Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Mk Pt

    Se o 3d estiver +/- rigoroso com a topografia do terreno/estrada, a forma simples de resolver a entrada da cadeira de rodas é colocar no muro um segundo portão para pessoas mais 'acima' do terreno, ou então mudar o portão que tem mais para 'cima', e fazer um pouco de rampa em vez da escada, mas o portão deixa de estar alinhado com a porta.

    A casa de banho acessível é como disse, precisa de espaço livre de 1.2m x0.75m ao lado da banheira e da sanita. Em frente ao lavatório precisa igualmente de 1.2x0.75 livres e a porta, sendo de batente, precisa de espaço de 1.4m (comprimento)x1.2m (largura) livres (na zona onde faz a abertura). Na casa de banho deve ainda haver espaço livre para a cadeira de rodas rodar, que é uma circunferência de diâmetro de 1.5m que deve estar livre, a abertura da porta não deve ser sobre essa circunferência/espaço livre, mas neste caso da circunferência de 1.5m de diâmetro pode sobrepor-se um pouco à sanita e ao lavatório.


    Sobre o bidé, a obrigação deriva de uma lei antiga (RGEU) mas ainda em vigor.
    Há camaras municipais onde passa, outras nem por isso.
    Concordam com este comentário:PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21


    Colocado por: Pedro Barradas
    Se calhar quando recebem pessoas, até entravam logo para a zona da piscina.. para a sala. Será que irão usar a porta de entrada "principal", subir aquelas escadas, os pais, os sogros os avós e etc...Mas ninguém pensa nisso? Ou numa festa, entram pela porta de entrada!? não será melhor receber logo na zona social exterior?
    A opção de um portão pedonal secundário na cota superior do terreno/ complanar com o arruamento, é o ideal neste caso.
    Concordam com este comentário:PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21


    Realmente é uma solução para dois problemas e até fica diferente do usual. Vamos pensar nessa solução e se calhar retirar as escadas e o portão em frente há da porta "principal". Nós iremos utilizar sempre ou quase sempre a entrada da garagem, pois precisamos de tirar os carros para ir trabalhar. Agora fico a pensar q irá ficar ali uma porta a fazer mais feitio que outra coisa...
    Passando a frente que está virada a piscina toda a vidro e retirando o vidro da frente de estrada, não irá "matar" a casa? Ficará ali uma parede simplesmente e a porta que quase nunca vamos utilizar. Algumas ideias?
    • mica
    • 30 agosto 2021 editado

     # 22

    Colocado por: PedroCosta21Bom dia/tarde/noite caros,

    eu e a minha companheira estamos a começar uma das etapas mais importantes, a nossa casa!



    Parabéns vizinho, gosto bastante da sua casa, uma das coisas importantes se tiver pressa comece a procurar bons construtores,os preços neste momentos estão bastantes elevados e estão todos cheios de trabalho.+até parece que lêem o fórum da casa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  2.  # 23

    Colocado por: mica

    Parabéns vizinho, gosto bastante da sua casa, uma das coisas importantes se tiver pressa comece a procurar bons construtores,os preços neste momentos estão bastantes elevados e estão todos cheios de trabalho.+até parece que lêem o fórum da casa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21


    Obrigado hehehe! Você tbm é aqui da zona?
    Estou a espera que me chegue a documentação da nossa querida câmara que não ata nem desata :|
    Também já está em andamento as especialidades, a ver se la para Outubro posso começar a procurar empreiteiros e valores.
  3.  # 24

    Colocado por: PedroCosta21Passando a frente que está virada a piscina toda a vidro e retirando o vidro da frente de estrada, não irá "matar" a casa? Ficará ali uma parede simplesmente e a porta que quase nunca vamos utilizar. Algumas ideias


    Essa fachada, é facilmente resolvida. Se tiver tempo, eu faço um rabisco.
    Mas se o projecto já está fechado, mais vale eu não perder tempo. O seu arquitecto é que deverá propor alternativa.
    Concordam com este comentário: PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
    • mica
    • 30 agosto 2021

     # 25

    Colocado por: PedroCosta21

    Obrigado hehehe! Você tbm é aqui da zona?
    Estou a espera que me chegue a documentação da nossa querida câmara que não ata nem desata :|
    Também já está em andamento as especialidades, a ver se la para Outubro posso começar a procurar empreiteiros e valores.


