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  1.  # 261

    Colocado por: pcspinheiro

    Bem, lá deixei o carro na Nissan, já ontem de manhã. Dizem que ainda estão de volta dele a tentar diagnosticar, por isso ou não sabem bem do que andam à procura ou o caso é mais complicado do que parece... Em conversa ao telefone com o tipo que estava de volta dele ainda sugeri verem se tinha gás refrigerante, pois se tem bomba de calor precisa também para aquecer. Ele disse que aquilo tem umas resistências e tal e quando falei em bomba de calor fiquei com a impressão que estava a dar alguma novidade... mas já que não aquece de uma maneira nem de outra, será simplesmente algum fecho de conduta de ar, tipo flap, que não está a funcionar? O tipo diz que aquece um bocadinho, mas muito pouco e eu suponho que a probabilidade de falhar a bomba de calor e as tais resistências ao mesmo tempo num carro novo será baixa. E ainda por cima disse que estava a tentar evitar desmontar o tablier todo! Era o que mais me faltava, se o desmontam o mais certo é ficar todo solto para o resto da sua existência (cara triste aqui). Ai ai ai...


    Boas a todos
    Do que sei ( sem acesso a manuais de serviço ) e por comentários em outros foruns os 2 sistemas existem: A bomba de calor funciona até um determinado nivel de "frio" exterior e quando a temperatura é inferior entram as resistências para ajudar a aquecer. Adicionalmente funcionam também em conjunto quando é para desembaciar o parabrisas.

    Parece mais um problema de um actuador ou software.

    Cump.
  2.  # 262

    Colocado por: Marc_SParece mais um problema de um actuador ou software.


    Espero que sim, mas se for um actuador pode obrigar na mesma a desmontar o tablier, não?
  3.  # 263

    Colocado por: Bruno.AlvesComo é que fazes isso? É que eu nem MPs, nem reportar mensagens, nada. Sou um bocado básico ehehehehe
    Pois, para ti também não consigo enviar :-(
  4.  # 264

    Colocado por: pcspinheiro

    Espero que sim, mas se for um actuador pode obrigar na mesma a desmontar o tablier, não?
    Sei de pelo menos um caso em que o Leaf40 novinho vinha com uma fuga de AC... não será o seu caso.... ou gás a menos logo aquece pouco?
  5.  # 265

    Bem, acabei de telefonar novamente à Nissan em Coimbra e, claramente, a pessoa com quem eu falei não percebe nada de nada dos Leafs. Pelo que fui subentendendo da conversa, porque para bom entendedor... "ai e tal o técnico dos LEaf não está" e aí já disse tudo, que traduzido será "não percebemos de nada disto, estamos a empatar o cliente até o técnico dos Leaf vir cá na próxima semana". Aliás, pelas conversas vê-se que o senhor não percebe o funcionamento daquilo e insiste nas resistências. Ora não estando -20ºC no exterior a bomba de calor devia enviar ar quente para dentro sem resistências nenhumas! Pode ser de facto um actuador de um regulador de fluxo de ar que não o faz passar pela zona de aquecimento (ou o está a fechar lá).

    É um concessionário pequeno e as vendas de Leafs aqui devem ser residuais, por isso até percebo que não tenham um técnico residente, mas não valia a pena marcarem para um dia x, empatarem as pessoas e ficarem com o carro vários dias se não sabiam pegar-lhe. E nem sequer oferecerem um veículo de substituição (que até nem quero pois temos outro e da última vez que aceitei um na Toyota foi uma sucata dum yaris que só me deu trabalho a devolver e que ficou parado em casa), mas ficava-lhes bem...
    Concordam com este comentário: smart
  6.  # 266

    Colocado por: mafgodSei de pelo menos um caso em que o Leaf40 novinho vinha com uma fuga de AC... não será o seu caso.... ou gás a menos logo aquece pouco?


    Eu na conversa já fui empurrando a questão para a bomba de calor, pouco gás e tal (até porque me parece que também não arrefece por aí além, mas não sou eu que uso diariamente...). Mas lá está, como estou claramente a falar com quem não percebe é como falar ao vento...

