Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: pepe66mandam-se ao ar por causa dos ordenados dos colaboradores em vez de questionarem o porquê dos prejuízos ano após ano.
    Terá a ver com questões de gestão e prémios absurdos, mas tem a certeza que o ordenado dos colaboradores não contribui para a equação? Eu não faço ideia, e até que me provem o contrário è legitimo pensar que sim.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 82

    Colocado por: pepe66Os colaboradores da tap recebem menos do que os colegas de outras companhias

    Isto não é verdade. Depende das companhias que usar como comparação.
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  2.  # 83

    Colocado por: pepe66as pessoas mandam-se ao ar por causa dos ordenados dos colaboradores em vez de questionarem o porquê dos prejuízos ano após ano.

    Não são duas questões independentes uma da outra, a massa salarial da TAP é um dos principais factores que contribuem para os prejuízos da TAP; e isso não significa a priori que os salários dos colaboradores da TAP sejam superiores aos da concorrência, pode apenas significar que há demasiados funcionários.
  3.  # 84

    Colocado por: CarvaiO problema dos Pilotos é complexo. Neste momento e possivelmente no próximo ano existe um excesso de oferta - e já existia nalguns segmentos de mercado por causa da paragem dos 737X.E um Piloto não pode ficar mais de 6 meses desempregado pois as licenças começam a caducar e mantê-las ou renovar custa um balúrdio.
    O pessoal que optou pelas companhias do médio e extremo Oriente não foram ganhar mais, deixaram foi de ficar sem 50% por saque fiscal. O problema maior são dos mais velhos que vêm a reforma por um canudo ou de algum que tenha uma doença complicada.


    Não sabia disso dos 6 meses. Tens a certeza? Não me parece fazer muito sentido...
  4.  # 85

    Colocado por: TicMic

    Não sabia disso dos 6 meses. Tens a certeza? Não me parece fazer muito sentido...


    Não é verdade. As licenças estão completamente válidas durante 1 ano, a partir daí basta revalidar indo a simulador. Devido ao covid os períodos de validade até foram alargados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  5.  # 86

    Caro eu, se utilizar as companhias decentes dessa Europa, easyjet, lufthansa, klm, british airways, etc os ordenados da tap serão em média mais baixos.
    Se comparar com o abutre da aviação que é a ryanair serão menores tirando os comandantes, os comandantes da ryanair ganham mais que os da tap.
    A ryanair que é um empregador da pior espécie recebe subsídios do Porto e de faro para voar para lá. A tap não pode receber subsídios mas a ryanair recebe. A ryanair na base de faro todos os anos manda no inverno para o subsídio de desemprego centenas de colaboradores e na primavera volta a ir buscá-los. A ryanair tem dezenas de processos pela Europa por assédio a colaboradores portanto a ryanair não é exemplo para ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Incompetente
  6.  # 87

    Este governo fez bem ou mal em bloquear o negócio de venda da TAP?
  7.  # 88

    Colocado por: WarrenG

    Não é verdade. As licenças estão completamente válidas durante 1 ano, a partir daí basta revalidar indo a simulador. Devido ao covid os períodos de validade até foram alargados.

    Os exames médicos para as licenças de Linha Aérea são válidos por 1 ano até aos 55 anos. Depois passam a 6 meses. Mas alem disso existem outros procedimentos que têm de ser cumpridos - nº de aterragens, treino emergências no simulador, etc que têm ciclos diferentes do exame médico. No longo curso fazer 8 horas de voo sem tocar no "dildo" não é saudável.
  8.  # 89

    Embora eu não seja um especialista em aviação comercial penso que o problema da TAP nunca foi os custos salariais. É verdade que a TAP sempre pagou bem mas sobretudo sempre teve pessoal a mais que o ser empresa publica ajudou muito.
    Mas tal como os bancos não foram as comissões mafiosas pagas pelos banqueiros que os levaram á falência mas sim os negócios de grande monta que provocaram enormes imparidades. A TAP porque sempre teve uma gestão publica (excepto nos últimos 4 anos) as decisões de grande monta eram mais politicas que de boa gestão. Compravam-se aviões em alturas erradas, mantinham-se rotas deficitárias durante anos, negócio da Portugália, do Handling e da VEM-Brasil completamente desastrosos, etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Incompetente
    • eu
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 90

    Colocado por: pepe66Caro eu, se utilizar as companhias decentes dessa Europa, easyjet, lufthansa, klm, british airways, etc os ordenados da tap serão em média mais baixos.


