Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    A minha situação não reflete a situação do português comum já lhe disse . Muitos vem se obrigados a sair porque o país não tem o mínimo de condições para que eles possam ter uma vida decente.

    E você continua a não entender que neste país aumentou tudo menos os salários

    O país está a ser desenvolvido para prestar servidão a quem vem de países de fora com salários superiores ou reformas.

    Enquanto o que cá está recebe troços com condições de trabalho precárias falo de salários de horários e condições de trabalho .

    Por alguma razão os portugueses rejeitam esse tipo de trabalhos por alguma razão só pessoas que vêm de países de terceiro mundo e que os aceitam custa assim tanto perceber uma coisa simples.


    E você diz que eles trazem muito ao país trazem o que exactamente diga me você onde vê melhorias no serviço público diga me pff
  2.  # 102

    Colocado por: palmstrokeonde os estrangeiros comem 20% da oferta


    Onde é que está isso escrito, deve haver algum dado estatístico.
    Como pode "20%" (???) dos compradores justificar esse desespero todo?
    E os que imigram por razões laborais, têm essa mesma capacidade de pagar o que pedem?

    Colocado por: palmstrokequem já tem património habitacional

    Mas como, e esses não são portugueses também?

    Colocado por: palmstrokeé no mínimo surpreendente.

    Surpreendente é achar que atrair estrangeiros (com ou sem capital) é algo mau.
  3.  # 103

    Colocado por: Reduto25E você continua a não entender que neste país aumentou tudo menos os salários


    Já lhe comentei, tome a iniciativa, crie emprego, pague bem aos seus funcionários.
    O que ainda não consegui perceber é esta celeuma para com quem vem de fora.
  4.  # 104

    Eu não preciso de pagar bem a alguém para dizer que outra pessoa e mal paga , nem percebo a sua lógica onde quer chegar ?

    Está a querer dizer que não pagam mais porque não conseguem e isso?
  5.  # 105

    Colocado por: Reduto25Está a querer dizer que não pagam mais porque não conseguem e isso?


    O que quero dizer é que acho muito positivo o facto de um país conseguir atrair estrangeiros, sejam eles ricos ou pobres, e que apesar de todas as comichões que possam causam a alguns, a população imigrante ajuda muito mais do que prejudica. A comprová-lo então todos os países com melhor qualidade de vida acima do nosso, em que a população estrangeira é manifestamente superior à que temos em PT.

    Como para sí Portugal já é o nº 1 do ranking, não tenho nada mais a acrescentar. Só falta dizer que os patrões ou senhorios são todos estrangeiros.
  6.  # 106

    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ que eu ainda não percebi como é que havendo mais clientela isso prejudica determinado sector, como é que entrando mais dinheiro numa economia o país fica mais pobre... Como é que havendo mais gente a produzir, a gerar impostos, torna um país mais pobre...
    Perpetua modelos económicos de estagnação. Se a coisa se puder manter pelo poucochinho, não há motivação para evoluir. Estatísticas que relacionem a perda de poder de compra com a entrada de imigrantes, não tenho de facto. O que eu digo é que a imigração que temos ajuda a que nos mantenhamos estagnados economicamente, perpetuem-se salários miseráveis próprios de um país com a economia assente em serviços.

    Acredito que os gajos que vendem finos a 4 euros a imigrantes faturem muito dinheiro. Se isso é a força motriz da economia? nada. Até porque a cada 100 finos vendidos, deve faturar 2.

    Colocado por: N Miguel OliveiraO sistema político é reflexo da sua população. Por alguma razão, em Janeiro voltaram a confiar neles, e com maioria absoluta, pasme-se.
    Aqui dou-lhe razão, temos o que merecemos. O que não invalida que eu tenha de ter a mesma opinião que o resto do rebanho, até porque seria incapaz de votar no senhor que nos desgoverna.
  7.  # 107

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe já vivem no "melhor país do mundo"?
    Portugal é o melhor país do mundo se tiveres o salário de um alemão.



