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  1.  # 61

    A divisão de Transporte Aéreo na TAP (a qual é o objetivo deste tópico) não dá lucro.

    Melhor?
  2.  # 62

    Colocado por: pepe66HAL_9000 por amigos pilotos sei que na altura da troika houve uma fuga grande de pilotos da tap para o Dubai e para a easyjet


    Pergunte aos seus amigos quantos quiseram voltar, quando perceberam que eram tratados como funcionários normais...
  3.  # 63

    Colocado por: CaravelleMelhor?
    Sim, o que tinha escrito atrás é que o transporte aéreo não dá lucro, apenas quis reforçar que numa empresa BEM gerida até dá (mesmo considerando que operam em segmentos diferentes).
  4.  # 64

    Colocado por: pepe66Não sou nenhum avençado e não tenho interesse nenhum na Tap. Se a tap acabar tirando o acréscimo de impostos imediato que iria recair sobre os meus bolsos a minha vida iria continuar exactamente igual pois trabalho numa empresa cujo income vem praticamente todo do estrangeiro.
    Dito isto esta é uma discussão engraçada porque se vivêssemos num país com políticos sérios a discussão companhia aerea de bandeira versus oferta de mercado não estaria toldada por argumentos financeiros e sim por argumentos estratégicos. Neste caso a conversa estará sempre toldada pelo argumento duma empresa factualmente deficitária.
    Só para acabar a lufthansa teve uma ajuda de 9 mil milhões de euros pelo governo alemão. Provavelmente será ainda mais ajudada pois o mundo assenta numa aviação funcional se todas as companhias aéreas acabarem o mundo demorará mais a arrancar e aí sim se as companhias aéreas forram a falência a minha vida deixaria de estar confortável.


    Só para contrapor essa comparação infeliz com a Lufthansa, partilho a imagem em baixo:

    É igualmente importante perceber que o Grupo Lufthansa é composto por várias entidade exteriores, como a companhia Suiça, Austriaca e diversas alternativas Low-Cost. É incomparável o suporte necessário para um conglomerado como o Alemão e uma companhia como a TAP que apesar de deter alguma força nos mercados, principalmente nos Lusófonos, não apresenta nem a credibilidade, nem a pujança da Lufthansa. A própria conjuntura económico-social é impar.

    Concordam com este comentário: pepe66
  5.  # 65

    Não era preciso o HAL escrever isso. Como é evidente, uma empresa decentemente gerida dá lucro, com uns eventuais percalços, porque a vida às vezes prega partidas.
    Neste caso específico é uma mistura de desmandos do Estado (ME Brasil, compra da Portugália inflacionada, subsídios encapotados às OGMA, boys), incompetência da gestão (vamos aumentar a frota com voos Paris - Chicago a €400) e ganância dos trabalhadores (os quais, por estarem bem relacionados com o poder, foram fazendo o que puderam por si e quem vier atrás que feche a porta). O pouco que sobrou ficou para o pessoal de terra...

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: pepe66
  6.  # 66

    Caravelle como pode imaginar não conheço todos os pilotos do mundo conheço meia dúzia. Da debandada da tap para outras companhias conheço apenas dois que saíram os outros ficaram. Dos que saíram foram os dois para a emirates, já passaram pelo menos 8 anos e por lá continuam felizes da vida sem planos para voltar. Se houve outros que voltaram não faço ideia, não o consigo ajudar. O facto dos dois que eu conheço terem ficado também não me faz afirmar que será a norma, simplesmente porque desconheço.
    Esta restruturação da tap vai afectar muita gente, pilotos, comissários de bordo, pessoal de operações de terra etc... de todos os que vão ser afectadosos menos afectados serão os pilotos, que são os que levantam maior celeuma, porque facilmente saltam para outra companhia aérea, já os outros coitados...
    Porque os aviões agora estão a meio gás mas daqui a 6 meses ou 1 ano já estarão a voar. Pela tap, pela ryanair ou por outra companhia qualquer.
  7.  # 67

    pepe66,

    Não é líquido que seja como escreve, pois ainda há excesso de pilotos. Já o pessoal da manutenção está em défice, porque sujar as mãos não está na moda... O presidente do sindicato dos mecânicos diz que eles estão a sair da TAP para ir para outras companhias porque pagam melhor...
  8.  # 68

    Caravelle, pré pandemia não havia excesso de pilotos agora logicamente existe esse excesso que será absorvido nos meses que se seguem. O caso da manutenção da tap neste momento tem défice de pessoal e ainda querem despedir mais gente, o que para esses também não terá grande incomodo futuro pois a manutenção da tap é vista como muito boa no mundo da aviação, logo terão emprego na manutenção de outra companhia aérea.
    Que o funcionamento da tap tem que ser revisto de cima abaixo é um facto. Do que li da restruturação é que estão a pegar pelos sítios errados.
  9.  # 69

