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  1.  # 281

    Colocado por: NostradamusPais que não consigam transmitir ou ensinar estes valores em meio familiar nem deviam ter filhos.

    No final de contas, qual é afinal o papel dos pais na educação dos filhos? Servem apenas para lavar a roupa e cozinhar?



    A mim não me interessam os pais. Interessam-me são os filhos (utilizadores da escola). Porque muitos nem pais têm sequer... e não é por isso que devem ser diferentes dos outros ao nivel da educação.
  2.  # 282

    Colocado por: NostradamusParece-me que o Miguel não frequentou as aulas de cidadania. Então onde ficou essa tolerância por alguém com uma visão mais "tradicional" (ou racional?) que a sua?


    Tolerância total.
    Não vou andar a desatar à paulada contra alguém por se achar diferente de mim, por achar que tem um género que considera diferente, por ser muçulmano, estrangeiro, etc etc...
    Acredito plenamente na informação, em mostrar o que acontece quando não há empatia e a este se lhes junta o ódio por alguém diferente.
    No fundo, concordo a 100% com a visão alemã de ter milhares de museus sobre o holocausto por muito dificil que seja para as crianças... em vez de ocultar ou esconder o que se passou ou que há quem pense diferente.

    E não, não havia "Cidadania" e na altura tampouco gostava de "Música". Mas ainda bem que tive dita disciplina já agora. Hoje vejo que tem mesmo muito que ver com a Arquitectura e na altura não sabia.

    O saber não ocupa lugar.
    Concordam com este comentário: sisu
  3.  # 283

    Colocado por: AMG1Eu não sei o que os professores ensinam, de facto, nesta disciplina, mas sei que é o "picante", o "escabroso", ou o "errado", que vende jornais, abre telejornais e alimenta discussoes absurdas sobre disparates sem sentido.
    Para evitar entrar nesta discussão, sem um minimo de informação fui ver os conteúdos e objectivos desta disciplina.
    Para quem tiver paciência para os ler, vai o link abaixo. A esses (que tiverem paciencia de ler) agradecia-lhes que depois viessem aqui dizer-nos quais são os conteúdos a que não queriam ver os seus filhos sujeitos. Pode ser que assim percebamos o que motiva tanta bravata verbal sobre algo que me parece absolutamente simples e inócuo e que só é necessario ser uma disciplina escolar, porque infelizmente muitos pais se demitem de o fazer em casa, seja por incúria, desconhecimento, ou por qualquer outra razão que me escapa por completo.

    https://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0


    Será que o problema está no conteúdo ou na opinião pessoal do professor?
  4.  # 284

    Colocado por: NostradamusAgora... Na aula de ciências naturais às 9h da manhã, os miúdos aprendem que o género sexual (masculino feminino) é definido pelo que está nos nossos genes, pelos nossos cromossomas X e Y; e depois na aula da tarde da cidadania dizem que não é bem assim e que o género pode ser aquilo que tu quiseres... Haja bom senso. A escola não é um manicómio.


    Exactamente como quando tinha Ciências de manhã e Educação Moral e Religiosa logo depois...
    E tanto quanto sei, não fiquei maluquinho.
  5.  # 285

    Colocado por: N Miguel OliveiraExactamente como quando tinha Ciências de manhã e Educação Moral e Religiosa logo depois...


    A diferença é que isso era opcional. E faz toda a diferença esta liberdade de escolha entre ir ou não.

    Eu fui obrigado pela minha família a ir, e pouco ou nada se falou da religião, porque a "prof" (havia um padre na turma B) sabia que maior parte dos alunos se estavam a **** para aquilo.

    Na pratica a disciplina foi apenas de "educação moral" porque de religioso não teve nada. Diria uma versão beta da disciplina actual de cidadania.
  6.  # 286

    Colocado por: NTORIONSerá que o problema está no conteúdo ou na opinião pessoal do professor?
    Era um pouco este o meu ponto.

    Nada contra os conteúdos programaticos da disciplina, apenas uma discordância com a forma como são tarbalhados por alguns professores. ´
  7.  # 287

    Colocado por: N Miguel Oliveirae Educação Moral e Religiosa logo depois...
    Que era opcional (e bem) diga-se de passagem...
  8.  # 288

    Eu acho bonito e educado todos aceitarmos tudo de uma forma igual sem preconceitos.
    Isto é bonito quando acontece na casa dos outros.
    Se o meu filho for homossexual eu vou ter de aceitar. Mas aquilo vai dar-me a volta ao miolo e à familia. Porque nao estamos preparados. É a viver e a conviver que aprendemos a lidar com as circunstâncias da vida.
    Pela minha saude mental espero que nao seja.
    Agora com o boom de imigrantes, eu nunca pensei ser xenofobo, mas cheguei à conclusão que sou. Porquê? Antes nao tinha de conviver com eles, agora tenho. Circunstâncias da vida.
    Pimenta no c@ dos outros é refresco.
  9.  # 289

