Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Resumindo, a todos os criminosos, gentelha e etc que estejam a ler e a acompanhar para ver como podem se safar, eu acho que compensa, aliás, está provado.

    Alugam o melhor que encontrarem com o mínimo de garantias exigidas. Depois nem o primeiro mês pagam. Ficam. Sem stress, usufruam, ninguém vos pode trocar a fechadura ou entrar pela casa dentro e esvaziar, estão lixados se o fizerem. Vão dizendo que está mau ao senhorio e tal e que no próximo mês é que vão pagar... E vão empurrando. Quando o senhorio se fartar vai ele contratar um advogado (é caro por isso ele tem de pensar se avança ou não), entre vos conseguirem identificar pessoalmente e avançar, passam meses... e vocês sempre na boa. Não interessa se o senhorio tem de cumprir perante o banco ou se conta com esse rendimento para pagar a escola dos miúdos ou para uma reforma melhor, o condomínio se aumentar, sem stress, obras, ignorar, ele aguenta uns meses, ignorem.

    Entretanto a coisa vai andando e tal, vocês vão recebendo umas cartas, só ignorar.

    Quando chegar o dia D, nem precisam ir a tribunal, mandam só o V/ advogado que é pago por todos os portugueses.

    Depois o juiz manda mais uma carta, com sorte 50% da dívida e sem data de saída, mas tb podem ignorar, o senhorio se quiser que meta mais 2 acções para vocês sairem e para receber o que devem. Se ele não meter vocês podem lá ficar o resto da V/ vida !

    Vão por via das dúvidas procurando outro apt igual pela zona, isto se gostaram de viver na melhor zona da cidade pelo preço de um apartamento na aldeia.

    Dia D, o dia em que a polícia vos baterá à porta, vocês saem educadamente e está tudo bem, até se tiverem móveis mais pesados aproveitem para pedir ajuda aos agentes para os levar para o camião.

    Pagar, podem e devem, era o que eu faria, pagar na saída, pois então, 50% (50% do valor normal sem contar os 20% que pagariam pelo atraso mensam em contrato!), bem bom e assim fica tudo legalzinho, sem dívidas e siga para a nova morada onde vão ser novamente felizes.

    Infelizmente, compensa mesmo este processo, espero que alguém agora escreva o que se pode fazer do ponto de vista do senhorio para evitar este processo que ainda não está concluído mas está quase.

    Eu já decidi, estudantes. Entrevistar com os Pais, fiador Pai ou Mãe, contrato e siga. Já o fiz no passado, zero stresses.
    • imo
    • 15 outubro 2021

     # 142

    Continuo a pensar que deveria haver uma base de dados nacional onde estes senhores estariam todos e bem identificados.
    Veriam se a história não seria outra.
    Ou se esta espécie não entraria em vias de extinção, e o mercado de arrendamento melhoraria e muito para benefício de todos.
    Concordam com este comentário: carlosj39, BJo, Holy_Grail, Iko
  2.  # 143

    Colocado por: imoContinuo a pensar que deveria haver uma base de dados nacional onde estes senhores estariam todos e bem identificados.


    E de certa forma não há?
    Mas para isso é preciso que os senhorios anteriores formalizem as queixas e abram processos para ficar registados?
    Depois não é possível pedir uma certidão onde conste que não há ou houve processos pendentes?

    E pedir referencias de senhorios anteriores? Não é uma forma de ter uma segunda validação?


    Eu nos 7 anos que estive no Reino Unido fui inquilino em dois apartamentos. Em ambos os casos tive que pagar umas £40 por pessoa para fazer um Cross Reference Check. Onde são verificadas as minhas responsabilidade de credito (isto inclui contratos de agua, luz, gas, ou telefone por pagar, incumprimento com cartoes de credito, etc) ver se houve injunções, etc

    Além disso tive que dar contactos para referencias do anterior senhorio e entidade patronal.

