Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RUIOLI

Já tinha reparado nisso, arrancam com força, metem a placa vende-se e depois é só engonhar à espera de comprador...algumas já com mais de 6 meses quase paradas.

A realidade que eu conheço não é bem essa. Muitas estão paradas porque o construtor teve de desviar meios para outras obras em curso. Principalmente se a obra for do construtor. Se houver outra oportunidade, para a dele para ir ganhar para outro lado.
    Aqui na minha zona não senti abrandamento rigorosamente nenhum. Bem pelo contrário. Só no último ano começaram mais de 12 moradias e já percebi que vão começar outras tantas entretanto.
  2.  # 2

Colocado por: Joao DiasMuitas estão paradas porque o construtor teve de desviar meios para outras obras em curso. Principalmente se a obra for do construtor. Se houver outra oportunidade, para a dele para ir ganhar para outro lado.

Negativo. Quando desaparece a placa vende-se, aquilo arranca a todo gás.

Eu tenho memória, andava neste meio aquando da última crise da construção, é impossível não ter alguns "flashback", na altura fazíamos o mesmo...
  3.  # 3

Eu estou a tentar vender um terreno que possuo já alguns meses e por um valor abaixo do mercado e mesmo assim está difícil, estando publicitado em 2 imobiliárias! Acho que o mercado imobiliário tem abrandado nos últimos meses
    Concordam com este comentário: JotaP
  4.  # 4

Colocado por: pedrorainhoIsto é só para ter ideia do q vem aí...
    Espero que também aumentem o ordenado dos funcionários em 9%, se não...

É simples. Sobem 9% nos produtos, mas os ordenados sobem 0%, logo eu que até queria ir comprar aquele aparador fixe ao ikea, reparo que afinal nem é assim tão necessário, ou que até encontro mais barato na economia circular. O IKEA começa a ver que menos pessoas vão ás suas lojas que já não têm preços assim tão competitivos, e quando vão tendencialmente escolhem mais os produtos de gama mais baixa, se quiser continuar a ter o lucro a que está habituada, tem de corrigir a margem (pelo menos no que der para aguentar).

O problema é que em Espanha, França, Alemanha, etc, etc as pessoas têm efetivamente poder de compra para absorver esse aumento, já aqui acho mais complicado, e imagino que o mercado português para o IKEA não seja muito significativo.
  5.  # 5

Acho que por cá as pessoas já têm a ideia de IKEA = barato (o que atualmente não acho que seja propriamente verdade), e nem vão reparar na diferença de preço.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000
  6.  # 6

Eu vejo mais os "IKEAS" e "primos" como uma solução de desenrasque, quem procura qualidade vai às carpintarias mais a sério.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Joao Dias
  7.  # 7

Colocado por: HAL_9000É simples. Sobem 9% nos produtos, mas os ordenados sobem 0%, logo eu que até queria ir comprar aquele aparador fixe ao ikea, reparo que afinal nem é assim tão necessário, ou que até encontro mais barato na economia circular.

O IKEA aumentar 9% é um factor.
    Quanto é que aumentarão as alternativas será outro factor importante. Se tb aumentarem 9%, fica tudo na mesma. Se aumentarem 40%, mais competitivo fica o IKEA, mesmo apesar de ter aumentado preços...

Mas isso que refere de verificar que o produto afinal não é tão necessário, é muito verdade. A malta normalmente fala como se o cliente tivesse dinheiro ilimitado. Que é obrigado a comprar, seja a que preço for, por alguma razão.
  8.  # 8

Os IKEAS e afins serão sempre quem terá uma margem de lucro superior aos carpinteiros, são estruturas completamente diferentes, para além de terem acesso a materiais/matérias primas bastante mais competitivas tem um nível de produção em massa que lhes confere um custo bastante inferior. Não é descabido ver promoções com 60-70% de desconto e ainda assim ter uma margem de lucro significativa.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 9

O IKea serviu na minha casa de solteiro. Na casa de casado entre IKea e Conforama fiz um quarto de sonho aos miúdos. Naquelas lojas de Facebook de sofas e camas fiz o meu quarto. Numa loja grande comprei um sofá fantástico... Agora o IKea aumenta preços mas não tem stock de cadeiras de criança há meses... Não tem camas das mais baratas... N sei que imagem querem passar.

João Dias.
    Sobre obras paradas não me referi mas falei com um investidor da zona, que está a avançar devagar com duas casas (tem um terceiro terreno que até ponderou vender) e ele não está com pressa em terminar as casas.
    Tenho ao lado do meu, o terreno à venda e há três meses eram 3 ou 4 visitas por semana...agora não vejo ninguém há dois meses...e o preço já baixou.

A procura que vamos tendo, para mim são o de gente como eu, que podia ter avançado há um ano e tem esperado a medo...uns avançarão antes de pagar mais valias, outros se calhar nem isso... Mas ainda que isto até possa não cair em crise, abrandar abrandou de certeza.
  10.  # 10

As empresas ainda devem ter muito trabalho em carteira, mais daqui a uns meses começam a notar o arrefecimento.
  11.  # 11

Colocado por: Vítor MagalhãesEu vejo mais os "IKEAS" e "primos" como uma solução de desenrasque, quem procura qualidade vai às carpintarias mais a sério.
    Concordam com este comentário:HAL_9000,Joao Dias

Mas também é verdade que existem carpintarias a vender coelho por lebre, em que a qualidade dos materiais são iguais ou pior que Ikea!
    Concordam com este comentário: nbastos
  12.  # 12

Colocado por: Djdasa
    Mas também é verdade que existem carpintarias a vender coelho por lebre, em que a qualidade dos materiais são iguais ou pior que Ikea!