    Sim moro no centro de Felgueiras,e estou a construir a 2.5km do centro. Na câmera até foi cmg relativamente rápido.o empreiteiro é que só começou a obra passado 1.5 anos de adujicar a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  4.  # 26

    o terreno é direito? pelos seus desenhos você vai ficar ai com um desvão valente, se não conseguir terra de borla prepare se para arranjar terra, para a minha casa consegui algumas carradas da câmara que andava a fazer obras na estrada, ainda poupei uns 500€, mas ainda me falta muita terra para subir o terreno e já sei que vou desembolsar bem por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  5.  # 27

    Colocado por: Pedro Barradas

    Essa fachada, é facilmente resolvida. Se tiver tempo, eu faço um rabisco.
    Mas se o projecto já está fechado, mais vale eu não perder tempo. O seu arquitecto é que deverá propor alternativa.
    Concordam com este comentário:PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21

    Muito obrigado Pedro pela sua generosidade e disponibilidade :) não queremos atrapalhar obviamente. O nosso arquiteto terá de mostrar algumas soluções para as coisas que estamos a aprender aqui convosco! No final somos nós que vamos pagar e morar na casa portanto...



    Colocado por: mica

    Sim moro no centro de Felgueiras,e estou a construir a 2.5km do centro. Na câmera até foi cmg relativamente rápido.o empreiteiro é que só começou a obra passado 1.5 anos de adujicar a obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21


    Olhe grande sorte mesmo! A nós foi-nos dito que teremos de aguardar em média 8 a 9 meses mas já me parece que não vai ficar por aqui!!! Este país nem para quem quer por a economia a mexer é bom, arre!
    Boa sorte com a sua construção, espero que corra tudo bem! Mais logo dou um salto ao seu tópico para ver como está a correr :)



    Colocado por: luixmodo terreno é direito? pelos seus desenhos você vai ficar ai com um desvão valente, se não conseguir terra de borla prepare se para arranjar terra, para a minha casa consegui algumas carradas da câmara que andava a fazer obras na estrada, ainda poupei uns 500€, mas ainda me falta muita terra para subir o terreno e já sei que vou desembolsar bem por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21


    Felizmente temos terra gratuita e muito boa! Caso seja preciso é só uma questão de orientar os camiões. No desenho "parece mais" do que o que é, mas é sempre uma coisa a ver com o andar a carruagem. A ideia inicial é fazer a parte da piscina paralela ao piso habitacional e aproveitar o resto da geografia do terreno para expor a zona da "cave", escritório e lavanderia. Tenho sensivelmente 38 metros de comprimento, portanto penso que a inclinação até nem vá ser muito grande :) mas quando tiver acesso ao desenho que contem as cotas do terreno irei postar cá.

    PS: alguém me consegue dizer um site ou alguma plataforma onde possa consultar as cotas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  6.  # 28

    Colocado por: micaos preços neste momentos estão bastantes elevados e estão todos cheios de trabalho.+até parece que lêem o fórum da casa)
    Então provavelmente não será um devaneio dos participantes do fórum que dizem que os preços estão altos para vender mais caro, como alguns fazem crer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  7.  # 29

    Colocado por: PedroCosta21PS: alguém me consegue dizer um site ou alguma plataforma onde possa consultar as cotas?
    Nao fez levantamento topográfico ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  8.  # 30

    Colocado por: DR1982Nao fez levantamento topográfico ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21