    Colocado por: AMG1Eu não sei o que os professores ensinam, de facto, nesta disciplina, mas sei que é o "picante", o "escabroso", ou o "errado", que vende jornais, abre telejornais e alimenta discussoes absurdas sobre disparates sem sentido.
    Para evitar entrar nesta discussão, sem um minimo de informação fui ver os conteúdos e objectivos desta disciplina.
    Para quem tiver paciência para os ler, vai o link abaixo. A esses (que tiverem paciencia de ler) agradecia-lhes que depois viessem aqui dizer-nos quais são os conteúdos a que não queriam ver os seus filhos sujeitos. Pode ser que assim percebamos o que motiva tanta bravata verbal sobre algo que me parece absolutamente simples e inócuo e que só é necessario ser uma disciplina escolar, porque infelizmente muitos pais se demitem de o fazer em casa, seja por incúria, desconhecimento, ou por qualquer outra razão que me escapa por completo.

    https://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0


    Obrigado pela partilha. Concordo com tudo o que está aí.

    Não compreendo o porquê de tanto alarido. No caso em apreço, parece que estamos perante uma família bastante religiosa e endinheirada o que por sua vez contribuiu para esta reacção desproporcionada. Contudo, admito que as minhas aulas não foram de todo produtivas. Em parte porque a professora estava a borrifar-se para aquilo e, em outra parte, porque estes temas exigem um certo nível de maturidade/empatia que nem todos nós tinhamos.
  10.  # 290

    Dizem que o estado é laico, estas disciplinas talvez façam sentido.
  11.  # 291

    Essas "mariquices" não interessam para nada senão para entreter o pagode nas CMTV's. Bom bom era os os alunos terem aulas. Os meus netos em poucas semanas de escola já apanharam 3 dias de baldas.
    Infelizmente só há duas opções - Ensino privado ou privados de ensino...
    Concordam com este comentário: NTORION
  12.  # 292

    Colocado por: CarvaiEssas "mariquices" não interessam para nada senão para entreter o pagode nas CMTV's. Bom bom era os os alunos terem aulas. Os meus netos em poucas semanas de escola já apanharam 3 dias de baldas.
    Infelizmente só há duas opções - Ensino privado ou privados de ensino...
    Concordam com este comentário:NTORION

    Sinceramente, parece que tanto na educação como no ensino para lá caminhamos.

    Parece-me até que é uma opção do governo, sem a assumir para lá nos empurra a todos.
  13.  # 293

    Colocado por: NostradamusA diferença é que isso era opcional.


    Eu não sei é se faz sentido haver disciplinas opcionais no ensino obrigatório... mas isso era outra conversa. Parece meio contrasenso.

    Quanto à "cidadania"... tampouco lhe saberia dizer se devia ser opcional por ser menos importante que Música, Educação Física, Artes Visuais, Francês, etc... é que se metade das disciplinas fossem opcionais (não digo que isso seria mau de todo)... talvez chegassemos ao ponto de não haver alunos...

    Ou seja, obrigatórias mesmo, quais teriamos, Português e Matemática?


    Sinceramente não tenho opinião formada sobre isso.

    Assuntos como Educação sexual, Educação alimentar, financeira, etc etc... por mim podiam ter tudo, mas o horário não estica nem sei se é esse o ponto.

    Uma disciplina que explique os diferentes pontos de vista, que ensine que há consequências quando se pratica bulling, xenefobia, homofobia, etc... a meu ver parece fazer todo o sentido...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sisu
    • AMG1
    • 18 outubro 2023

     # 294

    Colocado por: HAL_9000Era um pouco este o meu ponto.

    Nada contra os conteúdos programaticos da disciplina, apenas uma discordância com a forma como são tarbalhados por alguns professores. ´


    Se estivesse em causa apenas a eventual incompetência de alguns professores para lecionar a disciplina, como é que se justifica que apenas exista polémica em torno desta disciplina?
    Será que um professor de matemática que seja incompetente incomoda menos alguns pais, do que um prof. de educação civica, ou os prof de matemática são todos competentes?
    Já se fosse um problema de opinião, por parte de alguns professores, não deveriam existir também problemas com outras disciplinas (p.e.nas ciencias sociais) onde a opinião do professor pode facilmente contaminar o conteúdo das aprendizagens?
    Por mim, sem excluir a possibilidade de haver incompetencia por parte de alguns docentes, até porque alguns destes temas são mais complicados do que podem parecer, sobretudo se tivermos em conta que o publico alvo são adolescentes, ainda assim, parece-me que o problema está mesmo no conteudo da disciplina, que aparentemente incomoda bastante alguns pais e não pais.
    Ora, o meu ponto é mesmo esse, se uma disciplina com estes conteudos ainda incomoda muita gente, talvez só isso já a justifique plenamente. Em meu entender, claro.
  14.  # 295

    Colocado por: NostradamusEu fui obrigado pela minha família a ir, e pouco ou nada se falou da religião, porque a "prof" (havia um padre na turma B) sabia que maior parte dos alunos se estavam a **** para aquilo.

