Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: Tyrande

    Já postei no outro tópico, mas ponho cá também, para alertar os foristas mais novos.

    https://forumdacasa.com/discussion/34651/1/problemas-estruturais-em-moradias-em-banda/

    Isto foi o que se passou cmg, há uns 6 anos atrás.

    Confiar em imobiliárias? Depois daquela, nunca na vida.

    Estive cerca de 1 ano à procura de casa para comprar. Em todas havia sempre um detalhezito que o consultor imobiliário ocultava táticamente. Desde o mais grave (espelhado acima), como outros mais corriqueiros.

    Eu: "Esta casa paga condomínio?"

    Agente Imobiliário? "Não."

    Vizinha do lado que estava à porta a ouvir tudo.

    "Paga sim! São 10€ por mês!"

    Eu: ...
    Concordam com este comentário:DR1982


    Lamento imenso pela sua horrível (nem posso dizer péssima) experiência.

    Compreendo a sua postura perante imobiliárias. Nem dá para justificar.
  2.  # 122

    Colocado por: DR1982Eu quando comprei apartamento torci o nariz por causa da fachada, prontamente me foi dito: “nao se preocupe que ja esta a ser criado um fundo de obras para reparação da fachada” eu feito pato confiei, fiz uma proposta com base nisso, assino o CPCV com o respetivo sinal e venho a descobrir que afinal nao era bem assim tanto é que passados 3 anos nao foram feitas obras nenhumas e duvido que sejam feitas!
    Apos saber disso, soube tambem que o antigo proprietário devia 2000 e tal euros ao condomínio e que essa divida iria transitar automaticamente para mim caso ele nao pagasse, a cozinha era mobilada e equipada e no final só foi “meia mobilada”, etc
    Quando disse que sendo assim queria desfazer o negócio foi me dito que entao perdia o sinal, na altura so tive vontade de dar um tiro nos agentes imobiliários!
    Se nao fosse a localização e está subida do preço dos imóveis tinha feito um negocio de ....
    Por isso, se é para contratar uma imobiliária e ainda assim continuar entregue à minha sorte, entao prefiro que o valor da comissão fique no meu bolso!


    Aqui cabe ao consultor imobiliário e, no pior dos casos, ao cliente comprador, pedir as atas do condominio em que ditam se as obras já lá constam.

    Uma coisa é dizerem de boca, outra estar escrito no preto e no branco.

    As dividas ao condominio, bem, eu alerto logo que pode haver mas que sáo saldadas na venda da casa e isso fica escrito no CPCV. Se não ocorrer, podem desistir do negócio por incumprimento e não perdem o valor do sinal. É possível isto ocorrer se ambas as partes concordarem. Mas como sempre, nada como pedirem uma declaração de não divida de condominio antes de passarem para CPCV.
  3.  # 123

    Colocado por: SirruperOs agentes imobiliarios/ imobiliarias estao ao nivel das empresas de construcao/ construtores no nosso país.
    Simplesmemte mau.


    No geral poderá ter alguma razão.

    No particular, há inúmeros casos que "batalham" contra essa opinião.

    Mas entendo o que diz, aliás foi um dos motivos pelo qual quis criar este tópico. Para tentar demonstrar que há vários casos particulares que não são bem assim.
  4.  # 124

    Colocado por: joseduro

    Aqui cabe ao consultor imobiliário e, no pior dos casos, ao cliente comprador, pedir as atas do condominio em que ditam se as obras já lá constam.

    Uma coisa é dizerem de boca, outra estar escrito no preto e no branco.

    As dividas ao condominio, bem, eu alerto logo que pode haver mas que sáo saldadas na venda da casa e isso fica escrito no CPCV. Se não ocorrer, podem desistir do negócio por incumprimento e não perdem o valor do sinal. É possível isto ocorrer se ambas as partes concordarem. Mas como sempre, nada como pedirem uma declaração de não divida de condominio antes de passarem para CPCV.
    Sim, concordo!
    Mas nesse caso para ser o cliente a pedir as atas e a declaração de não divida, foi o que fiz, para que serve o agente imobiliário?
    Para ser o cliente a conseguir melhores condições com o banco que as propostas pelo agente imobiliário, para que serve o agente imobiliário ?
    Concordam com este comentário: Damiana Maria, somdigital
  5.  # 125

    Colocado por: DR1982Sim, concordo!
    Mas nesse caso para ser o cliente a pedir as atas e a declaração de não divida, foi o que fiz, para que serve o agente imobiliário?
    Para ser o cliente a conseguir melhores condições com o banco que as propostas pelo agente imobiliário, para que serve o agente imobiliário ?


    Daí ter mencionado que cabe ao Consultor Imobiliário e somente no pior dos casos o comprador.

    Neste aspeto específico, se acontecer a eventualidade de ser o comprador o solicitar a documentação, na minha opinião (e penso que muitos podem concordar), o consultor deixa de ser consultor e passa a ser agente - focado apenas no lado comercial.

