Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Colocado por: J Duma empresa que compra um tesla mas nao tem lucro tributavel no final do exercicio, nao pode receber apoios, ponto.

E se em vez de um Tesla comprar um Zoe, já teria direito a incentivo?
    Não percebi se o facto de ser um Tesla tem alguma influência no seu argumento.

Colocado por: J DDe as piruetas que quiser, nao ha justificacao para isso.

Este ponto de vista absolutista demonstra inexperiência e é, naturalmente, falso.
    Releia os pontos acima para compreender porquê.

Percebo que é da opinião que os incentivos não deveriam ser concedidos a empresas com prejuízo fiscal.
    Até estou inclinado a concordar com o conceito embora, como escrevi anteriormente, de uma forma menos ingénua e a tentar abordar a verdadeira essência da questão (a forma de apropriação dos inventivos e não se o automóvel é para uso pessoal).

Colocado por: J D
    Ps : tenho uma empresa propria faz 10 anos e prefiro pagar dividendos do que andar a brincar ao "quantas mais depesas consigo gerar para nao pagar irc, lulz sou mega esperto". A pala de artista desses e que pagamos 21% de irc mais as derramas.

Como deve saber, as despesas estão sujeitas a TA. Ponto 1.
    E se apresentar prejuízo, estas acrescem 10%. Ponto 2. Possivelmente outras taxa/impostos também variam para pior nestas condições.

Posto isto, JD fará a gestão da sua empresa da melhor forma que entender e apresenta as despesas que quiser.
    • J D
    • 12 outubro 2020

# 302

Colocado por: pguilhermeComo deve saber, as despesas estão sujeitas a TA. Ponto 1

Isto sim demonstra um nivel de ingenuidade supremo. Isso ou a falta de um "bom" TOC.

Quanto ao resto dos factos, "strawman" , a razao do Tesla é simples , valor / segmento , a larga maioria que se mete nestes esquemas nao compram Zoes.
  2.  # 303

Colocado por: J DQuanto ao resto dos factos, "strawman" , a razao do Tesla é simples , valor / segmento , a larga maioria que se mete nestes esquemas nao compram Zoes.

Não estava a refutar o seu argumento. Apenas a tentar perceber o porquê de ter mencionado a Tesla.
    Continuo sem saber se o valor do veículo seria um factor, por exemplo, que até acho que faria muito sentido.
    Como sabe, mesmo para os eléctricos existe um tecto de 62.500 € para os benefícios fiscais.

Colocado por: J DIsto sim demonstra um nivel de ingenuidade supremo. Isso ou a falta de um "bom" TOC.

Que formas tem de apresentar despesas isentas de TA e, naturalmente, isentas de outros impostos/taxas?
  3.  # 304

PS: a ironia de "nivel de ingenuidade supremo" seguida de "strawman" foi gira. I see what you you did there :)
    • LVM
    • 14 outubro 2020

# 305

Bom dia

Pedi orçamento para uma tomada de 16A para carregamento de VE e pediram-me mais de 140€.
    Quando perguntei qual a diferença entre essa tomada e uma tomada vulgar de 16A de 4 ou 5€ responderam-me assim:

"A diferença é que a tomada simples não disponibiliza os tais 16A indicados, em norma somente disponibiliza 10A permanentes .
    Enquanto a que propomos disponibiliza 16A permanentes devido ao materiais construtivos da mesma ( ligações internas em prata, encravamento mecânico de ligar e desligar devido aos arcos electricos no ligar e desligar a ficha, isolamento entre ligações de fase+neutro+terra)

Isto faz algum sentido?
    • hangas
    • 14 outubro 2020 editado

# 306

Colocado por: LVMIsto faz algum sentido?

Sim, por tomada vulgar de 16A entendo tomada shucko. Apesar de essas tomadas terem um rating de 16A, nao estao feitas para aguentarem os 16A durante varias horas.

Uma tomada de 16A industrial (mennekes) esta desenhada para aguentar essa corrente em permanencia, como lhe indicaram.

O valor pedido nao sera so para a tomada, mas possivelmente tambem para passagem dos cabos adequados a mesma, e possivelmente um disjuntor dedicado.
  4.  # 307

Cá para mim, era um tomada GreenUp que custa um balúrdio, mas que a do post inicial faz o mesmo por muito menos.
    Concordam com este comentário: hangas
  5.  # 308

Colocado por: mafgodCá para mim, era um tomadaGreenUpque custa um balúrdio, mas que a do post inicial faz o mesmo por muito menos.

