Iniciar sessão ou registar-se
    • Lupan
    • 21 novembro 2020 editado

     # 221

    No meu caso até gostava delas sem cortinados ou cortinas, mas a mulher fez questão... A vista também me agrada, no caso do lote também tem uma boa vista, é algo que aprecio bastante
  1.  # 222

    Colocado por: DR1982Isso nao, quando falo em acabamentos falo em cozinhas, pavimentos, wcs e por ai fora.


    Sim, é verdade que é mais simples mudar tudo isso depois, ao passo que aumentar a área já é mais dificil...

    Mas por um lado, não me parece a melhor ideia do mundo meter barato agora para daqui a 20 anos substituir. Por outro lado, a necessidade de uma área maior daqui a 20 anos geralmente não acontece, antes pelo contrário. Os filhos saem e sobra espaço até...

    Aí até pode demolir a parede de algum quarto ou assim, caso queira aumentar outro espaço quarquer... Ou meter a alugar.
  2.  # 223

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Sim, é verdade que é mais simples mudar tudo isso depois, ao passo que aumentar a área já é mais dificil...

    Mas por um lado, não me parece a melhor ideia do mundo meter barato agora para daqui a 20 anos substituir. Por outro lado, a necessidade de uma área maior daqui a 20 anos geralmente não acontece, antes pelo contrário. Os filhos saem e sobra espaço até...
    Depende, daqui a 20 anos podem sair de casa ou ter de se colocar uma cama de casal em vez de uma de solteiro!
    A mesa de refeiçoes tambem aumenta, o sofa para quando estao todos reunidos e por ai fora...
    • DR1982
    • 21 novembro 2020 editado

     # 224

    Colocado por: N Miguel OliveiraAí até pode demolir a parede de algum quarto ou assim, caso queira aumentar outro espaço quarquer... O
    Isto ja acho interessante, uma casa pensada de forma a que com pequenas obras se possam alterar as divisões interiores conforme as necessidades.
    Sei de um caso assim, era um apartamento t3 mas como têm duas filhas que gostavam de dormir juntas decidiram unir os dois quartos e fazer apenas um maior, ate ficou engraçado!
  3.  # 225

    Colocado por: DR1982Depende, daqui a 20 anos podem sair de casa ou ter de se colocar uma cama de casal em vez de uma de solteiro!

    O caso dos meus pais... que agora têm 315m2 vazios porque achavam que os filhos iam querer viver com eles toda a vida...

    Colocado por: DR1982Isto ja acho interessante, uma casa pensada de forma a que com pequenas obras se possam alterar as divisões interiores conforme as necessidades.
    Sei de um caso assim,

    Sim, dos temas mais interessantes que vejo na construção, é imaginar como se adaptará no futuro uma obra pensada hoje, exemplo:
    Uma vez, um grupo de famílias encomendou-nos um projecto e pediu expressamente que pensássemos em como adaptar a casa com gestos muitos simples (ou mesmo nulos)... para possibilitar alugar parte da casa depois da "saída" dos filhos (seriam as zonas em azul). O mais engraçado é que havia famílias com filhos de diferentes idades, uns bebés, outros com 16-17 anos, uma das proprietárias nem filhos tinha, nem marido... foi curioso ver o que cada um queria da sua casa em banda passados 25 anos. Outros ainda, imaginavam que mais tarde ou mais cedo trabalhariam por conta propria e apartir de casa... e foi preciso prever isso também.
      Z.JPG
  4.  # 226

    Isso aconteceu em portugal?
    É realmente bastante interessante!
    Embora eu nunca equaciona-se alugar parte da casa e abdicar da minha privacodade que tanto ambiciono, é algo bastante racional!

    Nesse seguimento a Cmartin publicou um video algures de uma casa preparada para que a tipologia fosse alterada sem grandes obras, nao consigo encontrar mas a casa estava muito interessante!
  5.  # 227

    Sem duvida um exercicio muito interessante, mas assumindo que a casa se mantera ad eternum. A familia reduz, troca de casa, segue os filhos para o estrangeiro, muda-se para um local menos condicionado pelo emprego, hop por esse mundo fora...
    Nao sou fa de imaginar ficar na mesma casa, na mesma realidade, ate ao fim da vida...
    Concordam com este comentário: LFF1980, DonaRute
  6.  # 228

    Colocado por: DR1982Isso aconteceu em portugal?

    Acha mesmo? Foi no país onde você vive agora, mais propriamente em Fribourg.
    Os meus pais jamais alugariam parte da casa, já os suíços viram isso como um complemento à reforma (ainda lhes chamam anti-sociais...)

    Colocado por: pguilhermeNao sou fa de imaginar ficar na mesma casa, na mesma realidade, ate ao fim da vida...

    Escrevo-lhe desde a casa dos meus sogros (que estou a visitar) na Cidade do México. Construíram esta casa (típica moradia em banda de 3 pisos) há uns 10-12 anos... e mal o filho mais novo saia de casa (está quase), mudarão para uma cidade mais tranquila e para alguma casa com um terço do tamanho (é o sonho deles)... curioso, não é?
  7.  # 229

    Percebo perfeitamente!

    Os meus pais e os meus sogros (norte da europa) tb fizeram o mesmo. Alias, ainda nem está fora de questao mudarem-se para PT a tempo inteiro.
    Concordam com este comentário: Lisps
  8.  # 230

    Colocado por: N Miguel OliveiraAcha mesmo? Foi no país onde você vive agora, mais propriamente em Fribourg.
    Os meus pais jamais alugariam parte da casa, já os suíços viram isso como um complemento à reforma (ainda lhes chamam anti-sociais...)
    Tal como desconfiava:) aqui algo desse género faz mesmo muito sentido!


