Colocado por: pguilherme1) Não obriga a definir tudo à cabeça. Pode definir só algumas partes. Não tem que ser "tudo ou nada".
2) Sem dúvida, a capacidade financeira permite melhores negócios e optimizar os proveitos.
3) Se o DO a meio da obra muda de ideias, está o caldo entornado.
Ou bem que o DO assume o risco de querer escolher "em obra" (e tanto pode sair mais caro ou mais barato) ou assume que quer "saber exactamente quanto vai pagar". Se não sabe o que quer, como pode exigir saber quanto vai pagar? Mas nada que não se resolva com um contrato que preveja contingência para estes casos.
4) Podem ser aplicadas variações da ideia até se encontrar uma solução intermédia, mais segura para todos, por ex.: um maior adiantamento por parte do DO contra entrega de material para armazenagem até aplicação. Divide-se o risco entre o DO e empreiteiro e compromete ambos a seguirem o plano.
Colocado por: DR1982Mas isso ja se faz, alias faz parte de muitos contratos trabalhar com plafonds para Certos materiais, cozinha, louças de wc etc etc
Pode trancar ao início algumas especialidades, caixilharia por exemplo, pode trancar p preco pagando uma parte
Colocado por: pguilhermeO plafond é para a ceramica mas nao é para a mao de obra de aplicação ou para a cola.
Então como é que "se vai ao vermelho"? Com plafonds, o risco fica do lado do cliente. Se o material que queria inicialmente aumenta entretanto, ou escolhe outro ou paga a mais.
Ou estou a ver mal?
Colocado por: rjmsilvaVocês são como eu, tenho as soluções todas para os problemas dos outros, para os meus é que é difícil.
Colocado por: DR1982A caixilharia normalmente nao tem plafond
Colocado por: DR1982Pode trancar ao início algumas especialidades, caixilharia por exemplo, pode trancar p preco pagando uma parte
Colocado por: pguilherme
Então coloque aqui os seus problemas que a malta resolve :)
Não me leve a mal, reparo que os seus comentários são muito baseados em "ataques à pessoa" e não argumentos com ideias. O que pensa sobre este assunto do aumento dos materiais vs o aumento que se tem verificado a nível de "chave-na-mão"?
Colocado por: pguilhermeEncontrei sujeitos que, claramente, atiraram o barro à parede, com valores absurdos. No entanto, já recebi vários telefonemas dos próprios a sugerirem baixar preços e reformular a oferta.
Colocado por: rjmsilvaAh e nota-se também neste tipo de conversa muita frustração de pessoas que querem comer lagosta ao preço do tremoço e começam a perceber que no máximo conseguem comer uns camarões do Lidl.
Eu não sou empreiteiro, nem sou potencial DO.
Comprei uma casa com 40 anos, uma T6 isolada, num terreno de 1400m2,por menos de 100k €. Vou trabalhar todos os dias para o centro do Porto. Aqueço a casa com lenha, abro as janelas para ventilar e não preciso de uma App para ligar as luzes ou abrir os estores.
Isto só para mostrar que há outros caminhos e que nem tudo o que lemos no fórum são dogmas.
Colocado por: rjmsilvaÉ a tal negociação.
Colocado por: EddyBom Ano para todos!
Os que estão mais dentro disto, é da vossa opinião que os preços vão continuar a subir ao longo de 2022, ou têm a tendência a estabilizar/voltar a baixar?
Será vantajoso esperar 10-12 meses para começar a construir ou é melhor avançar o mais rápido possível?
Colocado por: VarejoteEu também já andava à espera que os preços baixassem desde finais 2018.
Em 2018 isto não podia subir mais, em 2019 juros vão subir, 2020 pandemia agora é que vai baixar, 2021 moratórias a terminar e preços se materiais a subir, agora é que a bolha rebenta, 2022 preços materiais a descer e inflação a subir, agora é que rebenta a bolha.
Colocado por: VarejoteEu também já andava à espera que os preços baixassem desde finais 2018.O preço dos matérias baixar com a inflação a subir tenho dúvidas. Uma coisa é certa acabaram os vistos gold em muitas regiões, acabaram as moratórias a inflação a subir e o preço dos materiais e restantes produtos a subir e os alertas do banco de Portugal q o juros vão subir incluindo os da república, assim q o BCE deixe de comprar dívida. No geral ou a inflação começa a baixar ou vamos ter problemas e a construção é uma fração do problema. E para quem anda distraído aqui ficam mais alguns números de dezembro: https://eco.sapo.pt/2021/12/30/inflacao-em-espanha-acaba-o-ano-em-maximos-de-quase-30-anos/
Em 2018 isto não podia subir mais, em 2019 juros vão subir, 2020 pandemia agora é que vai baixar, 2021 moratórias a terminar e preços de materiais a subir, agora é que a bolha rebenta, 2022 preços materiais a descer e inflação a subir, agora é que rebenta a bolha.