Iniciar sessão ou registar-se
  1. Ontem passei mais 8% de aumento ao mercado no que toca a motores monofásicos e trifásicos, com efeitos imediatos. Trabalho num fabricante mundial e o motivo deve-se aos metais não pararem de subir o preço.
  2. O mais giro é que à meia noite de dia 31/12 a estupidez paga imposto...chamam-nos todos de estúpidos e aumentam tudo.
  3. Colocado por: macinblack8% de aumento ao mercado no que toca a motores monofásicos

Espero que não seja Grundfoss 🙄
  4. Colocado por: Filipe81Eu quero é que alguém me faça um projeto para uma casa dentro do valor que eu posso pagar, quando um arquitecto me diz que os valores não são com ele

O Arquitecto deve ser capaz de projectar de acordo com as suas disponibilidades. Isso de dizer que os valores não são com ele é mau sinal.
  5. Colocado por: jamaral.57
    O Arquitecto deve ser capaz de projectar de acordo com as suas disponibilidades. Isso de dizer que os valores não são com ele é mau sinal.

acha mesmo?
    com que preços?
    o de Dezembro, janeiro fevereiro,... com que empresa, a A a B
    qual a margem de erro que se pode admitir? tem ideia de alguma aceitável?
  6. Colocado por: marco1

acha mesmo?
    com que preços?

A verdade é que um não pode porque não é a função dele e com os preços atuais ainda pior o outro só pode apresentar orçamentos com projetos , o cliente é que fica a nora. Como disseram mais atrás o ideal era ir a um arquitecto com o construtor de confiança mas quem não tem como eu é mais complicado.
  7. Sugiro contratar para a equipa um medidor orçamentista de um empreiteiro que esteja no ativo... mesmo assim, cosm esta volatilidade, se for para construir daqui a muitos meses...
  8. Colocado por: Filipe81

A verdade é que um não pode porque não é a função dele e com os preços atuais ainda pior o outro só pode apresentar orçamentos com projetos , o cliente é que fica a nora. Como disseram mais atrás o ideal era ir a um arquitecto com o construtor de confiança mas quem não tem como eu é mais complicado.
    Construtor de confiança? Isso existe ? :)
  9. Existe pois.
    Eu conheço uns poucos. 🙂
  10. Colocado por: Vítor MagalhãesExiste pois.
    Eu conheço uns poucos. 🙂
    Pois pois, epa eu conheço um em quem confio na forma de trabalhar, mas sei que os orcamentos dele sao com margens confortaveis
  11. Colocado por: DR1982os orcamentos dele sao com margens confortaveis

Só transmite ainda mais confiança, lol

(assim não tem tanto risco de abandonar a obra, porque esta é lucrativa).
  12. Colocado por: ricardo.rodrigues

Só transmite ainda mais confiança, lol

(assim não tem tanto risco de abandonar a obra, porque esta é lucrativa).
    Aqui ainda nao é muito comum essa moda de abandonos de obra
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    • Palmix
    • 6 janeiro 2022 editado
    Deixo aqui uma análise ao preço do alumínio, nos mercados financeiros.
    Relembro que a maioria do alumínio transformado industrialmente é adquirido via contratos diretos com as empresas de extração, portanto com preços diferentes aos da cotação nos mercados financeiros.

Em 2022 espera-se que o preço normalize à volta dos 2500,00$, um pouco abaixo da cotação atual.

Deixo o gráfico anual e o do forecast.

Fonte: https://tradingeconomics.com/commodity/aluminum
      forecast.jpg
      anual.jpg
  13. Na minha opinião é que estes estudos e análises são uteis para perceber a variação do preço dos materiais desde a origem, mas na hora de adjudicar ao empreiteiro/fornecedor isso vai valer de pouco. É o que já foi referido lá para trás: Só aceita quem quer.

Dá para ter uma ideia de quando se pode avançar com a construção? Pode dar, como também pode não dar, isto no contexto atual de imprevisibilidade. Como dizia outro: "You didn't see that coming"
    Concordam com este comentário: Palmix
  14. A minha intenção em partilhar é mais no sentido de poder contradizer o fundamento do vendedor, pois agarram-se muitas vezes ao preço nos mercados financeiros, que neste caso, como disse, tem muito pouca influência no preço do produto acabado...

Aliás, o preço do alumínio na crise de 2007 não desceu na mesma proporção da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumpre
  15. Colocado por: Vítor MagalhãesBoletim APCMC "2022, o ano em que a oferta de habitação nova vai disparar?"

É claro que as expetativas são auspiciosas, mas começam a surgir algumas nuvens no horizonte a que teremos que estar atentos. Desde logo, a questão dos preços de venda que não param de subir. Será que no final vai haver compradores em número suficiente para tanta oferta e com os preços que estão a ser projetados?

A pergunta, porventura a mais importante, aquela que vale “1 milhão de euros”, é o que vai acontecer às taxas de juros? O atual ciclo de valorização do imobiliário foi sustentado nas taxas de juro negativas, situação que se pode inverter um pouco abruptamente se o atual fenómeno inflacionista se consolidar e persistir. A subida das taxas de juro pode prejudicar gravemente a capacidade de contrair (ou pagar) o crédito e, ao mesmo tempo, fazer afastar os investidores do setor imobiliário.

Naturalmente, estas coisas não acontecem de um dia para o outro, sobretudo num setor que tem uma grande inércia e um ciclo produtivo particularmente longo. Seja como for, convém não esquecer que “o céu não é o limite”.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  16. Colocado por: marco1acha mesmo?
    com que preços?

Um Arquitecto tem de ser capaz de fazer uma estimativa ao cliente.
    Ninguém diz que tem que fazer um orçamento ao cêntimo.
    Mas se não consegue dar essa ideia ao DO, com uma margem de erro +/- 10-15% algo está mal nesse projectista. Se tem medo da marcha dos preços dá mais um coeficiente de caganço. O DO tem de saber á partida de que valor estamos a falar.
  17. Como contributo estou também na fase de projeto e o arquiteto aquilo que aponta vai ao encontro do que se tem falado por aqui dos 1100 +IVA. Vale o que vale neste momento, pode ser mais ou menos pois depende de muita coisa mas é uma referência.
  18. neste meio da construção qual é a função do jamaral.57 ? é projetista, fiscal, etc...
    ou é( foi) um DO?

0.4590 seg. NEW