    Estão a pegar pelos sitios em que podem influenciar as pessoas......
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 70

    Bondi, é a diferença entre querer fazer bem ou fazer só para mostrar que se fez.
    Recebo 500€ e gasto 500€ em gasolina para ir trabalhar, posso fazer uma de duas coisas comprar o passe por 70€ ou deixar de ir trabalhar... É um exemplo parvo mas não difere muito.
    É errado e todos os anos pagamos impostos elevadíssimos para tal tristeza.
  11.  # 71

    Para quem anda desatento e culpa a pandemia por todas as desgraças que estão a acontecer à TAP, é preciso lembrar que:
    - A TAP, com a exceção de um ou dois anos, dá prejuízo há décadas. Nomeadamente, os anos em que houve mais tráfego nos aeroportos portugueses, de sempre - 2018 e 2019- foram igualmente anos de prejuízo. Se querem mais alguma prova de que a TAP não tem a mínima viabilidade económica, não sei qual será.
    - O turismo no Porto e região norte e nos Açores só explodiu com a aparecimento da concorrência das low-costs, isto é o turismo nacional sobrevive muito bem sem a TAP, se calhar até prospera mais sem a TAP.
    Concordam com este comentário: eu, Iko
  12.  # 72

    Basta ver o video atrás, tem lá exemplo do que se passou no Porto com o abandono da tap....
  13.  # 73

    O problema dos Pilotos é complexo. Neste momento e possivelmente no próximo ano existe um excesso de oferta - e já existia nalguns segmentos de mercado por causa da paragem dos 737X.E um Piloto não pode ficar mais de 6 meses desempregado pois as licenças começam a caducar e mantê-las ou renovar custa um balúrdio.
    O pessoal que optou pelas companhias do médio e extremo Oriente não foram ganhar mais, deixaram foi de ficar sem 50% por saque fiscal. O problema maior são dos mais velhos que vêm a reforma por um canudo ou de algum que tenha uma doença complicada.
  14.  # 74

    Colocado por: CarvaiOu então em vez de 1 pastor por vaca passam a a ter 1 pastor para 3 vacas...
    Um avião leva os mesmos passageiros ganhe o piloto 100 ou 1000.


    Mas se se der ao trabalho de ler, não é esse o plano. A frota tb irá ser substancialmente reduzida. Não sei qual a proporção em relação ao pessoal, mas irá.

    Ou seja, é suposto dar lucro a partir de 2025 (no plano apresentado), mas será uma companhia ainda mais pequena a nível internacional, muito provavelmente ainda menos competitiva, não q o tamanha interfira na competitividade diretamente, mas acho q a aviação não é um negócio de nichos, pelo menos ao nível de nacional.
  15.  # 75

    Já agora, então a TAP tem 100 e tal aviões. E agora na reestruturação vou ser despedidos 500. Afinal quantos pilotos tem a TAP?
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 76

    Colocado por: manelvcAfinal quantos pilotos tem a TAP?

    Cerca de 1500, penso eu...
    • eu
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 77

    Colocado por: NTORIONOu seja, é suposto dar lucro a partir de 2025

    Isso não vai acontecer NUNCA.

    Assim que a receita começar a aumentar começa outra vez a "desbunda": prémios de gestão, aumentos de salários, contratação de boys, etc.
  16.  # 78

    Colocado por: eu
    Cerca de 1500, penso eu...

    E eles são pagos a tempo inteiro ou por serviço?
  17.  # 79

    Colocado por: euIsso não vai acontecer NUNCA.

    Claro que não, está implícito no resto do comentário.
  18.  # 80

    Na aviação hoje em dia dada a legislação internacional que regulamenta as horas máximas de voo por piloto, para cada avião de médio curso são precisas x equipas de pilotos e para cada avião de longo curso são precisas y equipas. Os aviões de médio curso operam no máximo 18h por dia por causa das leis de ruído na Europa os aviões de longo curso operam 24h dia. Se a Tap tem mais ou menos pilotos por avião que as congéneres europeias não faço ideia.
    A questão que eu gostava de ver ser respondida pelo governo é porque é que a tap dá prejuízo quando opera em regime concorrencial com outras companhias aéreas que dão lucro dá. Gostava de saber porquê. Nunca vi esta pergunta ser respondida nem por governos PS nem por governos PSD. E sempre que a tap vem à baila as pessoas mandam-se ao ar por causa dos ordenados dos colaboradores em vez de questionarem o porquê dos prejuízos ano após ano. Os colaboradores da tap recebem menos do que os colegas de outras companhias, os preços dos bilhetes da tap são em média mais caros do que a concorrência, e ninguém consegue explicar onde estão as gorduras que absorvem o lucro gerado. Resultado a reestruturação que se avizinha corta na parte operacional e nem fala no resto, ou se fala eu não vi nada escrito. Mantém-se as gorduras e corta-se no essencial.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Incompetente
 
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