Provavelmente foi isso. Gostam muito de vender essa tomada.
    Mas atenção que por questões de segurança convém ter uma proteção térmica associada à tomada de carregamento, bem como cabos apropriados. Isto aplica-se quer haja uma tomada Greenup quer uma CEE 16A.
    • LVM
    • 14 outubro 2020

# 309

Colocado por: hangasO valor pedido nao sera so para a tomada, mas possivelmente tambem para passagem dos cabos adequados a mesma, e possivelmente um disjuntor dedicado.

Se fosse para isso tudo, adjudicava já.
    infelizmente, os mais de 140€ são apenas para a tomada...
  6.  # 310

Caríssimo.
    Ele que diga qual é a tomada XPTO...
  7.  # 311

Colocado por: LVMSe fosse para isso tudo, adjudicava já.
    infelizmente, os mais de 140€ são apenas para a tomada...

Para mim 150€ custou a tomada CEE32A, as proteções e o todo o trabalho do eletricista (furar parede e ligar os cabos ao quadro, montar tomada)
  8.  # 312

Os mais iluminados que me esclareçam, mas de que serve uma tomada XPTO quando o carregador doméstico que vem com os veículos e que tem ficha schuko limita a corrente de carga ao que é aceitável para essas tomadas? Mais de 100€ por uma tomada??? Sempre gostava de abrir uma e ver o que lá está dentro 😒

Na minha garagem tenho um quadro secundário que recebe ligação de 20A do quadro principal e tem uma tomada schuko de superfície a uns 40 cm do quadro. Quando carrego o Leaf não noto nada sequer morno naquelas bandas...

E por falar em morno, continuo sem o Leaf por causa do aquecimento do habitáculo. Hoje já descobriram que não tem bomba de calor, mas não sabem qual é o problema e continuam a falar na possibilidade de desmontar o tablier todo. Não sei se os deixe mexer, se o leve a outro representante da marca para uma segunda opinião. Nem me dão estimativa do tempo de reparação nem ofereceram veículo de substituição, que eu hoje pedi face às respostas vagas, mas só na próxima semana é que têm... Mau serviço da Nissan. Ao telefone fico sempre com a sensação de que não sabem o que andam a fazer, e isso está a strssar-me. Com certeza que há procedimentos de diagnóstico pré definidos para estas avarias e não devia demorar 5 dias úteis para apenas descobrirem que o carro não tem bomba de calor!!!

O que acham disto tudo?
  9.  # 313

Para carregar a 10A qualquer vulgar tomada de casa o permite (estou a admitir que a instalação em casa está correta).
    Os carregadores oficiais normalmente permitem apenas a 10A, se bem que há uns que permitem 12A ou até 13A em condições especiais, ou seja, em tomadas "especiais" que tem um íman para indicar que são tomadas mais resistentes. Daí, que há pessoal que para enganar o carregador (nem todos os carregadores estão preparados para isso) coloque um íman na tomada para que o carregador carregue um pouco mais :-)
    A tal tomada GrenUp, para além de aguentar 16A por longas horas, tem o tal íman :-)

Colocado por: pcspinheiroNa minha garagem tenho um quadro secundário que recebe ligação de 20A do quadro principal e tem uma tomada schuko de superfície a uns 40 cm do quadro. Quando carrego o Leaf não noto nada sequer morno naquelas bandas...
    Sim, a 10A é tranquilo. Mas se carregasse a 16A iria ver que ia aquecer bem e ficar um pouco derretida no borno da fase após várias horas/dias de uso.

Colocado por: pcspinheiroO que acham disto tudo?
    Infelizmente, não é caso único. Nem só com os VEs nem só com a Nissan. Na volta se tivesse ido a uma casa especializada de ar condicionado automóvel já teria o diagnóstico feito e quiça já resolvido o problema.
    Como disse algures aqui nesta discussão, o Leaf40 segundo o site oficial da Nissan, actualmente vem com bomba de calor. Pelos menos os novos com o "restyle" do Leaf60.
    Os primeiros Leaf40, 2.zero por exemplo, vem com bomba de calor e penso que as outras versões também (aqui não tenho certeza), exceptuando a versão Visia talvez.
  10.  # 314

Carregamentos Supercharger da Tesla a pagar a partir de hoje (14 outubro 2020)

Antes de mais importa referir que estes valores se aplicam aos Tesla que não têm carregamentos gratuitos, sendo que esses continuam a usufruir da energia gratuita - mas ficando igualmente sujeitos ao pagamento das taxas de inactividade para desincentivar os abusos.

