Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: zedasilvaNeste momento quase todos os contratos que me chegam trazem clausulas deste tipo:
    " O regime da empreitada será por Preço Global eventualmente revisível, caso haja comprovadamente alterações substanciais (≥ 20%) nos preços de materiais. "
    Creio que isto pode ser uma segurança para todos
    Ou seja o empreiteiro faz o orçamento, aplica + 20% sobre os materias à data atual e depois vê-se.
  2. Colocado por: DR1982Ou seja o empreiteiro faz o orçamento, aplica + 20% sobre os materias à data atual e depois vê-se.

Não, o empreiteiro faz orçamento para os preços atuais.
    Se subirem 20 ou mais % o DO paga.
    Se descerem, fica assim.
  3. E como é que o DO sabe se os preços desceram? Se for como muito material que ao PVP aplica-se um desconto, se o desconto aumentar e o PVP se mantiver, o DO não tem margem para reclamar.

Ok, já percebi que não se aplica nas decidas.
  4. Colocado por: zedasilva
    Se descerem, fica assim.
    Sim sim, o empreiteiro faz o orçamento para os preços atuais e até 20% retira da margem de lucro dele? Tenha as minhas dúvidas que assim seja.
    Ao incluir essa cláusula o empreiteiro calcula para o pior cenário…
  5. Colocado por: zedasilvaNeste momento quase todos os contratos que me chegam trazem clausulas deste tipo:
    " O regime da empreitada será por Preço Global eventualmente revisível, caso haja comprovadamente alterações substanciais (≥ 20%) nos preços de materiais. "

E para alteracoes para baixa do preco do material? Essa clausula existe tambem?
  6. Colocado por: zedasilva
    Se descerem, fica assim.

É preciso lata ahhahaha
    Se descerem o orcamento terá que ser rebisto igualmente.

Ou só protege um lado?
    Devem ter sorte a assinar contratos assim
  7. Colocado por: PedroeLara

É preciso lata ahhahaha
    Se descerem o orcamento terá que ser rebisto igualmente.

Ou só protege um lado?
    Devem ter sorte a assinar contratos assim

Neste momento devem ser já mais de uma dúzia de contratos que me passaram pelas mãos que foram assinados com esta cláusula.
    É verdade que que para ser justa deveria ter ali uma alínea para acautelar a hipotética baixa de preços.
    Se querem a minha opinião, infelizmente só serviria para ocupar mais espaço na folha...
    • Sasapo
    • 2 setembro 2022 editado
    Colocado por: zedasilva
    Neste momento devem ser já mais de uma dúzia de contratos que me passaram pelas mãos que foram assinados com esta cláusula.
    É verdade que que para ser justa deveria ter ali uma alínea para acautelar a hipotética baixa de preços.
    Se querem a minha opinião, infelizmente só serviria para ocupar mais espaço na folha...

Pelo menos esta claro antes de assinar que será assim, menos mal, aceita quem quer.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8. Colocado por: PedroeLaraE para alteracoes para baixa do preco do material? Essa clausula existe tambem?

Ainda não percebeu que num contrato estão as cláusulas que o dono de obra e o empreiteiro negociarem? Acha que o empreiteiro redige um contrato e dá ao dono de obra para assinar? Se por acaso isso acontecer o dono de obra não se pode queixar, porque a culpa é dele.
  9. Colocado por: zedasilvaNeste momento quase todos os contratos que me chegam trazem clausulas deste tipo:

Essa cláusula não dá segurança nenhuma ao dono de obra nem aos empreiteiros, dá para acabar em tribunal.
    Existem fórmulas para revisão de preços para as obras públicas, é só utilizá-las.
    O empreiteiro não sabe usar, então tem que ficar no contrato o preço dos principais materiais de construção a utilizar na obra, na data do contrato, e depois tem que apresentar as faturas para verificarem os preços e quantidades compradas para a obra.
  10. Colocado por: PickaxeEssa cláusula não dá segurança nenhuma ao dono de obra nem aos empreiteiros, dá para acabar em tribunal.
    Existem fórmulas para revisão de preços para as obras públicas, é só utilizá-las.
    O empreiteiro não sabe usar, então tem que ficar no contrato o preço dos principais materiais de construção a utilizar na obra, na data do contrato, e depois tem que apresentar as faturas para verificarem os preços e quantidades compradas para a obra.

Isto.

Sem os materiais e os preços de referência, essa alínea não serve de nada.
    Os preços sobem 20%.... preços de quê? Preços de quem e para quem?

Isso assim isoladamente só serve para enganar o DO que fica a saber de antemão que está sujeito a levar com um aumento de mais se 20%, sem grande fundamento, invalidando o "valor fechado".
  11. Colocado por: DR1982Eu só estou contra os empreiteiros que não cumprem com o acordado.

Claro.
    Até podem propor 10k€/m2. Se o DO concorda, está tudo OK. Nada a dizer. O empreiteiro tem é de cumprir.

O que estava a ser insinuado era que os empreiteiros nada têm a ver com o aumento dos preços. Quando é óbvio que têm, pois a maior parte deles estão a defender-se com margens confortáveis e alguns tb com revisão de preços (mal ou bem).

Mas isto não é uma coisa inerentemente má. São as condições do mercado.
    • DR1982
    • 2 setembro 2022 editado
    Colocado por: pguilherme
    Isto.

Sem os materiais e os preços de referência, essa alínea não serve de nada.
    Os preços sobem 20%.... preços de quê? Preços de quem e para quem?

