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  1.  # 241

    Colocado por: cloverleafQuanto ao questão do carregamento trifásico, tenho o ramal certificado para 10.35kVh

    Atenção que 10,35kVA em monofásico são 45A, é muito confortável para a utilização de uma casa com VE. Pões a casa toda a funcionar, carregas o VE, sem problemas.
    Se for em trifásico são só 15A por fase. O que quer dizer que muito facilmente sobrecarregas uma das fases e mandas a casa toda abaixo. Se for trifásico não tens hipótese: tens de escolher um VE trifásico e um EVSE regulável para permitir baixar a corrente para uns 6-7A.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mfso
    • 5 outubro 2020

     # 242

    Li que a renault está a oferecer 8000€ de eco abate. Alguém sabe as condições?
    Já li no grupo autoindustrial que era 5000€ para residentes na madeira + 3000€ de incentivo do estado...
    Mas não encontro muito mais que isto, e no site da renault nada é claro!
    Vivo no continente.

    Cumps,
  2.  # 243

    Colocado por: Bruno.Alves
    Atenção que 10,35kVA em monofásico são 45A, é muito confortável para a utilização de uma casa com VE. Pões a casa toda a funcionar, carregas o VE, sem problemas.
    Se for em trifásico são só 15A por fase. O que quer dizer que muito facilmente sobrecarregas uma das fases e mandas a casa toda abaixo. Se for trifásico não tens hipótese: tens de escolher um VE trifásico e um EVSE regulável para permitir baixar a corrente para uns 6-7A.


    Boa tarde,

    Obrigado pela resposta.

    Então em termos de instalação física o que é que recomenda? Contrato de 10.34kva monofásico (é o que agora tenho na obra)?

    Carregar depois o VE\Plug-in numa tomada normal? Como é que aproveito os 45A?
  3.  # 244

    O que faria e fiz quando construí, foi ter ramal trifásico até á porta de casa com a potência máxima permitida pela instalação, depois pedir ligação monofásica, no meu caso 25A (5.75kVA), tenho tudo elétrico, dois VEs, nada de gás, e chega.
    Pedi ramal trifásico porque ao pedir na altura a diferença é pouca, assim, no futuro se precisar já lá tenho.
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  4.  # 245

    Colocado por: cloverleafCarregar depois o VE\Plug-in numa tomada normal? Como é que aproveito os 45A?
    Aproveitas em que sentido?
    Se não precisas de tanta potência, reduz :) a carteira agradece....
  5.  # 246

    Colocado por: mafgodAproveitas em que sentido?
    Se não precisas de tanta potência, reduz :) a carteira agradece....


    Certo. Mas mantendo os 10.35kva, segundo a Margarett, em trifásico teria 15A em cada fase. Presumo que em monofásico se tenha só tenha 15A pois só está uma fase alimentada, não?
  6.  # 247

    Colocado por: mafgodO que faria e fiz quando construí, foi ter ramal trifásico até á porta de casa com a potência máxima permitida pela instalação, depois pedir ligação monofásica, no meu caso 25A (5.75kVA), tenho tudo elétrico, dois VEs, nada de gás, e chega.
    Pedi ramal trifásico porque ao pedir na altura a diferença é pouca, assim, no futuro se precisar já lá tenho.
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    É isso mesmo que vou fazer!
  7.  # 248

    Colocado por: cloverleaf

    Certo. Mas mantendo os 10.35kva, segundo a Margarett, em trifásico teria 15A em cada fase. Presumo que em monofásico se tenha só tenha 15A pois só está uma fase alimentada, não?


    Vários VEs carregam apenas em monofásico, não em trifásico. Plug-ins desconheço se há sequer algum que carregue trifásico. Com uma instalação em trifásico, com esses carros vai apenas aproveitar uma fase (logo 16A). Grande parte dos carros modernos carregam até 32A monofásico. Logo para aproveitar ao máximo a velocidade de carga destes carros o que convém é ter eletricidade monofásica 45A, que permite os 32A de carga e ainda sobra para outras coisas.
    Estar preparado para um dia poder mudar para trifásico, tudo bem. Agora ir já à partida para trifásico parece-me contraproducente. Todos o carros que carregam trifásico a 16A são capazes de usar monofásico a 32A. E esta potência dá para carregar 56kWh nas 8h de vazio. Isso dá para muito km.
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  8.  # 249

    Colocado por: cloverleafPresumo que em monofásico se tenha só tenha 15A pois só está uma fase alimentada, não?

    Não, 10,35kVA são 45A em monofásico. Eu sugeria colocares 6,9kVA monofásico, 30A. A carteira agradece ;)
    Concordam com este comentário: eu
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    • LVM
    • 7 outubro 2020

     # 250

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não, 10,35kVA são 45A em monofásico. Eu sugeria colocares 6,9kVA monofásico, 30A. A carteira agradece ;)
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    Por acaso tenho uma instalação monofásica (6,9KVA) e uma trifásica (13,8KVA) e tenho que decidir em qual delas vou instalar o carregador para VE. A tomada que dá mais jeito está na monofásica. É aqui que devo instalar o carregador?
  9.  # 251

    Colocado por: LVMPor acaso tenho uma instalação monofásica (6,9KVA) e uma trifásica (13,8KVA) e tenho que decidir em qual delas vou instalar o carregador para VE. A tomada que dá mais jeito está na monofásica. É aqui que devo instalar o carregador?