    Em relação às condições do Banco, a grande maioria das imobiliárias tÊm departamento financeiro e fazem esse estudo 100% grátis com variadas entidades bancárias. Depois cabe ao cliente escolher uma delas ou pegar na melhor proposta, ir ao Banco com qual sempre trabalharam e negociar. Nem sabe as vezes que muitos conseguem melhores propostas assim. "Ah e tal eu tenho a proposta do Banco X que tem o spread Y, voces vao baixar a vossa ou nem por isso?".

    Neste caso, usou a imobiliária para obter melhores propostas no seu banco, com o seu gerente. Não acho mal jogado. Sem ter que se deslocar a nenhum lado. Acho que poderá ser benéfico.

    Eu tenho uma ideia muito vincada sobre o que EU devo fazer, ou seja, pegar no trabalho todo do cliente e eu faço-o mas isso sou eu e não me quero vender.

    Assim, mediante a sua afirmação, tenho que concordar com ela (nessa perspectiva).
  6.  # 126

    Colocado por: DR1982soube tambem que o antigo proprietário devia 2000 e tal euros ao condomínio e que essa divida iria transitar automaticamente para mim caso ele nao pagasse


    Julgo que isso não é verdade. A dívida não se transmite ao novo proprietário.
  7.  # 127

    A meu ver o certificado energético é uma farsa. Fazem copy paste...e já está.

    É um documento que devia ser realizado a fundo sobre todos os aspectos estruturais do imóvel, possíveis patologias e metodologias de resolução e até orçamentar o valor necessário para realizar as melhorias.

    Com um certificado energético que fosse mais completo a compra tinha mais garantias.
    Concordam com este comentário: joseduro
  8.  # 128

    Colocado por: Palhava

    Julgo que isso não é verdade. A dívida não se transmite ao novo proprietário.
    É verdade sim, a dívida é da fração como tal passa para o novo proprietário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  9.  # 129

    Ate no arrendamento as agências imobiliárias em PT valem pouco, em qualquer pais as agências imobiliárias responsabilizam-se pelo imóvel e respetiva renda, em portugal servem para tirar fotos e colocar a placa a dizer aluga-se!
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  10.  # 130

    Colocado por: DR1982Ate no arrendamento as agências imobiliárias em PT valem pouco, em qualquer pais as agências imobiliárias responsabilizam-se pelo imóvel e respetiva renda, em portugal servem para tirar fotos e colocar a placa a dizer aluga-se!


    Daí eu dizer que esta area deveria ser regulamentada.. Mas isso sou eu que venho de outros meios.

    Um Contabilista Certificado responsabiliza-se pelo trabalho que presta e pode ser chamado anos depois para responder a processos que estavam na sua alçada.

    Novamente, mas isso sou eu.

    Se quero que esta área seja melhor vista por todos, temos que aceitar um maior nível de responsabilidade.
    Concordam com este comentário: DR1982
  11.  # 131

    Se não percebe o que é uma comparação usando uma ‘metáfora’, sugiro mesmo que ria, pois falta/lhe aí um pouco de razoabilidade.
    Foi uma mera comparação para demonstrar que nem as melhores formações e formandos são imunes ao erro quanto mais os mediadores imobiliários e as suas formações ...


    Matemática básica:
    Medir é comparar grandezas da mesma espécie. O resultado de cada medição é expresso por um número e por uma unidade de medida.

    Ora diga-nos lá que unidade de medida utilizou para "comparar" a formação dos técnicos superiores de saúde com a "formação" dos intermediários, ditos consultores ? A blague queirosiana, digamos, conversa fiada ?

    Metáfora, na análise do discurso simbólico, é a representação alegórica ou simbólica de alguma coisa.

    Exemplos:

    "construção de qualidade" é a representação metafórica de:

    "um prédio na altura com 15 anos que todos os invernos abria rachas na fachada, que teve infiltrações enormes e que ganhava bolor com a mesma facilidade que uma casa ganha pó, apesar de ter constantemente as janelas abertas"

    e

    "pronta a habitar, tão cedo não têm que se preocupar com obras" é a alegoria para:

    "a canalização da casa de banho estava pela hora da morte, já lá tinham ido dois canalizadores, e o problema nunca foi resolvido. A base de duche perdia água não sei por onde, mais de 10 minutos de duche e havia poça garantida. Se deixava a torneira do lavatório a correr, do nada começava a subir água pelo dreno do duche."

    Não há metáfora que se aplique ao superlativo absurdo de comparar o munus de um médico com o de um dito consultor, e já não estamos a falar de formação...

    Nota pessoal: porque é que há pessoas que se arriscam com uma agência imobiliária quando podem utilizar os serviços de um advogado ou um notário? Quem tem dinheiro para comprar uma casa também tem para pagar uma consulta num desses profissionais que têm seguro e duas Ordens que os multam (ou pior) sem piedade se se "enganarem".