Isso assim isoladamente só serve para enganar o DO que fica a saber de antemão que está sujeito a levar com um aumento de mais se 20%, sem grande fundamento, invalidando o "valor fechado".
    Preços de tabela, creio que seja o mais justo!
    Mas claro que tambem ha a questão da variação da percentagem de dedconto, mas quanto a isso nao creio que haja muito a fazer
  12. Colocado por: pguilherme
    Claro.
    Até podem propor 10k€/m2. Se o DO concorda, está tudo OK. Nada a dizer. O empreiteiro tem é de cumprir.

O que estava a ser insinuado era que os empreiteiros nada têm a ver com o aumento dos preços. Quando é óbvio que têm, pois a maior parte deles estão a defender-se com margens confortáveis e alguns tb com revisão de preços (mal ou bem).

Mas isto não é uma coisa inerentemente má. São as condições do mercado.
    Completamente de acordo, contudo a maré esta a favor dis empreiteiros, nao seria de esperar que eles corressem riscos sem necessidade.
    O que a mim nao me passa na garganta é os que começam com a treta de que esta tudo muito caro, que o ferro triplicou e coisas assim.
    Prefiro que nao digam nada, que não justifiquem a tentar me passar por parvo
  13. Colocado por: PickaxeO empreiteiro não sabe usar, então tem que ficar no contrato o preço dos principais materiais de construção a utilizar na obra, na data do contrato, e depois tem que apresentar as faturas para verificarem os preços e quantidades compradas para a obra.

Para isso tinha de haver projecto de execução e mapa de quantidades, e ambos bem feitos. Quantos projectos que andam por aqui têm isso? Este tema está farto de ser discutido, e toda a gente sabe da importância disso. Porque é que não se faz?? O DO não gosta de pagar ao "gajo que faz bonecos" projectos de 5 algarismos para moradias.
  14. Colocado por: DR1982nao seria de esperar que eles corressem riscos sem necessidade.

Claro. Ninguém quer correr grandes riscos, nem há necessidade disso.

Colocado por: DR1982O que a mim nao me passa na garganta é os que começam com a treta de que esta tudo muito caro, que o ferro triplicou e coisas assim.
    Prefiro que nao digam nada, que não justifiquem a tentar me passar por parvo

Nem mais.
    Tb detesto essa conversa de vigarista, que o ferro sobre um pouco, então é razão para aumentar em muito o valor global da obra, que não só inclui todos os outros materiais mas tb a mão de obra, que acaba por aumente de preço a reboque.

Mas é como em qualquer outra área, há profissionais bons e outros menos bons. É preciso selecionar bem e não só pelo preço mais baixo.
  15. Colocado por: paulovalentePara isso tinha de haver projecto de execução e mapa de quantidades, e ambos bem feitos.

Isso não faz falta nenhuma, fecham hoje negócio, e acertam um preço para o ferro (Qualquer dono de obra com um telefonema sabe o preço de custo do ferro), depois conforme o empreiteiro vai comprando o ferro, vai mostrando as faturas e recebe a diferença, ou desconta a diferença, conforme suba ou desça.
    Se existisse um mapa de quantidades com 35ton de ferro, isso pouco interesse tinha, porque não se compra todo de uma vez, e cada compra teria o seu preço.
    Nos restantes materiais é fazer a mesma coisa. Só nos que tem mais peso para no custo final da obra.
  16. Mudando de tema para quem vai construir com recurso a crédito, a euribor 12m hoje quase q 1.9% e o citybank veio hoje dizer se espera a reunião de quinta um aumento de 0.75% e na reunião de 27 de outubro outros 0.75% elevando a taxa para 1.5% no espaço de 3 meses. Tal como nos USA vai subir custe o q custar. Boa sorte a quem vai construir nos próximos anos com recurso a crédito.
  17. Colocado por: PickaxeIsso não faz falta nenhuma, fecham hoje negócio, e acertam um preço para o ferro

Isso não vale de muito. Querendo, dá sempre para aldrabar os números. Se o DO não sabe a quantidade de ferro que precisa, vai ser o construtor que lhe vai dar o número correto?

A mim deu-me jeito saber exatamente quanto precisava para acabar a obra. Apesar de ter 20% da estrutura feita, tenho já na obra a totalidade do ferro que preciso para a acabar, e como já aqui tinha dito comprado a 1150 com desconto. Tive de pagar ao eng para me calcular o peso do ferro.

Daqui a pouco estamos como nas reabilitações, o pedreiro vai com os clientes ao Leroy, eles escolhem e pagam. O pedreiro só cobra a mão de obra.
  18. Colocado por: paulovalente
    Isso não vale de muito. Querendo, dá sempre para aldrabar os números. Se o DO não sabe a quantidade de ferro que precisa, vai ser o construtor que lhe vai dar o número correto?

A mim deu-me jeito saber exatamente quanto precisava para acabar a obra. Apesar de ter 20% da estrutura feita, tenho já na obra a totalidade do ferro que preciso para a acabar, e como já aqui tinha dito comprado a 1150 com desconto. Tive de pagar ao eng para me calcular o peso do ferro.

Daqui a pouco estamos como nas reabilitações, o pedreiro vai com os clientes ao Leroy, eles escolhem e pagam. O pedreiro só cobra a mão de obra.

Isso é como ir ao supermercado com o cozinheiro escolher os ingredientes, pagar, ir ao restaurante e só pagar a mão de obra da Cozinha.

0.7812 seg. NEW