Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Sandra NunesEstou no fórum neste momento porque trabalhei a noite toda, mas aqui ou trabalharam todos durante a noite, ou são patrões ou então o vosso emprego é muito bom.
    Ou estão de férias. No meu caso é porque o patrão (estado) é mesmo muito bom.Não quer saber quantas horas trabalho, nem quando trabalho, desde que os objectivos sejam cumpridos.
  2.  # 2

    Colocado por: JoelMNão está contente? Concorra à FP!

    A frase do costume com o argumento infantil do costume.

    Para você é tudo uma questão de dor de cotovelo e inveja, é nesse (baixo) nível que você discute sempre as coisas. Já lhe ocorreu que mesmo que eu fosse f.p. poderia ter na mesma a opinião de que estes, no geral, são privilegiados em relação aos privados? É que eu conheço f.p.´s que não têm problema em admitir algo tão óbvio.

    Fico desde já à espera da sua outra frase célebre com que gosta de rematar os debates: "leve lá a bicicleta".
  3.  # 3

    Colocado por: Sandra NunesEm relação ao facto de quem tem filhos com menos de 12 anos trabalhar menos 2 horas eu gostava de saber onde para pedir transferência.


    "Artigo 15.º
    Trabalho em tempo parcial e horário flexível

    1- Os trabalhadores com um ou mais filhos menores de 12 anos têm direito a trabalhar em horário reduzido ou flexível em condições a regulamentar.
    2 - O disposto no número anterior aplica-se, independentemente da idade, em caso de filhos deficientes que se encontrem em alguma das situações previstas no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 170/80, de 29 de Maio, ou nas alíneas l), n) e o) do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 54/92, de 11 de Abril."
  4.  # 4

    Colocado por: JoelMNeste caso é claro como a água que é dor de cotovelo, o HAL já admitiu que quer ser FP e que assim que tiver oportunidade irá concorrer...
    Se chama dor de cotovelo eu achar que regime distinto implementado neste País é injusto para a grande maioria da população trabalhadora. Então é dor de cotovelo. Para mim dor de cotovelo seria se eu quisesse menos condições para a FP independentemente das condições dos restantes trabalhadores melhorarem ou não. Mas não é isso que eu quero, apenas quero que quem tem piores condições neste momento possa ver essas condições melhoradas antes de se canalizar esforços para melhorar os que estão menos mal. Justiça social, meu caro. Justiça social. Mas isso a si, não leh interessa, é mais fácil fazer acusações gratuitas como : Está é com dor de cotovelo

    Sim quero ser FP, mas ao menos, se um dia o for, não terei o menor problema em admitir que serei um privilegiado, nem mudarei uma vírgula às minhas opiniões.

    Pois se eu trabalhando no privado não consigo melhorar as minhas condições, porque para o governo é mais importante não chatear muito os sindicatos da FP, então terei de me juntar a eles.
  5.  # 5

    Mas o que tinham dito era trabalhar menos duas horas diárias. O horário flexível até pode ser, vai para um serviço onde não tenha turnos rotativos se o marido também tiver um horário incompatível, tem que levar uma declaração da entidade patronal do marido para comprovar.
    Em relação ao horário reduzido, não conheço ninguém que tenha pedido, pois o ordenado leva um grande rombo.
  6.  # 6

    Nem todos os que trabalham no público estão bem e nem todos os que trabalham no privado estão mal.
    O meu marido não trabalha no público e está bem melhor que eu
  7.  # 7

    Colocado por: Sandra NunesMas o que tinham dito era trabalhar menos duas horas diárias. O horário flexível até pode ser, vai para um serviço onde não tenha turnos rotativos se o marido também tiver um horário incompatível, tem que levar uma declaração da entidade patronal do marido para comprovar.
    Em relação ao horário reduzido, não conheço ninguém que tenha pedido, pois o ordenado leva um grande rombo.


    Tenho uma colega que trabalha apenas 5 horas por dia. Não fiquei com a ideia de ter levado corte no salário, porque ela disse que enquanto mãe solteira de menor de 12 anos tinha esse direito.
    Agora, ao ler esse artigo do código do trabalho fico com a ideia que deveria haver corte dessas duas horas, sim.

    Mas como também diz " em condições a regulamentar", não sei exactamente o que configura
  8.  # 8

    Colocado por: Sandra NunesNem todos os que trabalham no público estão bem e nem todos os que trabalham no privado estão mal.
    O meu marido não trabalha no público e está bem melhor que eu


    Obviamente que não. Fala-se aqui na tendência geral e na existência de regras distintas para cidadãos que deveriam ter os mesmos direitos.

