Iniciar sessão ou registar-se
  1. Além de que já há no mercado, fora da marca, hipótese de substituir a bateria e ficar com um carro virtualmente novo, por um preço que não sendo baixo, no contexto destes carros é excelente.

Já há baterias de 40kWh instaladas em Leaf de primeira geração e testes feitos já com baterias dos novos 62kWh.
  2. Colocado por: IronManSousaEu diria que se lhe serve o valor comercial está aí...

Qualquer charuto de 300 euros serve para andar meia dúzia de km por dia e não é por isso que tem valor comercial.
  3. Colocado por: IronManSousaEu diria que se lhe serve o valor comercial está aí...

O carro tem 10 anos e novo devia ter custado 25k a 30k. Agora só serve para fazer 60kms. Se o colocar à venda nao lhe vão dar tostao. Será que o user vai gastar dinheiro a colocar baterias?
    É como meter silicone nas ma-mas de uma velha. Fica com ma-mas novas, mas nao deixa de ser velha.
  4. As baterias que são retiradas para por novas não tem valor? São recicladas? Ou e lixo?
  5. Colocado por: Reduto25faz a assistência na marca certo?
    O leaf40 sim.
    O leaf24, desde 2016 que não.
  6. Colocado por: Reduto25As baterias que são retiradas para por novas não tem valor? São recicladas? Ou e lixo?

Têm um valor incrível actualmente. Armazenamento estático sobretudo. A ideia que as baterias vão para o lixo ou para o fundo do mar é ridícula de tão descabida ;-)
    Concordam com este comentário: mafgod, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reduto25
  7. Colocado por: Reduto25As baterias que são retiradas para por novas não tem valor? São recicladas? Ou e lixo?
    Há quem fique com elas para acumulação.
    Quem não fica, a Nissan trata de lhes dar uma nova vida ou um final ecologicamente correto.
  8. E bom saber que ainda conseguem dar utilidade as baterias já em fim de vida . Ainda estamos muito no início ou a evolução das baterias já estagnou? Sempre me disseram para esperar antes de comprar que as baterias vão melhorar mas os anos passam e dizem me sempre a mesma coisa.
  9. Colocado por: Reduto25As baterias que são retiradas para por novas não tem valor? São recicladas? Ou e lixo?

Li há dias pouco tempo um artigo recente sobre o tema:
    https://www.sciencemag.org/news/2021/05/millions-electric-cars-are-coming-what-happens-all-dead-batteries

Cada vez mais, é mais barato a sua reciclagem que a mineração dos componentes. Além disso, apesar de serem chamadas baterias de lítio, o lítio é menos de 2% da composição. A grande maioria é níquel, que tem bastante mais valor.

No caso das baterias de EVs, quando deixam de servir para carros, ainda têm uma vida muito longa em acumulação estática.
    Principalmente em baterias solares industriais.

Depois da reutilização direta, quando tal não é possível, há vários ciclos de reciclagem, uns mais diretos que outros.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, zed
      index.jpg
  10. Colocado por: Reduto25Sempre me disseram para esperar antes de comprar que as baterias vão melhorar mas os anos passam e dizem me sempre a mesma coisa.
    Isso é certo.... quanto mais tarde comprar mais barato lhe vai ficar....
    Mas isso é como em tudo... TVs, telemóvel, carros combustão...

As melhores compras são em campanhas de lançamento, escoamentos de stocks, semi-novos e importados, seja elétrico ou de combustão.

Lembre-se também que, mantendo o de combustão, cada mês que adia, mais dinheiro vai queimar com o aual ICE. :-)
    • hangas
    • 21 junho 2021 editado
    Colocado por: Reduto25Ainda estamos muito no início ou a evolução das baterias já estagnou? Sempre me disseram para esperar antes de comprar que as baterias vão melhorar mas os anos passam e dizem me sempre a mesma coisa.

Não acho que estejamos no inicio, mas ainda haverá muita evolução.
    Mas já se atingiu um patamar em que as baterias já praticamente duram toda vida útil do carro em si.

Mas claro, ainda há muitas arestas para limar, principalmente otimização da produção para que o seu custo baixe.

E não me espantaria que apareça um mercado de baterias after-market para todos modelos, para os carros mais antigos, ou para situações de dano acidental, avarias fora de garantia, etc.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  11. Colocado por: mafgodIsso é certo.... quanto mais tarde comprar mais barato lhe vai ficar....
    Mas isso é como em tudo... TVs, telemóvel, carros combustão...

As melhores compras são em campanhas de lançamento, escoamentos de stocks, semi-novos e importados, seja elétrico ou de combustão.

Lembre-se também que, mantendo o de combustão, cada mês que adia, mais dinheiro vai queimar com o aual ICE. :-)

Isso e verdade mas eu não tenho carro próprio na verdade eu ando de trotinete e tvde para viagens longas comboio .

Mas fico na dúvida se avanço para uma mota ou para um carro pequeno elétrico fico sempre indeciso e não tomo uma decisão
  12. Colocado por: hangas
    Não acho que estejamos no inicio, mas ainda haverá muita evolução.
    Mas já se atingiu um patamar em que as baterias já praticamente duram toda vida útil do carro em si.

Mas claro, ainda há muitas arestas para limar, principalmente otimização da produção para que o seu custo baixe.

