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  1.  # 221

    Colocado por: smarttem poupança na ordem dos 1400 euros (combustivel, ISV e manutenção)

    Este valor parece-me elevado, contudo.

    Combustível: 15.000 km, a 5 l/100km, a 1.3 €/l são 975 € (a maior parte das vezes não faço 5l/100 nem o gasóleo custa 1.3 €/l)
    Este valor é parcialmente evitado. Quando custa a electricidade? Muito mais barato, certo. Mas não é zero.

    Podemos assumir como IUC (ou está mesmo a referir-se ao ISV que é pago no momento da aquisição?) 170 €? Acho que pagamos +- isto, mas não consigo precisar.
    Este valor é evitado na totalidade.

    Manutenção, temos gasto à volta de 300 € em cada 30.000 km que é o período das revisões. Certamente aos 90.000 km o valor deverá ser diferente, mas provavelmente não chegaremos até lá.
    Podemos assumir 150 € por 15.000 km?
    Quanto será +- a manutenção de um eléctrico? Muito pouco, mas não será zero.

    Resumindo, o custo total operacional andará à volta de 1300 € por cada 15.000 km.
    Ora, não posso poupar mais do que gasto :)
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 3 outubro 2020

     # 222

    Colocado por: pguilhermeEste valor parece-me elevado, contudo.

    Combustível: 15.000 km, a 5 l/100km, a 1.3 €/l são 975 €


    O problema é que o combustível ainda é relativamente barato. Eu também fiz essas contas e cheguei à conclusão que para mim ainda não vale a pena comprar carro elétrico.
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 223

    hum..
    não percebi a duvida...
    veja bem..
    O ZOE custa aquilo pq não tem baterias..
    se as tivesse custava mais 4 ou 5 mil euros...
    Fala em Clio DCI..pois..e este custa os 15 K da comparação? não, custa tanto como o VE..
    Então se custa igual, ao fim de 10 anos de utilização, qt poupa com o VE..
    Agora retire dessa vantagem o prejuizo que tenha se eventualmente o VE for vendido com mais bareato que o DCI 10 anos depois...Na minha opinião. oOs carros a Diesel não perdem menos valor...perderam até aqui, pois a procura é elevada...agora para o futuro é adivinhação..
    Não é por acaso que as BMW 520D que custam em Portugal 70 mil, são vendidas na Alemanha de 2018 a 23 mil euros, pois ng as quer e por terem incentivos de 7/8 mil para comprar VE...
    a manutenção dos VE, costuma ser uma revisão a cada 2 anos, pelo menos os que vejo, posso estar enganado..
    100€
    Os fumarentos tb podem ser a cada 2 anos em caso de serviço long life, custando a revisão normalmente cerca de 300/400 euros...
    falas-e do custo das baterias em 10 anos...
    pois, então falo-lhe do meu caso..
    tenho um 1.6 tdi...GRUPO VAG
    220 mil kms...
    aos 60 mil levou conjunto volante motor, disco embraiagem, rolamento, prensa..foram 1500 € debitados á garantia, por avaria detectada com 2 mil kms...
    Aos 140 mil, levou outro conjunto...
    Aos 180 mudar correia distribuição, tensores, etc custa 1000 €
    4 injectores aos 220 mil custam 2200€ com mão de obra...
    O carro custou 27 mil e agora vale 5/6 mil...
    O neu caso não é exepção..
    E a normalidade de tudo o que é fumarentos, tirando o conjunto volante motor que muitos problemas deu à Volkswagen
    Em outros carros percorri 300 mil sem nunca mudar o conjunto..
    Bem, veja por quanto me ficou a operação do carro em 10 anos e o valor que perdi entre combustivel reparações e desvalorização..
    Então na altura se comprasse um VE (que não tinha tanta autonomia e poucos existiam, não servindo o pretendido), veja quanto não tinha poupado só em combustivel..
    O preço do meu carro custava tanto como um Leaf em 2010...
    Acha que o meu carro vale mais que um Leaf de 2010. não, anda ela por ela..
    Mas com o Leaf, agora tinha a conta recheada com 20/23 mil euros que queimei a percorrer 220 mil kms e comprava outro carro (só de IUC paguei em 10 anos cerca de 2 mil euros...
    vale a pena pensar nisto
    j+a para não dizer que é elevada a probabilidade de as baterias no futuro descerem de preço...mas isso é bitaite meu..
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 224

    hum..
    Falei 1400 euros, mas que sejam 1300 euros que sugeriu de poupança por ano...
    Certamente precisará de carro nos proximos 10 anos
    Poupará 14 mil euros...
    A questão seria...
    Quanto mais custa o VE em relação ao fossil.....
    se me disser que custa mais 7 ou 8 mil, eu troço o nariz por alguns riscos...
    mas.., eu falei do Renault K ou Dacia Spring que andarão pelos 15/16 conforme é noticiado, embora muitas vezes, é so para causar sensação e apareçam acima de 20..mil...
    Tanto como o Clio combustão..
    Ora se custam igual e poupa 14 mil em dez anos, é mau?
    Daqui a 10 anos vale tanto um como o outro conforme tenho afirmado...
    simples
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 225

