Colocado por: smarttem poupança na ordem dos 1400 euros (combustivel, ISV e manutenção)
Colocado por: pguilhermeEste valor parece-me elevado, contudo.
Combustível: 15.000 km, a 5 l/100km, a 1.3 €/l são 975 €
Colocado por: eu
O problema é que o combustível ainda é relativamente barato. Eu também fiz essas contas e cheguei à conclusão que para mim ainda não vale a pena comprar carro elétrico.
Colocado por: pguilhermeCombustível: 15.000 km, a 5 l/100km, a 1.3 €/l são 975 € (a maior parte das vezes não faço 5l/100 nem o gasóleo custa 1.3 €/l)
Este valor é parcialmente evitado. Quando custa a electricidade? Muito mais barato, certo. Mas não é zero.
Colocado por: rjmsilvaTemos um user, que na página anterior diz que desde que comprou o VE, passou a pagar menos eletricidade...
Colocado por: smarttudo depende do preço do VE
tb no inicio não vi muitas vantagens
Colocado por: smarthum..
existe aí um comercializador que tem o KW a 8 centimos +- mais IVA
Quantos de nós paga abaixo de 10?
Colocado por: pguilherme
Como assim? Não vi esse comentário. Pode citar?
Sem dúvida, depende muito do modelo em concreto.
Para empresas nesta fase é um no brainer. Para particulares há que fazer as contas. Pode ser mais económico ou não.
Colocado por: J_Teixeira
Resultado: está a fazer um ano nas nossas mãos, faz as viagens diárias, substituímos grande parte da utilização do segundo carro por este (indo buscar poupança de combustível e desgaste nesse carro também), fez 18000km neste ano, absolutamente 0€ de manutenção, 0€ de iuc, acabou por ser poupança total ou quase total de combustível (alterei para bi-horario e a EDP reduz 20% na tarifa de vazio em bi-horario, quando o carro carrega). Tenho conta certa e manteve-se... Com a redução da EDP l, quando veio o acerto não paguei nada, ainda recebi alguns euros.
Colocado por: rjmsilvaEssas poupanças que falam não têm nada a ver com ter ou não VE. Parece que há pessoas que acordam para essas questões depois que decidem comprar o VE.
Como assim? Não vi esse comentário. Pode citar?
Colocado por: mafgodPretendes é uma ligação em paralelo e não em série. :-)
Já que vais construir e tens, e bem, esta preocupação, faz no exterior o que queres fazer no interior, ou seja, uma ligação direta do quadro elétrico para cada tomada.
Sim, vais gastar mais uns trocos em tubagem e cabalagem mas fica melhor.
Mesmo que pretendas usar um de cada vez, a união que irá fazer na tomada interior será sempre o ponto mais fraco e um ponto a evitar.
A altura da tomada será a mesma das outras tomadas de garagem que tiveres (tirando as que estão junto ao rodapé) ou então à altura das tomadas elétricas.
Normalmente, o tamanhdo "standard" dos cabos de caregamento andam nos 5m, há mais curtos e maiores, claro.
Por isso, e se pretendes apenas uma tomada no interior, colocaria a meio da parede, de modo a que com um cabo de 5m conseguisse ir da tomada/box à tomada do carro, frente, trás, lado...
A wallbox não é imperativo ter.
Pode-se carregar simplesmente com o cabo doméstico, contudo, por norma este só permite carregar a 10A. Poucos permitem um pouco mais.
Há também cabos domésticos de potências superiores e reguláveis.
Mas se pretende carregar a trifásico, uma wallbox é aconselhável. Pode sempre comprar um carregador portátil que permita carregar a trifásico mas, regra geral são bem mais caros que uma wallbox.
Os cabos domésticos tem já a ficha que liga ao carro, tipo1 ou tipo2.
Assim, se tiver dois carros com tomadas diferentes, e se tiver um cabo doméstico ou uma wallbox com cabo incluído, só poderá carregar um dos carros.
Se bem que, cada vez mais o standar são os carros com tomada tipo2...
Neste caso, o ideal é uma wallbox sem ficha e com tomada tipo2, onde deverá usar o cabo de rua (vulgar mennekes).
Colocado por: Anonimo12122020Na minha casa, o eletrecista deixar os pontos de corrente mais altos, segundo ele se montar uma unidades de carregamento e ficar a altura de uma tomada normal é meio caminho para levarem com uma bicicleta ou com uma porta de um miúdo a abrir.