Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: quim.betoNão é que eles não tenham tentado alterar o contador logo após a instalação, mas como precisavam de entrar em casa e não conseguiam, a coisa foi sendo adiada.

Ou seja, se eles não trocarem o contador, o problema não é meu, correcto?
    •  
      GMCQ
    • 6 setembro 2021
    Colocado por: psargaco

Ou seja, se eles não trocarem o contador, o problema não é meu, correcto?

Certo, desde que vc comunique. Se eles demorarem 1 mês ou 1 ano a trocar isso é já com eles.

Agora se não comunicar, não sei como será...
  2. Colocado por: GMCQ

Certo, desde que vc comunique. Se eles demorarem 1 mês ou 1 ano a trocar isso é já com eles.

Agora se não comunicar, não sei como será...

Mesmo comunicando, se tiver de pagar o contador, eles não substituem ate pagar, certo? :P
    Concordam com este comentário: GMCQ
    • pogo
    • 7 setembro 2021
    Colocado por: Rui sol na placaE uso baterias de camião usadas.(pago por duas de 250ah cada 94 euros se durarem 1 ano ( duram pelo menos 2) ao final de um ano vendo-as no mesmo sítio que comprei ao peso por cerca de 70 euros , ou seja fica- me cada bateria a12 euros por ano.

Caro Rui,
    Esta solução parece-me interessante.
    Em que zona é essa empresa?
    Será possivel passar os contatos?

obrigado
  3. Poucos dias após me terem instalado os painéis fotovoltaicos (2250Wp) recebi este email da E-Redes:

e-redes

Fui apanhado de surpresa e cheira-me a despesa adicional. No site da Deco encontrei este post, e daqui interpretei o seguinte:
    1 - Potência superior a 4kW, é obrigatório a instalação de um contador de produção (não é o meu caso)
    2 - Poderá ser necessàrio trocar o meu contador (foi trocado há cerca de 1 mês)

Posto isto, será que vão ter de trocar o contador novamente (seria para os apanhados)? Em que cenários é que me podem ir à carteira?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  4. Colocado por: Zé MeirinhoEm que cenários é que me podem ir à carteira?

Praticamente em todos.. eles é que mandam na rede
  5. Colocado por: rjmpiresPraticamente em todos.. eles é que mandam na rede

Oh @rjmpires, empreste-me aí a bicicleta que estou a ver é que vou ter de dar ao pedal.
  6. Colocado por: Zé Meirinho

Oh @rjmpires, empreste-me aí a bicicleta que estou a ver é que vou ter de dar ao pedal.

Tenho cá de sobra!
    Infelizmente quando estamos perante um dos donos e senhores da rede elétrica doméstica não nos safamos, fazem o que lhes apetece.
  7. Senhores, a solarshop e solarimpact ainda vão sendo as que tem melhores preços?
    • espt
    • 13 setembro 2021
    Preço não é tudo... O meu feedback da Solarimpac não podia ser melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  8. Boa tarde a todos.

Os meus pais há cerca de 15 anos pagaram um estudo para verificar o potencial de instalação de painéis na moradia deles.
    Do estudo foi possível perceber que têm um telhado com excelente exposição solar com uma parede branca nas costas. Pelo que entendi essa parede branca aumentava ainda mais o rendimento. Contudo o investimento era alto cerca de 17k e só ficava pago passados 15 anos pelo que não avançamos com a instalação.

Passado este tempo todo as coisas evoluíram e o custo dos painéis baixou.
    Vi um vídeo no contas poupança que me chamou a atenção.

No vídeo falam que é apenas necessário montar o painel e ligar à tomada.

Será fácil dessa forma?
    O meu pai é serralheiro pelo que a fixação dos painéis seria facilmente feita por nós, temos também uma lampada exterior junto desse telhado pelo que poderia servir para injetar a energia sem andar a passar cabos.

Inicialmente estive a fazer uns cálculos, e parece-me que o ideal são dois painéis a produzir entre 500/800 w o conjunto e deixar espaço na calha para eventualmente 1 terceiro painel.

