Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: RUIOLI



    Isto é como os seguros, eu tenho um seguro de obras e montagens, franquia de 750€, é isto que eu estou disposto a perder por evento, a partir dai entra o seguro... se fosse zero, o prémio do seguro seria superior ou nem faziam.

    Com risco zero, seguro caução de todo o adiantamento.

    Seguro de obras e montagens, hoje em dia quase ninguém faz porque os danos causados pelo empreiteiro estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil do mesmo.No fim acaba por cobrir apenas os danos "acidentais". Quanto aos seguros caução, embora mais baratos que as garantias bancárias as condiçõs de aceitação pelas companhias(boa saúde financeira, bens penhoráveis, etc) não são muito diferentes das exigidas pelos bancos.
    Enfim, risco zero nunca existe.

    Para que fique mais claro:

    "O seguro de Responsabilidade Civil (RC) do Empreiteiro não cobre danos causados à obra. A definição de RC pressupõe danos causados a Terceiros, ou seja, entidades ou pessoas que não possuam nenhuma relação contratual ou familiar directa com o causador do dano. Portanto, o Dono da Obra e os materiais empregues nesta não são Terceiros.
    O que é exigido aos construtores é que possuam seguro de Acidentes de Trabalho para os seus trabalhadores e um seguro de RC para eventuais danos corporais ou materiais de Terceiros, decorrentes de acidentes no exercício da actividade de construção.
    Regra geral, o seguro de Obras e Montagens é celebrado pelo Dono da Obra já que o risco é dele. Se vier uma tempestade e destruir o que está a ser construído, qual é o empreiteiro que vai aceitar recomeçar tudo de novo, não exigindo uma reformulação do Orçamento? Eles podem fazer isso mas apenas se o acidente for derivado de algum erro operativo deles. Como por exemplo cair uma parede que está em construção. Porque para isso, não há seguro de RC que funcione na prática. Há seguros de RC Profissional para os danos contratuais, mas em princípio só se aplicam a profissões liberais (ex: médicos, advogados) ou determindadas actividades sujeitas a seguros obrigatórios (instaladores de gás, agências Imobiliárias).
    Por outro lado, quando existe a intervenção de uma Entidade Credora (Banco) pelo menos uma boa parte dos trabalhos e materiais aplicados foram financiados por esta, que para se proteger de algum percalço, exige ao seu cliente financiado que celebre um seguro de Obras. Isto vem sendo cada vez mais hábito, já está a passar a fase em que exigiam seguro de Multi-riscos na fase de construção, porque finalmente perceberam que essa modalidade não se lhe aplica.
    Se ocorrer um sinistro garantido na apólice de seguro, a seguradora paga a indemnização o que permite que a obra seja reatada ou recomeçada. Essa é a função do seguro de Obras.
    A questão de segurar as máquinas e ferramentas na obra é outra história. É uma cobertura adicional que pode ou não ser contratada (pode não ser fácil de aceitar se o risco for mau) e depende da combinação que existe entre o dono da obra e o empreiteiro. Mas não é comum"
    Concordam com este comentário: vz1984
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  2.  # 42

    Colocado por: tugas2020Vocês desculpem mas vai por aqui uma grande confusão no que diz respeito à ajudicação.
    Fiz alguns concursos de obras públicas e adjudicação nunca significou o início da obra.
    Adjudicação, digo eu mas não só ( ver aquihttps://www.infopedia.pt/$adjudicar-ou-abjudicar) significa entregar a obra ao concorrente que apresentou a proposta mais vantajosa segundo a análise do cliente. Início da obra é outra coisa e era isso que estava plasmado no contrato. Um tanto na entrega da obra, outro no início da obra que, segundo o contrato era o do início da primeira demolição.


    Ou seja, paga duas parcelas e o empreiteiro ainda nem meteu os pés no terreno? Só alguém sem noção é que faz isso, digo eu.
    Isso obras públicas é outra conversa, não é qualquer zé construtor que ganha um concurso público, não vamos comparar.
  3.  # 43

    Colocado por: tugas2020Para que fique mais claro:


    Eu fiz porque tenho algumas adjudicações diretas e materiais fornecidos por mim e assim não há zonas cinzentas.

    Depois funciona como uma garantia de 2 anos.

    E o valor não chegou aos 500€.
  4.  # 44

    Colocado por: dalmonio

    Ou seja, paga duas parcelas e o empreiteiro ainda nem meteu os pés no terreno? Só alguém sem noção é que faz isso, digo eu.
    Isso obras públicas é outra conversa, não é qualquer zé construtor que ganha um concurso público, não vamos comparar.