    Sim, se funcionar de modo semelhante a um AC residencial, pouco gás influencia o aquecimento, já que é o gás que movimenta o calor de um lado para o outro.
  7.  # 267

    Colocado por: Bruno.Alves
    Como é que fazes isso? É que eu nem MPs, nem reportar mensagens, nada. Sou um bocado básico ehehehehe


    Tens de pedir à moderação para activar essa funcionalidade, se não estou em erro.
    • LVM
    • 9 outubro 2020

     # 268

    Colocado por: Bruno.Alves
    Como é para carregar sobretudo durante a noite, eu sugeria uma wallbox barata de 16A. Certo que poderá não "encher a barriga" a consumidores mais ávidos, mas é suficiente para 200km (300 em veículos mais poupados) numa boa noite de sono ;)

    Em termos de opções há imensas. Desde construir um EVSE por cerca de 200€ até comprar soluções complexas com controlo de acesso e afins por milhares de €, há de tudo. Eu sugeria definir que funcionalidades pretendes (é chegar e ligar, sempre disponível? cartão de acesso? chave? registo de consumos?) e a partir daí procurar alternativas.
    Sem querer fazer publicidade, o nosso amigo mafgod tem uma coisa à venda que encaixava aí que nem uma luva :-)
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=8117
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Realmente isto não é matéria para leigos.
    O meu turismo rural tem apenas 5 quartos e não terá muitos "clientes" para os carregamentos.
    Para além de mim, quando lá for todas as semanas com o Kauai EV que vou comprar, haverá poucos carros para carregar, a não ser que comecem a aparecer assim que publicitar a existência do posto de carregamento.
    Já tentei instalar um posto de carregamento da Tesla mas até há bem pouco tempo estas instalações estavam congeladas.

    As funcionalidades que são apontadas a titulo de exemplo (é chegar e ligar, sempre disponível? cartão de acesso? chave? registo de consumos?) agradam-me...
    Mas gostaria de alguma rapidez e não ir para o básico, seja lá o que isto quer dizer...
    • LVM
    • 9 outubro 2020

     # 269

    Colocado por: mafgodEssa com cabo, é de evitar já que só permite os VEs com tomada tipo2 neste caso, deixando de fora os do tipo1.

    Último parágrafo da descrição do produto:
    Compatível com qualquer veiculo eléctrico com ficha Mennekes Type1 ou Type2

    Isto não quer dizer que carrega veículos tipo 1 e tipo 2
  8.  # 270

    Colocado por: LVM
    Último parágrafo da descrição do produto:
    Compatível com qualquer veiculo eléctrico com ficha Mennekes Type1 ou Type2

    Isto não quer dizer que carrega veículos tipo 1 e tipo 2
    A do link que mostrou, tem cabo já incluído e só permite para carros com tomada tipo2.
    Para tipo1 terá de se usar um adaptador, que nem todos tem.

    Colocado por: LVMO meu turismo rural tem apenas 5 quartos e não terá muitos "clientes" para os carregamentos.
    Bem, eu só vou para locais onde posso carregar, numa tomada ou numa box.

    Colocado por: LVMhaverá poucos carros para carregar, a não ser que comecem a aparecer assim que publicitar a existência do posto de carregamento.
    Podemos ser poucos ainda mas, se houver indicação de que tem possibilidade de carregamento de veículos elétricos (eletromaps/MIIO/booking...) vai ver que terá procura de interessados.

    Colocado por: LVMAs funcionalidades que são apontadas a titulo de exemplo (é chegar e ligar, sempre disponível? cartão de acesso? chave? registo de consumos?) agradam-me...
    Mas gostaria de alguma rapidez e não ir para o básico, seja lá o que isto quer dizer...
    Uma BOX, basicamente é um aparelho que negoceia com o carro a potência de carregamento. Depois há funcionalidades extras que podem encarecer desnecessariamente ou não.
    Há boxes, com e sem wifi, com e sem cartão de acesso, com ou sem chave.... mas também pode ter algo tão simples como um disjuntor direto à box, e só ligar quando lhe apetece.
  9.  # 271

    Colocado por: LVMJá tentei instalar um posto de carregamento da Tesla mas até há bem pouco tempo estas instalações estavam congeladas.
    Se for por causa do COVID pode ser que já estejam descongeladas, é tentar novamente.
  10.  # 272

    Pelo que fui lendo, o programa esteve mesmo suspenso e não foi por causa do covid.