Os painéis seriam para alimentar frigorifico com consumo máximo de 320w durante o descongelamento, uma arca com consumo máximo de 175w o motor da piscina com 520w máximo (funciona 8 horas no verão e apenas meia hora no inverno).
    Temos também uma pequena bomba dos painéis solares para aquecimento de águas mas com um consumo muito baixo. Aos fins de semana temos a possibilidade de ligar as máquinas nas horas de pico, e durante a semana a máquina da loiça pode ser ligada na hora de pico também.

A fatura da casa ronda os 110€/mês e o contador não permite ter acesso aos consumos, apesar de ser um contador com essa funcionalidade no e-redes não existem valores.

Que painéis recomendam de fácil instalação para este uso?

Obrigado
  9. 2 ou 3 painéis com microinvwrsores incorporados, coisa para uns 800€ a 1200€
    •  
      GMCQ
    • 13 setembro 2021
    Colocado por: manelvcSenhores, a solarshop e solarimpact ainda vão sendo as que tem melhores preços?
    Eu comprei na solarshop e foi uma empresa instaladora parceira que instalou. Até ao momento nada a apontar da instalação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  10. Tenho reparado em máximos de produção em dias nublados vs. dias de sol limpos sem núvens. Há justificação ou será bug de leitura do inversor? Resultados para instalação de 2250Wp.

Dia perfeito sem núvens com máximo de produção abaixo dos 1600W:
    sem nuvens

Dia nublado com pico de produção acima dos 2100W:
    nublado1

Dia nublado com vários picos acima dos 1800W e até acima dos 2000W:
    nublado2

E esta tem sido a produção nestes primeiros dias de Setembro.
    set
  11. O sistema produz o que tem de produzir, não se chateie muito com isso.
    Estando nublado, os painéis produzem menos que estando sol.
    No entanto há um efeito que é a temperatura. Por exemplo em Agosto, devido às temperaturas elevadas, com céu limpo os painéis produzem menos que no final de Junho. Por exemplo num dia nublado, de Agosto, ao ocorrer um momento em que as nuvens se afastam, terá um pico de produção superior, ao do dia anterior em que o sol esteve sempre descoberto.
    Concordam com este comentário: zed, hangas
    • hangas
    • 14 setembro 2021 editado
    Colocado por: Zé MeirinhoDia perfeito sem núvens com máximo de produção abaixo dos 1600W:

Colocado por: Zé MeirinhoDia nublado com pico de produção acima dos 2100W:

É normal. Os painéis degradam a produção quão mais alta for a temperatura. Nas specs têm lá os V/cº acima de X.
    Num dia algo encoberto e/ou com vento fresco, a radiação solar é suficiente para a produção e os paineis estão mais frescos, logo com mais eficiência.

Os painéis também estão otimizados para radiação infra-vermelha, não tanto a luz visível. Dai aquilo que o conceito de ceu limpo para os paineis é diferente do nosso.
    Alguma nebulosidade, aquela película de nuvens altas a cobrir o ceu todo (o chamado overcast) faz um efeito de refletor, mandando os infra-vermelhos de volta para a terra que de outra forma irradiariam de volta para o espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  12. Colocado por: jorgealves2 ou 3 painéis com microinvwrsores incorporados, coisa para uns 800€ a 1200€

Mas qualidade preço para esta utilização o que anda aí melhor?

Tenho uma bateria de empilhador velha, é possível e vale a pena instalar ?
  13. Colocado por: RicardoDiassTenho uma bateria de empilhador velha, é possível e vale a pena instalar ?

Não.
    Com essa capacidade não vale a pena meter baterias ao barulho, quase não vai ter excedente que justifique acumular.
    Além disso, ao introduzir a bateria, já precisa pelo menos um controlador de carga, logo já não pode usar um simples micro-inverter por painel. O custo extra da solução nunca irá compensar tendo em conta o cenário que traçou acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoDiass
  14. Ola a todos. estou a pensar instalar uns painéis solares, mas antes queria fazer um estudo a ver as reais necessidades da minha moradia.

Como consigo saber os consumos diarios/horarios?
    • espt
    • 14 setembro 2021
    Shelly EM será o mais simples
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luixx

0.8451 seg. NEW