Colocado por: zedasilvaNeste momento quase todos os contratos que me chegam trazem clausulas deste tipo:Ou seja o empreiteiro faz o orçamento, aplica + 20% sobre os materias à data atual e depois vê-se.
" O regime da empreitada será por Preço Global eventualmente revisível, caso haja comprovadamente alterações substanciais (≥ 20%) nos preços de materiais. "
Creio que isto pode ser uma segurança para todos
Colocado por: DR1982Ou seja o empreiteiro faz o orçamento, aplica + 20% sobre os materias à data atual e depois vê-se.
Colocado por: zedasilvaSim sim, o empreiteiro faz o orçamento para os preços atuais e até 20% retira da margem de lucro dele? Tenha as minhas dúvidas que assim seja.
Não, o empreiteiro faz orçamento para os preços atuais.
Se subirem 20 ou mais % o DO paga.
Se descerem, fica assim.
Colocado por: zedasilvaNeste momento quase todos os contratos que me chegam trazem clausulas deste tipo:
" O regime da empreitada será por Preço Global eventualmente revisível, caso haja comprovadamente alterações substanciais (≥ 20%) nos preços de materiais. "
Colocado por: zedasilva
Não, o empreiteiro faz orçamento para os preços atuais.
Se subirem 20 ou mais % o DO paga.
Se descerem, fica assim.
Colocado por: PedroeLara
É preciso lata ahhahaha
Se descerem o orcamento terá que ser rebisto igualmente.
Ou só protege um lado?
Devem ter sorte a assinar contratos assim
Colocado por: zedasilva
Neste momento devem ser já mais de uma dúzia de contratos que me passaram pelas mãos que foram assinados com esta cláusula.
É verdade que que para ser justa deveria ter ali uma alínea para acautelar a hipotética baixa de preços.
Se querem a minha opinião, infelizmente só serviria para ocupar mais espaço na folha...
Colocado por: PedroeLaraE para alteracoes para baixa do preco do material? Essa clausula existe tambem?
Colocado por: zedasilvaNeste momento quase todos os contratos que me chegam trazem clausulas deste tipo:
Colocado por: PickaxeEssa cláusula não dá segurança nenhuma ao dono de obra nem aos empreiteiros, dá para acabar em tribunal.
Existem fórmulas para revisão de preços para as obras públicas, é só utilizá-las.
O empreiteiro não sabe usar, então tem que ficar no contrato o preço dos principais materiais de construção a utilizar na obra, na data do contrato, e depois tem que apresentar as faturas para verificarem os preços e quantidades compradas para a obra.
Colocado por: DR1982Eu só estou contra os empreiteiros que não cumprem com o acordado.
Colocado por: pguilhermePreços de tabela, creio que seja o mais justo!
Isto.
Sem os materiais e os preços de referência, essa alínea não serve de nada.
Os preços sobem 20%.... preços de quê? Preços de quem e para quem?
Isso assim isoladamente só serve para enganar o DO que fica a saber de antemão que está sujeito a levar com um aumento de mais se 20%, sem grande fundamento, invalidando o "valor fechado".
Colocado por: pguilhermeCompletamente de acordo, contudo a maré esta a favor dis empreiteiros, nao seria de esperar que eles corressem riscos sem necessidade.
Claro.
Até podem propor 10k€/m2. Se o DO concorda, está tudo OK. Nada a dizer. O empreiteiro tem é de cumprir.
O que estava a ser insinuado era que os empreiteiros nada têm a ver com o aumento dos preços. Quando é óbvio que têm, pois a maior parte deles estão a defender-se com margens confortáveis e alguns tb com revisão de preços (mal ou bem).
Mas isto não é uma coisa inerentemente má. São as condições do mercado.
Colocado por: PickaxeO empreiteiro não sabe usar, então tem que ficar no contrato o preço dos principais materiais de construção a utilizar na obra, na data do contrato, e depois tem que apresentar as faturas para verificarem os preços e quantidades compradas para a obra.
Colocado por: DR1982nao seria de esperar que eles corressem riscos sem necessidade.
Colocado por: DR1982O que a mim nao me passa na garganta é os que começam com a treta de que esta tudo muito caro, que o ferro triplicou e coisas assim.
Prefiro que nao digam nada, que não justifiquem a tentar me passar por parvo
Colocado por: paulovalentePara isso tinha de haver projecto de execução e mapa de quantidades, e ambos bem feitos.
Colocado por: PickaxeIsso não faz falta nenhuma, fecham hoje negócio, e acertam um preço para o ferro
Colocado por: paulovalente
Isso não vale de muito. Querendo, dá sempre para aldrabar os números. Se o DO não sabe a quantidade de ferro que precisa, vai ser o construtor que lhe vai dar o número correto?
A mim deu-me jeito saber exatamente quanto precisava para acabar a obra. Apesar de ter 20% da estrutura feita, tenho já na obra a totalidade do ferro que preciso para a acabar, e como já aqui tinha dito comprado a 1150 com desconto. Tive de pagar ao eng para me calcular o peso do ferro.
Daqui a pouco estamos como nas reabilitações, o pedreiro vai com os clientes ao Leroy, eles escolhem e pagam. O pedreiro só cobra a mão de obra.