Colocado por: HAL_9000Quanto ao "os mercados regulam-se" foi o que estiveram a fazer nos últimos anos, e o resultado está à vista. Claramente não se estão a regular em favor do consumidor. Pelo menos não do consumidor português.
Colocado por: AMVPbens alimentares do Estado, para combater o problema que me parece idêntico ao da habitação.
Colocado por: NostradamusSe assim não fosse vivíamos a trabalhar num estilo de vida de agricultura de subsistência dos anos 40-70 já que era impossível pagar o real valor dos alimentos apenas com o nossos fantásticos salários.
Colocado por: ferreiraj125
Esta subida desenfreada é mesmo o preludio de um rebentar da bolha.
Colocado por: HAL_9000Quanto ao "os mercados regulam-se" foi o que estiveram a fazer nos últimos anos, e o resultado está à vista. Claramente não se estão a regular em favor do consumidor. Pelo menos não do consumidor português.
Colocado por: Varejote
Está quase.
Colocado por: ferreiraj125Convenhamos que é a intervenção excessiva do estado que arruinou completamente o mercado de arrendamento,O estado interviu mais nos arrendamentos nos últimos 7 anos do que nos 15 anteriores? Eu ia jurar que desde a Lei Cristas que passou a inetrvir cada vez menos, e o problema da habitação não só não foi resolvido, como se agravou muito significativamente.
Colocado por: HAL_9000O estado interviu mais nos arrendamentos nos últimos 7 anos do que nos 15 anteriores? Eu ia jurar que desde a Lei Cristas que passou a inetrvir cada vez menos, e o problema da habitação não só não foi resolvido, como se agravou muito significativamente.
Eu acho que a única forma legítima de o estado intervir na habitação é aumentando a oferta. Mas o aumento no preço da habitação que se observou desde 2015, não teve a ver com mais intervenção do estado junto dos senhorios.
Colocado por: zemvpferreiraa malta quer passar ainda mais coisas para a tutela do estado.A malta não quer. A malta não tem alternativa.
Colocado por: ferreiraj125Como sempre HAL, pensas de forma demasiado simplista.Pelo menos penso, não me limito a debitar slogans lidos num qualquer compêndio de economia que preconiza receitas que tanto se aplicam a Angola como aos EUA.
Colocado por: HAL_9000A malta não quer. A malta não tem alternativa.
Colocado por: zemvpferreiraAligeire-se o ónus da construção e da reabilitação e deixe-se a malta trabalhar. Faça-se a infraestrutura mínima para tornar zonas desocupadas da AML mais atraentes.Mas isso eu também defendo. E também requer intervenção do estado.
Colocado por: HAL_9000
Agora nada disso invalida o que eu disse..o problema está tão grave, que sem o estado começar a intervir pelo lado da oferta, não se vai resolver.
Colocado por: HAL_9000Depois os dados dos outros países membros, indicam isso mesmo. tem de haver mais estado na habitação. Em portugal, no total de alojamentos o parque público representa2%.
Países baixos:O total de habitação social no país corresponde a 29,1%.
Áustria:regista 24% de habitação social, sendo que em viena representam 60%.
Bélgica:24%
França:18%, sendo que em Paris a habitação pública representa actualmente 25% da oferta, e tem estabelecida uma meta de 40% de habitação pública, incluindo 30% de habitação social e 10% de habitação intermédia, até 2035.
Reino Unido:20%
Dinamarca:20%
Suécia:18%
Alemanha:17%
Colocado por: RCFnecessitamos de saber o que está incluído nessas percentagens.Tratam-se de percentagens de "parque habitacional público". Creio que não é difícil de perceber o conceito. Até pode adicionar em Portugal as casas da GNR, psp, militares, com que não vai aumentar os 2% para os 17% sequer.
Colocado por: HAL_9000E na sua opinião isso não tem nada a ver com aquela promoção de Portugal e com a vinda de estrangeiros endinheirados?
A inflação a partir de determinado ponto é psicológica, isso funciona também para o imobiliariao ou não?
Óbvio que no são só os 7000 americanos, a que se somam os suecos,os franceses, os vistos gold, etc. Ė todo o ambiente que se cria e que contagia todo o mercado habitacional.
Os preços da habitação em Portugal aumentaram ao dobro da velocidade da média europeia, isso quer dizer o que? Que os portugueses têm o dobro do poder de compra? Que tiveram acesso a dinheiro a metade do preço?
Não me parece.
Colocado por: HAL_9000Óbvio que o país ganha com o "investimento" estrangeiro. O problema surge quando até a tasca que tira uma bica mal tirada, pensa que já tira os "late machiatos" da moda (e o anuncia assim mesmo à moda da tasca) e aumenta os preços porque sim, porque existe essa possibilidade.
Atrair investimento estrangeiro sacrificando completamente a qualidade de vida dos nacionais, parece-me um erro crasso. Em termos de habitação, neste momento, nem para comprar nem para arrendar.
Acha que temos grande futuro quando os jovens se vêem obrigados a ficar em casa dos papas até depois dos 30?
Óbvio que a solução teria de ser pelo lado da oferta, mas o governo que temos, no que a habitação diz respeito não tem a mínima capacidade ou sequer estratégia para a aumentar. Nao sei se a solução passa por promover menos Portugal no estrangeiro, sei que continuar a insistir no mesmo que se de nos últimos 5 anos, pode ser um erro para os que já cá estão.
Colocado por: HAL_9000A malta não quer. A malta não tem alternativa.
Colocado por: HAL_9000Depois os dados dos outros países membros, indicam isso mesmo. tem de haver mais estado na habitação. Em portugal, no total de alojamentos o parque público representa2%.
Países baixos:O total de habitação social no país corresponde a 29,1%.
Áustria:regista 24% de habitação social, sendo que em viena representam 60%.
Bélgica:24%
França:18%, sendo que em Paris a habitação pública representa actualmente 25% da oferta, e tem estabelecida uma meta de 40% de habitação pública, incluindo 30% de habitação social e 10% de habitação intermédia, até 2035.
Reino Unido:20%
Dinamarca:20%
Suécia:18%
Alemanha:17%