Iniciar sessão ou registar-se
    • imo
    • 21 agosto 2021 editado

     # 61

    Estes casos só provam que o alvará e o próprio IMPIC não servem para nada a não ser sacar dinheiro às empresas que o querem obter para sustentar a máquina burocrática.
    Um sistema inspirado neste, mas a sério, com verificação periódica da situação económica financeira das empresas e, muito importante, de um sistema bem oleado de análise de queixas e reclamações no portal e também nos tribunais com fortes penalizações para os incumpridores contratuais faria milagres não só em benefício dos DO como do mercado em geral.
    Talvez um dia...
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Albaman, tugas2020
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugas2020
  1.  # 62

    Colocado por: imoTalvez um dia...


    Será que há real interesse? Ou o interesse é só cobrar taxas para alimentar a própria máquina?
    Concordam com este comentário: imo, sognim
  2.  # 63

    Colocado por: AMVPao, engenheiros, arquitetos eu penso que mesmo que haja vontade e muito dificil de encontrar em algumas zonas do pais. Ate encontrar quem faca as obras ha zonas onde nao ha muito por onde escolher, na aldeia da minha familia escolher - se entre 2, nao e nenhum da aldeia mas sao o que vao fazendo as obras na zona.


    Não concordo.
    O que não existe é muita vontade da parte do dono de obra em pagar a um engenheiro ou arq para este gerir a obra.
    A maioria dos donos de obra acham-se com capacidade para gerir toda a empreitada e depois temos as obras que temos.
    Não me choca minimamente os 45% de adjudicações.
  3.  # 64

    Não merece a pena alertar, todos se acham mais espertos e assim são enganados.
  4.  # 65

    O problema disto tudo, talvez esteja aqui.
    Aceitar sob compromisso de honra uma declaração de idoneidade.
    Em todo o caso não esquecer que o IMPIC também exige o Registo Criminal.
    Resumindo, quem sou eu para ser mais papista que o papa?
    • AMVP
    • 21 agosto 2021

     # 66

    Colocado por: jrib77

    Não concordo.
    O que não existe é muita vontade da parte do dono de obra em pagar a um engenheiro ou arq para este gerir a obra.
    A maioria dos donos de obra acham-se com capacidade para gerir toda a empreitada e depois temos as obras que temos.
    Não me choca minimamente os 45% de adjudicações.

    Experimente entao. As pessoas estao a muitos km de distancia para acharem que conseguem gerir a obra.
  5.  # 67

    Colocado por: AMVPQuanto a equipas de fiscalizacao, engenheiros, arquitetos eu penso que mesmo que haja vontade e muito dificil de encontrar em algumas zonas do pais. Ate encontrar quem faca as obras ha zonas onde nao ha muito por onde escolher, na aldeia da minha familia escolher - se entre 2, nao e nenhum da aldeia mas sao o que vao fazendo as obras na zona.
    Concordam com este comentário:tugas2020


    Tem toda a razão, como digo no texto, no que diz respeito a arranjar empreiteiros nas aldeias do interior, logo tem que se recorrer a pessoas de fora e baseado nas informações que te dão conhecidos ou, até às redes sociais, como foi o caso e as informações que tinha era que era um bom profissional e que, até à altura, não constava nada sobre o mesmo em Portalegre.
    Quanto às equipa de fiscalização o que ficou combinado foi que seria a equipa que me fez os projectos. Eu quis pagar mas disseram que me iam fazer gratuitamente. Acontece que essa mesma fiscalização passou por lá passados poucos dias e a obra estava pura e simplesmente fechada. Entretanto já estavam a decorrer as diligências, que continuam, para que o empreiteiro a continue ou rescinda o contrato.
  6.  # 68

    Colocado por: tugas2020Tem toda a razão, como digo no texto, no que diz respeito a arranjar empreiteiros nas aldeias do interior, logo tem que se recorrer a pessoas de fora e baseado nas informações que te dão conhecidos ou, até às redes sociais, como foi o caso e as informações que tinha era que era um bom profissional e que, até à altura, não constava nada sobre o mesmo em Portalegre.
    Quanto às equipa de fiscalização o que ficou combinado foi que seria a equipa que me fez os projectos. Eu quis pagar mas disseram que me iam fazer gratuitamente. Acontece que essa mesma fiscalização passou por lá passados poucos dias e a obra estava pura e simplesmente fechada. Entretanto já estavam a decorrer as diligências, que continuam, para que o empreiteiro a continue ou rescinda o contrato.

