Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: HAL_9000Obrigado rjmsilva, tem sempre comentários construtivos e de levantar o ânimo.

O Casa da Horta é o Ying eu sou o Yang.
    Se metade do que ganha é para o estado, é porque ganha muito bem. Melhor do que a esmagadora maioria.
    • eu
    • 20 maio 2022 editado

# 482

Colocado por: rjmsilvaSe metade do que ganha é para o estado, é porque ganha trabalha muito bem. Melhor do que a esmagadora maioria.

corrigido...

O sistema fiscal vigente castiga aqueles que se dedicam e esforçam para melhorar as suas competências e ser produtivos. Castiga quem trabalha bem. Castiga a classe média.
    Concordam com este comentário: NTORION, spvale
  2.  # 483

Colocado por: HAL_9000A minha ideia de construir a casa no campo, foi essa mesma, ter tempo para os filhos. Agora falta a parte mais difícil, conseguir trabalho lá.

Colocado por: HAL_9000industria farmacêutica.

Relativamente perto de Montemor, industria farmacêutica que conheço:

Farmalabor - Condeixa-a-Nova
    Bluepharma - Coimbra
    Empifarma - Novo parque industrial pertíssimo de Montemor
    Cannexpor - relativamente nova, duvido que estejam a recrutar. Condeixa-a-Nova
    Qanali - Igual à Cannexpor. Cantanhede
    Velvet Med - Acho que é so logistica. Relativamente novo também - Antanhol IC2

Tentar mandar o CV para estes, e meter a morada de Montemor e não a morada actual de Lisboa.

O mal das aldeias é que um gajo altamente qualificado, mandando o CV para as poucas industriais disponíveis, depois não ha muito a fazer... rapidamente se esgota as ofertas.
  3.  # 484

Colocado por: eu

corrigido...

A partir de hoje o "eu" determinou que toda gente que ganha bem é porque merece.
    • eu
    • 20 maio 2022

# 485

Colocado por: rjmsilvaA partir de hoje o "eu" determinou que toda gente que ganha bem é porque merece.

Não é toda, mas a larga maioria dos que pagam IRS elevado, sim, sem dúvida.
  4.  # 486

Colocado por: CarvaiAs pessoas não querem crianças por vontade própria e perfeitamente legitimas. Muito mais que o dinheiro é preciso vontade e ter de abdicar de conforto pessoal.
    É verdade que a geração jovem prioriza muito o seu bem estar, e falta alguma capacidade de sacrifício na decisão de ter ou não filhos. Contudo penso que a principal razão para adiar a decisão se prende essencialmente com a falta de condições. Se os jovens adultos deixam a casa dos pais em média aos 30 anos, porque não ganham o suficiente para ter habitação própria, como quer que tenham filhos?

Colocado por: CarvaiTambém não acho que ter muitas crianças resolva o problema da Segurança Social. Tal como já importamos grande parte do que comemos e usamos também cada vez mais iremos importar a mão-de-obra.

Colocado por: N Miguel OliveiraSão precisos imigrantes. Já há gente que sobra no mundo.
    De acordo, mas reparem:
    Portugal é um país estagnado economicamente desde 2000, é um país com baixa produtividade. Logo começou a imperar uma política de baixos salários e baixo poder de compra. A principal razão apontada para isso são as baixas qualificações da mão de obra. Então, desde 2011 que nós nos especializamos em exportar mão de obra qualificada e recentemente começamos a importar mão de obra não qualificada. Como é que isto vai resolver a falta de crescimento da nossa economia? As políticas de incentivo não deveriam antes de mais nada prevenir a emigração dos nossos jovens, depois de o país ter feito um esforço financeiro brutal para os formar?
    A imigrantes têm dado contudo um contributo importante para a SS e IRS, é importante para o país, mas mais uma vez é só arrastar a situação.

O facto de haver pessoas a mais no mundo, em nada resolve a nossa situação. Porque o excesso populacional está concentrado em países muito pobres onde as pessoas nem dinheiro devem ter para o método contracetivo. Logo se há 2 pessoas a passar fome, tem-se mais um filho, e assim divide-se a fome por 3 e deve dar menos fome a cada um. Isso tudo é esquizofrénico.

