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  1. Há aqui uma questão que não convém esquecer, que é o que acontecerá se começarem a haver mais vizinhos a quererem carregar carros elétricos (e parece-me a mim que é meramente uma questão de tempo). A certa altura não vai haver potência suficiente para carregar todos os carros, e nem sempre é possível pedir aumentos de potência devido a limitações do ramal. Logo uma solução que convém estudar primeiro é se há possibilidade de passar cabo até à sua fração, ou seja, usar a sua energia. Naturalmente que o custo da instalação, a ser possível, será superior a usar a energia comum do condomínio, mas não só permite ter controlo sobre o seu tarifário, como acaba por ser uma gestão mais racional da potência, já que provém do seu quadro, e existirá sempre potência disponível durante a noite quando os consumos da casa são menores.
    Concordam com este comentário: mafgod, jcfcid
    • LVM
    • 28 abril 2021
    Colocado por: ruicarlovLogo uma solução que convém estudar primeiro é se há possibilidade de passar cabo até à sua fração, ou seja, usar a sua energia.

    Isto significa contactar uma empresa comercializadora de energia e assinar um contrato? Mesmo que tecnicamente seja possivel, o condominio tem sempre que autorizar, certo?
  2. Colocado por: LVMIsto significa contactar uma empresa comercializadora de energia e assinar um contrato?

    Não, estamos a falar de trazer a alimentação directamente do teu apartamento/fracção. Se for tecnicamente viável o condomínio terá de autorizar sempre porque poderá implicar passar cabos pelas partes comuns. Terás de falar com um electricista (idealmente uma empresa que trabalhe em soluções de mobilidade eléctrica, da minha experiência os electricistas "convencionais" são um bocado avessos a estas ideias) para eles te dizerem se é possível, e como.
    Concordam com este comentário: mafgod, ruicarlov
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  3. Colocado por: LVMo condominio tem sempre que autorizar, certo?

    Certo, a não ser que contrate um ramal próprio que é complicado e caro.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
    • LVM
    • 28 abril 2021
    Colocado por: ruicarlovse há possibilidade de passar cabo até à sua fração, ou seja, usar a sua energia

    Moro no 8º andar e os lugares de garagem são na cave -1.
  4. Ups 😁
    Nesse caso não tens hipótese.

    Nesse caso será mais complicado, de facto. 30A, se forem monofásicos, rapidamente se esgotam com 2 carros. Até com apenas 1 é possível consumir tudo.

    Sugeria, como disse, a consulta a uma empresa habituada a instalações dedicadas a carregamento de VE em condomínios. A experiência pode ser relevante nesse caso.
  5. Renault também vai deixar de desenvolver novos motores Diesel

    Seguindo o exemplo de outras marcas, a Renault vai deixar de desenvolver novos motores Diesel, limitando-se a continuar a atualizar os blocos existentes.

    A confirmação foi feita pelo diretor executivo da marca francesa, o italiano Luca de Meo, que revelou que a Renault vai deixar de investir no desenvolvimento de uma nova geração de motores Diesel.

    Contudo, de Meo confirma que as unidades dCi existentes serão atualizadas e adaptadas de forma a cumprir com as metas de emissões cada vez mais restritas.
  6. 27 companhias pedem para banir carros a gasolina ou gasóleo (e até híbridos)
    Volvo, Uber, Ikea e Coca-Cola são alguns dos nomes mais conhecidos de um conjunto de grandes companhias que querem que a Europa proíba a venda de novos veículos a gasolina, a gasóleo e até híbridos.
  7. Fábrica de motores para veículos elétricos cria 300 postos de trabalho em Viana
    A unidade com 17 mil m2 a construir já a partir "dos próximos meses", representa um investimento de 25 milhões de euros e deverá começar a operar a partir de 2023.
    • LVM
    • 29 abril 2021
    Colocado por: Bruno.Alvesconsulta a uma empresa habituada a instalações dedicadas a carregamento de VE em condomínios.

    Aceitam-se sugestões.
  8. A Disneyland Paris vai ter um dos maiores parques solares fotovoltaicos da Europa
    O famoso parque de diversões da Disneyland Paris está a dar grandes passos para reduzir cada vez mais a sua pegada ambiental. O parque de estacionamento vai dar espaço para um dos maiores parques solares fotovoltaicos da Europa, composto por 67.500 painéis solares.

    Os painéis vão permitir reduzir 750 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) por ano.
    • LVM
    • 29 abril 2021
    Colocado por: Bruno.Alves0A, se forem monofásicos, rapidamente se esgotam com 2 carros.

    A instalação é trifásica. O disjuntor da ligação do vizinho é de 15A.
  9. Suspenso procedimento sobre exploração de lítio em Montalegre
    A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) esclareceu esta quarta-feira que o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do projeto mineiro de exploração de lítio em Montalegre, concessionado à ​​​​​​​Lusorecursos Portugal Lithium, está "suspenso".

    "A Comissão de Avaliação identificou um conjunto de lacunas e incoerências, não só ao nível do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) mas também do próprio projeto, que não permitiam a continuidade do procedimento de AIA", afirmou a APA, por escrito, à agência Lusa.
  10. Colocado por: LVM
    Aceitam-se sugestões.

    Qual é a localidade?



    Colocado por: LVM
    A instalação é trifásica. O disjuntor da ligação do vizinho é de 15A.

    Se é trifásico a sugestão é dar preferência a um VE com carregador trifásico e um EVSE regulável. Com pouca corrente por fase é possível atingir uma potência razoável e assim "pesar" menos a instalação ;-)
  11. Colocado por: Bruno.AlvesSe é trifásico a sugestão é dar preferência a um VE com carregador trifásico e um EVSE regulável. Com pouca corrente por fase é possível atingir uma potência razoável e assim "pesar" menos a instalação ;-)
    Atenção que carregamento em trifásico requer um VE com carregamento trifásico.
  12. @LVM,
    Colocado por: mafgodDiga o carro que tem/autonomia e quanto precisa de fazer diariamente.
    • LVM
    • 29 abril 2021
    Colocado por: Bruno.AlvesQual é a localidade?

    Lisboa
    • LVM
    • 29 abril 2021 editado
    Colocado por: mafgod@LVM,

    Volvo XC40 eléctrico a partir de julho.
    Diariamente não preciso de muitos Kms mas todas as semanas faço 400Km (ir e vir). Tenho onde carregar no destino.
  13. Colocado por: LVMVolvo XC40 eléctrico a partir de julho.
    Diariamente não preciso de muitos Kms mas todas as semanas faço 400Km (ir e vir). Tenho onde carregar no destino.
    De acordo com este site, carrega a 11kW (3x16A trifásico) e 7,4kW (32A monofásico) com uma autonomia a rondar os 300km.

    Portanto, se faz poucos kms diariamente, carregar a 10A é mais que suficiente para repor a energia que gasta diariamente.
    Na viagem semanal, podendo carregar no destino, só precisa de garantir que a bateria está cheia ou quase na partida, e isto se não pretender carregar fora de casa.
    No seu caso, eu colocaria apenas uma tomada com contador ligado à fase que o vizinho não está a usar e carregava a 10A, ou mesmo a 6A!
    Com essa autonomia em caso de necessidade, até pode dar ao "luxo" de carregar fora de casa. :-)
    Os cerca de 1000€ por uma solução toda xpto do seu vizinho, dá para muitas cargas fora de casa.
 
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