Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: zedasilvaO técnico que deveria ser o primeiro a preocupar-se ...

qual é o tecnico? Fiscal?
  2.  # 102

Colocado por: riscosqual é o tecnico?

O coordenador de projeto.
    Será que a arquitetura não se pode adaptara ao poço?
    Digo eu que não percebo nada de arquitetura nem de poços?
  3.  # 103

Colocado por: zedasilva
    Não existem valores normais.
    Cada técnico é que decide quanto vale o valor do seu trabalho.
    Aqui ao lado temos um forista preocupado com a existência de um poco na zona de implantação da casa.
    Pelo visto ele é o único que se preocupa. O técnico que deveria ser o primeiro a preocupar-se ...
    Mas eu ja disse varias vezes algo semelhante, nao percebo como se fazem projetos de estruturas sem conhecer a cota firme do terreno...
  4.  # 104

Colocado por: DR1982nao percebo como se fazem projetos de estruturas sem conhecer a cota firme do terreno...

E a bolsa do DO
    E o tipo de empreiteiro que vai fazer a casa
    E ...
    • riscos
    • 28 dezembro 2020 editado

# 105

Colocado por: DR1982Mas eu ja disse varias vezes algo semelhante, nao percebo como se fazem projetos de estruturas sem conhecer a cota firme do terreno...

admite-se uma tensão no terreno de xKpa, e mete-se uma nota a proteger a informação e dimensionamento do projeto. Os regulamentos que exijam um ensaio, e temos o problema resolvido ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
  5.  # 106

Mais grave que o engenheiro da estrutura não saber que tipo de terreno tenho, é o arquiteto projetar a mesma casa para um terreno com cota de firme a 50 cm e outro terreno com cotas de firma a 2m
    •  
      NTORION

# 107

Depois desta discussão toda, que é mais uma do tipo quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, só posso concluir uma coisa:
    Contrate caro ou barato, tem de investir numa revisão do projecto.

Mais vale proporem logo este serviço, e X pelo projeto, e como sou eu o coordenador do projeto, e não vou ver/identificar os erros que cometi (ou pq n tou para trabalho com isso), são mais Y para o meu amigo, que colabora aqui com o gabinete e faz essa revisão.
  6.  # 108

Colocado por: NTORIONtem de investir numa revisão do projecto.

Não necessariamente, tem que investir é em bons técnicos sejam eles caros ou baratos.
    Concordam com este comentário: viarq
  7.  # 109

Colocado por: riscos
    admite-se uma tensão no terreno de xKpa, e mete-se uma nota a proteger a informação e dimensionamento do projeto. Os regulamentos que exijam um ensaio, e temos o problema resolvido ;)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zedasilva
    E nao hora de começar a construir quem é que valida se a cota é suficientemente firme ou nao?
  8.  # 110

Colocado por: DR1982quem é que valida se a cota é suficientemente firme ou nao?

O DT e o DF.
    Se tiverem duvidas requerem a assistência do técnico da estrutura. Este técnico está obrigado a prestar assistência à obra.
  9.  # 111

Colocado por: zedasilvaNão necessariamente, tem que investir é em bons técnicos sejam eles caros ou baratos.

Voltamos ao mesmo, como é q sei se são bons? No fim da obra. Ou se nunca lá puser os pés, são sempre bons.
  10.  # 112

Colocado por: NTORIONVoltamos ao mesmo, como é q sei se são bons?

Qualquer técnico que diga a um DO que não vai ter chatices, problemas, noite mal dormidas e uns desarranjos intestinais é certamente um técnico a evitar.
  11.  # 113

Colocado por: riscosadmite-se uma tensão no terreno de xKpa, e mete-se uma nota a proteger a informação e dimensionamento do projeto. Os regulamentos que exijam um ensaio, e temos o problema resolvido ;)

Riscos não estás a par da nova moda !!

É entregar projetos sem fundações e escrever nos desenhos "após execução de sondagens e ensaios contactar o projetista para dimensionamento das fundações"

Quem vai dar preço para a obra debitou um ensoleiramento de 50cm que deve dar... depois o DO acha caro.. com projetos assim, pudera ! (Por curiosidade é uma obra para mais de uma dúzia de apartamentos, não é obra low cost, só o projeto é que foi...)
  12.  # 114

Colocado por: zedasilva
    O DT e o DF.
    Se tiverem duvidas requerem a assistência do técnico da estrutura. Este técnico está obrigado a prestar assistência à obra.
    Entao tendo o terreno desaterrado à cota certa devo chamar la o engenheiro das estruturas é isso?
    Ele vai la e vê a olhometro?
  13.  # 115

Colocado por: RicardoPortoRiscos não estás a par da nova moda !!

É entregar projetos sem fundações e escrever nos desenhos "após execução de sondagens e ensaios contactar o projetista para dimensionamento das fundações"

Quem vai dar preço para a obra debitou um ensoleiramento de 50cm que deve dar... depois o DO acha caro.. com projetos assim, pudera ! (Por curiosidade é uma obra para mais de uma dúzia de apartamentos, não é obra low cost, só o projeto é que foi...)

UAU!!!
  14.  # 116

Colocado por: DR1982Entao tendo o terreno desaterrado à cota certa devo chamar la o engenheiro das estruturas é isso?
    Ele vai la e vê a olhometro?

Se pagares a visita técnica ele vai lá. podes é ter uma resposta que não gostes... ou seja, para termos a certeza é melhor mandar realizar sondagens, aqui, aqui e aqui...
    • viarq

# 117

Colocado por: marco1DR

já experimentou pedir uma cotação aos gabinetes dos projetos que ás vezes costuma meter imagens ( e gosta) aqui no forum?
    acho que era algo bastante elucidativo.

o problema de muitos desses projectos com fotos muito bonitas é que não mostram os erros de palmatória em projecto e que foram feitos durante a construção.

Colocado por: DR1982nao percebo como se fazem projetos de estruturas sem conhecer a cota firme do terreno...

basta mostrar ao DO o preço do estudo ao terreno para ele decidir logo avançar com um valor +/- e depois logo se vê.
  15.  # 118

Colocado por: DR1982Entao tendo o terreno desaterrado à cota certa devo chamar la o engenheiro das estruturas é isso?

Não!
    Se for necessária a presença dele deve ser requerida pelo DF. (atenção que isso paga-se)

Colocado por: DR1982Ele vai la e vê a olhometro?

Acha?
    Escarafuncha com a ponta da bota um bocado de terreno, faz uma cara séria e olhando para o DT e DF diz:
    De fato isto não tem consistência suficiente. Temos que recalcular a estrutura. Suspendam os trabalhos por uns dias para eu ver que solução se arranja para isto
  16.  # 119

Colocado por: Pedro Barradas
    Se pagares a visita técnica ele vai lá. podes é ter uma resposta que não gostes... ou seja, para termos a certeza é melhor mandar realizar sondagens, aqui, aqui e aqui...
    Claro que a visita tem de ser paga, quanto à resposta se a obtiver agora vou a ter sempre, neste caso a visita do engenheiro é quando o terreno ja estiver à Cota certa para começar a construir...
  17.  # 120

Colocado por: marco1DR

já experimentou pedir uma cotação aos gabinetes dos projetos que ás vezes costuma meter imagens ( e gosta) aqui no forum?
    acho que era algo bastante elucidativo.

Nao, claro que me devem pedir uma pequena fortuna, nem me atrevi a fazer tal coisa...

0.0311 seg. NEW