Colocado por: N Miguel OliveiraMesmo que existisse agora um boom de nascimentos em Portugal, o resultado disso para a Seg Social só se veria daqui a 25 anos.
    Precisamente quando a SS já vai estar na insustentabilidade completa. Eu sei que os efeitos só se iriam sentir a longo prazo, mas num país com a nossa evolução demográfica, ter políticas de incentivo aos nascimentos, tem sempre um efeito positivo.
  5.  # 487

Colocado por: rjmsilvaSe metade do que ganha é para o estado, é porque ganha muito bem.

O que vai para o Estado não é só o IRS e a SS. Se paga uma renda de casa 30% é para o Estado, se tem carro 50% dos combustíveis e mais uns trocos do ISV, IUC, etc é para o Estado. A maioria do que compra vão 23% para o Estado.
    Como dizia o outro, eles comem tudo...
    Concordam com este comentário: eu, HAL_9000
  6.  # 488

Colocado por: NostradamusO mal das aldeias é que um gajo altamente qualificado, mandando o CV para as poucas industriais disponíveis, depois não ha muito a fazer... rapidamente se esgota as ofertas.
    É isso mesmo. Já corri essas opções todas e mais ainda. O que se passa é que me falta experiência profissional para as posições sénior, e essas empresas dada a sua dimensão, ou o seu foco operacional, não têm grande oferta (para não dizer nenhuma) de posições júnior para as minhas qualificações. Portanto ou vou aceito uma posição para a qual sou considerado pela empresa overqualified (é o que normalmente me respondem, para justificar o ordenado que estão dispostas a oferecer), ou me mantenho pelas grandes metrópoles onde vou tendo mais oferta.
    Lá está são escolhas que temos de fazer, contudo ao decidir fazer a casa na zona, não perco a esperança de conseguir trabalho por lá, e com isso conseguir ter mais qualidade de vida, e sobretudo Tempo. Muito obrigado Nostradamus.
    • eu
    • 20 maio 2022 editado

# 489

E não consegue trabalho remoto nessa área? Tenho uma familiar na área farmacêutica que está a trabalhar remotamente.
  7.  # 490

Colocado por: euE não consegue trabalho remoto nessa área? Tenho uma familiar na área farmacêutica que está a trabalhar remotamente.
    Não, a minha área é essencialmente hands on, apesar de metade do tempo ser dedicado de facto ao PC. Mas a esposa já conseguiu transitar para uma situação dessas de trabalho parcialmente remoto. Eu terei de ter paciência, ou então "aproveitar" a instabilidade inerente ao que faço, e mudar de carreira. Mais cedo ou mais tarde vai acontecer :)
  8.  # 491

Colocado por: eu

Não é toda, mas a larga maioria dos que pagam IRS elevado, sim, sem dúvida.

Pronto, deixou aí uma margem para chamar ladrões aos empreiteiros. Muito bem.
    • eu
    • 20 maio 2022

# 492

Colocado por: rjmsilvaPronto, deixou aí uma margem para chamar ladrões aos empreiteiros. Muito bem.

Os empreiteiros não pagam IRS elevado. Só se forem totós.
  9.  # 493

Mas se ganham bem é porque trabalham bem.
  10.  # 494

Tenho 40 anos e a maior parte do meu círculo de amigos e amigas que não teve filhos (são bastantes) também são quase todos pessoas que estudaram carreiras para as quais não havia mercado trabalho ou para as quais não há salários dignos ou contratos trabalho estáveis.

E aqui tenho uma opinião diferente da relação disto com o não ter filhos: não é por falta dinheiro ou falta condições, é porque são uma geração formatada por perseguir um objectivo profissional que não conseguem alcançar, e o objectivo dos filhos nunca existiu ou nunca foi verdadeiramente importante.

