Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: callinas
    Pedi proposta a mais de 30 comercializadores , estao no site da Deco/erse. Preços entre 2 a 4 cent.

Provavelmente não será sido explícito o suficiente sobre saber todas as opções disponíveis. Ainda há pouco tempo um amigo meu pediu uma proposta (não me lembro ao certo a qual), onde constava as duas opções - tarifa fixa e tarifa indexada.
  2. Lembro-me de qualquer coisa desse gênero, uma andava nós 2 cent e outra nos 4 cent.
    Se assim for, 8 cent , não compensa gastar dinheiro bem baterias, mais vale encher telhado de painéis
    • zed
    • 2 setembro 2021
    Colocado por: callinasAlguém por aqui nestas últimas instalações tem instalado com painéis de 450 watt ou mais ?

Tive duas propostas mas cheguei à conclusão que devido à geometria do telhado ficava melhor com painéis do tipo "doméstico". Eram os tais Longi 450 Wp.
    • Tjda
    • 2 setembro 2021
    Alguém sabe como "recuperar" o nome de login na dgeg?

Liguei para lá hoje, mas fiquei meia hora à espera e nada.
  3. boas.... paineis Ulica Solar Mono 370W~375W (Half-Cell 166cell) (UL-370M-120HV).
    Alguem conhece? Parece Chines, mas será coisa boa ou fraca?
  4. Colocado por: callinasLembro-me de qualquer coisa desse gênero, uma andava nós 2 cent e outra nos 4 cent.
    Se assim for, 8 cent , não compensa gastar dinheiro bem baterias, mais vale encher telhado de painéis

Tendo em conta os preços atuais dos painéis, 4 cêntimos já é bem atrativo, 8 cêntimos então é excelente.
  5. Desde o início do dia de hoje a voltagem da rede elétrica tem aumentado na minha casa, chegando aos 260V (medições do Shelly), o que levou o inversor a mostrar erro e por questões de segurança desativar... Terá a ver com a trovoada que houve ontem??? E será que irão corrigir???
  6. Colocado por: psargacoEstou a tentar decidir se compro um kit de autoconsumo com baterias. O orçamento que tenho é para um 2040 W e uma bateria de 5800 W. De acordo com as leituras horárias que tenho do Shelly desde 11 de Abril contrapostas à simulação de produção feita nocalculador PVWatts, conseguiria amortizar o investimento em seis anos e meio, o que me parece razoável. A minha dúvida é se os valores da simulação fazem sentido. Como exemplo, os valores da simulação para a produção diária para os dias 1 de Agosto e 1 de Janeiro são, respectivamente, de 12,8 kWh e 3.7 kWh. Alguém tem ideia de se estes valores farão sentido para o concelho de Oeiras?

Os valores de produção para Agosto fazem-me sentido. Comecei a produzir recentemente e para uma instalação de cerca de 2200Wp com orientação Este e Oeste (2 sets de 3 para cada lado) nos últimos 3 dias produzi: 11.9, 10, 11.8kWh (hoje). O pico de produção foi curiosamente no dia em que produzi menos, com um pico de 1943.65W registado às 13h45. Distrito de Setúbal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  7. Colocado por: TjdaAlguém sabe como "recuperar" o nome de login na dgeg?

Liguei para lá hoje, mas fiquei meia hora à espera e nada.

Estou meses à espera
    Como acedias à 3 anos é diferente do modo como acedes hoje
  8. Colocado por: callinasLembro-me de qualquer coisa desse gênero, uma andava nós 2 cent e outra nos 4 cent.

O fixo anda nos 3,5 ctms se nao estou em erro.
    o indexado está com valores muito altos: tem andado entre os 10,12,14 ctms. Hoje está a 13,7

https://www.omie.es/pt
  9. Colocado por: nandogoncaDesde o início do dia de hoje a voltagem da rede elétrica tem aumentado na minha casa, chegando aos 260V (medições do Shelly), o que levou o inversor a mostrar erro e por questões de segurança desativar... Terá a ver com a trovoada que houve ontem??? E será que irão corrigir???