    Na pratica a disciplina foi apenas de "educação moral" porque de religioso não teve nada. Diria uma versão beta da disciplina actual de cidadania.



    Pois, em parte eu preferia ter tido a sua experiência. A minha foi demasiado religiosa, 100% católica.


    Sendo adulto, vejo que essa disciplina deveria ter-me sido leccionada por algum sociologo ou assim... que (fora os temas ligados à moral) me mostrasse as diferentes religiões, a sua origem, história, e em que acreditam... assim como me tivessem explicado o ponto de vista dos ateus por exemplo.

    Em vez disso, como professor tive o padre da freguesia a contar-nos a mesma ladaínha católica que fui ouvindo (do mesmo padre) na catequese.
  15.  # 296

    Colocado por: N Miguel Oliveiraopcionais (não digo que isso seria mau de todo)... talvez chegassemos ao ponto de não haver alunos...
    Podiam ser opcionais, mas com um numero fixo de disciplinas. Por exemplo poderia optar entre cidadania ou educação financeira, etc...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 297

    Colocado por: AMG1ão deveriam existir também problemas com outras disciplinas (p.e.nas ciencias sociais) onde a opinião do professor pode facilmente contaminar o conteúdo das aprendizagens?
    E não há? Nota-se muito ao nivel das faculdades por exemplo. E repare que no caso das faculdades os alunos até já têm outra capacidade em termso de pensamento crítico.

    Colocado por: AMG1como é que se justifica que apenas exista polémica em torno desta disciplina?
    Porque esta disciplina em algumas temáticas tende a cair para os extremos, e sinceramente acho que a maior parte das criança não tem maturidade para ter uma opinião fundamentada acerca de assuntos como ideologia de género : 2 géneros ou 52?
    Óbvio que concordo que lhes transmitam valores comoter tolerância, empatia e respeito para com quem tem opiniões distintas. Mas por exemplo não gostaria de ter um professor ao estilo da catarina martins, e sem qualquer especialização na área, a explicar ao meu filho que os géneros podem ir do masculino/feminino ao transgénero não binário ou Pessoa em experiência transgénera. É pá. Se nem eu compreendo muito bem o que representa exatamente cada um dos géneoros que cada vez mais vão surgindo, como é que um tema destes não vai confundir uma criança de 12 anos?



    Colocado por: AMG1Ora, o meu ponto é mesmo esse, se uma disciplina com estes conteudos ainda incomoda muita gente, talvez só isso já a justifique plenamente.
    Se agora se criasse uma disciplina chamada "Trabalho, Pátria, Família". Será que os conteúdos aí aborados iriam incomodar bastante alguns pais e não pais? Logo pela sua lógica "talvez só isso já a justifique plenamente."
  17.  # 298

    Colocado por: N Miguel OliveiraSendo adulto, vejo que essa disciplina deveria ter-me sido leccionada por algum sociologo ou assim... que (fora os temas ligados à moral) me mostrasse as diferentes religiões, a sua origem, história, e em que acreditam... assim como me tivessem explicado o ponto de vista dos ateus por exemplo.

    Em vez disso, como professor tive o padre da freguesia a contar-nos a mesma ladaínha católica que fui ouvindo (do mesmo padre) na catequese.
    Está a ver o problema potencial que pode estar associado à disciplina de cidadania, não está?
  18.  # 299

    Eu queria disciplinas como carpintaria mecânica serralharia , vem com mariquisses de 30 géneros coisas de malucos , e querem fazer com que as crianças acreditem que ser homossexual e ok e natural.


    Em vossa casa façam o que quiserem agora com os filhos dos outros não , os pais e que educam e da formar que acham correta .

    Devia haver liberdade total de expressão dizer os maiores disparates sem consequências querem incutir ideologias macabras perversas e animalescas através da opressão do discurso antagónico , comigo nunca .


    Ai as palavras doem tanto sou tão sensível ai amanhã nem vou conseguir ir trabalhar com esta agressão.
    Concordam com este comentário: spvale
  19.  # 300

    Colocado por: HAL_9000Podiam ser opcionais, mas com um numero fixo de disciplinas. Por exemplo poderia optar entre cidadania ou educação financeira, etc...


    Sim, parecia-me bem algo assim sim.
    Escolher tipo 2 ou 3 entre 7 ou 8 à escolha.
    O importante é que não fosse entre ter ou não aulas... que era o que acontecia com "Moral" daquele tempo.
    No sétimo tive que escolher entre Francês e Tecnológica. E parecia-me bem isso.

    A questão que levanto é se Cidadania é menos importante que outras "opcionais"... ou se deveria fazer parte do bloco das obrigatórias tipo Português/Matemática. Honestamente não sei. Mas pelo que vejo, é tudo menos consensual, pelo que talvez não fosse pior ser opcional de facto...
 
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