Iniciar sessão ou registar-se
    • espt
    • 17 agosto 2021

     # 1

    No nº2 o que eu leio é que a instalação está sujeita a mera comunicação prévia, não leio que não está sujeito a controlo prévio.
  1.  # 2

    Estou a tentar decidir se compro um kit de autoconsumo com baterias. O orçamento que tenho é para um 2040 W e uma bateria de 5800 W. De acordo com as leituras horárias que tenho do Shelly desde 11 de Abril contrapostas à simulação de produção feita no calculador PVWatts, conseguiria amortizar o investimento em seis anos e meio, o que me parece razoável. A minha dúvida é se os valores da simulação fazem sentido. Como exemplo, os valores da simulação para a produção diária para os dias 1 de Agosto e 1 de Janeiro são, respectivamente, de 12,8 kWh e 3.7 kWh. Alguém tem ideia de se estes valores farão sentido para o concelho de Oeiras?
  2.  # 3

    Colocado por: psargacosimulação para a produção diária para os dias 1 de Agosto e 1 de Janeiro são, respectivamente, de 12,8 kWh e 3.7 kWh.


    3.7 é menos que 2x o máximo teórico, 2040W. Ou seja 2h com um cenário ideal seria o suficiente para produzir isso.
    No inverno vai estar longe do ideal solar, mas também está mais fresco, o que não reduz tanto a eficiência.
    Se assumirmos 50% de eficiência na produção, mas o dobro das horas (4h) parece plausível.

    No entanto o simulador considera a radiação solar, com céu limpo! Se tiver um dia encoberto terá que dar o desconto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  3.  # 4

    Colocado por: hangas
    3.7 é menos que 2x o máximo teórico, 2040W. Ou seja 2h com um cenário ideal seria o suficiente para produzir isso.
    No inverno vai estar longe do ideal solar, mas também está mais fresco, o que não reduz tanto a eficiência.
    Se assumirmos 50% de eficiência na produção, mas o dobro das horas (4h) parece plausível.


    Essa explicação é óptima porque ainda não tinha pensado nesses termos. Olhando para os valores horários de produção listados na simulação verifico que o valor máximo é de 1663 Wh, ou seja, cerca de 81% do valor anunciado do conjunto de painéis, o que dá alguma credibilidade à simulação (acho eu). Agora a minha única dúvida é em relação aos valores acumulados na bateria. A capacidade anunciada é de 5800 W. Faz sentido considerar esse valor?



    Colocado por: hangas
    No entanto o simulador considera a radiação solar, com céu limpo!


    Peço desculpa mas penso que o induzi em erro ao usar o termo simulação porque na realidade o PVWatts apresenta valores calculados com base nas médias horárias de vários anos assente em medições feitas pela estação meteorológica internacional mais próxima da morada indicada. Neste caso é a estação de Lisboa. Olhando para os valores horários de dia para dia é possível ver que variam de um dia para o outro de forma não linear. Por exemplo, para as 7 da manhã dos dias 28 a 31 de Dezembro, vemos que os valores de produção seriam respectivamente de 140.3, 147.308, 122.48 e 147.385.
  4.  # 5

    Colocado por: psargacoA capacidade anunciada é de 5800 W. Faz sentido considerar esse valor?


    Conte com 80% úteis (em baterias de litio)

    Colocado por: psargacoPeço desculpa mas penso que o induzi em erro ao usar o termo simulação porque na realidade o PVWatts apresenta valores calculados com base nas médias horárias de vários anos assente em medições feitas pela estação meteorológica internacional mais próxima da morada indicada.


    Sendo assim será um valor mais aproximado da realidade sim, mas atenção que continua a ser uma média, o que significa que haverá dias melhores e piores.

    Tem é que ter em conta que no extremo pior pode não satisfazer o consumo diário, mas se tiver que ir buscar mais à rede nesse dia, não será um problema. Nem acho que valha a pena otimizar para esse extremo, pois isso também significa desperdício no outro extremo.

    Diria que a regra dos 80-20 também faz sentido aqui.
    Concordam com este comentário: psargaco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psargaco
  5.  # 6

    Colocado por: hangas
    Conte com 80% úteis (em baterias de litio)


    Com esse ajuste, o retorno seria teoricamente em 7,3 anos. As baterias têm garantia de 10 anos, o que ainda dá alguma margem. Parece razoável.