    Sim claro, e já vi o mesmo, mas o arquiteto ainda tem aquilo em CAD e como se meteu esta treta toda das ferias e afins ainda não consegui passar lá para pedir isso tudo. Talvez esta próxima semana tenha tempo de ir lá :)
    Concordam com este comentário: DR1982
  9.  # 31

    Colocado por: PedroCosta21D e como se meteu esta treta toda das ferias e afins ainda não consegui passar lá para pedir isso tudo. Talvez esta próxima semana tenha tempo de ir lá :)

    Mas!? para que serve os ficheiros digitais? ele que lhe mande as coisas em PDF!!! Não trocam mails!?
    Videochamada, telefonemas?
    Com os meus clientes é praticamente tudo tratado à distância, presencial são 2 ou 3 reuniões. Aquelas mesmo importantes, para o cara a cara.
    Concordam com este comentário: mica, Picareta, PedroCosta21, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
    • mica
    • 31 agosto 2021

     # 32

    Colocado por: PedroCosta21
    Muito obrigado Pedro pela sua generosidade e disponibilidade :) não queremos atrapalhar obviamente. O nosso arquiteto terá de mostrar algumas soluções para as coisas que estamos a aprender aqui convosco! No final somos nós que vamos pagar e morar na casa portanto...





    Olhe grande sorte mesmo! A nós foi-nos dito que teremos de aguardar em média 8 a 9 meses mas já me parece que não vai ficar por aqui!!! Este país nem para quem quer por a economia a mexer é bom, arre!
    Boa sorte com a sua construção, espero que corra tudo bem! Mais logo dou um salto ao seu tópico para ver como está a correr :)





    Felizmente temos terra gratuita e muito boa! Caso seja preciso é só uma questão de orientar os camiões. No desenho "parece mais" do que o que é, mas é sempre uma coisa a ver com o andar a carruagem. A ideia inicial é fazer a parte da piscina paralela ao piso habitacional e aproveitar o resto da geografia do terreno para expor a zona da "cave", escritório e lavanderia. Tenho sensivelmente 38 metros de comprimento, portanto penso que a inclinação até nem vá ser muito grande :) mas quando tiver acesso ao desenho que contem as cotas do terreno irei postar cá.

    PS: alguém me consegue dizer um site ou alguma plataforma onde possa consultar as cotas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mica

    Obrigado.Se já tivesse construtor era só meter comunicação prévia e começava logo a obra, nem precisava de esperar os 15 dias pela resposta, eles facilitam nisso...
    Concordam com este comentário: PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  10.  # 33

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas!? para que serve os ficheiros digitais? ele que lhe mande as coisas em PDF!!! Não trocam mails!?
    Videochamada, telefonemas?
    Com os meus clientes é praticamente tudo tratado à distância, presencial são 2 ou 3 reuniões. Aquelas mesmo importantes, para o cara a cara.
    Concordam com este comentário:mica,Picareta,PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21

    Por acaso não é a nossa forma de trabalhar. Eu também não sou muito stressado com estas coisas, mas parece me uma solução engraçada até e poupava bastante tempo a um e a outro.
  11.  # 34

    Colocado por: mica
    Obrigado.Se já tivesse construtor era só meter comunicação prévia e começava logo a obra, nem precisava de esperar os 15 dias pela resposta, eles facilitam nisso...
    Concordam com este comentário:PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PedroCosta21

    Pois é! Mas ainda estamos a espera das especialidades e afins, mas a ideia é começar a obra e depois o arquiteto propõem a aprovação depois. Do que percebi, como é um loteamento e o nosso estilo enquadra se lá, pelos vistos não haverá problema algum na aprovação.
  12.  # 35

    Colocado por: PedroCosta21mas parece me uma solução engraçada até e poupava bastante tempo a um e a outro.