    Julgo que no ultimo contracto tinha uma clausula que dizia que se tivesse uma renda atrasada - julgo que 60 dias para além da uma tolerância de 30, portanto 90 dias - o contrato ficava automaticamente resolvido e o senhorio tinha direito a re-possuir o imóvel.


    Agora que estou quase a mudar para a moradia, estou um bocado indeciso o que fazer com o apartamento. Cada vez estou mais inclinado a vende-lo e investir no mercado da capitais em vez de o arrendar.
    O risco, a julgar por estes exemplos é praticamente o mesmo, e tem muito mais liquidez.
  3.  # 144

    Colocado por: hangas

    E de certa forma não há?
    Mas para isso é preciso que os senhorios anteriores formalizem as queixas e abram processos para ficar registados?
    Depois não é possível pedir uma certidão onde conste que não há ou houve processos pendentes?

    E pedir referencias de senhorios anteriores? Não é uma forma de ter uma segunda validação?


    Eu nos 7 anos que estive no Reino Unido fui inquilino em dois apartamentos. Em ambos os casos tive que pagar umas £40 por pessoa para fazer um Cross Reference Check. Onde são verificadas as minhas responsabilidade de credito (isto inclui contratos de agua, luz, gas, ou telefone por pagar, incumprimento com cartoes de credito, etc) ver se houve injunções, etc

    Além disso tive que dar contactos para referencias do anterior senhorio e entidade patronal.

    Julgo que no ultimo contracto tinha uma clausula que dizia que se tivesse uma renda atrasada - julgo que 60 dias para além da uma tolerância de 30, portanto 90 dias - o contrato ficava automaticamente resolvido e o senhorio tinha direito a re-possuir o imóvel.


    Agora que estou quase a mudar para a moradia, estou um bocado indeciso o que fazer com o apartamento. Cada vez estou mais inclinado a vende-lo e investir no mercado da capitais em vez de o arrendar.
    O risco, a julgar por estes exemplos é praticamente o mesmo, e tem muito mais liquidez.




    Correcto. Pedir referências. Tb não me importo de dar os contactos dos meus anteriores inquilinos (caso os proprios autorizem) para terem referencias minhas. É uma boa ideia e a implementar no futuro pelo menos eu vou fazer. Obrigado pela dica.

    Papel não vale nada. O que está escrito tipo "direito a re-possuir o imóvel" não vale nada, está visto que o papel não vale nada, ex: do acrescimo de 20% em caso de atraso... vale de nada, se eles não saírem ninguém tem autoridade para os tirar, nem a polícia a não ser pelo juiz.

    Se o seu apartamento estiver numa zona de estudantes, acho que iria para isso, falar com os pais e alugar como acima eu disse, pai fiador. Geralmente estudante fica pouco tempo, tempo do curso ou até se achar mais barato sai... não há stress. Barulhos se tiver contrato, falar com os pais ou então polícia e eles são responsabilizados... ou então investir. Garagens por exemplo em centros urbanos junto a faculdades, hospitais. Não há fechaduras, rentabilidade é a mesma, não paga, um pilar no meio no chão e está feito.

    Boa sorte !
  4.  # 145

    Volto a sublinhar a importancia de um fiador, de um bom fiador ( onde conste no contrato a clausula da "excussão prévia", e onde o senhorio peça uma ou duas declaraçoes de IRS do fiador para aquilatar da capacidade economica, e tb. para se ver se é se é proprietário da casa onde mora) obviamente! Em minha opinião mais, mesmo com caloteiros-bestas profissinais como parece ser aqui o caso, mal as coisas comecassem a derrapar caia-se logo em cima do fiador (pela "excussão previa) e era ver se as coisas não voltavam rapidamente a encarrilar! Foi uma grande falha!
  5.  # 146

    Sim ficaram lá os pertences por 30 dias. Fui nomeado fiel depositário e no dia combinado vieram retirar os pertences.
    Segundo a AE há várias interpretações para a questão dos trinta dias, mas para mim não fazia grande diferença eu só os queria era ver pelas costas.
    A intervenção do AE custa cerca de 500,00€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJo
  6.  # 147

    Colocado por: josesilva1979Papel não vale nada. O que está escrito tipo "direito a re-possuir o imóvel" não vale nada, está visto que o papel não vale nada, ex: do acrescimo de 20% em caso de atraso... vale de nada, se eles não saírem ninguém tem autoridade para os tirar, nem a polícia a não ser pelo juiz.


