Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Uma mudança em quê?
    Eu acho que a tap é importante daí o meu primeiro post.
    A tap é mal gerida pelo estado de há décadas para cá. Explique-me la onde eu escrevi que a tap para mim não é importante? Se continuar a existir porreiro, se acabar para mim é igual ao litro. A minha opinião mantém-se a tap é importante a vários niveis. Sendo bem gerida então é completamente essencial.
  2.  # 42

    Possa que é impossível...
    •  
      RRoxx
    • 13 dezembro 2020

     # 43

    Colocado por: pepe66É a minha opinião que a Tap dá prejuízo pelos sucessivos governos terem usado a tap para favores políticos e não pelos ordenados pagos às diversas carreiras que a tap tem


    Não concordo, não tem só a ver com politiquisses. A TAP era "uma empresa para a vida" e isso é mau, não há competição, há trabalhadores acomodados, que não sabem fazer nada mais que o pouco que fazem nem querem saber. Quando não dão conta do recado a solução sempre foi contratar mais, em vez de motivar e "obrigar" as pessoas a fazer o trabalho para o qual foram contratados, não há penalizações, as chefias são vergonhosas, quando algo acontece apenas chutam para o superior hierárquico e está tudo bem. Quem está acima vai-se borrifando, interessa é que pingue ao final do mês. E este sentimento é exacerbado pela mão protectora do estado. Se não houvesse e tivessem de estar em mercado de concorrência a sério as coisas eram diferentes.

    Quanto as peças, muitas veem dos estados unidos, até de pequenas empresas, se tiverem certificação europeia são aplicadas. Existem inclusivamente episódios de peças com cotação pedida a pessoal que vende para as maiores empresas americanas, com muito melhor preco, mas que cá não podem ser aplicadas no mesmo modelo de avião porque a norma não permite, obviamente isto não é um problema da TAP, mas obriga a que vai comprar peças mais caras.

    Chegaram a relatar-me um caso de umas peças de motor pedidas de urgência que afinal não eram necessárias e ficam a apodrecer no armazém.. e como pode imaginar não são peças de 200€.. são de muitos milhares. Se isto não é incompetência é o que?

    O problema da tap são as pessoas e a política da empresa para com as mesmas, não há muita exigência... E é transversal. Havia gente que o dia de trabalho deles era ver videos no YouTube... Acha isto normal?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 44

    Colocado por: pepe66Eu acho que a tap é importante daí o meu primeiro post.

    Todos nós achamos que a TAP é importante.

    Mas será que vale a pena derreter 4000 milhões de euros dos nossos impostos para manter a TAP ? Será que é importante a esse ponto?
  3.  # 45

    Caro Rroxx então estamos a falar do mesmo, má gestão! A questão não é o ordenado do piloto Joaquim que se sair da tap vai ganhar o mesmo ou mais noutra companhia a questão é a gestão miserável que os sucessivos governos permitiram que a tap tivesse, é a duplicação de funções por incompetência, são os vários familiares de políticos em lugares de direção completamente desnecessários, etc...
    Já agora do que li acerca da restruturação, a restruturação vai incidir quase toda na parte operacional, comissários de bordo, pilotos, pessoal de terra e manutenção, esta é a parte que dá lucro. Em relação ao sorvedouro de dinheiro que são as outras empresas do grupo onde estão instalados os favores políticos não li nada acerca de restruturações.
    Agradeço a resposta das peças, não fazia ideia.
  4.  # 46

    Colocado por: euMas será que vale a pena derreter 4000 milhões de euros dos nossos impostos para manter a TAP ? Será que é importante a esse ponto?

    Até podia valer, se efetivamente resolvesse. Mas daqui a uns anos voltamos ao mesmo.

    A questão também é outra, qual o valor da dívida da TAP, garantida pelo estado? Ou seja mesmo que a deixem falir quanto vamos pagar anyway... Isto diretamente

    Indiretamente, secalhar ainda vamos dar mais uma ajuda a uns bancos, por ex a CEMG, se for 1 dos credores com relevância, já não se aguenta.
    Concordam com este comentário: eu, desofiapedro
  5.  # 47

    Caro eu, não tendo formação em gestão e não conhecendo os números reais duma falência da tap não consigo opinar o que seria melhor. Mas olhando pro caso do novo banco posso supor que seria muito pior.
  6.  # 48

    Colocado por: pepe66Já agora do que li acerca da restruturação, a restruturação vai incidir quase toda na parte operacional, comissários de bordo, pilotos, pessoal de terra e manutenção, esta é a parte que dá lucro. Em relação ao sorvedouro de dinheiro que são as outras empresas do grupo onde estão instalados os favores políticos não li nada acerca de restruturações.

    Portanto na produção, reduzem as vacas, mas querem produzir mais leite.
    Concordam com este comentário: pepe66
    •  
      RRoxx
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 49

    Colocado por: pepe66Caro Rroxx então estamos a falar do mesmo, má gestão! A questão não é o ordenado do piloto Joaquim que se sair da tap vai ganhar o mesmo ou mais noutra companhia a questão é a gestão miserável que os sucessivos governos permitiram que a tap tivesse, é a duplicação de funções por incompetência, são os vários familiares de políticos em lugares de direção completamente desnecessários, etc...


