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  1. Podiam ter olhado para o continente, mas não, foram-se meter na mobie também....
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  2. Novo Kia EV6 vende-se que nem pãezinhos quentes
    O crossover eléctrico sul-coreano registou uma espectacular receptividade na sua terra-natal. Segundo a Kia, bastou um dia para que mais de 21.000 clientes efectuassem a pré-reserva online do EV6.

    Os preços, já fechados para o mercado espanhol, arrancam nos 46.450€, estando a entrega das primeiras unidades prevista para Setembro. Aí, os clientes que pré-reservarem o EV6 standard ou o GT Line até ao final deste mês e confirmarem a encomenda antes do final do ano beneficiarão descontos no acesso à rede Ionity durante um ano e receberão automaticamente a uma assinatura KiaCharge, válida igualmente por um ano.

    Para contextualizar, o Kia e-Niro 64, tem o preço atual de 49.500€ (com descontos, 42.750€) e.... é menos carro que o EV6.
    • RCF
    • 7 abril 2021
    Colocado por: manelvchttps://youtu.be/B5VowWbbcOY

    Gostava de o ver a ser comparado, não nos 0/100km/h, mas nos 0/50km/h. Talvez a diferença para outros carros não seja a mesma.
    É um citadino e por isso, não é carro para fazer acelerações até aos 100km/h.

    Estou curioso para o ver. A diferença de preço para os rivais é significativa.
  3. Vi ontem um vídeo que referia exactamente isso. Um vídeo meio chato porque era uma vista do lugar do condutor (sem ninguém a falar) com alguma deslocação em cidade e alguma em AE até aos 120km/h. Daquela perspectiva não parece muito mau, mas sem dúvida que será sempre menos ágil que outras ofertas.
    https://www.carscoops.com/2021/04/2021-spring-pov-drive-gives-us-first-real-world-glimpse-of-dacias-first-ev/


    Como dizia alguém noutro fórum:
    Na minha infância muitas viagens foram feitas num Fiat Uno 45, Fiat 127, Renault 4L, Renault 5. A época era o que havia. Se olharmos para este carro, podemos considerar o mesmo tipo de veiculo para a época em que vivemos.

    Eu estou muito mais expectante pela chegada (e em que números) deste VE do que do Ioniq5 ou outros na casa do 50k€
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  4. SUV 100% elétrico ŠKODA ENYAQ iV chega em maio com preços a partir de 35.800 euros

    O novo ŠKODA ENYAQ iV em números

    ENYAQ iV 50 – 35.813 euros
    Com uma bateria de 55 kWh de capacidade, a versão de entrada deste SUV zero emissões conta com um motor de 109 kW (148 cv) e disponibiliza um binário máximo de 220 Nm
    A autonomia anunciada pela marca (em ciclo WLTP) é de 355 km

    ENYAQ iV 60 – 39.840 euros
    Está equipado com um pack de baterias com 62 kWh de capacidade
    O motor de 132 kW (180 cv) garante 8,7 segundos dos 0 aos 100 km/h e disponibiliza a este SUV elétrico um binário máximo de 310 Nm
    A autonomia, em ciclo WLTP, é de 413 km

    ENYAQ iV 80 – 46.440 euros
    A versão com a maior bateria (82 kWh de capacidade) garante uma autonomia de 537 km
    A potência do motor elétrico deste SUV é de 150 kW (204 cv) e o binário máximo cifra-se nos 310 Nm
  5. Boas,
    Estou a pensar comprar um carro eléctrico por empresa.
    Instalando um carregador 7,4 kW em casa, como posso imputar os custo do carregamento á empresa? Pedir uma instalação nova de electricidade ao ramal (onerosa)? É possível instalar um novo contador e fazer contracto com fornecedor em nome da empresa?
    Obrigado
  6. O que o modelo da rede pública prevê para essas situações é a figura do Detentor de Posto de Carregamento (DPC). Fundamentalmente é instalado um posto, ligado à rede pública, mas que não aparece nos mapas (ou seja, é um posto privado que utiliza os recursos de autenticação e facturação da rede pública).
    Os carregamentos serão então feitos com um cartão de um CEME, logo facturados de acordo com o tarifário contratado pelo titular do cartão. Não interfere com o teu fornecimento de energia em casa.