É curioso que na minha zona nos últimos dias tenho notado que a voltagem também está excessivamente alta.
    Desde sempre que tenho uma voltagem média na ordem dos 245V mas esta semana chegou muito perto dos 260V como no caso do nandogonca.

Já contactei a e-redes para ver se eles podem intervir de alguma forma no posto de transformação (ou lá onde for). Vamos ver se resulta em alguma coisa.
    • espt
    • 3 setembro 2021
    Vão lá instalar um medidor de tensões uns 2 ou 3 dias e vão dizer que está tudo dentro dos limites. :)
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  10. Não será por haver várias produções fotovoltáicas na zona?
  11. E pronto, hoje foi o dia em que se me acabou a mama com o contador de rodinha.
    Depois de ir conseguindo adiar a vinda deles (o acesso é dentro da propriedade, fechada à chave), lá acabei por "deixar" que me trocassem o contador.

Entre o consumido e o injectado na rede (contabilização negativa) já não foi mau.

Instalação feita em novembro de 2020, com 1920.00W.
    Os valores estão ligeiramente por baixo pois houve alturas em que o sistema não contou (problemas com o wifi)

Agora é alterar o meu perfil de consumo de forma a maximizar o consumo nas alturas de maior produção.

Nestes 10 meses, do produzido, só consumi 1/3, os outros 2/3 estavam a ser lucro (que agora serão dados).
      consumos.png
  12. Colocado por: mafgodNão será por haver várias produções fotovoltáicas na zona?

Também já pensei nisso. Aqui na zona já são pelo menos 4 moradias com fotovoltaico e de certeza que há injeção na rede.
    Se cada uma subir 1V para poder injetar, são pelo menos 4V a mais quando todos estivermos a injetar eletricidade na rede :)
  13. Colocado por: ematos

O fixo anda nos 3,5 ctms se nao estou em erro.
    o indexado está com valores muito altos: tem andado entre os 10,12,14 ctms. Hoje está a 13,7

https://www.omie.es/pt

E quem são esses comercializadores?
    O ano passado dei à Edp 1500 kWh
  14. das pessoas que vendem o excedente ainda ninguém conseguiu dar umas luzes do procedimento e dos custos associados.

eu pelo que contactei com a SU é preciso toda uma burocracia enorme...
    com os outros comercializadores será igual?

Obrigado.
  15. Colocado por: mafgodNão será por haver várias produções fotovoltáicas na zona?

Não creio... Aqui não há nada disso. Acho que foi por causa da trovoada. Mas já estabilizou.
    A voltagem por estes lados também acho elevada, médias entre 240 e 250, mas nunca o inversor tinha entrado em segurança e desativado a injeção...
  16. Colocado por: quim.betoE pronto, hoje foi o dia em que se me acabou a mama com o contador de rodinha.
    Depois de ir conseguindo adiar a vinda deles (o acesso é dentro da propriedade, fechada à chave), lá acabei por "deixar" que me trocassem o contador.

Entre o consumido e o injectado na rede (contabilização negativa) já não foi mau.

Instalação feita em novembro de 2020, com 1920.00W.
    Os valores estão ligeiramente por baixo pois houve alturas em que o sistema não contou (problemas com o wifi)

Agora é alterar o meu perfil de consumo de forma a maximizar o consumo nas alturas de maior produção.

Nestes 10 meses, do produzido, só consumi 1/3, os outros 2/3 estavam a ser lucro (que agora serão dados).
      consumos.png

Os meus sogros também lá continuam com a rodinha... Mas ali só instalei 1200W. A ver se dura mais 2 anos e o sistema fica pago. Instalado em dezembro 2020.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  17. Colocado por: callinas

E quem são esses comercializadores?
    O ano passado dei à Edp 1500 kWh

Ecochoice por exemplo

0.6622 seg. NEW