    Colocado por: hangasDiria que a regra dos 80-20 também faz sentido aqui.


    Com o dimensionamento que me foi proposto, no inverno não faltará consumo a partir da rede e no verão poderá haver algum desperdício. Mas este desperdício seria uma pequena parcela da produção.
    • zed
    • 20 agosto 2021

     # 7

    Colocado por: psargacoA minha dúvida é se os valores da simulação fazem sentido.

    São valores mensais de kWh e muito depende do horário dos consumos e dos picos de consumo que não estão representados nesses números. Consulte este tópico para saber como pode fazer uma análise mais realista se assim entender, pode inclusivamente modelar a bateria.
    https://forumdacasa.com/discussion/79911/3/sam-analise-financeira-de-paineis-solares-para-autoconsumo-spoiler-dificilmente-compensa/
    Acho pouco improvável ter esse retorno em baterias, isto se não contar com apoios como o actual do Fundo Ambiental. Com os apoios ou se conseguir um preço de outro mundo poderá ser.
  6.  # 8

    Colocado por: zedSão valores mensais de kWh e muito depende do horário dos consumos e dos picos de consumo que não estão representados nesses números


    Atenção que a simulação que utilizei não utiliza valores mensais. Os valores da simulação de produção são médias, hora a hora e para todos os dias do ano, calculadas com base em leituras reais de vários anos na estação meteorológica de Lisboa. A esses valores contrapus as minhas leituras horárias desde 10 de Abril até hoje. Para os restantes dias copiei 28 dias de valores reais alinhados aos dias da semana (ou seja, Domingo com Domingo, Segunda com Segunda, etc.). É claro que os valores nunca se irão repetir mas os padrões de consumo não andarão muito longe. No caso de existirem baterias, para o estudo de viabilidade não é relevante se no inverno vou consumir mais que no verão porque para o cálculo do retorno só interessam os valores produzidos que não seja desperdiçados. Uma vez que no inverno estes valores são mais baixos que no verão, isto quer dizer que a produção ou é consumida ou armazenada na bateria (pelo que percebo, no inverno pouco armazenamento haverá), pelo que posso contar com toda a produção como retorno do investimento. No verão é que acontece a produção exceder o valor do consumo mais a capacidade de armazenamento da bateria, caso em que existe desperdício. No entanto a quantidade de desperdício é relativamente baixa. Já não havendo baterias, a coisa pia mais fino uma vez que é preciso fazer coincidir a produção com o consumo e aí há muita margem para desperdício, especialmente tendo em conta que as contas são feitas a períodos de 15 minutos. Sinceramente, enquanto que com baterias as contas são relativamente lineares, sem baterias a coisa já me parece muito mais sensível, correndo-se o risco de ter uma produção razoável mas que, por vicissitudes de calendário, acaba por ir em grande parte para a EDP.

    Dito isto e tendo actualizado os cálculos através da introdução de valores para os meses sem leitura de consumo como descrevi acima, como resultado das baixas produções do inverno o resultado é que a amortização levaria dez anos. Tendo em conta que isso vai bater na garantia das baterias já me parece um bocado arriscado demais. Sem baterias, mas com 2040 W e inversor híbrido também vai parar ao mesmo. A solução será descartar as baterias, reduzir a capacidade de produção e escolher um inversor normal.
  7.  # 9

    Uma sombra a tapar 10% de um painel FV, afeta a capacidade desse painel em mais do que a zona afetada pela sombra?
    Afeta também a produção dos restantes painéis?
  8.  # 10

    Colocado por: VarejoteUma sombra a tapar 10% de um painel FV, afeta a capacidade desse painel em mais do que a zona afetada pela sombra?
    Afeta também a produção dos restantes painéis?


    Depende do painel.
    Em alguns pode ter uma perda marginal, noutros pode degradar toda a string consideravelmente.
  9.  # 11

    A escolher os equipamentos não podemos contornar essa situação?

    Ainda não os comprei, ainda só está em análise.
  10.  # 12

    Colocado por: VarejoteUma sombra a tapar 10% de um painel FV, afeta a capacidade desse painel em mais do que a zona afetada pela sombra?
    Afeta também a produção dos restantes painéis?


    Depende como esteja ligado com os outros painéis, se em serie ou paralelo.

