar casas acima das posses, mas como o pessoal não quer viver debaixo da ponte é preciso fazer uma divisão. usado o seu exemplo, quem compra uma casa de 210k e depois vai fazer um crédito pessoal em cima disso para pagar os 10% ou os 20% que o banco não financia, isso na minha opinião é burrice, porque poderia comprar uma casa mais barata.

    mas e quem já compra casas baratas? que solução tem? pagar ainda mais num arrendamento? é que quem compra casas baratas, compra-as porque os rendimentos são baixos, se os rendimentos são baixos como faz poupanças, ou como vai fazer poupanças suportando um encargo ainda maior com um arrendamento, ainda superior ao valor de um crédito
    Concordam com este comentário: andrepinto89, HAL_9000, diouf_matos
  3.  # 3

    Colocado por: Bragas V

    Poupar ou viver de acordo com as nossas possibilidades.. usar telemóveis de 200€, carros usados, etc..


    Também tem ideia que a crise 2008 foi criada pelo Zé Tonão, ou Zé Povinho? A não ser que o ze povinho se chame Socrates, Salgados, Centeno, Costa e afins.

    Explique lá. Vejo agora uma casa, e quero comprar, não tenho poupanças porque não estava nos meu planos, mas achei interessante aquela casa e quero comprar, até ganho dois ou tres SMN mensais, e tenho uma vida desafogada, a prestação até me interessa, está dentro dos meus valores. Explique lá onde é que quer(em) chegar.

    Não estamos a falar de uma quinta de fruto, com um X numero de assoalhadas, estamos a falar de um apartamento modesto na volta dos 120k €.

    Explique lá. Faça um desenho
  4.  # 4

    Colocado por: andrepinto89Vejo agora uma casa, e quero comprar, não tenho poupanças porque não estava nos meu planos


    desculpe lá andre, mas agora saiu-se mal. as poupanças devem estar sempre nos planos, nem que seja poupar o subsidio de férias e de natal, quando não se consegue poupar nos restantes meses. existem despesas fixas, e existem outras despesas, para as quais temos que ter algum dinheiro de lado.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000EU sou o primeiro a dizer que a vida está difícil para os jovens e que estes têm poucas oportunidades. Mas façamos um exercício, se o andrepinho89 ganha 1500 eur mês isso dará um rendimento a rondar os 16000 euros líquidos por ano. Se vive em casa dos pais, a não ser que lhes pague uma renda, não consegue poupar 50% do seu ordenado, anual? Assim conseguia os 20% para a casa de 120k em 3-4 anos.



    Mas eu posso acordar hoje bater com a cabeça na parede "dar na telha" em comprar uma casa. Como fiz ano passado com o carro, tinha X 10k, bati com a cabeça, hoje, fui a stands e comprei e vim embora.
    • AMVP
    • 2 novembro 2022

     # 6

    Colocado por: andrepinto89

    Também tem ideia que a crise 2008 foi criada pelo Zé Tonão, ou Zé Povinho? A não ser que o ze povinho se chame Socrates, Salgados, Centeno, Costa e afins.

    Explique lá. Vejo agora uma casa, e quero comprar, não tenho poupanças porque não estava nos meu planos, mas achei interessante aquela casa e quero comprar, até ganho dois ou tres SMN mensais, e tenho uma vida desafogada, a prestação até me interessa, está dentro dos meus valores. Explique lá onde é que quer(em) chegar.

    Não estamos a falar de uma quinta de fruto, com um X numero de assoalhadas, estamos a falar de um apartamento modesto na volta dos 120k €.

    Explique lá. Faça um desenho

    Sabe, terá que resolver esse problema com uma instituição de crédito, não num fórum.
    E se quer que lhe diga, acho estranho dizerem-lhe que não lhe emprestam o dinheiro.
    Pelo que percebi, os seus 1.400 /mês, não são líquidos mas sim brutos, é isto? Recebe 12 ou 14 meses? Refere que recebe ajudas de custo, repare isso para o banco são variáveis, não é ordenado base. Tem contrato de trabalho estável?
  6.  # 7