    Colocado por: N Miguel OliveiraEscrevo-lhe desde a casa dos meus sogros (que estou a visitar) na Cidade do México. Construíram esta casa (típica moradia em banda de 3 pisos) há uns 10-12 anos... e mal o filho mais novo saia de casa (está quase), mudarão para uma cidade mais tranquila e para alguma casa com um terço do tamanho (é o sonho deles)... curioso, não é?
    Nao é mentira que as casas pequenas sejam na maior parte das vezes mais acolhedoras!
    Falando de extremos, a “casa” mais pequena que vivi tinha 4x4m, sim 16m2, um pequeno bungalow em Ardeche, com uma parcela de jardim privada, a seguir ao grande envidraçado da mini cozinha/sala tinha um deck A uns 50 metros de distância de um grande lago, foi talvez o sitio onde mais gostei de viver!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  9.  # 231

    Colocado por: pguilhermePercebo perfeitamente!


    Mesmo em PT é comum vender-se a casa e regressar à terrinha. O que acho curioso no caso dos meus sogros e de várias familias amigas deles... é o facto de passarem 2/3 anos a construir uma casa e vendê-la 15 anos depois apenas...
  10.  # 232

    Viver em algo construído à medida significa à medida tb do período da nossa vida. Infelizmente, mesmo 15 anos já é uma boa fatia do nosso tempo.

    De qualquer forma, a própria construção é algo interessante, um percurso da vida. Afinal, é o caminho que tomamos que importa, não o destino, já que esse é sempre o mesmo.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, N Miguel Oliveira
  11.  # 233

    Colocado por: N Miguel OliveiraCidade do México

    Eu se também morasse aí queria era ir embora 😛
  12.  # 234

    Colocado por: rjmpiresEu se também morasse aí queria era ir embora


    Já eu acho-a extraordinária, já vivi cá e esta é a 7a vez que regresso. Provavelmente o sitio mais espetacular que conheci. Mas entendo os sogros aqui, depois de 60 anos nesta confusão, já só querem é sossego e uma cabanita no Caribe.

    A de construir e vender tão rápido é que não é facil de entender... Mas é comum pelos vistos.
  13.  # 235

    Boa tarde,
    Vou aproveitar o tópico para relatar o meu caso.
    Pesquisei inúmeras vezes neste fórum, sobre todos os riscos e conselhos para a construção de uma moradia.
    Decidimos comprar um terreno e com base no conselho de um construtor, cujas casas vimos e gostamos, contratar o arquiteto seu amigo. Falamos com ele, demos a nossa visão do que queríamos para a casa (mediante o tipo de terreno e construção permitida) e demos um valor para elaborar o projeto. Falamos sempre num budget que para nós nos parecia realista, tendo em conta o valor que o construtor, depois de ver o nosso terreno, nos disse que custaria para construir a casa que pretendíamos ( 2 pisos 180 total + cave + piscina), numa casa que gemina com o terreno do lado, ainda sem construção. O Arquiteto elaborou o projeto, deu-lhe uma volta 180º graus ao que pensávamos e sempre nos disse que estava ao nosso alcance. Agora em fase final, já com tudo pronto para a CP à Câmara, temos o orçamento do mesmo construtor (feito em conjunto com o arquiteto), com um valor absurdamente superior ao que tínhamos falado. Nesta fase, está claro que temos de refazer todo o projeto antes de avançar, porque não quero entrar em loucuras. Mas gostaria de pedir um conselho sobre o que fazer nesta situação. Já que estamos com o tempo contra nós (já passaram quase 8 meses desde que iniciámos este projeto e estamos a ver que voltamos à estaca zero, sem projeto, sem casa e sem solução.
    •  
      RRoxx
    • 26 novembro 2020

     # 236

    projecto tem, peça mais preços.

    não tem de fazer com esse construtor.
    Concordam com este comentário: nunos7
  14.  # 237

    Colocado por: MariaTcom um valor absurdamente superior ao que tínhamos falado

    Qual é esse valor, pode indicar? ou então se preferir qto foi o aumento em percentagem...
  15.  # 238

    Colocado por: MariaTAgora em fase final, já com tudo pronto para a CP à Câmara, temos o orçamento do mesmo construtor (feito em conjunto com o arquiteto), com um valor absurdamente superior ao que tínhamos falado.


    infelizmente parece que é normal, apesar de eu achar que não devia ser. Não se pede que os arquitetos desenhem uma casa ao cêntimo. mais 10% do que o plafond acho uma margem de erro aceitável, mas muitos erram por bem mais. o meu erro errou por 25%

    acho que a única opção é não dar o plafond real ao arquitecto.
  16.  # 239

    Colocado por: RRoxxnão tem de fazer com esse construtor.


    Maria, como bem disse o RRoxx, peça mais orçamentos... não se fique por um orçamento.
  17.  # 240

    Fico triste com estas histórias, especialmente com quem procurou algumas informações antes de se meter numa aventura destas.

    No entanto, depois de lerem o fórum, algumas questões deveriam saltar à vida:

    "Decidimos comprar um terreno e com base no conselho de um construtor"
    "contratar o arquiteto seu amigo"
    "custaria para construir a casa que pretendíamos ( 2 pisos 180 total + cave + piscina)"

    Talvez como o entendimento com o arquitecto foi "sempre nos disse que estava ao nosso alcance", esta possa refazer o projecto, se este está tão fora de orçamento.
    No entanto, sabe-se lá se não haveriam interesses misturados, afinal, este é amigo do construtor :(

    Tal como já solicitaram, o que é "absurdamente superior"? 50% mais do que o previsto? O dobro? Mais?
    Concordam com este comentário: marco1, nunos7
 
0.0669 seg. NEW