    Eu acho que sim. Com essa instalação todos os carros podem carregar até perto dos 30A, estejam eles equipados com carga trifásica ou não. Na instalação com 13,8kVA trifásico os carros com carregamento trifásico safam-se bem, mas os outros ficam limitados ao valor máximo de uma fase.
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  10.  # 252

    Colocado por: ruicarlovEu acho que sim. Com essa instalação todos os carros podem carregar até perto dos 30A, estejam eles equipados com carga trifásica ou não.
    Isto se, a wallbox que lá colocar e o carro permitirem estas potências :-)
    Basicamente, o elo mais fraco é que limita a potência do carregamento, seja ele o carro, o cabo que liga ao carro ou wallbox.
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    • LVM
    • 9 outubro 2020

     # 253

    Estou na fase de escolher um wallbox para o meu turismo rural.
    Vou optar por colocá-lo na instalação monofásica de 6,9KVA.
    Pesquisei no google e aparece uma imensidão de opções.
    Alguma dica?
    • LVM
    • 9 outubro 2020

     # 254

  11.  # 255

    Ou colocas uma a teu custo ou podes tentar a sorte com a Tesla :-)

    Tenho conhecimento que eles colocam a custo zero wallboxes deles em hotéis e similares, com a contra-partida da carga dos VEs Tesla ser gratuita.
    Não sei se é necessário ser trifásico e se de fato é assim... é uma questão de perguntar directamente à Tesla.
    A maior vantagem é que depois, quem tem Tesla, terá no seu carro uma indicação como Destination Charger (DC) do seu turismo rural, onde poderá obter mais clientes.
    Estas wallboxes são geralmente duas, uma exclusivo Teslas e outra para não Teslas com tomada tipo 2, o que poderá atrair tb clientes não Teslas com VEs....

    Se optar por colocar a seus custos, há wallboxes para todos os gostos e feitios :-)
    Vou enviar mensagem privada...
  12.  # 256

    Colocado por: LVMO que me dizem a isto?

    https://electricvchargers.com/produto/wall-charger-32a-monofasico-pequeno-display/
    Essa com cabo, é de evitar já que só permite os VEs com tomada tipo2 neste caso, deixando de fora os do tipo1.
  13.  # 257

    Colocado por: mafgodEssa com cabo, é de evitar já que só permite os VEs com tomada tipo2 neste caso, deixando de fora os do tipo1.


    O que me deixa mais de pé atrás é dizer 32A corrente não regulável. Ora numa instalação com 6,9kVA é preciso limitar a corrente de carga. Se a wallbox não permite isso terá de ser do lado do carro. Se fosse só o seu era uma coisa. Agora se é para um alojamento onde virão vários carros, parece-me à partida que não é a melhor solução.
    Concordam com este comentário: mafgod
  14.  # 258

    Colocado por: smarthum..
    com calma
    acontece a todos
    pode ser coisa simples...
    não passe na CARPLUS
    Passe na marca, tipo serviço rapido...
    ao menos para identificar a patologia...


    Bem, lá deixei o carro na Nissan, já ontem de manhã. Dizem que ainda estão de volta dele a tentar diagnosticar, por isso ou não sabem bem do que andam à procura ou o caso é mais complicado do que parece... Em conversa ao telefone com o tipo que estava de volta dele ainda sugeri verem se tinha gás refrigerante, pois se tem bomba de calor precisa também para aquecer. Ele disse que aquilo tem umas resistências e tal e quando falei em bomba de calor fiquei com a impressão que estava a dar alguma novidade... mas já que não aquece de uma maneira nem de outra, será simplesmente algum fecho de conduta de ar, tipo flap, que não está a funcionar? O tipo diz que aquece um bocadinho, mas muito pouco e eu suponho que a probabilidade de falhar a bomba de calor e as tais resistências ao mesmo tempo num carro novo será baixa. E ainda por cima disse que estava a tentar evitar desmontar o tablier todo! Era o que mais me faltava, se o desmontam o mais certo é ficar todo solto para o resto da sua existência (cara triste aqui). Ai ai ai...
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  15.  # 259

    Colocado por: LVMEstou na fase de escolher um wallbox para o meu turismo rural.
    Vou optar por colocá-lo na instalação monofásica de 6,9KVA.
    Pesquisei no google e aparece uma imensidão de opções.
    Alguma dica?

    Como é para carregar sobretudo durante a noite, eu sugeria uma wallbox barata de 16A. Certo que poderá não "encher a barriga" a consumidores mais ávidos, mas é suficiente para 200km (300 em veículos mais poupados) numa boa noite de sono ;)

    Em termos de opções há imensas. Desde construir um EVSE por cerca de 200€ até comprar soluções complexas com controlo de acesso e afins por milhares de €, há de tudo. Eu sugeria definir que funcionalidades pretendes (é chegar e ligar, sempre disponível? cartão de acesso? chave? registo de consumos?) e a partir daí procurar alternativas.
    Sem querer fazer publicidade, o nosso amigo mafgod tem uma coisa à venda que encaixava aí que nem uma luva :-)
    https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=8117
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  16.  # 260

    Colocado por: mafgodVou enviar mensagem privada...

    Como é que fazes isso? É que eu nem MPs, nem reportar mensagens, nada. Sou um bocado básico ehehehehe
 
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