    Pois, ainda mais actualmente ( com a historia da pandemia e do tele-trabalho), não faz qq sentido, não ter esse tipo de abordagem, à distância, no desenrolar do processo de projecto...
    Concordam com este comentário: PedroCosta21
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroCosta21
  13.  # 36

    Colocado por: PedroCosta21Valor previsto:200k, com possibilidade de derrapagem para 220k.


    Boa tarde
    Sou de paços de ferreira, mas trabalhei 13 anos em Felgueiras, conheço bem:)

    Valor previsto: 200k, com possibilidade de derrapagem para 220k.

    Esta previsão de orçamento exclui o quê?
    Tenho um projeto bem mais modesto e desisti de avançar, para a casa sem arranjos exteriores, muros, cozinha, roupeiros e aquecimento, o mais baixo que tive foram 205 000 + iva.
    Esse valor foi baseado em algum orçamento ou apenas no que pretendia gastar?

    Obrigada
    • mica
    • 31 agosto 2021

     # 37

    Colocado por: Sonia7

    Boa tarde
    Sou de paços de ferreira, mas trabalhei 13 anos em Felgueiras, conheço bem:)

    Valor previsto: 200k, com possibilidade de derrapagem para 220k.

    Esta previsão de orçamento exclui o quê?
    Tenho um projeto bem mais modesto e desisti de avançar, para a casa sem arranjos exteriores, muros, cozinha, roupeiros e aquecimento, o mais baixo que tive foram 205 000 + iva.
    Esse valor foi baseado em algum orçamento ou apenas no que pretendia gastar?

    Obrigada


    Sonia7 pelo que percebi, é o que o user estima gastar, mas em Paços de Ferreira consegue se melhores preços do que em felgueiras.voce ao pedir chave na mão, fica sempre alguns milhares mais caro.
    •  
      Mk Pt
    • 31 agosto 2021 editado

     # 38

    Colocado por: Sonia7

    Boa tarde
    Sou de paços de ferreira, mas trabalhei 13 anos em Felgueiras, conheço bem:)

    Valor previsto: 200k, com possibilidade de derrapagem para 220k.

    Esta previsão de orçamento exclui o quê?
    Tenho um projeto bem mais modesto e desisti de avançar, para a casa sem arranjos exteriores, muros, cozinha, roupeiros e aquecimento, o mais baixo que tive foram 205 000 + iva.
    Esse valor foi baseado em algum orçamento ou apenas no que pretendia gastar?

    Obrigada

    Colocado por: mica
    Sonia7 pelo que percebi, é o que o user estima gastar, mas em Paços de Ferreira consegue se melhores preços do que em felgueiras.voce ao pedir chave na mão, fica sempre alguns milhares mais caro.

    A casa aqui colocada tem +/- 165m2 de área bruta de cave + +/-165m2 de área bruta de RC + pala/coberto de 28m2 junto à casa (mesma laje) + 33,3m2 de alpendre/coberto separado da casa + piscina de 8x4 (32m2) pelo menos.

    Mesmo não contando muros/outros arranjos exteriores, actualmente por 220k não constrói uma casa+piscina+coberto como esta.
    Imaginando que faz o coberto + piscina por 20k, 200k não chegam para casa com >300m2 + 28m2 de pala/coberto, mesmo que parte da casa seja cave.

    Muitos pensam que por ser cave, a construção é magicamente bastante mais barata. Não é.


    Imaginando que conseguia preço de 1000€/m2 já incluindo IVA, que será extremamente improvável de conseguir, para o R/C sobravam 35.000€ para a cave, fazendo contas só a 200.000€ só para a habitação.


    E sim, quando se fala em preço €/m2 é a fazer contas à área bruta (que inclui paredes), não é à área útil - soma das áreas interiores sem paredes, que é o que aparece nestas plantas.
  14.  # 39

    Colocado por: mica

    Sonia7 pelo que percebi, é o que o user estima gastar, mas em Paços de Ferreira consegue se melhores preços do que em felgueiras.voce ao pedir chave na mão, fica sempre alguns milhares mais caro.