    Colocado por: pauloagsantos

    desculpe lá andre, mas agora saiu-se mal. as poupanças devem estar sempre nos planos, nem que seja poupar o subsidio de férias e de natal, quando não se consegue poupar nos restantes meses. existem despesas fixas, e existem outras despesas, para as quais temos que ter algum dinheiro de lado.
    Concordam com este comentário:HAL_9000


    fiz entender mal, eu posso ter (que tenho) uma valor residual de lado para alguma coisa que apareça, mas não tenho 10k ou 20k para uma casa.
  7.  # 8

    Colocado por: AMVP
    Sabe, terá que resolver esse problema com uma instituição de crédito, não num fórum.
    E se quer que lhe diga, acho estranho dizerem-lhe que não lhe emprestam o dinheiro.
    Pelo que percebi, os seus 1.400 /mês, não são líquidos mas sim brutos, é isto? Recebe 12 ou 14 meses? Refere que recebe ajudas de custo, repare isso para o banco são variáveis, não é ordenado base. Tem contrato de trabalho estável?


    Contrato efectivo. Ordenado tributado são 1400€, mais as ajudas de custo.
  8.  # 9

    Colocado por: andrepinto89

    Também tem ideia que a crise 2008 foi criada pelo Zé Tonão, ou Zé Povinho? A não ser que o ze povinho se chame Socrates, Salgados, Centeno, Costa e afins.

    Explique lá. Vejo agora uma casa, e quero comprar, não tenho poupanças porque não estava nos meu planos, mas achei interessante aquela casa e quero comprar, até ganho dois ou tres SMN mensais, e tenho uma vida desafogada, a prestação até me interessa, está dentro dos meus valores. Explique lá onde é que quer(em) chegar.

    Não estamos a falar de uma quinta de fruto, com um X numero de assoalhadas, estamos a falar de um apartamento modesto na volta dos 120k €.

    Explique lá. Faça um desenho


    Deve sempre poupar, mesmo não tendo planos de investir.. ainda mais tendo uma vida desafogada..

    Acha mesmo que alguém quer saber se você quer comprar a casa dos seus sonhos, mas estourou cada cêntimo que ganhou numa fase da vida em que até ganha acima da média e não tem responsabilidades?

    Nesse caso, vai perder o negócio para alguém que se lembrou de poupar..
    Concordam com este comentário: andrepinto89, pguilherme, simaoguim
    • RCF
    • 2 novembro 2022

     # 10

    Colocado por: andrepinto89Mas eu posso acordar hoje bater com a cabeça na parede "dar na telha"

    É precisamente por causa disso que o Banco não empresta mais do que 80%... é que há o risco de, um dia, o devedor acordar e bater com a cabeça e depois fica o Banco a "arder" com o dinheiro que emprestou. Assim, emprestando apenas 80%, será menor o risco de o devedor bater com a cabeça, pois sabe que, caso bata, o seu prejuízo é maior, já que entregará ao Banco mais do que o Banco lhe emprestou. E caso, ainda assim, bata com a cabeça, o Banco não perde
    Concordam com este comentário: pguilherme, Samuscas, ahsgois
    • AMVP
    • 2 novembro 2022

     # 11

    Colocado por: andrepinto89

    Contrato efectivo. Ordenado tributado são 1400€, mais as ajudas de custo.

    Eu entendo "ordenado tributado" como ordenado bruto, há users a entender que é líquido, há quem já lhe tenha perguntado diretamente.
    Quanto às ajudas de custo, tal como lhe referi é um rendimento variável e mais difícil de aceitar por parte de uma IC, ainda para mais numa altura destas.
  9.  # 12

    estamos claramente a mudar de paradigma.

    á uns anos dizia-se quem quer casar tem de ter casa.

    depois veio a fase de quem quer casa tem de casar

    agora nem casar nem casa, nicles
    Concordam com este comentário: andrepinto89, desofiapedro
  10.  # 13

    Colocado por: andrepinto89Mas eu posso acordar hoje bater com a cabeça na parede "dar na telha" em comprar uma casa. Como fiz ano passado com o carro, tinha X 10k, bati com a cabeça, hoje, fui a stands e comprei e vim embora.
    OK, você representa o estereótipo que por aqui retratam de alguns jovens. Se 89 é o seu ano de nascimento, com 33 anos já deveria saber que não, não lhe pode "dar na telha" e comprar uma casa. As coisas não funcionam assim. Se você não tem a disciplina para poupar 600 euros mês, não pode estar à espera que o banco lhe empreste dinheiro sendo que você tem de pagar esse valor de prestação.

