Colocado por: NostradamusPais que não consigam transmitir ou ensinar estes valores em meio familiar nem deviam ter filhos.
No final de contas, qual é afinal o papel dos pais na educação dos filhos? Servem apenas para lavar a roupa e cozinhar?
Colocado por: NostradamusParece-me que o Miguel não frequentou as aulas de cidadania. Então onde ficou essa tolerância por alguém com uma visão mais "tradicional" (ou racional?) que a sua?
Colocado por: AMG1Eu não sei o que os professores ensinam, de facto, nesta disciplina, mas sei que é o "picante", o "escabroso", ou o "errado", que vende jornais, abre telejornais e alimenta discussoes absurdas sobre disparates sem sentido.
Para evitar entrar nesta discussão, sem um minimo de informação fui ver os conteúdos e objectivos desta disciplina.
Para quem tiver paciência para os ler, vai o link abaixo. A esses (que tiverem paciencia de ler) agradecia-lhes que depois viessem aqui dizer-nos quais são os conteúdos a que não queriam ver os seus filhos sujeitos. Pode ser que assim percebamos o que motiva tanta bravata verbal sobre algo que me parece absolutamente simples e inócuo e que só é necessario ser uma disciplina escolar, porque infelizmente muitos pais se demitem de o fazer em casa, seja por incúria, desconhecimento, ou por qualquer outra razão que me escapa por completo.
https://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0
Colocado por: NostradamusAgora... Na aula de ciências naturais às 9h da manhã, os miúdos aprendem que o género sexual (masculino feminino) é definido pelo que está nos nossos genes, pelos nossos cromossomas X e Y; e depois na aula da tarde da cidadania dizem que não é bem assim e que o género pode ser aquilo que tu quiseres... Haja bom senso. A escola não é um manicómio.
Colocado por: N Miguel OliveiraExactamente como quando tinha Ciências de manhã e Educação Moral e Religiosa logo depois...
Colocado por: NTORIONSerá que o problema está no conteúdo ou na opinião pessoal do professor?Era um pouco este o meu ponto.
Colocado por: N Miguel Oliveirae Educação Moral e Religiosa logo depois...Que era opcional (e bem) diga-se de passagem...
Colocado por: AMG1Eu não sei o que os professores ensinam, de facto, nesta disciplina, mas sei que é o "picante", o "escabroso", ou o "errado", que vende jornais, abre telejornais e alimenta discussoes absurdas sobre disparates sem sentido.
Para evitar entrar nesta discussão, sem um minimo de informação fui ver os conteúdos e objectivos desta disciplina.
Para quem tiver paciência para os ler, vai o link abaixo. A esses (que tiverem paciencia de ler) agradecia-lhes que depois viessem aqui dizer-nos quais são os conteúdos a que não queriam ver os seus filhos sujeitos. Pode ser que assim percebamos o que motiva tanta bravata verbal sobre algo que me parece absolutamente simples e inócuo e que só é necessario ser uma disciplina escolar, porque infelizmente muitos pais se demitem de o fazer em casa, seja por incúria, desconhecimento, ou por qualquer outra razão que me escapa por completo.
https://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0
Colocado por: CarvaiEssas "mariquices" não interessam para nada senão para entreter o pagode nas CMTV's. Bom bom era os os alunos terem aulas. Os meus netos em poucas semanas de escola já apanharam 3 dias de baldas.
Infelizmente só há duas opções - Ensino privado ou privados de ensino...
Colocado por: NostradamusA diferença é que isso era opcional.
Colocado por: HAL_9000Era um pouco este o meu ponto.
Nada contra os conteúdos programaticos da disciplina, apenas uma discordância com a forma como são tarbalhados por alguns professores. ´
Colocado por: NostradamusEu fui obrigado pela minha família a ir, e pouco ou nada se falou da religião, porque a "prof" (havia um padre na turma B) sabia que maior parte dos alunos se estavam a **** para aquilo.
Na pratica a disciplina foi apenas de "educação moral" porque de religioso não teve nada. Diria uma versão beta da disciplina actual de cidadania.
Colocado por: N Miguel Oliveiraopcionais (não digo que isso seria mau de todo)... talvez chegassemos ao ponto de não haver alunos...Podiam ser opcionais, mas com um numero fixo de disciplinas. Por exemplo poderia optar entre cidadania ou educação financeira, etc...
Colocado por: AMG1ão deveriam existir também problemas com outras disciplinas (p.e.nas ciencias sociais) onde a opinião do professor pode facilmente contaminar o conteúdo das aprendizagens?E não há? Nota-se muito ao nivel das faculdades por exemplo. E repare que no caso das faculdades os alunos até já têm outra capacidade em termso de pensamento crítico.
Colocado por: AMG1como é que se justifica que apenas exista polémica em torno desta disciplina?Porque esta disciplina em algumas temáticas tende a cair para os extremos, e sinceramente acho que a maior parte das criança não tem maturidade para ter uma opinião fundamentada acerca de assuntos como ideologia de género : 2 géneros ou 52?
Colocado por: AMG1Ora, o meu ponto é mesmo esse, se uma disciplina com estes conteudos ainda incomoda muita gente, talvez só isso já a justifique plenamente.Se agora se criasse uma disciplina chamada "Trabalho, Pátria, Família". Será que os conteúdos aí aborados iriam incomodar bastante alguns pais e não pais? Logo pela sua lógica "talvez só isso já a justifique plenamente."
Colocado por: N Miguel OliveiraSendo adulto, vejo que essa disciplina deveria ter-me sido leccionada por algum sociologo ou assim... que (fora os temas ligados à moral) me mostrasse as diferentes religiões, a sua origem, história, e em que acreditam... assim como me tivessem explicado o ponto de vista dos ateus por exemplo.Está a ver o problema potencial que pode estar associado à disciplina de cidadania, não está?
Em vez disso, como professor tive o padre da freguesia a contar-nos a mesma ladaínha católica que fui ouvindo (do mesmo padre) na catequese.
Colocado por: HAL_9000Podiam ser opcionais, mas com um numero fixo de disciplinas. Por exemplo poderia optar entre cidadania ou educação financeira, etc...