    Colocado por: N Miguel OliveiraUm português estuda, é um encargo brutal para o Estado, forma-se, emigra. OK, tudo bem. Esta a fazer-se à vida.
    Mas é que eu digo precisamente o contrário. cada jovem desses que se perde é uma perda enorme para o estado e serão precisos vários imigrantes para o compensar (antes que se consiga pagar o investimento em educação e depois o valor produzido pela mão de obra especializada que se perdeu).
  8.  # 108

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    O que quero dizer é que acho muito positivo o facto de um país conseguir atrair estrangeiros, sejam eles ricos ou pobres, e que apesar de todas as comichões que possam causam a alguns, a população imigrante ajuda muito mais do que prejudica. A comprová-lo então todos os países com melhor qualidade de vida acima do nosso, em que a população estrangeira é manifestamente superior à que temos em PT.

    Como para sí Portugal já é o nº 1 do ranking, não tenho nada mais a acrescentar. Só falta dizer que os patrões ou senhorios são todos estrangeiros.


    Eu discordo totalmente a imigração pobre perpétua os salários baixos a imigração rica em massa em que trabalham noutros países sem ser Portugal traz inflação e subida do custo de vida para os portugueses , e o consumo deles em território nacional não cobre nem metade da inflação que trazem
  9.  # 109

    Colocado por: N Miguel OliveiraO que quero dizer é que acho muito positivo o facto de um país conseguir atrair estrangeiros, sejam eles ricos ou pobres
    Passe por alguns bairros sociais, e vai ver que a muitos dos imigrantes que conseguimos atrair apenas temos pobreza e exclusão para lhes oferecer. Como consequência eles também pouco conseguem oferecer ao país.

    Feito o balanço total de todos os imigrantes, ele até pode ser positivo. mas para mim são claras duas coisas:
    - Jovens portugueses continuam a emigrar de forma bastante significativa porque as condições laborais que por aqui oferecem não são atrativas.
    - Em contrapartida, atraímos sobretudo imigrantes não especializados para a nossa força laboral. Geralmente vêm fazer trabalhos mal pagos, com condições miseráveis, perpetuando assim uma economia de baixos salários, e consequentemente de fraca produtividade. O país ganharia muito mais (em termos económicos) em reter o engenheiro que deixou sair, do que conseguir atrair 2 brasileiros para trabalhar num café/obras/televendas/etc.
    -Atraímos imigrantes endinheirados que aumentam o preço da nossa habitação (e sim 20% é muito quando a oferta é baixissima) e consomem essencialmente serviços (a facturação de serviços efetivamente prestados, tem muito que se lhe diga). Uma economia assente em serviços a longo prazo não interessa ao país.

    Eu acho perfeitamente legitimo qualquer imigrante que venha para o nosso país trabalhar ou de férias, e da minha parte vão sempre ver boa vontade e respeito. Se acho que é esta emigração que a economia do país precisa? Não, não acho.
  10.  # 110

    Colocado por: HAL_9000Portugal é o melhor país do mundo se tiveres o salário de um alemão.


    Comecemos por ver porque é que um alemão ganha o que ganha... e gasta o que gasta num supermercado.
    E pelo meio, veja também o que contruí para essa economia a força de trabalho dos turcos, dos portugueses, dos polacos, etc...

    Faça o mesmo como o americano, onde devem ser 99% de imigrantes ou filhos/netos/bisnetos de imigrantes. Veja o que são como economia.
    Faça o mesmo com o UK, a França, a Suíça, o Luxemburgo... e pense na economia que teriam se fossem todos nacionais.
    Pelo meio, veja que construções levantam, quanto medem, quantos carros têm por agregado, etc.
  11.  # 111

    Colocado por: HAL_9000Mas é que eu digo precisamente o contrário. cada jovem desses que se perde é uma perda enorme para o estado e serão precisos vários imigrantes para o compensar (antes que se consiga pagar o investimento em educação e depois o valor produzido pela mão de obra especializada que se perdeu).

    Então os jovens portugueses licenciados emigram porque não podem competir com os imigrantes que vêm trabalhar nos cafés ou nas estufas de Odemira?
  12.  # 112

    Sim a polivalência escravatura nesses sectores não e possível competir com eles
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  13.  # 113

    Colocado por: CarvaiEntão os jovens portugueses licenciados emigram porque não podem competir com os imigrantes que vêm trabalhar nos cafés ou nas estufas de Odemira?
    Não. Emigram porque o país prefere centrar a sua economia nos "imigrantes que vêm trabalhar nos cafés ou nas estufas de Odemira" do que na mão de obra que forma. E também ninguém consegue competir com aqueles salários, é uma competição ao contrário: a ver quem aceita ganhar menos.