    Neste caso é simples. Você tem um ordenado na média nacional, e os seu rendimento não está a ser consumido por uma renda, por isso a num período de 5 anos tem as condições para reunir os 20% para uma casa de 120k. Isso é que indica ao banco, que o andré é um cliente cumpridor e o risco para o banco é reduzido.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, andrepinto89, Lissa, pguilherme, desofiapedro, simaoguim
  11.  # 14

    Colocado por: AMVPEu entendo "ordenado tributado" como ordenado bruto, há users a entender que é líquido,
    Até me dei ao trabalho de fazer os cálculos a 1125 liquidos por mês, e há margem de poupança para uma pessoa solteira a viver em casa dos pais, salvo condições excecionais.
    Concordam com este comentário: Lissa
  12.  # 15

    A vida está mesmo difícil...os meus pais tiveram umas 5 casas próprias diferentes sem nunca terem juntado dinheiro para uma entrada... Lembro-me de o meu pai me contar que quando mudava de casa o banco ainda lhe emprestava mais dinheiro para cobrir as despesas dos impostos, escritura, mobília, etc. E de haver histórias de gente que o empréstimo para a casa ainda sobrava para comprar um carro... Felizmente os meus pais têm sempre conseguido pagar a casa e vendê-las com lucro se bem que se tentassem mudar de casa hoje, vendiam com bom lucro mas dificilmente encontravam outra casa igual pelo mesmo valor.

    Comigo foram precisos 10 anos para juntar dinheiro para a entrada...e eu saí de casa aos 20 anos e sempre tive de me sustentar sozinha. Nunca me passou pela cabeça fazer um crédito pessoal para pagar a entrada da casa porque odeio a ideia de endividar-me. Só pela casa e foi porque seria impossível eu em tempo de vida útil ter dinheiro para comprar casa a pronto...

    Para quem trabalha mas ainda vive com os pais e não paga renda e tem objectivo de comprar casa, o meu conselho é poupem o mais possível, quanto menos dinheiro deverem com mais segurança vivem e menos à mercê das "vontades" dos bancos. Um jovem que more com os pais e não tenha de os ajudar financeiramente consegue poupar o salário quase todo. E se o salário é baixo muda-se de emprego...quando se vive com os pais é a melhor altura para mudar de carreira porque o risco é baixo, mesmo que corra mal nunca se acaba a passar fome ou sem um tecto.


    A não ser que se tenha dinheiro para esbanjar, comprar casa é uma decisão pesada, para muita gente é a maior decisão financeira da vida. É uma dívida a 30/40 anos e também é o tecto que temos em cima da nossa cabeça. Não é uma decisão para tomar de ânimo leve nem por impulso, até porque corre-se o risco de acabar a morar num sítio que afinal detesta ou numa casa que tem problemas que não conseguiu prever...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
    • AMVP
    • 2 novembro 2022

     # 16

    Sim, pode acordar um dia e decidir que vai comprar uma casa, tem todo o direito a isso. Só há duas condições para tal: 1) haver alguma casa para comprar e 2) ter dinheiro para a comprar, é apenas isto.
  13.  # 17

    Colocado por: andrepinto89

    Pode explicar então como fazer? Abanar a arvore e esperar que caia notas antes de folhas, é isso?


    Explicar como fazeR? Não viver acima das suas possibilidades simples
  14.  # 18

    Colocado por: pauloagsantos

    no fundo estamos a falar aqui de comprar casas acima das posses, mas como o pessoal não quer viver debaixo da ponte é preciso fazer uma divisão. usado o seu exemplo, quem compra uma casa de 210k e depois vai fazer um crédito pessoal em cima disso para pagar os 10% ou os 20% que o banco não financia, isso na minha opinião é burrice, porque poderia comprar uma casa mais barata.

    mas e quem já compra casas baratas? que solução tem? pagar ainda mais num arrendamento? é que quem compra casas baratas, compra-as porque os rendimentos são baixos, se os rendimentos são baixos como faz poupanças, ou como vai fazer poupanças suportando um encargo ainda maior com um arrendamento, ainda superior ao valor de um crédito
    Concordam com este comentário:andrepinto89,HAL_9000