    Desculpe que lhe diga mas aceitar que uma equipa de fiscalização lhe vai fazer o trabalho que é bem complexo gratuitamente é não ter a menor noção desse trabalho ou esperar ser evidentemente enganado.
  7.  # 69

    Colocado por: jamaral.57
    Desculpe que lhe diga mas aceitar que uma equipa de fiscalização lhe vai fazer o trabalho que é bem complexo gratuitamente é não ter a menor noção desse trabalho ou esperar ser evidentemente enganado.


    Como digo no texto da equipa que me fez os projectos faz parte uma pessoa conhecida e, se eu não confio nestas, vou confiar em quem?Ainda confio que neste "mundo" da construção há pessoas honestas. E já agora, para que conste não conhecem o empreiteiro de lado nenhum.
  8.  # 70

    Colocado por: PicaretaMuita vez, mas por clientes que mandam fazer obras e não tem dinheiro para as pagar.

    É por isso que é muito importante o clima de confiança entre os diversos intervenientes.
    Da mesma maneira que aconselho os Donos de Obra a garantirem os seus adiantamentos também aconselho os empreiteiros a não executar trabalhos sem a garantia dos seu pagamento. A regra é para os dois lados. Uma boa gestão e fiscalização normalmente pode ajudar nestas questões.
  9.  # 71

    Colocado por: pedrosslpEu o principal erro que vejo aqui é o mesmo que tenho visto em todas as histórias semelhantes aqui no fórum: orçamento mais barato possível imaginário, bom de mais para ser verdade. A generalidade das pessoas só querem saber do preço e mais nada, e o autor do tópico não foge à tendência. Tem 4 empreiteiros a dizer que fazem por 20 e há um que faz por 10, mas são os outros 4 que estão errados.

    Eu para escolher os meus empreiteiros, dei-me ao trabalho de pagar no Racius para ver os relatórios de contas das empresas e exclui todas as empresas com menos de 10 anos. Fico sempre surpreendido com a leviandade com que o pessoal se mete a construir, tendo em conta que a construção/habitação é um dos maiores investimentos que a maioria das pessoas fará na sua vida.
    Concordam com este comentário:hangas,NMGS,Picareta
  10.  # 72

    Só como notas finais:
    1. Quando coloquei o post o objectivo era, única e simplesmente, lançar um alerta(mais um) para que pessoas que se julgam bem informadas e com alguma experiência de vida e até do ramo, pois já não é a primeira vez que me vejo nestas andanças, não se deixem enganar por empreiteiros (encartados ou não) cedendo muitas vezes às emoções outras porque não podem ou não querem gastar mais dinheiro numa obra do que aquele que decidiram gastar. Daí os erros cometidos estarem bem identificados no texto e as medidas a tomar também
    2. O que não posso é aceitar que, como parece resultar de alguns comentários, se exija dos donos da obra conhecimentos que ao fim e ao cabo nem o próprio estado, câmaras municipais, seguradoras, etc exigem aos empreiteiros, isto porque, como ficou bem demostrado neste caso caso:
    a) A companhia de seguros aceitou fazer ao empresário em nome individual um seguro de responsabilidade civil,outro de acidentes pessoais para o próprio e outro de acidentes pessoais para os trabalhadores, só porque este tinha um CAE de construção
    b) O IMPIC dá como bons os documentos apresentados pelo empresário e concede-lhe o alvará
    c) A câmara municipal aceita como bons os documentos apresentados pelo empreiteiro (alvará, seguro de responsabilidade civil, termo de responsabilidade do diretor técnico, etc) e passa-me o Alvará