E não me espantaria que apareça um mercado de baterias after-market para todos modelos, para os carros mais antigos, ou para situações de dano acidental, avarias fora de garantia, etc.

Em termos de autonomia acha que nos próximos anos pode ter uma grande diferença?
  13. Colocado por: hangasnão me espantaria que apareça um mercado de baterias after-market para todos modelos, para os carros mais antigos, ou para situações de dano acidental, avarias fora de garantia, etc.

Como eu disse acima, para o Leaf já há. Tem a vantagem de ter sido o primeiro carro eléctrico de produção mundial (ou seja tem curiosos no mundo inteiro) e a plataforma ter sofrido pouquíssimas alterações, logo foi "fácil" compatibilizar as baterias depois de quebrado o galho inicial. Outros modelos seguirão inevitavelmente o mesmo curso, assim passem anos suficientes :-)

Colocado por: Reduto25Isso e verdade mas eu não tenho carro próprio na verdade eu ando de trotinete e tvde para viagens longas comboio .

Mas fico na dúvida se avanço para uma mota ou para um carro pequeno elétrico fico sempre indeciso e não tomo uma decisão

Nesse tipo de utilização, qualquer carro é difícil de justificar economicamente. Eléctrico ou não.
    Qual é o tipo de utilização que pretendes substituir, a da cidade ou das viagens longas?
    Se for só a da cidade, terá de ser forçosamente um pequeno utilitário pelo preço e facilidade de utilização. Mas depois poderá faltar a autonomia para viagens maiores. E não é uma boa alternativa ecológica, estarias a trocar a mobilidade leve e transporte partilhado por um carro individual.
    Se for só as viagens maiores, dificilmente farás km suficientes que justifiquem o preço.
    É um bom caso de estudo ;-)
    Concordam com este comentário: hangas, Reduto25, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  14. Colocado por: Bruno.Alves
    Como eu disse acima, para o Leaf já há. Tem a vantagem de ter sido o primeiro carro eléctrico de produção mundial (ou seja tem curiosos no mundo inteiro) e a plataforma ter sofrido pouquíssimas alterações, logo foi "fácil" compatibilizar as baterias depois de quebrado o galho inicial. Outros modelos seguirão inevitavelmente o mesmo curso, assim passem anos suficientes :-)

Nesse tipo de utilização, qualquer carro é difícil de justificar economicamente. Eléctrico ou não.
    Qual é o tipo de utilização que pretendes substituir, a da cidade ou das viagens longas?
    Se for só a da cidade, terá de ser forçosamente um pequeno utilitário pelo preço e facilidade de utilização. Mas depois poderá faltar a autonomia para viagens maiores. E não é uma boa alternativa ecológica, estarias a trocar a mobilidade leve e transporte partilhado por um carro individual.
    Se for só as viagens maiores, dificilmente farás km suficientes que justifiquem o preço.
    É um bom caso de estudo ;-)
    Concordam com este comentário:hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas

Sim eu quero mesmo uma coisa pequena simples o carro iria estar maior parte do tempo parado pois no meu dia a dia a trotinete basta para as minhas deslocações mas tem vezes que me apetece ir a algum lado mais longe ou quero visitar alguém que não mora na mesma localidade e não me apetece estar a enfiar em comboios , eu se comprasse uma "mota" seria a qooder 4 combustão ou um carro estilo Smart elétrico , confesso que e uma boa pergunta .

No seu entender o que acha mais lógico
  15. Colocado por: Reduto25Em termos de autonomia acha que nos próximos anos pode ter uma grande diferença?

É difícil quantificar. Eu pessoalmente, do que acompanho, acho que sim.
    Não só por algum avanço na capacidade das baterias, mas também em simultâneo pela eficiência dos carros onde estão montadas.

À medida que cada vez mais fabricantes começarem a pensar o carro electrico de raiz, e não apenas num modelo elétrico de uma plataforma já existente, vai haver ganhos nesse sentido.

É um bocado como os telemóveis e portáteis. Houve um grande avanço nas baterias na ultima decada, é certo.
    Mas também se apostou em processadores (e outros componentes) cada vez mais eficientes; mais performance e menor consumo.

Acho que com os carros vai ser igual.
  16. Colocado por: esptHá por aqui algum proprietário de Model 3 LR ou Performance?

Adquiri recentemente um Tm3P e só posso dizer UAU. O carro é fantástico e em relação ao conforto fiquei surpreendido porque é super confortável e as jantes não são motivo de preocupação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • espt
    • 22 junho 2021
    Estou a aguardar chamada para test drive... Não acha que ficam demasiado abertas as paredes dos pneus? Já tem as turbine?
    • Dav82
    • 22 junho 2021 editado
    Sim já tem as turbine 20 e apesar do pneu de baixo perfil o carro é super confortável mesmo com o piso irregular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  17. Colocado por: Dav82Sim já tem as turbine 20 e apesar do pneu de baixo perfil o carro é super confortável mesmo com o piso irregular.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:espt

Era mesmo a ti que ia chamar. O que me disseram do performance para o LR e que a suspensão e mais "rija"! O que não é necessariamente mau..

A nível de autonomia o LR com as Aero, deve conseguir sacar mais uns KM. As novas turbina são lindas! Acho que o pcspinheiro também foi para o Tesla não foi?

0.4827 seg. NEW