Colocado por: PepsiAlguém me pode explicar uma questão que ainda não percebi bem:
A energia que produzimos e não consumimos vai ser injetada na rede, certo?
Com o contador bi direcional, ou similar se não estiver o nome correto, ele não a vai contar como consumo certo?
Então mas e depois o que é feito a essa energia? Não nos é descontada na fatura??
Confesso que nunca percebi bem essa parte.
Se assim for se a produção for muito superior ao consumo, também não nos vale de muito.
Colocado por: RicardoPortoCerca de 1,00 a 1,25€/W do que tenho visto
Um sistema de 2kw entre 2000 a 2500eur
Colocado por: dom1231€/w sem instalação e sem alguns cabos
Colocado por: Zé Meirinho
Nessas condições não perderá a garantia dos equipamentos?
Nessas condições não perderá a garantia dos equipamentos?
Colocado por: dom123
Por isso mesmo esses preços não serem reais.
Infelizmente não se pode ter o melhor dos dois mundos
Colocado por: rjmpires
Lá por quem os vender não os instalar não invalida a garantia do artigo.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Colocado por: rjmpiresLá por quem os vender não os instalar não invalida a garantia do artigo.
Colocado por: rjmpiresUma coisa não tem nada a ver com a outra.
Colocado por: dom123E é na instalação que se poupa dinheiro
Não sei se me fiz entender. Refiro-me ao facto de que se o instalador não for certificado, a marca dos painéis (não a empresa que os vende) não oferecer todas as condições de garantia
Colocado por: Zé MeirinhoFaz bem em poupar uns trocos. Achei que poderia ser pertinente levantar este tema.
Caso pretenda recorrer ao Fundo Ambiental (Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis) não se esqueça que aí é limpinho, precisa mesmo que seja um profissional certificado. Ou então até já se compram papéis para isto no OLX, há sempre aqueles iluminados empreendedores.
Colocado por: Zé MeirinhoMas por 1€/w estará a poupar assim tanto? Dos orçamentos que recebi o custo de instalação variava entre 350€ com IVA até 500€ sem IVA.
Colocado por: PepsiNão há nenhum user que venda o excedente da sua produção à rede?!
Como funciona?
O que fazem então os users que produzem mais do que consomem?...
Gostava de saber mais pormenores, ou experiências de quem tem fotovoltaicos
Colocado por: Zé Meirinhorjmpiresobrigado pela partilha.
Qual é a orientação dos painéis? Sul?
Colocado por: ematosJá agora deixo aqui também o meu feedback.
2,275 KW.
Com os fundos ficou a cerca de 1000 euros.
Os valores por KW nem sempre são os mesmos, pois tive descontos (que não interessam o motivo), e também coloquei esses descontos aqui nas contas.
Se tudo correr bem fica pago em cerca de 3 anos.
Os valores teóricos tenho de voltar a ir verificá-los pois fiquei sem certeza se estarão "corretos" em alguns meses.