    Pois..não vale, mas devia valer. Afinal é um contrato assinado por ambas as partes e suportado por legislação.
    Talvez o problema geral seja termos uma justiça muito lenta e burocrática. Tudo demora uma eternidade.

    Por lá, um contrato desse tipo permitia ao senhorio ir a um tribunal de pequena instância, e salvo alguma situações pontuais de fragilidade dos inquilinos que obrigavam a intervenção da segurança social, era relativamente rápido a conseguir um despejo. No dia ditado pelo tribunal ia la uma empresa de execuções e estava resolvido.
    (felizmente não tenho conhecimento em primeira mão do processo, mas quando trabalhava por vezes apanhava aqueles reality shows, e havia um "Nightmare Tenants Slum Landlords" - esta no youtube - que mostrava esses processos dos dois lados :) vale o que vale)

    Por cá e a julgar pelo seu episódio, a coisa até funciona.. é é bastante lenta o que agrava ainda mais a situação e dá um sentimento de impunidade ao infrator. O Covid pode ter ou não agravado a situação, mas a minha perceção é que já não era simples resolver um problema desses.
    Foi por esse motivo que enquanto estive fora não aluguei o apartamento. Ficou cá 7 anos às moscas.
  7.  # 148

    Colocado por: carlosj39Volto a sublinhar a importancia de um fiador, de um bom fiador ( onde conste no contrato a clausula da "excussão prévia", e onde o senhorio peça uma ou duas declaraçoes de IRS do fiador para aquilatar da capacidade economica, e tb. para se ver se é se é proprietário da casa onde mora) obviamente! Em minha opinião mais, mesmo com caloteiros-bestas profissinais como parece ser aqui o caso, mal as coisas comecassem a derrapar caia-se logo em cima do fiador (pela "excussão previa) e era ver se as coisas não voltavam rapidamente a encarrilar! Foi uma grande falha!


    volto a frisar que... se eles quiserem e forem mal intencionados à partida... fazem o processo que acima descrevi... e o senhorio não tem maneira de os tirar, e depois do juiz decidir ainda tem mais 2 accoes (local e quantia) ou mais caso tb tenha ir sobre o fiador... e no fim pagam os 50%, ficam com a folha limpa e siga para o próximo.

    Até pode apresentar 1.000.000€ de IRS, não vale de nada, fiador, esposa, cão e gato. Ninguém lhe tem acesso às contas se for preciso ir buscar. Eu aposto que no meu caso eles tem rendimentos que permitiriam pagar mas não pagam. E a justiça o que pode fazer ? Nada. Então se for uma pessoa doente, com filhos menores, desemprego e etc... deve ser mais engraçado.

    A melhor coisa é conciliar tudo o que já foi acima escrito, e tb esta do fiador... fiador, cruzamento de referencias COM PROVAS de morada anterior (para mim até é a mais importante).
  8.  # 149

    Colocado por: sognimSim ficaram lá os pertences por 30 dias. Fui nomeado fiel depositário e no dia combinado vieram retirar os pertences.
    Segundo a AE há várias interpretações para a questão dos trinta dias, mas para mim não fazia grande diferença eu só os queria era ver pelas costas.
    A intervenção do AE custa cerca de 500,00€


    Obrigado, desconhecia o custo da acção. Já estou a contar com 500x2, uma para entrega do local e depois outra para a quantia certa. Mas tb sou tipo para alimentar a lareira com madeira se lá ficar...
  9.  # 150

    Colocado por: josesilva1979...espero que alguém agora escreva o que se pode fazer do ponto de vista do senhorio para evitar este processo que ainda não está concluído mas está quase.