    Olá
    Obrigada.
    Em paços de Ferreira também está muito caro, e difícil de arranjar construtores.
    Pedi orçamento chave na mãe para ter uma ideia, mas também tenho orçamento só para "grosso" e "fino"
    Mas isto de grosso e fino, tem muito que se lhe diga a quem não percebe. Porque não é suposto nós sabermos o que deve incluir o grosso. Tenho uma prima a construir ao lado e contratou especialidade a especialidade. Ficaram pontas soltas que não estavam previstas, nem ela imaginava que tinha que contratar. Por exemplo na parte do empreiteiro faltava orçamento de impermeabilizar palas (seja lá o que isso for), mais uma lade roche qualquer. Depois ninguém deu orçamento para caixas (esgotos, aguas...acho que é isto).
    Tenho um orçamento para grosso (sem esta cena das palas) de cerca de 68 000 + iva e a parto do fino (exclui exteriores e tijoleiras e azulejos e material para aplicar, só mesmo mão de obra) 48 000+iva.
    Com este orçamento de grosso e fino, nunca irei conseguir terminar a casa em 200 000, por isso desisti para já.

    200 000 era o meu limite com tudo (cozinha, roupeiros, aquecimento, exteriores).
    Preciso cortar no projeto, mas acho que teria que ser refeito e não vou pedir um novo projeto ao aqruiteto.

    Obrigada
  15.  # 40

    Colocado por: mica

    Sonia7 pelo que percebi, é o que o user estima gastar, mas em Paços de Ferreira consegue se melhores preços do que em felgueiras.voce ao pedir chave na mão, fica sempre alguns milhares mais caro.


    Olá
    Obrigada.
    Em paços de Ferreira também está muito caro, e difícil de arranjar construtores.
    Pedi orçamento chave na mãe para ter uma ideia, mas também tenho orçamento só para "grosso" e "fino"
    Mas isto de grosso e fino, tem muito que se lhe diga a quem não percebe. Porque não é suposto nós sabermos o que deve incluir o grosso. Tenho uma prima a construir ao lado e contratou especialidade a especialidade. Ficaram pontas soltas que não estavam previstas, nem ela imaginava que tinha que contratar. Por exemplo na parte do empreiteiro faltava orçamento de impermeabilizar palas (seja lá o que isso for), mais uma lade roche qualquer. Depois ninguém deu orçamento para caixas (esgotos, aguas...acho que é isto).
    Tenho um orçamento para grosso (sem esta cena das palas) de cerca de 68 000 + iva e a parto do fino (exclui exteriores e tijoleiras e azulejos e material para aplicar, só mesmo mão de obra) 48 000+iva.
    Com este orçamento de grosso e fino, nunca irei conseguir terminar a casa em 200 000, por isso desisti para já.

    200 000 era o meu limite com tudo (cozinha, roupeiros, aquecimento, exteriores).
    Preciso cortar no projeto, mas acho que teria que ser refeito e não vou pedir um novo projeto ao aqruiteto.

    Obrigada

    Colocado por: Mk Pt


    A casa aqui colocada tem +/- 165m2 de área bruta de cave + +/-165m2 de área bruta de RC + pala/coberto de 28m2 junto à casa (mesma laje) + 33,3m2 de alpendre/coberto separado da casa + piscina de 8x4 (32m2) pelo menos.


    Mesmo não contando muros/outros arranjos exteriores, actualmente por 220k não constrói uma casa+piscina+coberto como esta.
    Imaginando que faz o coberto + piscina por 20k, 200k não chegam para casa com >300m2 + 28m2 de pala/coberto, mesmo que parte da casa seja cave.



    Também é o que eu acho, por isso é que perguntei se o orçamento estava baseado em orçamentos ou apenas no que queria gastar.
 
0.0314 seg. NEW