    https://www.mobie.pt/redemobie/detentores-de-posto

    Tem a vantagem de simplificar o processo de autenticação e facturação, além de a "baixada" fazer parte do processo.
    Tem a desvantagem principal de ter de ser usado um posto com autenticação, comunicação, etc, logo mais caro que um EVSE de mercado.
  7. Colocado por: Bruno.AlvesO que o modelo da rede pública prevê para essas situações é a figura do Detentor de Posto de Carregamento (DPC). Fundamentalmente é instalado um posto, ligado à rede pública, mas que não aparece nos mapas (ou seja, é um posto privado que utiliza os recursos de autenticação e facturação da rede pública).
    Os carregamentos serão então feitos com um cartão de um CEME, logo facturados de acordo com o tarifário contratado pelo titular do cartão. Não interfere com o teu fornecimento de energia em casa.

    https://www.mobie.pt/redemobie/detentores-de-posto

    Tem a vantagem de simplificar o processo de autenticação e facturação, além de a "baixada" fazer parte do processo.
    Tem a desvantagem principal de ter de ser usado um posto com autenticação, comunicação, etc, logo mais caro que um EVSE de mercado.


    Mas isso implica pagar o carregamento ao preço dos postos públicos (definido pelo CEME) e não aproveitar a tarifa da electricidade doméstica (bi-horaria), certo?
  8. Sim, sem dúvida.
    Não conheço nenhuma outra forma de a empresa colocar a energia consumida nas contas. Pagar a energia ao colaborador não é legal (é proibida a cedência de energia eléctrica) e mesmo instalar um contador dedicado (baixada própria) não sei se é possível.
  9. Não sabendo em primeira mão, penso que é possível. Conheço quem tenha um Zoe pela empresa e carrega em casa imputando os custos à empresa. Já foi há uns tempos que tive esta conversa, mas penso que me disse ter instalado um contador independente (provavelmente em nome da empresa).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valenteluis
  10. Sim, imagino que isso seja possível. A questão é, a empresa pode assumir custos de energia numa morada que não é sua propriedade? Eu acho que não, mas não é a minha praia.
  11. Penso que é possível, que há empresas que instalam carregadores que funcionam de uma forma que permite isso. Mas vou perguntar primeiro a uma pessoa que conheço se na empresa dele fazem isso.
  12. Ok, já falei com quem conheço na Chargesurfing e os carregadores deles permitem isso, sem ter de recorrer à mobie, logo podendo beneficiar de bi-horário e saindo muito mais barato do que na rede pública.
    Aquilo que é mais visivel no site deles e na app é a disponibilização de postos para uso público, mas dá para serem privados, como é o caso.
  13. E a chargesurfing permite à empresa deduzir os custos com a electricidade? Não tenho a certeza... Parece-me um daqueles serviços excelentes para o utilizador, mas no limite da legalidade, infelizmente.
  14. Colocado por: pcspinheiroNão sabendo em primeira mão, penso que é possível. Conheço quem tenha um Zoe pela empresa e carrega em casa imputando os custos à empresa. Já foi há uns tempos que tive esta conversa, mas penso que me disse ter instalado um contador independente (provavelmente em nome da empresa).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valenteluis


    Obrigado pelo comentário.
    Consegue comprovar que a baixada foi em nome da empresa? Com que potência? Li no site da e-redes (edp distribuição) que a potência máxima em caves/garagens é de apenas 3,45Kva. Alguém confirma?
  15. Vendas de carros a combustão colapsaram na Noruega. Será apenas o início?

    Há alguns anos que que o número de vendas de carros elétricos tem vindo aumentar, na Noruega. Por sua vez, os modelos a combustão foram ficando para trás. Todavia, este ano, os números estão a atingir um limiar que permite dizer que os carros a combustão entraram em colapso. Em março, entre eles alcançaram apenas 9,5% das vendas. Aliás, no período homólogo, em 2020, as vendas de carros a combustão estavam nos 17%.

    Esta tendência e consequente queda, parece estar a ser acelerada pela chegada de mais e melhores propostas elétricas.

    Tendo em conta estes valores, o mercado norueguês optou por modelos híbridos, com uma quota de mercado de 34,2%, em março, e por modelos puramente elétricos, com uma quota de 56,2, no mesmo mês.
  16. Carro elétrico 'popular' mais vendido do mundo chega à Europa
    Será produzido na Lituânia sob o nome FreZe Nikrob e custará menos de 10.000 euros

    O elétrico mais vendido na China chega à Europa por 9.999 euros
    Citadino construído na Lituânia tem lotação para quatro ocupantes e autonomia para até 200 quilómetros elétricos.
  17. VW ID.6: SUV elétrico de 7 lugares mostra a 'cara' em novo teaser
    Maior modelo da família ID. terá duas variantes (ID.6 X e ID.6 Crozz) e será lançado inicialmente apenas no mercado chinês
 
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