Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 17 outubro 2023

     # 261

    Colocado por: HAL_9000O único problema é ser mais ou menos inútil. Bem podiam dar noções de economia em vêz de ensinar que existem 30 géneros diferentes.

    Eu sei que tem essa ideia na cabeça mas olhe até existe um projeto do BdP e da cmvm que é bem interessante e visa ensinar diversas materias da área financeira aos miúdos. Agora se tb poderia ser dado nessa disciplina ou não sim poderia mas o falar da existência de pessoas que cobsideram ter os 30 generos, como diz, tb é importante numa sociedade.
    • AMVP
    • 17 outubro 2023

     # 262

    Seja como for, muitos dos temas abordados, supostamente, nessa disciplina tb o são noutras, faltam às aulas em que os assuntos são abordados, é isso?
    • AMVP
    • 17 outubro 2023

     # 263

    Quanto ao argumento de serem os pais que devem educadar, concirdo em absoluto e esta é mais uma razão pela qual não entendo o problema com a disciplina. Eu tenho confiança na educação que dei e dou ao meu filho, não estou a dizer se está certa ouberrada mas apenas que é aquela em que acredito, e como tal não é uma disciplina que me mete medo.
  1.  # 264

    Colocado por: AMVPmas o falar da existência de pessoas que cobsideram ter os 30 generos, como diz, tb é importante numa sociedade.
    Não disse que não era, mas acho que se lhe dedica demasiado tempo, o qual poderia ser melhor aproveitado. Até porque, no caso específico dos géneros, não é um tema fácil, e não sendo os professores especialistas na área, corre-se o risco de em vez de elucidar os alunos ainda os confundir mais.
  2.  # 265

    Colocado por: AMVPfaltam às aulas em que os assuntos são abordados, é isso?
    Não me viu defender o faltar á aula. Está no programa, os alunos devem ir. Eu também ia ás aulas de EVT e de educação musical, e apresar de não lá ter aprendido nada de jeito, a verdade é que mal também não fez (ao menos sei tocar o hino da alegria em flauta de bisel). Agora também sou da opinião que a UC de Educação para a Cidadania poderia ser muito melhor aproveitada.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  3.  # 266

    Colocado por: AMVPo falar da existência de pessoas que cobsideram ter os 30 generos, como diz, tb é importante numa sociedade


    é tão importante como falar das 30 religiões ancestrais africanas praticadas por uma pequena minoria em Portugal.

    Não contribui absolutamente em nada e só vai criar fissão na sociedade
    • AMVP
    • 17 outubro 2023

     # 267

    Colocado por: Nostradamus

    é tão importante como falar das 30 religiões ancestrais africanas praticadas por uma pequena minoria em Portugal.

    Não contribui absolutamente em nada e só vai criar fissão na sociedade

    E é, as religiões do mundo tb são dadas na disciplina de história, por exemplo.
    • AMVP
    • 17 outubro 2023

     # 268

    Colocado por: NostradamusNão contribui absolutamente em nada e só vai criar fissão na sociedade

    Isso é que é falta de esperança na sociedade.
    • spvale
    • 17 outubro 2023 editado

     # 269

    Penso que sendo crianças e dependendo de quem leciona, pode achar que o que lá está escrito/dito é normal.
    Cada vez mais se vê miúdos com 10 anos a dizer que são bis, gays trans ou lá o que agora inventam mas com essa idade é difícil ter tanta gente a achar isso mesmo e as certezas que dizem
    • RCF
    • 17 outubro 2023

     # 270

    Colocado por: Reduto25A escola e para ensinar a fazer contas e ler educar faz parte dos pais

    deve ter lido essa frase nalgum livro com mais de 50 anos, certamente...
    Concordam com este comentário: tgferreira, sisu
  4.  # 271

    Os professores muito possivelmente nem os próprios filhos sabem educar quanto mais os dos outros , escola não e para partilhar ideologias e crenças de 30 géneros e disfunções mentais .

    O que vale e que os meus não papam nada dessas coisas nem na escola nem em casa , sai caro ao fim do mês mas compensa
  5.  # 272

    Concordam com este comentário: Nostradamus, silvaf
  6.  # 273

    Hoje em dia estou farto de géneros que vão além de 2 e de interculturalidade. Quando quiser interculturalidade vou viajar, quanto aos géneros só preciso de um. Ponto final.
    Concordam com este comentário: NTORION, Reduto25
  7.  # 274

    Pus aqui um comentário tão construtivo...pah.
    A divina providência não o permitiu.
  8.  # 275

    Também não existe mais só na cabeça dos maluquinhos
  9.  # 276

    O saber não ocupa lugar.

    A intolerância que vem da ignorância não leva a lado nenhum, além de violência (física, verbal, psicológica) e falta de empatia.

    Estas disciplinas têm um bom propósito, quanto mais não seja dar as ferramentas aos jovens cidadãos e espírito crítico para perceber como funciona o mundo além da educação (ou falta dela) dada pelos pais... e decidirem por eles próprios como querem viver a sua vida.

    Pois nem todos têm/tiveram o privilegio de crescer com os valores duma família tradicional e isso não depende/dependeu deles.