    Há muita coisa que se pode fazer, mas não é legal e só funciona se tiver como mote "para maluco, maluco e meio" e estiver bem pronto para as coisas darem para o torto.
    Também não se vai ficar a sentir bem, não vai pensar "sou uma boa pessoa".

    Há um momento em que os devedores se apercebem "é agora..." e passam das ameaças aos berros e ao choro...e não vai poder parar.
    Outros há em que, quando sabem o que aí vem, desaparecem (por vezes, o melhor para todos).

    Foi tentar resolver pela lei, problemas de gente que não obedece a lei nenhuma.
    Gabo-lhe a paciência, a coragem e, de certo modo, a ingenuidade.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • BJo
    • 18 outubro 2021

     # 151

    Colocado por: sognimSim ficaram lá os pertences por 30 dias. Fui nomeado fiel depositário e no dia combinado vieram retirar os pertences.
    Segundo a AE há várias interpretações para a questão dos trinta dias, mas para mim não fazia grande diferença eu só os queria era ver pelas costas.
    A intervenção do AE custa cerca de 500,00€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BJo




    Tens contacto de um bom advogado?

    Agradecia por favor.
  10.  # 152

    Eu cá por mim não devo ter sorte nenhuma.Processo em tribunal em Maio de 2019 pelo arrendatário contra a minha carta de não renovação de contrato.Julgamento em 13 de Maio deste ano,até agora sentença ainda não saiu...O problema é que não acredito em bruxas.
  11.  # 153

    Colocado por: ThingsHappen

    Há muita coisa que se pode fazer, mas não é legal e só funciona se tiver como mote "para maluco, maluco e meio" e estiver bem pronto para as coisas darem para o torto.
    Também não se vai ficar a sentir bem, não vai pensar "sou uma boa pessoa".

    Há um momento em que os devedores se apercebem "é agora..." e passam das ameaças aos berros e ao choro...e não vai poder parar.
    Outros há em que, quando sabem o que aí vem, desaparecem (por vezes, o melhor para todos).

    Foi tentar resolver pela lei, problemas de gente que não obedece a lei nenhuma.
    Gabo-lhe a paciência, a coragem e, de certo modo, a ingenuidade.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Concordo a 200%, paciência, a coragem e e CALMA, sangue frio, até porque moro perto e já os vi e cruzei com eles na rua... ingenuidade e o resto tenho que esperar que saiam e paguem... depois vê-se ;) é que esta gente é muito fina, muito formada, muito culta, gente de aparência e etc, mas muito exposta tb... mas calma e paciência tenho eu, vamos indo...
  12.  # 154

    Colocado por: antanhol53Eu cá por mim não devo ter sorte nenhuma.Processo em tribunal em Maio de 2019 pelo arrendatário contra a minha carta de não renovação de contrato.Julgamento em 13 de Maio deste ano,até agora sentença ainda não saiu...O problema é que não acredito em bruxas.


    Estranho mesmo, geralmente para sair a sentença nestes casos é max 30 dias mas eu tb fiquei surprendido pelo valor de atribuição de dívida... é o que temos. Eu a si insistia por todos meios, isso não é normal, deve ter ficado esquecido.
    Concordam com este comentário: antanhol53
  13.  # 155

    Pois a sentença sai.
    Mas depois há que executar a sentença..
    Outra guerra.
  14.  # 156

    Colocado por: paulo_pereiraPois a sentença sai.
    Mas depois há que executar a sentença..
    Outra guerra.


    Se eles não sairem a bem e agora com calma pelo próprio pé, vão a sair a mal pelo agente de execução.