    Essa função social é do estado, o estado chupa o povo em impostos não é só para pagar aos amigos, quem precisa de ajuda é o estado que é responsável, responsável em ajudar não em fazer como está a fazer agora em que quer meter os senhorios e os bancos a fazer de santa casa da misericórdia e primeiro disso tudo, a culpa no final de contas é do estado, se deixasse de se meter onde não é chamado não havia tempos de espera de 2 anos para sequer ter o aval da câmara para construir.. sem oferta não há milagres
  15.  # 19

    Colocado por: LissaA vida está mesmo difícil...os meus pais tiveram umas 5 casas próprias diferentes sem nunca terem juntado dinheiro para uma entrada... Lembro-me de o meu pai me contar que quando mudava de casa o banco ainda lhe emprestava mais dinheiro para cobrir as despesas dos impostos, escritura, mobília, etc. E de haver histórias de gente que o empréstimo para a casa ainda sobrava para comprar um carro... Felizmente os meus pais têm sempre conseguido pagar a casa e vendê-las com lucro se bem que se tentassem mudar de casa hoje, vendiam com bom lucro mas dificilmente encontravam outra casa igual pelo mesmo valor.

    Comigo foram precisos 10 anos para juntar dinheiro para a entrada...e eu saí de casa aos 20 anos e sempre tive de me sustentar sozinha. Nunca me passou pela cabeça fazer um crédito pessoal para pagar a entrada da casa porque odeio a ideia de endividar-me. Só pela casa e foi porque seria impossível eu em tempo de vida útil ter dinheiro para comprar casa a pronto...

    Para quem trabalha mas ainda vive com os pais e não paga renda e tem objectivo de comprar casa, o meu conselho é poupem o mais possível, quanto menos dinheiro deverem com mais segurança vivem e menos à mercê das "vontades" dos bancos. Um jovem que more com os pais e não tenha de os ajudar financeiramente consegue poupar o salário quase todo. E se o salário é baixo muda-se de emprego...quando se vive com os pais é a melhor altura para mudar de carreira porque o risco é baixo, mesmo que corra mal nunca se acaba a passar fome ou sem um tecto.


    A não ser que se tenha dinheiro para esbanjar, comprar casa é uma decisão pesada, para muita gente é a maior decisão financeira da vida. É uma dívida a 30/40 anos e também é o tecto que temos em cima da nossa cabeça. Não é uma decisão para tomar de ânimo leve nem por impulso, até porque corre-se o risco de acabar a morar num sítio que afinal detesta ou numa casa que tem problemas que não conseguiu prever...


    Pois, foi exatamente essa primeira parte que descreveu que agora é tão difícil os bancos emprestarem, porque antes era um tal a grande e a francesa, não havia mais valias como obrigação, agora que o banco europeu viu que nós portugueses não sabemos controlar o que gastamos meteu limites que já deviam ter sido impostos e quem vai pagar são os jovens de hoje
  16.  # 20

    Colocado por: HAL_9000EU sou o primeiro a dizer que a vida está difícil para os jovens e que estes têm poucas oportunidades. Mas façamos um exercício, se o andrepinho89 ganha 1500 eur mês isso dará um rendimento a rondar os 16000 euros líquidos por ano. Se vive em casa dos pais, a não ser que lhes pague uma renda, não consegue poupar 50% do seu ordenado, anual? Assim conseguia os 20% para a casa de 120k em 3-4 anos.

    Agora aceito que fora a renda possa ter outras despesas que o impeçam de viver com 670 euros mês, poupando o resto.

    Mas era um exercício interessante fazer essa desmultiplicação. Se eu tirar os custos da casa (prestações) e após descontar a poupança, eu e a esposa vivemos com menos de 700 euros mês mantendo alguma disciplina de gastos, e ainda sobra para compras por impulso (quer dizer agora com as subidas euribor, já não deve sobrar grande coisa :))


    Por aqui, também conseguíamos perfeitamente com 700€/mês (fora a prestação da casa) se fosse só eu e a minha mulher... Mesmo com estes preços inflacionados.

    O que me deixa lix(f***do mesmo)ado são os preços das creches (pago duas mensalidades, ainda por cima em sítios diferentes).
    Concordam com este comentário: HAL_9000
 
0.0408 seg. NEW