    Mas o mais certo é estarem em serie, ou seja uma pequena sombra num afecta os restantes...
  11.  # 13

    Colocado por: VarejoteA escolher os equipamentos não podemos contornar essa situação?

    Ainda não os comprei, ainda só está em análise.



    Veja este vídeo da AE solar.
    https://youtu.be/fIKy7X3Jnlk
  12.  # 14

    Atualmente os sistemas com 5 ou 7 painéis com 1 inversor 2kw +-, por por norma são instalados em série ou paralelo?
    Mesmo em paralelo o painel afetado perde que percentagem de produção?
    • hangas
    • 27 agosto 2021 editado

     # 15

    Colocado por: Flavio21Mas o mais certo é estarem em serie, ou seja uma pequena sombra num afecta os restantes...


    Depende principalmente da construção do painel, e do arranjo das células, pontes de diodos etc.

    Esse modelo da AE solar do vídeo acima tem cada célula isolada por diodos.
    Logo se uma célula estiver sombreada pouco afecta o conjunto, e como se não estivesse la.

    Em contraste, o painel mais baratucho só deve ter diodos na caixa de saída junto aos cabos, e mesmo assim não são todos.

    Inclusive, uma célula sombreada em série com células a produzir, se nao for isolada nao só nao contribui, como se torna uma resistência.
    Se a corrente for muito elevada, essa célula pode aquecer e inclusivamente incendiar-se (hot spots)

    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr, zed, ricardo.rodrigues
  13.  # 16

    Pela marca e modelo dos painéis é possível verificar isso(perdas por sombreamento)?
    • hangas
    • 27 agosto 2021 editado

     # 17

    Não é um parâmetro comum das fichas técnicas.
    Mas geralmente os que são bons nessa matéria fazem questão de o referir.

    Alguém disso varia muito com a construção do painel.
    Um painel que não tenha as células (ou meias células) isoladas, pode ter comportamentos diferentes conforme a célula que for sombreada.

    Nao esquecer que um painel e um conjunto de células ligadas em grupos serie e paralelo. A estratégia usada e muito relevante.

    Neste exemplo são tapadas duas células diferentes em cada caso, e o resultado varia bastante.
      5B581901-3FCC-4370-908D-8CADA0270BB0.jpeg
  14.  # 18

    Colocado por: hangas

    Depende principalmente da construção do painel, e do arranjo das células, pontes de diodos etc.

    Esse modelo da AE solar do vídeo acima tem cada célula isolada por diodos.
    Logo se uma célula estiver sombreada pouco afecta o conjunto, e como se não estivesse la.

    Em contraste, o painel mais baratucho só deve ter diodos na caixa de saída junto aos cabos, e mesmo assim não são todos.

    Inclusive, uma célula sombreada em série com células a produzir, se nao for isolada nao só nao contribui, como se torna uma resistência.
    Se a corrente for muito elevada, essa célula pode aquecer e inclusivamente incendiar-se (hot spots)

    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr,zed,ricardo.rodrigues

    Este tipo de painel tem isolamento individual nos díodos, certo?
      20210807_185349.jpg
  15.  # 19

    Colocado por: jlmfrEste tipo de painel tem isolamento individual nos díodos, certo?


    A foto não tem detalhe para ver, o melhor é sempre ver as specs desse modelo em particular. Se tiver isso está lá referenciado com certeza.

    No caso dos da AE solar, eles até são visíveis a ligar as pistas de cada célula.

  16.  # 20

    Colocado por: mafgodJá temos bateiras de 4,2kWh que garantem 80% em 6000 ciclos, por 1500€ IVA incluído e já com a margem de venda.
    Admitamos que aproveitemos apenas 80% do total, estamos a falar em ~3,3kWh úteis.
    Se usarmos diariamente esses 3,3kWh, estamos a "poupar" entre 0,33€ (vazio) a 0,66€ (cheio) por dia, admitamos uma média de 0,50€/dia.
    Se o preço que pagamos foi de 1500€, dividindo por 0,50€ dá uns 3.000 dias (que corresponde a metade dos ciclos), cerca de 8 anos e 3 meses.
    Ou seja, teremos um ROI médio de 8 anos, que poderá ser maior ou menor consoante a utilização da energia acumulada pela bateria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,Manuel Brites



    onde comprou as baterias? foi só baterias ou tambem tÊm controlador de carga e inversor?
 
0.6272 seg. NEW