Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Pode colocar o projeto para perceber o que nos está a escapar?

    Apesar do disparo dos preços, e sem conhecer o seu projeto, esse valor tb parece ser muito elevado. Diria q entre os 200-250k+iva deve conseguir quem lhe faça.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  2.  # 42

    Colocado por: PicaretaRUIOLI, desculpe que lhe diga, mas isso pode ser um desastre completo, não é para qualquer um fazer gestão de obras. Um exemplo, a MariaT contratava as escavações a uma empresa e depois a estrutura a outra, e ficava toda satisfeita com a poupança...depois descobria que precisava de 500m3 de terreno para aterros à volta da casa, tinha que ir comprar terras!!!! e pagar esses aterros que não tinha previsto, no final da obra com muitos erros destes gastava mais do que se tivesse entregue tudo a um empreiteiro, mais grave ainda era chegar a meio da obra e descobrir que não tinha dinheiro para a terminar.


    Contrata movimentação de terras e o empreiteiro que lhe fizer isso faz a gestão de desaterro, empréstimos e aterro. Tem de saber pedir o que quer, para isso é que contratou um MQT, que deve ter lá uma verba para aterro.

    Para isso é que conveniente ter preços das várias empreitadas. Se não sabe como fazer, contrata um profissional para gerir a obra, daqueles batidos que tem montes de contatos de subempreiteiros e fornecedores de materiais. Certamente fica mais barato que estes orçamentos que tem. A pedir orçamentos cruzei-me com várias pessoas destas, um deles já foi empreiteiro e agora faz gestão de obra à comissão sobre os trabalhos adjudicados, para além do valor fixo de DFO ou DTO.

    Há pessoas aqui do FdC que tiveram um orçamento detalhado, como não acharam o valor elevado, aprovisionaram esse valor e contrataram por empreitadas, em várias empreitadas conseguiram por metade, outras por bastante menos ainda que não metade, mesmo contratando pessoas conceituadas aqui do FdC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tozecs
  3.  # 43

    Colocado por: mandrongoNo meu caso, antes de pedir orçamentos, falei com os empreiteiros para perceber as peças que precisavam. A maioria não quer, nem sabe preencher mapas de quantidades, e pode ser isso que lhe está a encarecer a obra.

    Eu, em vez de mapa, optei por fazer uma breve descrição dos trabalhos, sem muito detalhe técnico, mas ressalvando sempre as boas regras da construção (apenas consultei empreiteiros que conhecia ou de quem tinha recomendações). Especifiquei o que era a cargo dele e o que era da minha responsabilidade (sou eu que vou fornecer revestimentos, louças, torneiras, cozinha, arranjos exteriores), e juntei peças desenhadas de todas as áreas.

    Também tive orçamentos com 80k€ de diferença. E foram dados no final do ano passado. Apalavrei o contrato no último dia do ano e está previsto começar em Outubro...


    Eu mandei fazer um mapa de quantidades porque todos me diziam que sem isso não conseguiam dar um orçamento... depois do mapa de quantidades as dificuldades em dar cotação mantiveram se...
  4.  # 44

    Colocado por: NTORIONPode colocar o projeto para perceber o que nos está a escapar?

    Apesar do disparo dos preços, e sem conhecer o seu projeto, esse valor tb parece ser muito elevado. Diria q entre os 200-250k+iva deve conseguir quem lhe faça.


    Tenho sempre algum receio na partilha das plantas por direitos autorais
  5.  # 45

    Planta RC
      88F16033-D37F-4834-9C56-7F6A5119263F.png
  6.  # 46

    Piso 1
      1ED0BA52-B9AA-4288-858B-209E52C31E47.png
  7.  # 47

    Cobertura
      C9C1C180-21E2-4622-A2EF-E6AF2C16D96E.png
  8.  # 48

    Colocado por: MariaTEu mandei fazer um mapa de quantidades porque todos me diziam que sem isso não conseguiam dar um orçamento... depois do mapa de quantidades as dificuldades em dar cotação mantiveram se...


    Eu tinha uma versão mapa de quantidades by the book e outra que era apenas um descritivo dos trabalhos a realizar e a titulo informativo algumas quantidades mais relevantes, como volume de escavação, betão, aço, alvenarias, telhado, betonilhas, rebocos, etc. mas que no fundo era um resumo do mapa de quantidades em word, algo menos formal.

    Depois perguntava aos empreiteiros como preferiam dar preço, em função da resposta entregava uma versão ou outra. Tem de ser à vontade do freguês.
  9.  # 49

    Acho a planta bem racional, gosto!
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, dmatos, Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaT
  10.  # 50

    Colocado por: DR1982Acho a planta bem racional, gosto!