    Processo está a andar, para os que pensam que isto pode ser a direito, trocar fechaduras e mais cenas dos filmes... se lhe dermos 1 razão para a justiça ir AINDA MAIS para os lado deles então é que deve ser engraçado...

    http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/0/28d10dd95d3d6fc480256f31004edac2?OpenDocument
  15.  # 157

    Colocado por: josesilva1979

    Estranho mesmo, geralmente para sair a sentença nestes casos é max 30 dias mas eu tb fiquei surprendido pelo valor de atribuição de dívida... é o que temos. Eu a si insistia por todos meios, isso não é normal, deve ter ficado esquecido.
    Concordam com este comentário:antanhol53
    o problema é o covidis serviu para desculpa para tudo e mais alguma coisa...
  16.  # 158

    Colocado por: antanhol53o problema é o covidis serviu para desculpa para tudo e mais alguma coisa...


    Verdade. Proibido despejos de março a dezembro de 2020... e porque no parlamento chumbaram a proposta de continuarem a proteger os incumpridores senão ia ser mais... é agradecer a quem se lembrou de proteger os inquilinos mas não se lembraram dos senhorios...

    Depois em fevereiro de 2021 tudo suspenso novamente a nível de tribunais, mais um mês de confinamento. Agosto 2021 férias judiciais e cá estamos.

    Para já tudo encaminhado, quando estiver resolvida esta última etapa coloco os pormenores. Siga !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  17.  # 159

    Tive 9 meses sem receber renda e o inquilino sempre extremamente agressivo, chegou-me a expulsar do prédio quando fui exigir a renda.
    Soube através de um conhecido que tem diversos apartamentos e contratei os «Não sai a bem» e passando 4 dias o inquilino abandonou a casa.
    Para situações extremas é uma solução.
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100073457600904
    Colocado por: josesilva1979bom dia, resumidamente, tenho contrato feito em Agosto 2019 por 2 anos, inquilino chegou a fevereiro 2020 e começou com problemas que estava mal (é um casal do ramo da música), depois março não pagou, agarrou-se depois à lei de perda rendimentos e perdão de aluguer/suspensão de despejos... em setembro meti um advogado spós não manisfestarem devolver sequer o imóvel, mas eles como tinham o contrato em nome dos 2 não se deixaram identificar, só um foi pelo agente do tribunal... depois nova acção que está em curso... Eu não abdico de um tostão do que me devem, isto da pandemia não está a ajudar, está tudo suspenso novamente.

    A minha questão, ou melhor, questões... é... eu estou a pagar um empréstimo da minha habitação actual com o qual conto com o rendimento da minha anterior (já paga e com a qual eu contava com o rendimento para pagar agora este)... o que é que lei me protegeu ou protege como proprietário ? Além de não receber ando a pagar IMI e condomínio para eles estarem a usufruir e a desgastar o apt.

    A segunda é, está visto que isto está bom para quem está de má fé, eles estão de má fé, quando terminar o contrato em agosto (se isto se arrastar até agosto, espero bem que não), eu tendo enviado a tal carta com x tempo de antecedencia a informar que não quero renovar e etc, eles são obrigados a sair mal o contrato termine, certo ?

    Eu já pedi ao advogado que vá atrás dele até ao fim da dívida (faz agora 1 ano) + as despesas judiciais que tive até agora (cerca de 1800€)... com penhora de vencimentos, o que seja.

    Isto está bom é para chico espertos... E sei que se for à força ou inventar que perco a razão toda e depois estou é eu entalado... enfim... ando eu a poupar nas minhas despesas fixas porque tenho 2 miudos menores e eles já séniores com filhos independentes a viver à nossa custa.

    Se alguém teve alguma situação idêntica ou saiba que pf diga. Eu já cancelei o contrato de arrendamento em setembro no site das finanças por isso teoricamente eles nem morada tem neste momento... certo é que os contadores estão em nome deles, há alguma coisa que eu possa fazer mais ? Tipo comunicar à edp ou smas, ou à polícia ocupação ilegal... ou meter mais um processo de ideminização/queixa crime ?

    Eu posso não recuperar 1€ mas comigo vão ficar bem marcados.

    Enfim, siga, haja saúde !
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosesf
    Concordam com este comentário: Danisimoes
  18.  # 160

    E os sai a bem, na realidade fizeram o quê?
 
0.0383 seg. NEW