Colocado por: JoelM
Mais uma vez, queixe.se do estado...
Esta à espera que eu vire sindicalista? Quem lá trabalha é que sabe as condições que tem, como funciona a empresa e a melhor maneira de negociar!
Colocado por: enf.magalhaes
Tipo os camionistas? Autoeuropa? Estivadores ?
Colocado por: J.Fernandes
Que ignorância!! Os estaleiros de Viana do Castelo foram fundados por privados e nacionalizados em 1975. E antes de se falar em Mário Ferreira já davam prejuízo intermitentemente. Aliás, a maioria das empresas nacionalizadas em 1975 ficou bem pior do que estava, como seria de esperar.
Colocado por: HAL_9000Se a Função pública é assim tão má, porque que não se vê funcionários públicos a quererem mudar para o privado? Ao contrário do que se passa com muita gente no privado que quer ser funcionário público (sem reserva alguma digo, aspiro a ser funcionário público, obviamente que sim, porque até nem sou burro nenhum e sei identificar onde me oferecem melhores condições para gerir a minha vida).
Quero ver quantos Funcionário públicos aqui conseguem afirmar que querem mudar para o privado, porque na FP se está muito mal.
Colocado por: HAL_9000
Falou em 3 classes que por acaso não são mal pagas, ainda que muitos dos estivadores nem direito a contrato de trabalho têm. E eu remato-lhe com: Trabalhadores da restauração, trabalhadores de centros comerciais e supermercados, auxiliares de geriatria em lares privados. Regra geral a ganhar o salário mínimo e a trabalhar fins de semana e feriados e por turnos.
Compare lá com um cantoneiro da câmara (ou técnicos de manutenção de jardins). Uns trabalham segunda a sexta 7h/dia, das 9-17h e ganham 635, outros trabalham 5 dias por semana (muitas vezes com um fim de semana livre a cada dois meses e horários que podem começar as 7:30h e terminar as 23h, e até ha um mês atrás ganhavam 600 euros.
Se acha que isto é justiça social, então sou eu que embirro com a função pública, pronto.
Colocado por: branco.valter
Ambos estão errados, já que o dono da West Sea (antigos ENVC), é o Grupo Martifer e não o Mário Ferreira. O dito empresário ficou isso sim com o Navio que tinha sido feito para os Açores e que como a UE informou que não estava para pagar paquetes de luxo, mas apenas navios de ligação inter-ilhas, descartaram-se através de toda uma série de petas. O Mário Ferreira acabou por tomar posse do navio, mandou a West Sea dar-lhe uma lavadela e depois vendeu com uma margem de lucro brutal aos Noruegueses.
Os ENVC eram uns Estaleiros muito rentáveis e cheios de trabalho, mas de repente quem estava a fazer a gestão pura e simplesmente deixou de fazer novos contractos. Ou seja, nos últimos anos os trabalhadores dos ENVC andavam a olhar para o teto todo o santo dia. Quando o Estaleiro fechou e o governo fez a Subconcessão ao grupo Martifer, os mesmos foram buscar um pequeno núcleo de trabalhadores a casa e começaram logo a fazer contractos de construção de novos navios e de manutenção.
Vejam o portefólio da dita empresa em tão poucos anos:
http://www.west-sea.pt/PT/Portefolio.html
Neste momentos estão a construir o World Navigator e o World Voyager para o Mário Ferreira (um dos principais clientes)
Exacto... Porque é o HAL que vai ser solidário e lutar por melhores condições dos outros... Nota-se bem!
Onde é que escrevi isso?
Quais empresas do sector privado? Atelier de arquitectura? Construção civil? Motoristas? Advogados? Serralharia? Hipermercados?
Generalizar da nisso... So se enterra!
Colocado por: HAL_9000Garanto-lhe que não é impossível. Acabei de confirmar com a minha colega que tem 4 anos como FP e tem 25 dias de férias mais o dia de anos
Colocado por: branco.valterCuidado, penso que o Alemão está-lhe a atacar fortemente, porque eu já informei de várias colegas que saíram do Público e foram para o privado, já o informei de várias colegas que saíram e emigraram e até já disse que os únicos colegas de curso que estão a ganhar mais do que eu são os que estão no privado ou que fizeram um curso superior e foram reclassificados nas Instituições em que estão a trabalhar.
