Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

1.3 MultiJet?
    Por acaso hoje andei num corsa que acho que tem esse motor e ouvi um ligeiro grilar/chiar esquisito... Até parecia um bocado aquele chiar das correias...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  2.  # 402

Colocado por: Anonimo12122020mas esses motores são mesmo conhecidos por esse problema, se trocar o coração, antes de o montar ao sítio mude os tensores, corrente bomba de água.

Sim, a corrente de distribuição será nova. Neste momento a hipotese de trocar a cambota e bielas ainda está em cima da mesa.

Numa nota lateral, e uma vez que sou algo leigo no assunto, qual será a compatibilidade de colocar um motor mais potente (80 vs 95 CV) e que periféricos seriam necessário substituir, por exemplo ao nivel de injecção e provavelmente centralina?
  3.  # 403

Esqueça... é montar um motor usado em bom estado.
    Essa cambota nunca mais casa com esse motor.
  4.  # 404

Colocado por: BricoleiroEsqueça... é montar um motor usado em bom estado.
    Essa cambota nunca mais casa com esse motor.

Boas Bricoleiro, alguma razão em especifico e que me deva preocupar?
    O mecânico não me pareceu reticente quanto a essa operação, e a minha experiência no assunto é nula.
  5.  # 405

Colocado por: Vítor Magalhães
    Boas Bricoleiro, alguma razão em especifico e que me deva preocupar?
    O mecânico não me pareceu reticente quanto a essa operação, e a minha experiência no assunto é nula.

Implicaria mandar retificar a cambota e antes disso tem de se informar com um bom torneiro se esse motor permite retificação da cambota, alguns não.
    Depois mesmo se permitir para ficar equilibrada tem de retificar toda ou seja capas e bronzes sobre medida. Isso para ficar calibrado como de origem é trabalho de ourives que poucos sabem fazer.
    E os custos inerentes a uma cambota nova ultrapassam os custos de substituir por outro motor usado.
  6.  # 406

Bricoleiro, tenho em vista uma cambota usada que saiu de um motor com 30K. Tem "garantia" e de acordo com o fornecedor o motor onde estava berrou porque entrou água para um cilindro.
    Juntamente com a cambota vem bielas e irá levar as capas novas. Não está prevista qualquer rectificação, para isso era rectificada a cambota antiga e aí teria que levar as capas com mais micragem. Palavras do mecânico.

De qualquer das formas esta será a derradeira intervenção no motor, se "berrar" leva um motor "novo"... E depois uma carroçaria e um autorradio e vem outro... Fiat 😅
  7.  # 407

Acerca do motor novo, o melhor preço foi 1000€ e a resposta foi: "É capaz de dar nesse carro."
    Tive outra proposta de 1850€ + IVA e tinha que entregar o motor antigo sem rupturas...
  8.  # 408

Colocado por: Vítor Magalhãestenho em vista uma cambota usada que saiu de um motor com 30K. Tem "garantia" e de acordo com o fornecedor o motor onde estava berrou porque entrou água para um cilindro.

Não acredito no pai Natal 😀
    Qual é o motor que berra com 30 mil sem garantia da marca?
    Já estou muito escaldado desses "senhores"
    que vendem milagres.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 409

Eu também não acredito no Pai Natal, se a cambota não servir, devolve-se e passa-se à fase seguinte. O carro não está a fazer muita falta, obviamente que quero o problema resolvido, vou esperar pelos próximos capítulos 🙃
  10.  # 410

Com um micrometro ou mesmo a olho conseguem ver se a cambota tem muito uso. Ou nao?
  11.  # 411

Colocado por: Vítor MagalhãesAcerca do motor novo, o melhor preço foi 1000€ e a resposta foi: "É capaz de dar nesse carro."
    Tive outra proposta de 1850€ + IVA e tinha que entregar o motor antigo sem rupturas...

Tem de saber o código de motor certo.
    1.3 multijet há muitos assim como 19 tdi e 1.6 hdi por exemplo. O pessoal que não sabe é que diz que é tudo a mesma coisa...
    Alguns até o bloco é diferente, tem alterações, upgrades.
  12.  # 412

Colocado por: dedaoCom um micrometro ou mesmo a olho conseguem ver se a cambota tem muito uso. Ou nao?

Normalmente ninguém vende cambotas, só os motores completos ou cabeças. Vender uma cambota boa implica deixar o resto do bloco ao canto a fazer de mono é dinheiro jogado fora.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    •  
      larkhe
    • 11 setembro 2020 editado

# 413

A Veicomer faz um trabalho excelente na rectificaçao .

Mas se fosse meu reparava-o, e vendia-o de seguida.....
  13.  # 414

Colocado por: larkheA Veicomer faz um trabalho excelente na rectificaçao .

Mas se fosse meu reparava-o, e vendia-o de seguida.....

Não vou vender de seguida, mas para o proximo ano será o mais certo.
    Vai como retoma na propria FIAT, ando meio de olho numa Tipo SW :)
  14.  # 415

Colocado por: Vítor Magalhãesando meio de olho numa Tipo SW :)

Com o mesmo 1.3 lá dentro?
    Com o que estão a preparar para os diesel, cada vez menos sentido faz comprar carros novos a gasóleo para uso particular.
    Ando a namorar uma possível troca de um dos diesel cá de casa por um Yaris 1.5 Hybrid, alguém com feedback deste carro?
  15.  # 416

Colocado por: Bricoleiro
    Com o mesmo 1.3 lá dentro?
    Com o que estão a preparar para os diesel, cada vez menos sentido faz comprar carros novos a gasóleo para uso particular.
    Ando a namorar uma possível troca de um dos diesel cá de casa por um Yaris 1.5 Hybrid, alguém com feedback deste carro?

Yap 👍
  16.  # 417

Ora bem, o panda já deita fumo pelo escape 😅
    Portanto o estrago resume-se, para já, à troca de cambota, uma biela, bronzes das bielas e bronzes da cambota.

Fez 200 kms seguidos sem qualquer tipo de anomalia quer a nível de suavidade na condução, quer a nível de ruídos. Por precaução vai fazer a próxima mudança de óleo e filtro aos 10k, vamos que ainda andem vestígios do alumínio desgastado da tampa da corrente de distribuição, e depois vai-se vendo.

Para já ando à procura de ideais para o que fazer com a biela que sobrou 😅
    A cambota ficou na oficina.
      IMG_20200919_224847.jpg
      IMG_20200919_224831.jpg
  17.  # 418

Colocado por: BricoleiroCom o que estão a preparar para os diesel, cada vez menos sentido faz comprar carros novos a gasóleo para uso particular.

Boa tarde, pode elucidar-me sobre o que vem ai ?
  18.  # 419

Colocado por: civismo

Boa tarde, pode elucidar-me sobre o que vem ai ?

Tb não sei, mas se reparar, as marcas cada vez tem menos modelos a diesel, existem mesmo modelos que já não fazem a diesel, e marcas que ja não tem diesel.
    • eu
    • 29 setembro 2020 editado

# 420

Colocado por: Anonimo12122020A Mazda tem vim a desenvolver e já utilisa motor a gasolina com injeção como a utilizada no diesel, o que permite aumentar potência e baixar consumos

Praticamente todos os construtores têm carros a gasolina de injeção direta há anos !

0.0531 seg. NEW