    Colocado por: eu

    O problema é que o combustível ainda é relativamente barato. Eu também fiz essas contas e cheguei à conclusão que para mim ainda não vale a pena comprar carro elétrico.


    hum,
    tudo depende do preço do VE
    tb no inicio não vi muitas vantagens
    Que vantagem tem num VW ID3 que custa 43 mil qd compra na mesma gama, um Golf por pouco mais de metade?
    só de for masoquista ...
    Olhem o Pixot 208 e Opel Corsa, que fossil custa 15 e VE 30 mil? não vejo vantagem relevante face aos riscos...
    Alias o ano passado comprei um fossil e não VE por isso mesmo..
    mas aqui a questão não será um qualquer VE mas os preços destes 2 VE (Renault/Dacia)
    Se for como se fala, por 15/16 K custam tanto como qualquer fossil utilitário, tem autonomia até 250 kms e não paga IUC, estacionamentos, revisões mais baratas e diferença no combustivel, que poderá ascender a 1300/1400 euros ano ..
    Em 8 anos de garantia , que o fossil não tem, fica com 11 mil euros no bolso(15 k ano)...
    É mau?
    só dado
  2.  # 226

    Colocado por: pguilhermeCombustível: 15.000 km, a 5 l/100km, a 1.3 €/l são 975 € (a maior parte das vezes não faço 5l/100 nem o gasóleo custa 1.3 €/l)
    Este valor é parcialmente evitado. Quando custa a electricidade? Muito mais barato, certo. Mas não é zero.


    Temos um user, que na página anterior diz que desde que comprou o VE, passou a pagar menos eletricidade...
  3.  # 227

    Colocado por: rjmsilvaTemos um user, que na página anterior diz que desde que comprou o VE, passou a pagar menos eletricidade...

    Como assim? Não vi esse comentário. Pode citar?

    Colocado por: smarttudo depende do preço do VE
    tb no inicio não vi muitas vantagens

    Sem dúvida, depende muito do modelo em concreto.
    Para empresas nesta fase é um no brainer. Para particulares há que fazer as contas. Pode ser mais económico ou não.
    • smart
    • 3 outubro 2020 editado

     # 228

    hum..
    é possivel
    há que apertar com o comercializador e descer preços
    existe aí um comercializador que tem o KW a 8 centimos +- mais IVA
    Quantos de nós paga abaixo de 10?
    quase ng...
    Liguei para a MEO e tal e 200 canais, 2 moveis 3GB, fixo e net 500/200 em casa e eram 72 oiros.
    Disse que quero desistir..
    Nessa chamada à 3ª proposta que me fizeram, pois recusei as 2 anteriores, ficou por 50.99
    21 euros de diferença...
    21 euros é o que se paga por 7 mil euros de emprestimo da casa...
    grao a grao...
  4.  # 229

    Colocado por: smarthum..
    existe aí um comercializador que tem o KW a 8 centimos +- mais IVA
    Quantos de nós paga abaixo de 10?


    Na cashback-power onde trabalho e que também tenho em casa, no vazio anda geralmente entre os 7 e os 8 cêntimos consoante o preço de mercado, já chegou a estar nos 6 cêntimos nesta primavera. Claro que ao contrário das comercializadoras normais tem a tarifa de gestão, mas que também se dilui no preço fora do vazio, normalmente entre os 14-15 cêntimos contra os 17-20 cêntimos habituais na maioria das operadoras.

    Quanto às telecomunicações, é preciso mesmo arte para conseguir bons preços, já que os tabelados são iguais em quase todas operadoras. Ao contrário da eletricidade, onde é mais fácil surgirem novos players, aqui é um oligopólio mais cerrado.
  5.  # 230

    Colocado por: pguilherme
    Como assim? Não vi esse comentário. Pode citar?


    Sem dúvida, depende muito do modelo em concreto.
    Para empresas nesta fase é um no brainer. Para particulares há que fazer as contas. Pode ser mais económico ou não.