Colocado por: NTORION
Isso só é possível se o dirigente do serviço lhe der esses 4 dias extra, e nunca são oficiais.
Quanto ao banco se horas, há serviços que os têm, principalmente ao nível da CM.
Colocado por: HAL_9000Uma coisa é uma empresa decidir isso gastando o dinheiro que ela própria gera e gere. Outra coisa é a administração de um serviço público criar esta distinção entre privados e FP, e mesmo dentro da FP, fazendo uso de dinheiro públicos. Depois andamos nós 1 ano à espera que nos aprovem uma licença de construção, 2 meses por um pedido de direito à informação, pagamos 10 euros pela porcaria de uma certidão a dizer a área de determinado terreno, etc, etc, etc. São decisões locais que pesam nos mesmos de sempre
Colocado por: branco.valterquantias extra que faziam toda a diferença, o que neste momentonão sei.Quantias extra essas que não compensavam aparentemente, uma vez que optou por trocar de emprego e ir trabalhar para o estado a ganhar menos. Para ganhar essas quantias extra também perdia tempo com a sua família. Aliás tem mais 20h por mês e 220h por ano ( quase 10 dias) a mais com a sua família que qualquer pessoa que trabalha no privado. Provavelmente com um horário que lhe permite desfrutar melhor da companhia dos seus. Além disso sabe que daqui a 1 ano, 2 anos, 10 anos vai continuar a estar empregado e a providenciar sustento a essa mesma família, mesmo no caso extremo de por algum infortúnio deixar de conseguir desempenhar as funções que desempenha actualmente .........Espere...isto... devo estar a pensar mal, porque trabalhar na Função pública é muito mau e no privado é que se ganha bem
Colocado por: NTORION
É preciso saber pq os têm, pode ser dado a todos, ou pode ser um 'premio', pelo desempenho, compromisso, etc... Sinceramente se for para diferenciar os bons dos maus até acho bem.
Quanto aos dias de férias e horas de trabalho, a lei só impõe os dias mínimos e as horas máximas, eu já trabalhei no privado com as 7 horas diárias e os 25 dias de férias... E conheço várias empresas nesses moldes.
Depende da área, para quem trabalha no privado, o que vai fazer o público, as suas aspirações pessoais, etc etc...
Ainda não percebeu que generalizando não chega a conclusão nenhuma?
Colocado por: HAL_9000
Sim eu sei que é uma decisão local por assim dizer. Mas é uma decisão local frequente em inúmeras Câmaras municipais, como refere a notícia que partilhei atrás.
Uma coisa é uma empresa decidir isso gastando o dinheiro que ela própria gera e gere. Outra coisa é a administração de um serviço público criar esta distinção entre privados e FP, e mesmo dentro da FP, fazendo uso de dinheiro públicos. Depois andamos nós 1 ano à espera que nos aprovem uma licença de construção, 2 meses por um pedido de direito à informação, pagamos 10 euros pela porcaria de uma certidão a dizer a área de determinado terreno, etc, etc, etc. São decisões locais que pesam nos mesmos de sempre
Colocado por: JoelMTeve a sorte de trabalhar numa boa empresa. A maioria não tem essa sorte. A minha mulher também trabalha numa assim, mas fora da região de Lisboa, são mesmo muito poucas as empresas que praticam o horário das 35 h.
Como já foi referido, na maioria dos casos estipula mínimos... Ninguém impede a entidade patronal de "dar" mais. No meu caso particular, em PT, sempre trabalhei 7:00 por dia. (isto já era há 5 anos...)
Colocado por: branco.valter
Quer que eu diga vários casos de abusos cometidos por empresas privadas sobre mim e a minha familia? Basta começar pelos Meo e Companhia já dava para um tópico à parte. 10 euros por uma certidão? Está com sorte, eu já gastei bem mais do que isso.