    E que tal comparar com a Iberia, aqui mesmo ao lado?

    https://observador.pt/2020/12/12/pedro-nuno-santos-revela-salarios-de-pilotos-da-tap-que-vao-dos-84-mil-a-260-mil-euros-por-ano/


    Se em todas as outras profissões se ganha muito menos em Portugal que nas "companhias decentes dessa Europa", porque é que os pilotos deveriam ser uma exceção?
  9.  # 91

    Acho que não se pode ir por aí.
    Os aviões são máquinas complexas e a maior parte dos pilotos merece ganhar o que ganha. Não esquecer que a sua formação custou milhares de euros, muitos dos quais pagos pelo próprio bolso...
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 92

    Colocado por: BondiOs aviões são máquinas complexas e a maior parte dos pilotos merece ganhar o que ganha.


    Como se explica que os pilotos da Iberia ganhem menos que os da TAP? Os aviões da TAP são mais complexos que os da Iberia?
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 93

    Colocado por: BondiNão esquecer que a sua formação custou milhares de euros, muitos dos quais pagos pelo próprio bolso...

    Muitos deles foram formados através dos nossos impostos... na força aérea.
  10.  # 94

    Caro eu, os ordenados em Portugal infelizmente são mais baixos que na Europa por vários motivos, dava conversação para muitos dias. Um dos problemas de Portugal sempre foi o olhar para o vizinho com inveja, ele ganha mais do que eu deveria ganhar menos e assim vai Portugal, a razão da tap dar prejuízo não tem nada a ver com os ordenados dos pilotos nem comissários de bordo, mas esses malandros ganham bem e pior ainda não só ganham bem como gostam do que fazem! Blasfémia!
    Em relação aos ordenados da Ibéria tenho sérias dúvidas que sejam menores que os da Tap, um dos meus bons amigos era comandante de médio curso na tap e passou a comandante de longo curso. Enquanto comandante de médio curso do que me lembro o ordenado mal chega/passa dos 6 dígitos. 260000 euros anuais só se for com a maioria dos voos em extras. É um valor extraordinário que a ser realidade foi atingido por incúria da empresa.
    Mas o governo está de parabéns as pessoas focam no acessório e não no essencial. Depois queixam-se de não perceber onde vão parar os vossos impostos.
  11.  # 95

    Colocado por: eu

    Como se explica que os pilotos da Iberia ganhem menos que os da TAP? Os aviões da TAP são mais complexos que os da Iberia?

    Aliás como os da Ryannair e outras low-cost...
    • eu
    • 13 dezembro 2020

     # 96

    Colocado por: pepe66Mas o governo está de parabéns as pessoas focam no acessório e não no essencial

    O essencial é que milhares de milhões de euros dos contribuintes vão ser gastos para alimentar as despesas da TAP.

    Não há nada mais essencial que isto !

    Colocado por: pepe66Um dos problemas de Portugal sempre foi o olhar para o vizinho com inveja

    Vou repetir: se a TAP pagar os salários milionários com as suas receitas próprias, não tenho problema nenhum com isso.

    Contudo, a partir do momento que o Estado cobra impostos ao meu salário para pagar 250000 euros anuais aos pilotos, aí sim, tenho todo o direito de contestar esses valores.
  12.  # 97

    Carvai qualquer piloto da easyjet ganha muito mais do que qualquer piloto da tap, os comandantes da ryanair ganham mais do que os da tap
  13.  # 98

    Caro eu, vou-lhe contar um segredo os pilotos vão ser cortados muito provavelmente é eu até concordo com os cortes se a empresa precisa da ajuda dos colaboradores eles devem chegar-se à frente com o esforço. Mas a tap vai continuar a dar prejuízo e daqui a uns anos lá vai você e eu ajudar com mais impostos porque não se cortou onde devia. É isto.
    Foi uma discussão agradável, deu para passar o domingo.
    Um bem haja a todos.
    •  
      RRoxx
    • 13 dezembro 2020

     # 99

    Pepe66 mas o seu problema é a TAP ser um peso morto para o país ou o salário das pessoas?

    Até pode ganhar 500 milhões ao dia, não pode é sair do meu bolso. A TAP, que é feita de pessoas, que vá bugiar.

    Só fala de salários, não o vejo a falar de produtividade... Já lhe dei exemplos de como, pelo menos 2 departamentos, funcionam, gente encostada ao bem bom só a espera do final do mês e trabalhar pouco (não todos, mas alguns). Mesmo que ganhem o ordenado mínimo é demasiado para este parasitismo.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 100

    Colocado por: RRoxxJá lhe dei exemplos de como, pelo menos 2 departamentos, funcionam, gente encostada ao bem bom só a espera do final do mês e trabalhar pouco (não todos, mas alguns)


    Por pura curiosidade eu gostava que aprofundasse isto (e, sim, li o que escreveu).

    Cumprimentos.
 
0.0527 seg. NEW