    Leu o texto? Bom é que, no texto diz que exactamente para receber a segunda tranche o empreiteiro "meteu" os pés no terreno, tanto que começou por demolir o chão e rebaixar o piso de um quarto.Depois, como eventualmente o objectivo dele era apenas receber o valor ajustado para o início da obra deu à sola e, porque ele está lá e nós em Lisboa, retirou trabalhadores e material, o que prefigura abandono da obra. O que não está lá é que eu também não paguei a segunda tranche de uma vez. No primeiro dia e confirmado que estava lá pelo meu irmão, paguei uma parte, no segundo, confirmado por fotos enviadas, paguei uma segunda tranche e 5 dias mais tarde, depois de confirmar com vizinhos e depois de me ter deslocado lá que, embora por pouco tempo, ia lá havendo gente a trabalhar, o restante. Depois desloquei-me para lá no dia de Santo António para ver como as coisas estavam a andar. Apareceram lá por duas vezes uns rapazes a acarretar uns baldes de entulho, suponho só para nós vermos que estava lá alguém a trabalhar. Porque pelo andar da carruagem as coisas nunca mais andavam no dia 17 de Junho pedimos uma reunião para discutirmos o que se estava a passar. Foi-nos dito que as coisas estavam assim porque um dos trabalhadores (o pedreiro) tinha adoecido mas que na terça-feira seguinte já lá estaria pessoal para fazer os roços que o electricista havia marcado, reforçar as paredes e colocar o piso no quarto. O que facto é que, até hoje nunca mais apareceu ninguém na obra.
    Não pus tido isto no post pois corria o risco de ser muito extenso, mas julgo que para o que pretendia, o essencial estava lá.
    Para que conste,posso ter-me portado como um otário e reconheço isso no texto e explico porquê. Mas não tanto como quer fazer crer.
    Por outro lado não percebo qual é a diferença entre obras públicas e privadas no que diz respeito ao termo adjudicação, que estava causa. Mas isto sou eu!
  5.  # 45

    Colocado por: tugas2020Não pus tido isto no post pois corria o risco de ser muito extenso,


    com esta soltei uma gargalhada :)



    Colocado por: tugas2020Mas não tanto como quer fazer crer.


    Eu não quero fazer crer nada, a sua historia fala por si.
    Não percebo qual é a lógica de pagar para adjudicar, depois pagar ainda mais para começar a obra.... e depois vem fazer comparações com obras publicas como se as regras e o escrutínio fosse o mesmo. Acha mesmo que um empreiteiro sem alvará e com desculpas como não ter uma carrinha para transportar os homens (desculpa mais esfarrapada que já vi) ia ser adjudicado alguma coisa?
    Já percebi que entende sabe o significado de "adjudicação", pelos vistos não percebe é do resto....
  6.  # 46

    Deviam mudar o título deste tópico, o tugas2020 foi enganado por um pato bravo que nem sequer tinha alvará, não se tratava de nenhum empreiteiro, não é que os empreiteiros não enganem os seus clientes, mas adjudicar a obra a um pato bravo, sem alvará, com o orçamento mais baixo e com o pagamento de 45% no inicio dos trabalhos, não podia terminar de outra forma.

    Um conselho, esqueça processos judiciais, esqueça o dinheiro perdido e parta para outra. Só ia enterrar mais dinheiro, e nunca seria compensado com isso.
    Concordam com este comentário: dalmonio, Joao Dias
  7.  # 47

    Colocado por: tugas2020Por outro lado não percebo qual é a diferença entre obras públicas e privadas no que diz respeito ao termo adjudicação, que estava causa. Mas isto sou eu!

    Nas obras públicas quando se paga um adiantamento com a adjudicação, o empreiteiro tem que entregar uma garantia bancária.
  8.  # 48

    Colocado por: PicaretaDeviam mudar o título deste tópico, o tugas2020 foi enganado por um pato bravo que nem sequer tinha alvará, não se tratava de nenhum empreiteiro, não é que os empreiteiros não enganem os seus clientes, mas adjudicar a obra a um pato bravo, sem alvará, com o orçamento mais baixo e com o pagamento de 45% no inicio dos trabalhos, não podia terminar de outra forma.

    Um conselho, esqueça processos judiciais, esqueça o dinheiro perdido e parta para outra. Só ia enterrar mais dinheiro, e nunca seria compensado com isso.