    Você não leu nada do que eu escrevi. O problema da TAP são as pessoas. Não necessariamente a gestão e a politiquisses.

    Por exemplo: a mota Engil é altamente politiquizada, e dá lucro, é uma empresa sólida com diversas áreas de negócio. Qual é a diferença? Eu digo-lhe: concorrência e competição. Na TAP são um bando de acomodados...

    Edit: porque é que os sindicados da EFACEC querem que seja nacionalizada?

    Porque é que os sindicatos da Autoeuropa trabalham em conjunto com a direcção para a fábrica funcionar e responder as exigências? Porque é que nosso ensino público está sempre em greve? Responda a essas perguntas e percebe qual é o factor que leva as empresas a serem melhores ou piores.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 50

    Errado, se determinada pessoa é um problema e não produz deveria ser automaticamente despedida. É um problema de gestão.
  8.  # 51

    Colocado por: pepe66Já agora do que li acerca da restruturação, a restruturação vai incidir quase toda na parte operacional, comissários de bordo, pilotos, pessoal de terra e manutenção, esta é a parte que dá lucro.


    O Transporte Aéreo não dá lucro. Há bastante tempo (com um arzinho da sua graça ou dois). A contração da frota obrigaria ao despedimento de pessoal de vôo de qualquer forma. Agora, a manutenção deu lucro de 42M€.
  9.  # 52

    Colocado por: NTORION
    Portanto na produção, reduzem as vacas, mas querem produzir mais leite.
    Concordam com este comentário:pepe66

    Ou então em vez de 1 pastor por vaca passam a a ter 1 pastor para 3 vacas...
    Um avião leva os mesmos passageiros ganhe o piloto 100 ou 1000.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 53

    Colocado por: pepe66Caro eu, não tendo formação em gestão e não conhecendo os números reais duma falência da tap não consigo opinar o que seria melhor. Mas olhando pro caso do novo banco posso supor que seria muito pior.


    Mas o vão fazer na TAP é semelhante ao que fizeram com o novo banco. E desconfio que os resultados serão os mesmos.
  10.  # 54

    Confesso que considero a TAP importante, mas como grande parte das empresas públicas são mal geridas, por diversos motivos que nem vale a pena referir.

    Não seria mais vantajoso alugar os aeroportos a companhias estrangeiras em que as mesmas tivessem de cumprir determinados requisitos no interesse do País?
  11.  # 55

    Colocado por: pepe66A tap tem cerca de 10000 funcionários a sua extinção levaria a que cerca de 150000 pessoas fossem para o desemprego.
    Saía mais caro ao contribuinte essas 150000 no desemprego, ou injetar aos milhares de milhões de euros numa companhia moribunda.

    Colocado por: pepe66os pilotos da TAP têm um bom ordenado para o standard nacional é um facto, outro facto é que a TAP paga menos do que todas as outras companhias da Europa, excepção aos co pilotos da Ryanair tenho ideia,
    Não foi isso que o Pedro Nuno Santos disse, ele afirma inclusive que na TAP se paga melhor que na Iberia.
  12.  # 56

    Colocado por: eu

    Mas o vão fazer na TAP é semelhante ao que fizeram com o novo banco. E desconfio que os resultados serão os mesmos.

    São situações totalmente diferentes. No caso do BPN e do BES o Estado intervencionou para salvar os depositantes e não os Bancos. No 1º caso forma 9K milhões para o lixo mas o medo de uma corrida aos depósitos talvez tenha levado a uma decisão precipitada. No caso do BES o problema era semelhante mas a 1ª responsabilidade de pagar o buraco ficou no Fundo de Resolução. Para já é uma divida que está a pagar juros e em principio irá ser paga ao Esatado.
    A TAP é mais parecido com a CGD que levou 5K milhões que nunca será devolvido mas que lucros futuros podem minorar. E nestas 2 empresas por coincidência ou não o factor salários elevados veio á baila.
  13.  # 57

    Colocado por: Carvaimas o medo de uma corrida aos depósitos talvez tenha levado a uma decisão precipitada
    Concordo.

    É um assunto mt sensível, não sabemos como iria reagir a população num cenário de falência, mas uma corrida aos bancos colapsava a economia como a conhecemos.
  14.  # 58

    Colocado por: RRoxxE é transversal. Havia gente que o dia de trabalho deles era ver videos no YouTube... Acha isto normal?
    Eu vejo isso todos os dias na instituição onde trabalho, nem é preciso ir para TAP. Agora o preço que o estado paga na minha instituição por 1h de youtube é capaz de ser 1/10 do que paga na TAP. Também conheço mecânicos da TAP que se "reformaram" com 56 anos e mais de 3500 euros. O estado deveria ser muito mais zeloso na gestão do dinheiro do contribuinte, mas infelizmente enquanto puder aumentar impostos para cobrir os seus erros de gestão, julgo que será mais do mesmo.
  15.  # 59

    HAL_9000 por amigos pilotos sei que na altura da troika houve uma fuga grande de pilotos da tap para o Dubai e para a easyjet precisamente porque pagavam bastante mais, da iberia não conheço mas tenho as minhas reservas.
  16.  # 60

    Colocado por: Caravelle
    O Transporte Aéreo não dá lucro.
    Diga isso à Ryanair a ver se pega.
 
0.0427 seg. NEW