    Mas se acha que a solução é virem cada vez mais "imigrantes que vêm trabalhar nos cafés ou nas estufas de Odemira", perfeito vamos por aí fora até todos termos as mesmas condições e trabalho e o mesmo salário que os "imigrantes que vêm trabalhar nos cafés ou nas estufas de Odemira". Não sei é se depois a SS ainda tem capital para manter as reformas ao pessoal, para pagar o médico, para por os putos a estudar, para dar o passe do autocarro a novos e velhos. Mas enquanto conseguir esse poucochino vamos todos repetir "imigrantes que vêm trabalhar nos cafés ou nas estufas de Odemira" são o el dourado da economia portuguesa.



    Colocado por: N Miguel OliveiraComecemos por ver porque é que um alemão ganha o que ganha... e gasta o que gasta num supermercado.
    Talvez porque antes de atrair imigrantes conseguiu desenvolver uma economia capaz de fixar os nacionais e potenciar economicamente a mão de obra que forma...diria eu com o nervos.
  14.  # 114

    Colocado por: HAL_9000Talvez porque antes de atrair imigrantes conseguiu desenvolver uma economia capaz de fixar os nacionais e potenciar economicamente a mão de obra que forma...diria eu com o nervos.


    Mas consegue dar um exemplo desse "talvez"?
    Há alguma economia ocidental forte que se tenha feito sem imigração?
  15.  # 115

    Colocado por: N Miguel OliveiraHá alguma economia ocidental forte que se tenha feito sem imigração?
    Sei que não há nenhuma que tenha aguentado os nossos níveis de emigração.

    Que exemplos quer? Alemanha, França, Itália, UK, tem muitos imigrantes, mas poucos emigrantes, quer melhor exemplo?
  16.  # 116

    Colocado por: HAL_9000Sei que não há nenhuma que tenha aguentado os nossos níveis de emigração.

    Que exemplos quer? Alemanha, França, Itália, UK, tem muitos imigrantes, mas poucos emigrantes, quer melhor exemplo?



    O que é que os emigrantes têm que ver com os imigrantes? É que essa ladaínha que uns saem porque outros entram, não encontra exemplo nos livros de história.

    O marco alemão valia menos que o metal que tinha a moeda. Houve êxodo de alemães que foram para o sul do Brasil, nos USA, fugidos das guerras. Há "Little Itália" por todo o lado na América, nos USA, Canadá, Argentina, também fugidos das guerras. Há espanhóis por toda a América latina. Há portugueses em todo o lado também, idem para os chineses, filipinos, gente do norte de África, etc.

    Todos deixaram o país mais pobre como é lógico. Agora o que é que isto tem que ver com os imigrantes?

    Eu ainda quero ver quem vai pagar a sua reforma.

    Já pensou que se há excesso de doutores e falta de agricultores, de pouco lhe adianta trazer de volta o doutor, se o que faz falta é quem vá plantar batatas.
  17.  # 117

    E porque e que há doutores e não há quem plante batatas?
  18.  # 118

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá pensou que se há excesso de doutores e falta de agricultores
    Isso é o que o Costa e o Medina pensam também. O que há falta é de uma economia que absorva os doutores, ou quanto muito de um sistema de educação que forme os doutores que o país precisa.

    Nenhuma economia baseada em serviços e sustentada em mão de obra imigrante mal paga vai trazer melhores condições de vida a quem cá vive e trabalha (nacionais ou imigrantes).



    Colocado por: N Miguel Oliveiratambém fugidos das guerras.
    Exacto. Portugal não tem uma guerra em território nacional há mais de 200 anos. Também estamos a fugir da guerra? Ou é da pobreza?



    Colocado por: N Miguel OliveiraO que é que os emigrantes têm que ver com os imigrantes? É que essa ladaínha que uns saem porque outros entram,
    Eu explico. Um DO pede ao N Miguel Oliveira, que até é um arquiteto que sim senhora, um orçamento para um projeto. Você diz que são 10000 euros.
    O DO acha caro e não lhe entrega o trabalho porque já tinha um orçamento do Zé Fernando de 2000 euros, arquiteto trabalhador mas acabado de chegar ao país e por isso ainda totalmente alheado das principais características arquitetónicas das nossas casas. Acho que 2000 euros era um preço justo.
    O N Miguel Oliveira pode fazer uma de duas coisas: baixa o orçamento para 1900 ou abala para outro local onde lhe paguem mais.