    E porque não uma boa tomada? Muito menos investimento e permite a qualquer um carregar com o seu próprio carregador portátil.
    2 tomadas limitadas a 10A fazem maravilhas ;-)
  11.  # 273

    Colocado por: Bruno.AlvesPelo que fui lendo, o programa esteve mesmo suspenso e não foi por causa do covid.

    E porque não uma boa tomada? Muito menos investimento e permite a qualquer um carregar com o seu próprio carregador portátil.
    2 tomadas limitadas a 10A fazem maravilhas ;-)


    Se ele vai ter um Kauai convém um bocadito mais do que 10A.
    • LVM
    • 9 outubro 2020

     # 274

    Colocado por: Bruno.AlvesE porque não uma boa tomada? Muito menos investimento e permite a qualquer um carregar com o seu próprio carregador portátil.
    2 tomadas limitadas a 10A fazem maravilhas ;-)

    Obrigado por baralhar ainda mais ;-)
  12.  # 275

    Ou simplificar :)

    Diria antes, duas tomadas CEE de 16A e mais nada.
  13.  # 276

    Colocado por: LVM
    Obrigado por baralhar ainda mais ;-)


    lol, mas ele tem razão numa coisa. Uma tomada dedicada ao carregamento dos veículos fica bem mais barato e todos carregam nela. Não há carro que venha sem carregador doméstico, digo eu.
    Claro que do ponto de vista de marketing um Tesla DC dá mais nas vistas, tanto mais que parece que as borlas nos superchargers estão a dar sinais de acabar.
    • LVM
    • 11 outubro 2020

     # 277

    Colocado por: ruicarlovUma tomada dedicada ao carregamento dos veículos fica bem mais barato e todos carregam nela. Não há carro que venha sem carregador doméstico, digo eu.

    Tenho uma tomada na instalação monofásica de 6,9KVA que posso afetar em exclusivo ao carregamento de VE´s.
    Se calhar podia começar pela tal tomadas de 16A.
    Depois logo se via em função do uso e do feedback dos hóspedes.
    Posso anunciar quer tenho uma posto de carregamento para VE´s apenas com essa dita tomada? Não é publicidade enganosa?
  14.  # 278

    Colocado por: LVM
    Tenho uma tomada na instalação monofásica de 6,9KVA que posso afetar em exclusivo ao carregamento de VE´s.
    Se calhar podia começar pela tal tomadas de 16A.
    Depois logo se via em função do uso e do feedback dos hóspedes.
    Posso anunciar quer tenho uma posto de carregamento para VE´s apenas com essa dita tomada? Não é publicidade enganosa?


    Não é enganosa. O mais importante é que o alojamento ofereça condições para carregamento de veículos elétricos, como uma tomada apropriada para o efeito. Por exemplo, um Tesla DC não é "mais" ponto de carregamento do que uma tomada. Qualquer carro que ainda tenha uma porta de carregamento tipo 1 (Leafs 24 e 30kWh, clones, etc.) ter lá uma tomada Tesla é o mesmo que não ter nada. Só conseguem carregar numa tomada doméstica.
  15.  # 279

    Colocado por: LVMPosso anunciar quer tenho uma posto de carregamento para VE´s apenas com essa dita tomada? Não é publicidade enganosa?
    Ou dizer simplesmente que tem uma tomada CEE 16A para carregamento de VEs. Cabe depois ao dono do carro levar o seu EVSE para usufruir da tomada.
    Posto de carregamento é uma wallbox por exemplo.
  16.  # 280

    Colocado por: ruicarlov

    Não é enganosa. O mais importante é que o alojamento ofereça condições para carregamento de veículos elétricos, como uma tomada apropriada para o efeito. Por exemplo, um Tesla DC não é "mais" ponto de carregamento do que uma tomada. Qualquer carro que ainda tenha uma porta de carregamento tipo 1 (Leafs 24 e 30kWh, clones, etc.) ter lá uma tomada Tesla é o mesmo que não ter nada. Só conseguem carregar numa tomada doméstica.


    Adicionalmente, e dependendo do sitio onde colocar a tomada, pode também adicionar uma nota para levar uma extensão - ou disponibilizar uma.
    Acredite que mesmo sendo uma CEE 16A será devidamente valorizado o poder carregar no destino por quem tem um eléctrico.

    Cump
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
 
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