Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

1.3 MultiJet?
    Por acaso hoje andei num corsa que acho que tem esse motor e ouvi um ligeiro grilar/chiar esquisito... Até parecia um bocado aquele chiar das correias...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 402

Colocado por: Anonimo12122020mas esses motores são mesmo conhecidos por esse problema, se trocar o coração, antes de o montar ao sítio mude os tensores, corrente bomba de água.

Sim, a corrente de distribuição será nova. Neste momento a hipotese de trocar a cambota e bielas ainda está em cima da mesa.

Numa nota lateral, e uma vez que sou algo leigo no assunto, qual será a compatibilidade de colocar um motor mais potente (80 vs 95 CV) e que periféricos seriam necessário substituir, por exemplo ao nivel de injecção e provavelmente centralina?
  3.  # 403

Esqueça... é montar um motor usado em bom estado.
    Essa cambota nunca mais casa com esse motor.
  4.  # 404

Colocado por: BricoleiroEsqueça... é montar um motor usado em bom estado.
    Essa cambota nunca mais casa com esse motor.

Boas Bricoleiro, alguma razão em especifico e que me deva preocupar?
    O mecânico não me pareceu reticente quanto a essa operação, e a minha experiência no assunto é nula.
  5.  # 405

Colocado por: Vítor Magalhães
    Boas Bricoleiro, alguma razão em especifico e que me deva preocupar?
    O mecânico não me pareceu reticente quanto a essa operação, e a minha experiência no assunto é nula.

Implicaria mandar retificar a cambota e antes disso tem de se informar com um bom torneiro se esse motor permite retificação da cambota, alguns não.
    Depois mesmo se permitir para ficar equilibrada tem de retificar toda ou seja capas e bronzes sobre medida. Isso para ficar calibrado como de origem é trabalho de ourives que poucos sabem fazer.
    E os custos inerentes a uma cambota nova ultrapassam os custos de substituir por outro motor usado.
  6.  # 406