    Existem gestores no privado a ganhar mais de 50k por mês, o que julgo no público ser quase impossível (se bem que o Paulo Macedo....). Mas são a excepção e não a regra.
  9.  # 9

    Se as mães solteiras trabalhassem menos horas e ganhassem o mesmo o pessoal ia todo pedir o divórcio 😄
  10.  # 10

    A sua colega pode estar com horário de amamentação e aí não tem corte no vencimento.
    O meu filho tem doença crónica e eu nunca usufrui de nenhuma regalia.
    •  
      NTORION
    • 8 janeiro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: HAL_9000

    "Artigo 15.º
    Trabalho em tempo parcial e horário flexível

    1- Os trabalhadores com um ou mais filhos menores de 12 anostêm direito a trabalhar em horário reduzido ou flexívelem condições a regulamentar.
    2 - O disposto no número anterior aplica-se, independentemente da idade, em caso de filhos deficientes que se encontrem em alguma das situações previstas no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 170/80, de 29 de Maio, ou nas alíneas l), n) e o) do n.º 1 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 54/92, de 11 de Abril."


    Têm o direito... Não é bem assim, depende do serviço e do chefe do serviço. Mas tb n são as 2horas, pq a hora de almoço é reduzida a 30 min.

    Mas sim, existe esse possibilidade, dependendo do serviço e das chefias, onde estou reduzem 1h, mas sendo que tudo o que era para fazer nas 7h normais tem de ser feito nas 6h.

    O termo é jornada contínua, normalmente só existe em serviços sem atendimento ao público
  11.  # 12

    Colocado por: Sandra NunesA sua colega pode estar com horário de amamentação e aí não tem corte no vencimento.
    Não é amamentação, a criança em questão já não mama aos anos.
  12.  # 13

    Colocado por: NTORION

    Têm o direito... Não é bem assim, depende do serviço e do chefe do serviço. Mas tb n são as 2horas, pq a hora de almoço é reduzida a 30 min.

    Mas sim, existe esse possibilidade, dependendo do serviço e das chefias, onde estou reduzem 1h, mas sendo que tudo o que era para fazer nas 7h normais tem de ser feito nas 6h.
    Neste caso ela também tem de garantir o serviço nas 5 horas, e de facto almoça à secretária. Noutro tipo de serviços seria impossível, mas o serviço dela não lhe leva mais de 2-3 h por dia. Contudo é uma situação que jamais aconteceria numa empresa privada.

    Ela faz de facto jornada contínua como diz, mas são 5h e não seis. Entra às 11h sai ás 16h, serviço sem atendimento ao público. Pormenores de como foi processado o acordo não lhe consigo dar
  13.  # 14

    Então ganha menos, pelo menos na enfermagem é assim e acho muito bem, se não ninguém casava 😊
  14.  # 15

    As colegas que estão com horário de amamentação entram 1 hora mais tarde e saiem 1 hora mais cedo, os colegas que estão de serviço tém de assegurar os cuidados dos doentes delas. Assim, quem está a trabalhar fica com mais trabalho nessaa duas horas.
  15.  # 16

    Colocado por: Sandra NunesAs colegas que estão com horário de amamentação entram 1 hora mais tarde e saiem 1 hora mais cedo, os colegas que estão de serviço tém de assegurar os cuidados dos doentes delas. Assim, quem está a trabalhar fica com mais trabalho nessaa duas horas.
    Sim, na prática é isso que acontece em todo o lado, tb já passei pelo mesmo.
  16.  # 17

    Agora um horário das 11h às 16h é um verdadeiro luxo, assim vale a pena ser fp.
    Eu faço noites de 11horas e tenho uma folga a seguir.
    Tenho um dominho livre de 5 em 5 semanas se ninguém faltar.
  17.  # 18

    Colocado por: JoelMSe lhe descontarem no salário, qual a dificuldade de ter o mesmo acordo no privado? Basicamente trabalha em part time!
    Não posso concluir que lhe cortaram o salário, mas pelo modo como se expressou acho que se tratou de um acordo com a administração: assegura o serviço nas 5h e recebe o mesmo. Mas também não posso concluir que não cortaram. Mas admitamos que cortaram, não sei se consegue assim tão facilmente negociar condições semelhantes numa empresa. A empresa se contrata uma pessoa a tempo inteiro é porque precisa dela a tempo inteiro, e não em part-time

    Por exemplo numa farmácia seria uma situação incomportável. Geralmente trabalham com limites mínimos de funcionários para assegurar o horário de abertura/fecho. Se uma funcionária trabalha menos 2h por dia, ou alguém aceita fazê-las e receber o mesmo por hora extra que ganha em horário normal, ou não haverá ninguém interessado em fazer 10 por semana.
  18.  # 19

    Colocado por: HAL_9000Entra às 11h sai ás 16h


    Mas isso não é legal, mesmo que as 5h o sejam, já n discuto, tem de dar sempre os 30 min de almoço, portanto ela só faz na realidade 4.30h
  19.  # 20

    O estado não gasta mais por o pessoal de amamentação gozar as duas horas, quem está a trabalhar é que fica com mais trabalho.
 
0.0819 seg. NEW