    Colocado por: J_Teixeira
    Resultado: está a fazer um ano nas nossas mãos, faz as viagens diárias, substituímos grande parte da utilização do segundo carro por este (indo buscar poupança de combustível e desgaste nesse carro também), fez 18000km neste ano, absolutamente 0€ de manutenção, 0€ de iuc, acabou por ser poupança total ou quase total de combustível (alterei para bi-horario e a EDP reduz 20% na tarifa de vazio em bi-horario, quando o carro carrega). Tenho conta certa e manteve-se... Com a redução da EDP l, quando veio o acerto não paguei nada, ainda recebi alguns euros.
  6.  # 231

    Essas poupanças que falam não têm nada a ver com ter ou não VE. Parece que há pessoas que acordam para essas questões depois que decidem comprar o VE.
  7.  # 232

    Oh, se já tivesse bi-horario antes, já teria poupado há mais tempo, nada tem a ver com o veículo :)

    Conta certa, será pagar o mesmo todos os meses com base numa estimativa? Também ajudará a "reduzir" a conta ao passar para bi-horário, se para a estimativa não foi considerado o gasto adicional.
  8.  # 233

    Colocado por: rjmsilvaEssas poupanças que falam não têm nada a ver com ter ou não VE. Parece que há pessoas que acordam para essas questões depois que decidem comprar o VE.


    Por acaso até pode ter. Os 20% da campanha da EDP era mesmo para quem tinha carro elétrico. Logo sem carro elétrico = sem desconto.

    Agora isto é para os preços base da EDP. Noutras operadoras o preço sem desconto consegue ser igual ao preço da EDP com desconto.
  9.  # 234


    Como assim? Não vi esse comentário. Pode citar?



    Fui eu que o disse e confirmo, mas apenas confirmo isso no meu caso. De forma alguma digo que é regra.

    Com a compra do VE, passei a bi-horario, no qual a EDP faz desconto de 20% a proprietários de VE... pago +/- 8,5cent/KW. Claro que com a mudança para bi-horario alguns hábitos mudaram mas pouco... Resume-se à máquina de lavar louça que passou a funcionar só à noite e as máquinas de roupa que passaram a ser quase só ao fim de semana. Alguma parte do aquecimento até passou para eletricidade. Ao fim de um ano com o VE o acerto da conta certa não trouxe nenhuma surpresa desagradável, mantendo-se o valor mensal ao nível dos 2 anos anteriores sem VE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, smart, pguilherme
  10.  # 235

    Bom dia pessoal,

    Estou a construir uma moradia. Chegou a fase de escolher a localização das tomadas eléctricas.

    Em relação à garagem, além das tomadas monofásicas, quero deixar o sítio para 2 tomadas trifásicas ligadas em série (uma no interior e outra no exterior).

    O que quero fazer concretamente é deixar um tubo de 32 (para depois enfiar a cabos de 6mm), directo do quadro principal a uma caixa colocada na parede no interior da garagem (onde depois ligarei efectivamente a tomada trifásica); e dessa caixa sairá outro tubo de 32 para outra caixa no exterior (por exemplo ao lado do portão seccionado), para colocar a outra tomada trifásica.

    As tomadas trifásicas ficarão em série pois apenas usarei uma tomada de cada vez, mas assim poderei carregar um EV/Plug-in, quer dentro da garagem, quer no quintal.

    O problema é que, para mim, o resto é chinês. Olhando para os diversos EVs e Plug-ins do mercado nota-se que cada um escolhe a entrada eléctrica à sua maneira (à frente na grelha, no local de abastecimento normal, na traseira, etc).

    Assim, gostaria de saber a vossa opinião sobre o meu projecto, se basta deixar a pré-instalação de tubagem e caixas, e quais serão os melhores locais para colocar as ditas tomadas, e a que altura.

    Obrigado desde já pela ajuda!


    P.S. Já agora, o que é uma Wall Box e para que é que serve? Não se consegue carregar um carro sem essa peça?
      garagem.jpg
  11.  # 236

    Desconhecia esse desconto para quem tem um EV. Muito fixe! Grato pela dica.
  12.  # 237

    cloverleaf boas questões. Vou acompanhar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cloverleaf
  13.  # 238

    Pretendes é uma ligação em paralelo e não em série. :-)
    Já que vais construir e tens, e bem, esta preocupação, faz no exterior o que queres fazer no interior, ou seja, uma ligação direta do quadro elétrico para cada tomada.
    Sim, vais gastar mais uns trocos em tubagem e cabalagem mas fica melhor.
    Mesmo que pretendas usar um de cada vez, a união que irá fazer na tomada interior será sempre o ponto mais fraco e um ponto a evitar.
    A altura da tomada será a mesma das outras tomadas de garagem que tiveres (tirando as que estão junto ao rodapé) ou então à altura das tomadas elétricas.