    O objetivo foi aproveitar ao máximo a possibilidade que o loteamento permitia. Não são áreas gigantes, mas são o que necessitamos.
    Concordam com este comentário: Susi
  11.  # 51

    Colocado por: RUIOLIContrata movimentação de terras e o empreiteiro que lhe fizer isso faz a gestão de desaterro, empréstimos e aterro.

    Mas quem não percebe nada de obras, não sabe fazer isso.

    Colocado por: RUIOLITem de saber pedir o que quer, para isso é que contratou um MQT, que deve ter lá uma verba para aterro.

    Os MQ estão cheios de erros e omissões, são feitos por pessoas que estão nos gabinetes e não sabem o que é uma obra. Há soluções para corrigir esses erros mas é preciso saber.

    As empresas de construção pagam muito bem aos bons diretores de obra, porque há poucos bons, engenheiros à procura de trabalho há muitos, bons diretores de obra há poucos e são bem pagos e você quer colocar um dono de obra que não percebe nada do assunto a fazer direção de obras !!!!

    Você é um caso há parte, tem alguma ligação a empreitadas, sabe umas coisas e tem gosto e disponibilidade, no fórum existem outros casos, mas são casos particulares.
    Concordam com este comentário: Samuscas, Joao Dias
  12.  # 52

    Não gosto muito do openspace, um quadrado é sempre mais complicado que um retângulo, mas de resto está muito bom.
  13.  # 53

    Podem ser casos particulares mas olhe como diz Picareta, mas olhe que pela terrinha conto pelos dedos quem adjudica chave na mão, alias os poucos que o fazem sao logo rotulados por “gente com muito dinheiro”, vale o que vale
  14.  # 54

    Esse projecto com adjudicacao directa demora mais tempo, mas fazia isso por menos de 300k.
  15.  # 55

    Colocado por: DR1982Podem ser casos particulares mas olhe como diz Picareta, mas olhe que pela terrinha conto pelos dedos quem adjudica chave na mão, alias os poucos que o fazem sao logo rotulados por “gente com muito dinheiro”, vale o que vale

    Chave na mão não é necessariamente tudo, o dono de obra pode adjudicar à parte aquelas coisas que muitas vezes ainda não estão definidas no inicio da obra, climatização e AQS, vãos exteriores, carpintaria, cozinha, etc.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 56

    Colocado por: SirruperEsse projecto com adjudicacao directa demora mais tempo, mas fazia isso por menos de 300k.


    Honestamente neste momento já não sei como
  17.  # 57

    Colocado por: Picareta
    Chave na mão não é necessariamente tudo, o dono de obra pode adjudicar à parte aquelas coisas que muitas vezes ainda não estão definidas no inicio da obra, climatização e AQS, vãos exteriores, carpintaria, cozinha, etc.
    É muito comum por ca entregar o terreno pronto a construir, ou seja ser o DO a contratar a máquina à hora para fazer o desaterro, depois contrata o empreiteiro que faz o bruto e tudo o resto é o DO a tratar, tubos, eletricidade, caixilharia, carpintaria, etc etc
  18.  # 58

    Colocado por: MariaTHonestamente neste momento já não sei como


    Se bem me lembro o seu projeto é em Oeiras. Por email deixe-me o seu contacto, conheço uma pessoa dessa zona que faz gestão de obra pode ser que ele consiga ajudar...
    • RUIOLI
    • 11 agosto 2021 editado

     # 59

    Colocado por: DR1982É muito comum por ca entregar o terreno pronto a construir, ou seja ser o DO a contratar a máquina à hora para fazer o desaterro, depois contrata o empreiteiro que faz o bruto e tudo o resto é o DO a tratar, tubos, eletricidade, caixilharia, carpintaria, etc etc


    É exatamente assim que estou a fazer.

    Mas como em alguns acabamentos o empreiteiro geral tem pessoal (ladrilhador) ou subempreiteiros (estuque, pladur, etics) muito bons, se não se esticar no preço prefiro fazer com ele, até porque nos dias que estive lá em obra com ele e nas obras que vi dele é bastante perfecionista e gosta de aprender a usar novos materiais e novas técnicas, eu gosto e valorizo isso.

    É tudo uma questão de relação preço/ qualidade.
  19.  # 60

    Colocado por: MariaT

    Honestamente neste momento já não sei como

    A empresa doutor martelo tem ajudado imensa gente com problemas desses...
    Fazem bons orçamentos reais.
 
0.0367 seg. NEW