    Quem vende, em vez de pagar uma imoral comissão de 5% pode gastar uma pequena parte desse dinheiro com os serviços de um profissional, como acima descrito.

    Pagar para pôr um anúncio no OLX ou outra plataforma similar?! Para tirar uma fotos à casa? Para receber pessoas, que sempre teria que receber com o intermediário?

    Os problemas que venha a ter com uma agência só os resolve em tribunal, se resolver. Um advogado ou um notário - ou mesmo um TOC - sai muito mais barato e é de infinitamente mais confiança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tanialexandra, joseduro
  12.  # 132

    Colocado por: Damiana Maria
    Os problemas que venha a ter com uma agência só os resolve em tribunal, se resolver. Um advogado ou um notário - ou mesmo um TOC - sai muito mais barato e é de infinitamente mais confiança.


    Nada a acrescentar ao seu comentário.

    E se o Consultor Imobiliário possuri mais de 20 como contabilista? Que lidou com inúmeras multinacionais e as guias de impostos eram sempre de 6 digitos? Será que cria confiança?

    Não estou a ser irónico, sarcastico ou nada parecido. Apenas curioso porque é algo que me poderá ajudar no meu trabalho.
    • AMVP
    • 8 março 2021

     # 133

    Hoje lembrei-me da dar uma sugestão de melhoria para a formação dos consultores imobiliários, aprenderem a saber o que é área útil, área bruta e área dependente.

    É que por razões que se desconhecem, à medida que as casa subiram de preço os agentes imobiliários foram deixando de saber o que diferencia essas áreas.

    Nota: é mesmo ironia.
    Concordam com este comentário: Palhava
  13.  # 134

    Por norma nos anúncios contabilizam como área útil, sótão e garagem.
  14.  # 135

    Há coisas que eu não sei, AINDA.

    Mas tenho sempre uma página aberta, um site porreiro que me ensina muita coisa: www.google.com

    E parceiras com algumas pessoas.

    Quem sabe tudo no mundo? Mas estou no mundo imobiliário, tenho que saber o que são areas uteis, brutas e dependentes.

    Se estou a trabalhar com um investidor, tenho que saber falar a linguagem dele, calcular rentabilidades brutas e liquidas.

    Se estou com o consumidor final, saber o que mais valoriza numa casa.

    Já coloquei esta questão em algumas marcas e ficaram a olhar para mim: "se angariam imoveis que claramente precisam de obras, porque não pedem orçamentos de restauração? Não acham que poderá ser uma mais valia tanto para os potenciais compradores como para os proprietários?"

    Mas isso, novamente, sou eu e não sou exemplo nem exceção. Eu sou eu :D
    • AMVP
    • 8 março 2021

     # 136

    Colocado por: joseduroQuem sabe tudo no mundo? Mas estou no mundo imobiliário, tenho que saber o que são areas uteis, brutas e dependentes.


    Claro que sabem, tal como referi o meu post anterior foi ironia.



    Colocado por: joseduroJá coloquei esta questão em algumas marcas e ficaram a olhar para mim: "se angariam imoveis que claramente precisam de obras, porque não pedem orçamentos de restauração? Não acham que poderá ser uma mais valia tanto para os potenciais compradores como para os proprietários?"


    Isso já há consultores que o fazem, pelo menos já tive contacto com quem o faça.
    Concordam com este comentário: joseduro
  15.  # 137

    Colocado por: joseduroporque não pedem orçamentos de restauração?

    Porque os restaurantes agora estão fechados !!!
    :-))
    Concordam com este comentário: joseduro, NLuz
  16.  # 138

    O que me ri agora
  17.  # 139

    Antes de mais parabéns ao autor do tópico pela coragem em falar sobre este assunto.

    A minha opinião sobre os consultores imobiliários, é tal como outros membros, muito má. Existe clara falta de profissionalização da arte, falta de regulação, não ha minimos de formação exigiveis, é uma selva e um salve-se quem puder. A lei do chico esperto.

    Aqui há uns tempos um familiar colocou um terreno à venda, e como eu conhecia bem o pdm da zona, pediu que eu falasse com o consultor. Bem, fiquei pasmado da minha vida. Pela negativa claro.

    E estou em processo de procura de casa, e se puder evitarei qualquer intermediação.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  18.  # 140

    Obrigado @lusoman pelas suas palavras.

    Não considero uma atitude de coragem mas sim, se acho que a perceção desta área de trabalho é má, só me resta demonstrar como eu sou: 100% de honestidade e sinceridade. Falo sobre tudo nestes moldes.

    Entendo o seu ponto de vista e, infelizmente, terei que concordar consigo.

    O caminho é longo e um passo de cada vez. Se acho que é possível mudar "a roda"? Vai ser muito dificil mas terei que tentar...

    Tenha um excelente dia.
 
0.0514 seg. NEW