    É um motivo de orgulho para mim (que entre tanta asneira que os governos fizeram), haja coisas muito positivas como incluir estas matérias no ensino obrigatório (gratuito) português...
    Empatia, solidariedade, fraternidade, liberdade, tolerância e democracia parecem ser os motes destas disciplinas e mesmo assim há quem esteja contra. Haja saúde.

    Até fico "estúpidodefacto" dos olhos ao ler alguns posts... :)
    Concordam com este comentário: marco1, palmstroke, sisu, silvaf
  10.  # 277

    Colocado por: N Miguel OliveiraEmpatia, solidariedade, fraternidade, liberdade, tolerância e democracia parecem ser os motes destas disciplinas e mesmo assim há quem esteja contra.


    Pais que não consigam transmitir ou ensinar estes valores em meio familiar nem deviam ter filhos.

    No final de contas, qual é afinal o papel dos pais na educação dos filhos? Servem apenas para lavar a roupa e cozinhar?

    Colocado por: HAL_9000Eu também ia ás aulas de EVT e de educação musical


    Vou pegar aqui num comentário do Hal.

    Eu foi bastante martirizado nas aulas de educação musical, porque nunca soube tocar flauta quando toda a turma sabia. Muitos dos meus colegas tinham aulas de guitarra e musica nos tempos livres enquanto eu andava a apanhar azeitona. Até parece um prefácio de um drama adolescente americano mas não é.

    Quando eu digo:

    Colocado por: NostradamusNão contribui absolutamente em nada e só vai criar fissão na sociedade


    Falo por experiência própria que há temas de ensino que em vez de unir os alunos, apenas serve para criar uma certa segregação e desconforto.

    Eu acho bem existir aulas de cidadania para coisas como reciclagem e ambiente, já que é um tema comum que toca a todos, ainda que acredite que seja a função dos pais. Direitos dos homosexuais? Mulheres? Claro que sim! Triste é ser necessário fazermos aulas para ensinar isso. Mais uma vez, devia ser o dever dos pais educar isto.

    Agora... Na aula de ciências naturais às 9h da manhã, os miúdos aprendem que o género sexual (masculino feminino) é definido pelo que está nos nossos genes, pelos nossos cromossomas X e Y; e depois na aula da tarde da cidadania dizem que não é bem assim e que o género pode ser aquilo que tu quiseres... Haja bom senso. A escola não é um manicómio.



    Colocado por: N Miguel OliveiraAté fico "estúpidodefacto" dos olhos ao ler alguns posts... :)


    Parece-me que o Miguel não frequentou as aulas de cidadania. Então onde ficou essa tolerância por alguém com uma visão mais "tradicional" (ou racional?) que a sua?
  11.  # 278

    Estou como o HAL e o Nostradamus, que tortura, eu nem as notas musicais conseguia distinguir, mas tinha de lá estar, pelo menos n estava a fazer asneiras noutro lado...

    Agora a minha teoria sobre a homossexualidade, somos muitos, demasiados, quase 8 biliões ou mais... a vida encontra uma forma, encontra sempre uma forma, desconfio que começou por alterar os genes de modo a que o pessoal se sinta atraído pelo mesmo género e se reproduzam menos... é um facto que podem fazer operações, doações, inseminações... mas mesmo nestes casos ficarão com 1 ou 2 filhos... e não com 3, 5 ou 10...
    • AMVP
    • 18 outubro 2023

     # 279

    Colocado por: NostradamusAgora... Na aula de ciências naturais às 9h da manhã, os miúdos aprendem que o género sexual (masculino feminino) é definido pelo que está nos nossos genes, pelos nossos cromossomas X e Y; e depois na aula da tarde da cidadania dizem que não é bem assim e que o género pode ser aquilo que tu quiseres... Haja bom senso. A escola não é um manicómio.
    e sem qualquer problema, ouvem, pensam e concluem, simples. Nas aulas ouve-se tanto disparate aos nossos ouvidos que se fossem tirar todos os que parecem disparates aos ouvidos de cada um ficavam sem matéria para lecionar.
    Para mim essa disciplina não tem qualquer problema, já a utilização das casas de banho numa fase em que se aprender a lidar com o corpo, o nosso e o dos outros, me parece um verdadeiro disparate, mas lá está é a mim pelos vistos a outros parece bem.
    • AMG1
    • 18 outubro 2023

     # 280

    Eu não sei o que os professores ensinam, de facto, nesta disciplina, mas sei que é o "picante", o "escabroso", ou o "errado", que vende jornais, abre telejornais e alimenta discussoes absurdas sobre disparates sem sentido.
    Para evitar entrar nesta discussão, sem um minimo de informação fui ver os conteúdos e objectivos desta disciplina.
    Para quem tiver paciência para os ler, vai o link abaixo. A esses (que tiverem paciencia de ler) agradecia-lhes que depois viessem aqui dizer-nos quais são os conteúdos a que não queriam ver os seus filhos sujeitos. Pode ser que assim percebamos o que motiva tanta bravata verbal sobre algo que me parece absolutamente simples e inócuo e que só é necessario ser uma disciplina escolar, porque infelizmente muitos pais se demitem de o fazer em casa, seja por incúria, desconhecimento, ou por qualquer outra razão que me escapa por completo.

    https://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania-linhas-orientadoras-0
 
0.0563 seg. NEW