Curiosamente são pessoas que se sacrificam por "coisas", um sacrifício que às vezes acho comparável a ter filhos, por exemplo: dividir casa com amigos para poder viver na cidade, largas hh de transporte para o trabalho, ter carro, aceitar trabalhos instáveis para trabalhar na "área", etc. Apenas que esse sacrifício não está virado para ter filhos.
  11.  # 495

Colocado por: palmstroke
    Curiosamente são pessoas que se sacrificam por "coisas", um sacrifício que às vezes acho comparável a ter filhos, por exemplo: dividir casa com amigos para poder viver na cidade, largas hh de transporte para o trabalho, ter carro, aceitar trabalhos instáveis para trabalhar na "área", etc. Apenas que esse sacrifício não está virado para ter filhos.
    Eu acho que está a ver ao contrário. Se aceitam essas condições é porque são as condições que o mercado tem para oferecer. O problema é que essas condições são muitas vezes incompatíveis com a vida familiar. Eu por exemplo saio de casa ás 8 e entro às 21. Para ter filhos, teria desde logo de passar a usar carro em vez de transportes públicos. Depois tina o problema da creche para resolver. Junto do local de trabalho não existe, junto de casa, não temos horários. Como conjugar?

Colocado por: palmstrokeaceitar trabalhos instáveis para trabalhar na "área", etc.
    Acho graça a isto de trabalhar na "área". O que quer dizer com isso? Se eu sou carpinteiro, tenho de trabalhar em carpintaria, onde sou bom. Ou quer que vá fazer trabalho de trolha onde nunca vou sair da mediania? Obviamente que se uma pessoa se qualifica tem de trabalhar na área, casocontrário vai fazer trabalho não qualificado, e manda o investimento que o próprio e o país fizeram nas suas qualificações para o lixo. Um enfermeiro tem de trabalhar em enfermagem, um farmacêutico na área do medicamento, um medico em medicina, e um serralheiro em serralharia, para mim parece-me o lógico para o próprio e para o país. Ou devemos formar engenheiros para o pingo doce, eletricistas para a zara?

Não é a opção das pessoas que cria a baixa de natalidade, é precisamente a falta de opções.

Óbvio que isto não é preto e branco e existem inúmeras variáveis. Podemos escolher fazer outra coisa e ter filhos, mas com a perda de poder de compra que estamos a sofrer, será que lhes vamos conseguir dar pelo menos o mesmo que tivemos?
  12.  # 496

Assim até dá gosto pagar impostos. Não há médicos, não há professores, mas empregos para amigos (filiados) não falta.
    https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/governador-do-banco-de-portugal-preocupado-com-aumento-dos-funcionarios-publicos?ref=HP_BlocoTematico5
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 497

Colocado por: CarvaiNão há médicos, não há professores, mas empregos para amigos (filiados) não falta.
    https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/governador
    De referir que este senhor ganha mais que o presidente do Banco central dos EUA. Até faz sentido, tem muitas barras de ouro para gerir como fez questão de mostrar ainda está semana.

Os nossos salários são pequeninos, menos para estes senhores.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 498

Se ganha bem é porque trabalha bem.
  15.  # 499

Colocado por: HAL_9000Contudo penso que a principal razão para adiar a decisão se prende essencialmente com a falta de condições. Se os jovens adultos deixam a casa dos pais em média aos 30 anos, porque não ganham o suficiente para ter habitação própria, como quer que tenham filhos?

Então e nas gerações anteriores havia condições? E não eram um ou dois filhos, eram logo 5 ou 6. A que idade tinham casa própria? Não havia os créditos como agora. Haverá muitas razões certamente para que houvesse mais nascimentos, mas não me parece que as gerações anteriores fossem propriamente beneficiadas em comparação com a actual...
  16.  # 500

Colocado por: HAL_9000Não, a minha área é essencialmente hands on, apesar de metade do tempo ser dedicado de facto ao PC. Mas a esposa já conseguiu transitar para uma situação dessas de trabalho parcialmente remoto. Eu terei de ter paciência, ou então "aproveitar" a instabilidade inerente ao que faço, e mudar de carreira. Mais cedo ou mais tarde vai acontecer :)

Já se nota aí uma abertura 😉
    Os filhos são a coisa mais maravilhosa que nos acontece na vida. Sei que sabe isso, mas quer saber uma coisa engraçada? Só ficamos realmente conhecedores desse amor depois de nascerem. Até lá não se sente, só se sabe que se vai sentir. É diferente.

Acho sempre que se deve adaptar a vida ao ter filhos e não o ter filhos só com a vida adaptada. Porque nunca a vida lhe dará nada tão valioso.

Não vai trabalhar sempre das 8 às 21 e há sempre uma solução, porque não pode não haver solução!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000

0.1354 seg. NEW