Os preços, que entram em vigor a partir de hoje (14 de Outubro) nos postos Supercharger em Portugal, são:
    Preço da energia
    0,30€/kWh
    0,29€/kWh - Fatima - €0,29
    0,31€/kWh - Guarda, Alcácer
    0,32€/kWh - IKEA Faro

Taxas de inactividade
    Aplicadas a quem deixar o carro no posto de carregamento mais de 5 minutos após ter terminado o processo de carga, no caso posto estar com mais de 50% de ocupação:
    0,40€/min com o posto acima de 50% de ocupação
    0,80€/min com o posto a 100% de ocupação

Uma boa forma de desincentivar aqueles que se esquecem que um lugar de carregamento não é um local de estacionamento, da forma que melhor costuma funcionar para os portugueses: indo-lhes à carteira.
  11.  # 315

Colocado por: Anonimo12122020Na Tesla da cerca de 6 euros 100 km certo?
    Depende da média do carro (pé do condutor) :-)
    6€ = 20kWh, num TM3, tanto pode ser uns 150km ou mais como menos de 100km.
  12.  # 316

Colocado por: mafgodNa volta se tivesse ido a uma casa especializada de ar condicionado automóvel já teria o diagnóstico feito e quiça já resolvido o problema.
    Como disse algures aqui nesta discussão, o Leaf40 segundo o site oficial da Nissan, actualmente vem com bomba de calor. Pelos menos os novos com o "restyle" do Leaf60.

Pois, é verdade, mas o carro está na garantia, por isso não ia pagar pelo que a marca tem obrigação de resolver.

Quanto á presença do de bomba de calor, parece que não é universal e depende do país, mas não temos o carro há tempo suficiente para o conhecer bem. Nem eles na Nissan parecem estar certos! Só passado quase uma semana me disseram que não tem bomba de calor, se é verdade ou não, não sei. O que sei é que não parecem saber o que fazem. Não pode ser assim tão difícil diagnosticar este problema 😒😒. O próprio carro deve ter códigos de erro de sensores, actuadores, falha da resistência... E não estou nada contente com o prospecto de desmontarem o interior do carro quase todo 👿👿👿!
  13.  # 317

Colocado por: pcspinheiroPois, é verdade, mas o carro está na garantia, por isso não ia pagar pelo que a marca tem obrigação de resolver.
    Certíssimo... o meu reparo era que, numa oficina especializada em AC poderia ser bem mais fácil o diagnóstico e reparação.

Colocado por: pcspinheiroQuanto á presença do de bomba de calor, parece que não é universal e depende do país,
    O seu é nacional ou importado?

Colocado por: pcspinheiroSó passado quase uma semana me disseram que não tem bomba de calor, se é verdade ou não, não sei
    Quando o voltar a ter a funcionar, vemos isso :-)
    Há um menu que dá a potência gasta no aquecimento e noutros componentes, e facilmente se verá se está a gastar muito (sem bomba de calor) ou pouco (bomba de calor).
  14.  # 318

Colocado por: Anonimo12122020Na Tesla da cerca de 6 euros 100 km certo?

Parece caro. A minha carrinha Skoda superb a gasóleo faz menos que isso...
  15.  # 319

Colocado por: mafgodCertíssimo... o meu reparo era que, numa oficina especializada em AC poderia ser bem mais fácil o diagnóstico e reparação.

Sim, eu percebi 😉. Se não estivesse na garantia era o que tinha feito.

Colocado por: mafgodO seu é nacional ou importado?

Tanto quanto sei é nacional

Colocado por: mafgodQuando o voltar a ter a funcionar, vemos isso :-)

Estou é para ver quando é isso... Não me dão sequer previsão de acabar o trabalho pois acho que não sabem ainda o que é, o que é francamente estúpido tratando-se da oficina da marca. Se eles não sabem quem vai saber???
  16.  # 320

Colocado por: pcspinheiro

Parece caro. A minha carrinha Skoda superb a gasóleo faz menos que isso...
    Pois, se carregar no SuC custará o mesmo que um ICE poupadito (4€/100km, uns 3,5L/100km não deve de haver muitos carros a diesel com mais de 300CV a gastar isso).

Contudo, tendo um Tesla ou qualquer VE, poderá carregar comodamente em casa por um valor 3 vezes mais baixo (~1L/100km) ou até a custo zero :-) (se tiver painéis fotovoltaico por exemplo que produzam em excesso, ou ir a uns continentes e carregar à borla em certas condições)

0.1022 seg. NEW