    Normalmente, o tamanhdo "standard" dos cabos de caregamento andam nos 5m, há mais curtos e maiores, claro.
    Por isso, e se pretendes apenas uma tomada no interior, colocaria a meio da parede, de modo a que com um cabo de 5m conseguisse ir da tomada/box à tomada do carro, frente, trás, lado...

    A wallbox não é imperativo ter.
    Pode-se carregar simplesmente com o cabo doméstico, contudo, por norma este só permite carregar a 10A. Poucos permitem um pouco mais.
    Há também cabos domésticos de potências superiores e reguláveis.
    Mas se pretende carregar a trifásico, uma wallbox é aconselhável. Pode sempre comprar um carregador portátil que permita carregar a trifásico mas, regra geral são bem mais caros que uma wallbox.

    Os cabos domésticos tem já a ficha que liga ao carro, tipo1 ou tipo2.
    Assim, se tiver dois carros com tomadas diferentes, e se tiver um cabo doméstico ou uma wallbox com cabo incluído, só poderá carregar um dos carros.
    Se bem que, cada vez mais o standar são os carros com tomada tipo2...
    Neste caso, o ideal é uma wallbox sem ficha e com tomada tipo2, onde deverá usar o cabo de rua (vulgar mennekes).
  14.  # 239

    Colocado por: mafgodPretendes é uma ligação em paralelo e não em série. :-)
    Já que vais construir e tens, e bem, esta preocupação, faz no exterior o que queres fazer no interior, ou seja, uma ligação direta do quadro elétrico para cada tomada.
    Sim, vais gastar mais uns trocos em tubagem e cabalagem mas fica melhor.
    Mesmo que pretendas usar um de cada vez, a união que irá fazer na tomada interior será sempre o ponto mais fraco e um ponto a evitar.
    A altura da tomada será a mesma das outras tomadas de garagem que tiveres (tirando as que estão junto ao rodapé) ou então à altura das tomadas elétricas.

    Normalmente, o tamanhdo "standard" dos cabos de caregamento andam nos 5m, há mais curtos e maiores, claro.
    Por isso, e se pretendes apenas uma tomada no interior, colocaria a meio da parede, de modo a que com um cabo de 5m conseguisse ir da tomada/box à tomada do carro, frente, trás, lado...

    A wallbox não é imperativo ter.
    Pode-se carregar simplesmente com o cabo doméstico, contudo, por norma este só permite carregar a 10A. Poucos permitem um pouco mais.
    Há também cabos domésticos de potências superiores e reguláveis.
    Mas se pretende carregar a trifásico, uma wallbox é aconselhável. Pode sempre comprar um carregador portátil que permita carregar a trifásico mas, regra geral são bem mais caros que uma wallbox.

    Os cabos domésticos tem já a ficha que liga ao carro, tipo1 ou tipo2.
    Assim, se tiver dois carros com tomadas diferentes, e se tiver um cabo doméstico ou uma wallbox com cabo incluído, só poderá carregar um dos carros.
    Se bem que, cada vez mais o standar são os carros com tomada tipo2...
    Neste caso, o ideal é uma wallbox sem ficha e com tomada tipo2, onde deverá usar o cabo de rua (vulgar mennekes).


    Excelente explicação amigo, obrigado!

    Quanto ao facto das tomadas ficarem em série ou em paralelo, foi um amigo electricista que me disse que podiam ficar em série pois não será provável que carregue 2 carros em simultâneo.

    OK, irei colocar as tomadas na altura das de "bancada", em vez de junto ao chão.

    De facto, parece que os construtores têm optado por colocar a alimentação à frente ou na lateral esquerda dos carros - quer atrás como no Jeep Compass, quer à frente na zona do guarda-lamas como no Jag I-Pace (confesso que não sei como é nos Tesla...). Assim, ao meio da parede será mesmo a melhor opção.

    Quanto ao questão do carregamento trifásico, tenho o ramal certificado para 10.35kVh. Portanto, trifásico em Bi-Horário penso que será a melhor opção.


    Abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda!
  15.  # 240

    Colocado por: Anonimo12122020Na minha casa, o eletrecista deixar os pontos de corrente mais altos, segundo ele se montar uma unidades de carregamento e ficar a altura de uma tomada normal é meio caminho para levarem com uma bicicleta ou com uma porta de um miúdo a abrir.


    Bem visto, mais uma razão para ficarem "altas"!

    Cumprimentos
 
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