    Tem toda a razão. Mas só até certo ponto. Só até à fase da adjudicação, porque depois,porque se tratava de uma obra licenciada, até a Câmara o reconheceu. Mas mais, até à fase de os documentos apresentados
    serem reconhecidos como bons, apesar das insistências do senhor (que agora já era empreiteiro pois tinha o alvará) nunca permiti que a obra fosse iniciada
    Quanto ao processo judicial, embora saiba que irei perder mais dinheiro, não posso permitir que está burla fique impune pois é por essas e por outras que muitos continuam por aí a lesar uns e outros.
  9.  # 49

    Colocado por: tugas2020

    Tem toda a razão. Mas só até certo ponto. Só até à fase da adjudicação, porque depois,porque se tratava de uma obra licenciada, até a Câmara o reconheceu. Mas mais, até à fase de os documentos apresentados
    serem reconhecidos como bons, apesar das insistências do senhor (que agora já era empreiteiro pois tinha o alvará) nunca permiti que a obra fosse iniciada
    Quanto ao processo judicial, embora saiba que irei perder mais dinheiro, não posso permitir que está burla fique impune pois é por essas e por outras que muitos continuam por aí a lesar uns e outros.


    Acho que faz muito bem. Andam por aí alguns a tentar passar a mensagem de que não vale a pena avançar com processos judiciais contra essa gente (desonesta). Porque será?????
  10.  # 50

    Colocado por: AlbamanPorque será?????

    Porque só vai gastar mais dinheiro, para aumentar o prejuízo que já tem.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  11.  # 51

    Colocado por: Picareta
    Porque só vai gastar mais dinheiro, para aumentar o prejuízo que já tem.


    Não é bem assim. Até pelo contrário. Pode ser indemnizado por todos os prejuízos. Vai levar o seu tempo é certo. Mas os burlões contam com a desistência das pessoas para continuarem a agir da maneira como o fazem. Passar a mensagem de que não vale a pena lutar pelos seus direitos não me parece a maneira mais correta da abordar a questão.
    Concordam com este comentário: dalmonio, mimac
  12.  # 52

    Colocado por: AlbamanPode ser indemnizado por todos os prejuízos.

    Pois pode se o tal do "empreiteiro" tiver bens para isso, mas essa gente não tem nada em nome deles, e quando tem é para pagar às finanças, segurança social e funcionários, que tem prioridade.
    Falo por experiência própria que já gastei muito dinheiro com advogados, e quase sempre fico a ver navios.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  13.  # 53

    Colocado por: Picareta
    Pois pode se o tal do "empreiteiro" tiver bens para isso, mas essa gente não tem nada em nome deles, e quando tem é para pagar às finanças, segurança social e funcionários, que tem prioridade.
    Falo por experiência própria que já gastei muito dinheiro com advogados, e quase sempre fico a ver navios.


    Isso é verdade. Temos tidos bons (maus) exemplos nos últimos tempos. Mas mesmo assim sou da opinião de que não devemos desistir de obter justiça por esse facto. Porque se todos pensarem que não vale a pena lutar pelos seus direitos então onde é que vamos parar? Tipo "passa para cá a carteira e não te vás queixar porque não vale a pena". Não, não pode ser assim.
    É a minha opinião, claro.
  14.  # 54

    Colocado por: Picareta
    Pois pode se o tal do "empreiteiro" tiver bens para isso, mas essa gente não tem nada em nome deles, e quando tem é para pagar às finanças, segurança social e funcionários, que tem prioridade.
    Falo por experiência própria que já gastei muito dinheiro com advogados, e quase sempre fico a ver navios.


    Ahhh, até o Picareta já foi enganado!
  15.  # 55

    Se a empresa não tem bens, ou entra em insolvência, mesmo que o tribunal dê razão vai receber o quê mesmo?
  16.  # 56

    Quem trabalhe por conta própria, certamente que algum dia, já levou uma bicada.
    Concordam com este comentário: Bondi
  17.  # 57

    Colocado por: tugas2020Ahhh, até o Picareta já foi enganado!

    Muita vez, mas por clientes que mandam fazer obras e não tem dinheiro para as pagar.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, VMC
  18.  # 58

    Lá diz o ditado " anda meio mundo a enganar o outro". eheheh
    • AMVP
    • 21 agosto 2021

     # 59

    Na minha opiniao, o post do tugas2020 e importante para quem pretende construir /remodelar, poi's alerta para cuidados a ter.
    • AMVP
    • 21 agosto 2021

     # 60

    Quanto a equipas de fiscalizacao, engenheiros, arquitetos eu penso que mesmo que haja vontade e muito dificil de encontrar em algumas zonas do pais. Ate encontrar quem faca as obras ha zonas onde nao ha muito por onde escolher, na aldeia da minha familia escolher - se entre 2, nao e nenhum da aldeia mas sao o que vao fazendo as obras na zona.
    Concordam com este comentário: tugas2020
 
0.0318 seg. NEW