Isso já não são carpintarias, são sapateiros (sem desprimor para os fabricantes de sapatos).
  13.  # 13

Colocado por: DjdasaEu estou a tentar vender um terreno que possuo já alguns meses e por um valor abaixo do mercado e mesmo assim está difícil, estando publicitado em 2 imobiliárias! Acho que o mercado imobiliário tem abrandado nos últimos meses
    Concordam com este comentário:JotaP
    eu tenho uma lista grandinha de bookmarks de imóveis favoritos em vários concelhos de lisboa e até setembro por mês vários eram vendidos (numa lista de 100 por exemplo eram vendidos uns 10) mas de setembro para cá são são muito raros os vendidos (numa lista de 100 por exemplo 1,2,3 são vendidos por mês). Uma coisa é certa os q estão a bom preço desaparecem logo os outros vão ficando, então terrenos nem se fala esses são cada vez mais raros a serem comprados. Estou curioso para ver como se vão comportar estes imóveis apartir de janeiro q acabaram os vistos gold. Outra coisa q reparei recentemente foi terrenos já com projeto aprovado estarem q ser vendidos a quase metade do preço pelo construtor e o construtor ter disponibilidade para construir. Cada um que tire as suas conclusões...
    Concordam com este comentário: Djdasa, JotaP
  14.  # 14

Colocado por: Vítor Magalhães

Isso já não são carpintarias, são sapateiros (sem desprimor para os fabricantes de sapatos).

São e até tem bastante renome!
    • FT87
    • 4 janeiro 2022

# 15

Colocado por: pedrorainhoeu tenho uma lista grandinha de bookmarks de imóveis favoritos em vários concelhos de lisboa e até setembro por mês vários eram vendidos (numa lista de 100 por exemplo eram vendidos uns 10) mas de setembro para cá são são muito raros os vendidos (numa lista de 100 por exemplo 1,2,3 são vendidos por mês). Uma coisa é certa os q estão a bom preço desaparecem logo os outros vão ficando, então terrenos nem se fala esses são cada vez mais raros a serem comprados. Estou curioso para ver como se vão comportar estes imóveis apartir de janeiro q acabaram os vistos gold. Outra coisa q reparei recentemente foi terrenos já com projeto aprovado estarem q ser vendidos a quase metade do preço pelo construtor e o construtor ter disponibilidade para construir. Cada um que tire as suas conclusões...
    Concordam com este comentário:Djdasa

O que me parece pelo menos para já é que há alguma incerteza assim como aconteceu no final de 2020 e início de 2021 e que depois normalizou e até estivemos em níveis superiores á pre-pandemia.
    Julgo que este ano tudo se irá manter bem agora no próximo ano acho que vai quebrar bastante.
    Tenho falado com vários amigos que estão em diversos países e tem estado mais ou menos como aqui.
    Vamos ver…..
  15.  # 16

Colocado por: FT87acho que

Achismos temos muitos.

Por exemplo, eu acho que isto só quebra o ciclo se a taxa de juro subir acima de 1%.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  16.  # 17

Colocado por: pedrorainhoeu tenho uma lista grandinha de bookmarks de imóveis favoritos em vários concelhos de lisboa e até setembro por mês vários eram vendidos (numa lista de 100 por exemplo eram vendidos uns 10) mas de setembro para cá são são muito raros os vendidos (numa lista de 100 por exemplo 1,2,3 são vendidos por mês). Uma coisa é certa os q estão a bom preço desaparecem logo os outros vão ficando, então terrenos nem se fala esses são cada vez mais raros a serem comprados. Estou curioso para ver como se vão comportar estes imóveis apartir de janeiro q acabaram os vistos gold. Outra coisa q reparei recentemente foi terrenos já com projeto aprovado estarem q ser vendidos a quase metade do preço pelo construtor e o construtor ter disponibilidade para construir. Cada um que tire as suas conclusões...
    Concordam com este comentário:Djdasa

Vistos Gold:
    Aquisição de bens imóveis residenciais no valor mínimo de € 500.000.
    -Nova regra: O valor segue inalterado, porém o imóvel residencial não pode estar situado no litoral, Lisboa ou Porto. Ficam elegíveis as regiões do interior do continente ou imóveis nos Arquipélagos da Madeira ou dos Açores em sua totalidade. As propriedades comerciais e turísticas não têm restrições quanto à localização.

Compra de imóveis para reabilitação, com mais de 30 anos ou localizados em áreas de reabilitação urbana com valor mínimo de € 350.000.
    -Nova regra: O valor segue inalterado, porém o imóvel residencial não pode estar situado no litoral, Lisboa ou Porto. Ficam elegíveis as regiões do interior do continente ou imóveis nos Arquipélagos da Madeira ou dos Açores em sua totalidade. As propriedades comerciais e turísticas não têm restrições quanto à localização.
      cidades-do-interior-de-portugal-para-o-visto-gold.jpg
  17.  # 18

Isso, tragam a especulação imobiliária para o interior... 🤬
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  18.  # 19

Colocado por: Vítor MagalhãesIsso, tragam a especulação imobiliária para o interior... 🤬
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Eu acredito mais na costa alentejana e menos no interior
  19.  # 20

Vi agora outra bomba, limpar o cuzinho vai ficar 15% mais caro.

https://rr.sapo.pt/noticia/economia/2022/01/04/papel-higienico-guardanapos-e-rolos-de-cozinha-15-mais-caros/267038/

Ainda alguém acredita nos números da inflação de Portugal?

0.4441 seg. NEW