    Entretanto como começa a haver mais Zé Fernandos que N Miguel Oliveira, o preço médio do trabalho de arquiteto vai caindo por aí abaixo..

    Se o N Miguel Oliveira me dissesse que os emigrantes vinham ocupar posições porque já não havia mão de obra disponível e 100% da nossa força de trabalho estava empregada, concordava totalmente consigo. Mas como temos os nossos jovens a emigrar porque aqui ganham mal e parcamente, e ao mesmo tempo estamos a chamar imigrantes da índia e do Paquistão pra os colocar em contentores em Odemira a ganhar 2 eur/hora...isto não é politica económica de um país que esta numa europa que se diz centrada numa economia do bem estar.

    Colocado por: N Miguel OliveiraEu ainda quero ver quem vai pagar a sua reforma.
    De acordo com as várias previsões só têm de me pagar metade da reforma...
    Voce diz as coisas como se eu fosse contra a vinda de imigrantes. Reforço pela enésima vez não sou. Portugal devido à sua demografia precisa deles. Agora centrar o seu modelo económico em imigração de baixo valor ao mesmo tempo que deixa fugir os seus doutores...Não. Por favor.
    O Sr. Medina, o Sr. Costa e Silva que tenham o mínimo de visão pelo menos
  19.  # 119

    .
  20.  # 120

    Colocado por: HAL_9000Mas como temos os nossos jovens a emigrar porque aqui ganham mal e parcamente, e ao mesmo tempo estamos a chamar imigrantes da índia e do Paquistão pra os colocar em contentores em Odemira a ganhar 2 eur/hora...isto não é politica económica de um país que esta numa europa que se diz centrada numa economia do bem estar.


    Então são os políticos que chamam para cá a malta para lhe pagarem 2€/h?
    Então e o "Portugal e as suas gentes?"
    Quando vai ao supermercado preocupa-se por saber a origem de tudo o que compra? Quem lhe tece as roupas, etc.?
    Compra mais caro por consciência das coisas? Ou compra o mais acessível sem perceber o preço que paga?
    É que parece-me sempre que estamos a queixar mas somos nós que contribuímos para quase tudo isso que tanto critica, seja a votar, seja a consumir, seja a construir, ou a arrendar, etc... Não são meia dúzia de imigrantes.

    Colocado por: HAL_9000Acho que 2000 euros era um preço justo.

    Ora cá está um exemplo, é você, ao comprar, ao consumir, ao votar que define o país que quer.
    Acha "justo" com base em quê? Se antes custava 10, porque acha que 2 é justo?

    Colocado por: HAL_9000O N Miguel Oliveira pode fazer uma de duas coisas: baixa o orçamento para 1900 ou abala para outro local onde lhe paguem mais.

    E porque haveria de fazê-lo sabendo que não estamos a comparar duas coisas iguais. Segundo você o Zé Fernando não sabe o que faz e entrega um mau produto, porque haveria eu de baixar o que quer que fosse. Havendo redução de trabalho, reduzem-se as equipas, o preço q.b., adapta-se a outro tipo de serviço, outras zonas, etc etc... Trabalho existe sempre para quem quer trabalhar. E pelo caminho o Zé Fernando também vai vendo que pode ganhar 10 em vez de 2.

    Colocado por: HAL_9000e 100% da nossa força de trabalho estava empregada,

    Se cada sociedade pensasse assim, não havia imigração. Eu pelo menos não conheço um país ou região com 100% de emprego.
    Parece a velhinha: "primeiro damos lugar a todos os nacionais, só depois os outros."

    Colocado por: HAL_9000Isso é o que o Costa e o Medina pensam também. O que há falta é de uma economia que absorva os doutores, ou quanto muito de um sistema de educação que forme os doutores que o país precisa.


    Claramente dever-se-ia apostar mais no ensino profissional.
    De pouco lhe adiantam os doutores, se o que você precisa é de construir mais (para fazer baixar o preço das casas), precisa é dos trolhas, dos carpinteiros, operadores de máquinas, etc etc... De pouco lhe adiantam os doutores, se importa muito do que consome, precisa é quem faça, quem cultive. Se nunca se interessou em formá-los, não admira que haja poucos, e os poucos que há, estejam onde se ganhe bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frpin
 
0.0426 seg. NEW