    E o burro sou eu?
    Concordam com este comentário: IronManSousa, quim.beto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS, RRoxx, IronManSousa
  11.  # 73

    Colocado por: tugas2020Um dia do nada, recebo uma chamada onde me dizia que tinha que tomar na hora uma decisão pois tinha em vista um negócio com uma carrinha para levar para lá o pessoal e alguns materiais pois estava a chover e só tinha uma carrinha de caixa aberta e que se não desse a resposta nesse dia perderia o negócio, mas que não havia problema pois assinava-me um papel onde tudo ficasse escrito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sansoni7


    Aqui foi o verdadeiro redflag que descurou.
    Este apressar para tomar decisões, ainda por cima com a justificação de falta de uma carrinha de transporte, parece-me logo que é alguém que não deve conseguir ter uma boa gestão (financeira/original).

    Boa sorte para casos futuros, e obrigado por expor a sua situação, porque o mais fácil é fazer de conta que não há ninguém a enganar ninguém, e pode ser que assim mais gente fica alerta.
    Concordam com este comentário: MHS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tugas2020
  12.  # 74

    Colocado por: Picareta
    Muita vez, mas por clientes que mandam fazer obras e não tem dinheiro para as pagar.
    Concordam com este comentário:Joao Dias
    além de existirem uns quantos que sem margem para duvidas têm dinheiro mas pura e simplesmente não pagam.
  13.  # 75

    Colocado por: jorgealvesalém de existirem uns quantos que sem margem para duvidas têm dinheiro mas pura e simplesmente não pagam.

    Por acaso o ultimo que levei a tribunal era um médico cirurgião plástico, cheio de dinheiro, mas não pagou a última fatura, era mesmo caloteiro, porque não fui só eu a ser enganado.
    Mas estes casos resolvem-se em tribunal porque eles tens bens para pagar.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14.  # 76

    Colocado por: tugas2020E o burro sou eu?

    Burro não é, mas é um pouco ingénuo ao pensar que alguém que tem os documentos solicitados pela câmara municipal para levantar o alvará de construção, é garantia de qualidade.
    Concordam com este comentário: jorgealves, dalmonio, jamaral.57, SrR, Joao Dias
  15.  # 77

    Fez sucesso, o seu blogue está nos recomendados do Sapo...
    https://cronicasdoquintal.blogs.sapo.pt/como-fui-enganado-por-um-empreiteiro-40284
  16.  # 78

    Colocado por: Picareta
    Muita vez, mas por clientes que mandam fazer obras e não tem dinheiro para as pagar.
    Concordam com este comentário:Joao Dias


    Será que nos pode dizer qual foi o desfecho dessas situações? Isto é, deduzo que em último caso tenha inclusive pensado em destruir o que acabara de construir por não lhe terem pago e ficado "a ver navios" como referiu.
    •  
      RRoxx
    • 24 agosto 2021 editado

     # 79

    Colocado por: Holy_Grail
    Será que nos pode dizer qual foi o desfecho dessas situações? Isto é, deduzo que em último caso tenha inclusive pensado em destruir o que acabara de construir por não lhe terem pago e ficado "a ver navios" como referiu


    O desfecho é sempre o mesmo, tribunal, provar que os trabalhos foram feitos e não pagos, encargos, desgaste, meses ou anos a espera de dinheiro que nos pertence etc. Enquanto isso os donos de obra, coitados, vão usufruindo do bem. Já para não falar dos donos de obra absolutamente nojentos que vão por essa Internet fora denegrir a imagem das empresas. Qualquer um escreve um review no Google sem precisar de provar nada.

    Edit: as pessoas que nascem para ser reles são reles, sejam eles empreiteiros sejam eles donos de obra. Há podridão em todos os lados desta barraca.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves, falcon16, VMC
  17.  # 80

    Já ouviu falar em cobranças difíceis ?
 
0.0393 seg. NEW