Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pguilherme
    À primeira vista, também me parece o mais lógico.
    As razões já apontadas fazem todo o sentido e não vejo em que medida o abrandamento da produção possa aliviar uma quebra de rentabilidade, caso o contexto seja mesmo como descrevem.

No entanto já houverem pelo menos duas subidas muito recentes. O que acham que possa ser?

Acho que sabendo que a energia ia aumentar, estiveram a produzir em excesso para a procura... agora é necessário abrandar e esperar para ver como vai evoluir o mercado. Se conseguirem vender já a preços da energia alta, para q baixar?
  2. Qual a relação do custo energia aumento preço alguém sabe?

Deve haver uma relação tipo 10€ aumento MW energia, x aumento ton ferro
  3. Colocado por: JotaPVender caro o que se tem produzido compensa o pouco que se venda mais à frente, ou atenua?

Vender com uma maior margem para antecipar (ou quem sabe, já existente) uma quebra de volume no futuro imediato? Pode ser que seja isso, sim.

Colocado por: RUIOLIAcho que sabendo que a energia ia aumentar, estiveram a produzir em excesso para a procura... agora é necessário abrandar e esperar para ver como vai evoluir o mercado. Se conseguirem vender já a preços da energia alta, para q baixar?

Essa é a questão. Se conseguem vender a preços de energia alta, porquê abrandar a produção?
    Parece mais provável uma quebra nas vendas, pois justificaria essa interrupção parcial (abrandamento de produção) por não ser necessária e ter maiores custos associados.

Se assim for, os clientes que ainda compram, embora em menor volume, podem - tal como sugerido por DR1982 - ter que comprar ao preço que estiver, e assim aumentam a rentabilidade.

Mas isto sou eu a conjecturar.

Colocado por: RicardoPortoDeve haver uma relação tipo 10€ aumento MW energia, x aumento ton ferro

Não digo que não haja, mas duvido que seja linear, pois isso ignoraria a dinâmica da procura/oferta.
    Mas existirá pelo menos uma corelação, que seria interessante observar.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  4. então e perante isto o ferro - e tudo o resto - sobe ao desce ?
    • AMG1
    • 5 setembro 2022
    Boa noite,
    Tenho seguido este topico com alguma atenção e confesso que muitodo que aqui foi escrito me baralha por completo.
    Creio que muitos dos participantes confundem realidade com o que gostavam que fosse essa realidade (bem sei que a sociologia ensina que a realidade e uma construção) mas tanta abstração leva que nao se chegue a lado nenhum.
    E absolutamente consensual, pelo menos na ciencia economica, que em mercados concorrenciais (admito que o dos materiais de construção esteja nesse grupo), que os custos tem influência na construção do preço, tal como a pressão da procura (ou a sua ausencia) tambem e essencial.
    Assim: se o custo baixa e se a procura abranda, porque razão é que o preco dos matriais nao vai descer?
    Pode ser que momento inicial os operadores nao reflitam de imediato essa variação no preço, mas se houver concorrência mais cedo ou mais tarde isso vai acabar por acontecer.
    Quanto a procura,atendendo a importância do credito no mercado da construção, parece-me que o gráfico colocado no post anterior ilustra bem o que vai acontecer.
    É provavel que o caminho que se desenha nao seja do interesse imediato de alguns dos participantes, mas também não vos parece que ja estávamos a atingir a estratosfera e que esse caminho ia acabar por levar ao descalabro?
    Um pequeno e exemplo. Numa pequena cidade da beira alta, uma obra custa hoje sensivelmente +50% do que há um ano. O que justifica isto, a não ser o aproveitamento deste ambiente em que a todos parece natural que a coisa (sem grande variação de custo como por o exemplo o trabalho) seja hoje vendida por mais 20 ou 30% do que era há um ano. Bom seria que os trabalhadores envolvidos tivessem esse aumento refletido nos seus salários, mas todos sabemos que nao é assim, portanto, alguém anda a ganhar hoje.mais do qie ganhava antes e isso nao tem mal nenhum, desde que existe gente disposta a pagar, mas seguramente que tambem acaba quando esse deixarem de estar dispostos a pagar.
    Vamos esperar para ver, mas eu so digo aqui aos meus conhecidos que sao do meio.
    Espero que no fim recebam mesmo o que andam a facturar e que acabem com uns calotes valentes nas mãos.
  5. Colocado por: AMG1Numa pequena cidade da beira alta, uma obra custa hoje sensivelmente +50% do que há um ano.
    se na beira alta for como na beira baixa abastecem-se em Espanha q é mais barato, ainda à dias um uilizador colocou o preço do mosaico a metade do preço. E quem sabe vai comprar à Espanha que eles depois entregam em Portugal.
  6. Colocado por: Troinoentão e perante isto o ferro - e tudo o resto - sobe ao desce ?
      Fb1pKZ9XEAAk9Wd.jpg

Boa sorte a conseguirem empréstimos para fazer moradias e comprar o ferro e adjudicar obras.
    Vamos lá ver se em 2023 existe trabalho por aí
  7. Colocado por: PedroeLara

Boa sorte a conseguirem empréstimos para fazer moradias e comprar o ferro e adjudicar obras.
    Vamos lá ver se em 2023 existe trabalho por aí

Diz se que vem aí uma inspecção em massa às empresas ilegais.
    Se assim for, muitas vão fechar, vai haver alguma mão de obra disponível e trabalho para quem teima em permanecer dentro da legalidade.
    Será bom para as empresas mas mau para o os DO pois limita o seu leque de escolha.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8. As empreitadas de obra nova irão certamente diminuir, eventualmente teremos um acréscimo nas remodelações.
    Grande parte deste mercado estava minado pelas empresas ilegais e como tal com preços mais acessíveis.
    Se houver uma purga dessas empresas os custos irão certamente ser diferentes.
    Não se afiguram dias bons para os futuros DO
  9. Colocado por: zedasilva
    Diz se que vem aí uma inspecção em massa às empresas ilegais.
    Se assim for, muitas vão fechar, vai haver alguma mão de obra disponível e trabalho para quem teima em permanecer dentro da legalidade.
    Será bom para as empresas mas mau para o os DO pois limita o seu leque de escolha.
    Ao ler disto e ainda agora passei por uma obra vedada com meia duzia de paus e rede ovelheira, ha muitos “Portugais” :)
  10. A sério zedasilva?
    Tinha-o em conta para uma análise um pouquinho mais ponderada.
    FdC edição correio da manhã? 😅
  11. Isso é má notícia para os DO daqui do tasco.

Eles gostam é dos biscateiros que levam barato e pagam por fora aos funcionários. Pagar a Engenheiros? Para apoio técnico vêm aqui ao Forum da Casa consultar os gurus.
  12. Colocado por: pguilhermeTinha-o em conta para uma análise um pouquinho mais ponderada.

Por isso disse que diz-se que vai haver uma inspeção em massa.
    Confesso que tb não acredito muito mas vamos ver.
    Uma coisa é certa, o setor necessita de uma reestruturação para funcionar quer com mais qualidade quer com preços mais reais.
    • sltd
    • 5 setembro 2022
    Colocado por: AMG1...
    Espero que no fim recebam mesmo o que andam a facturar e que acabem com uns calotes valentes nas mãos.

Eu pedi orçamento a um empreiteiro que tem um calote de 50K (mesmo antes desta loucura). É claro que me fez um orçamento para eu pagar parte desses 50K. Levou um não redondo.
    • RUIOLI
    • 5 setembro 2022 editado
    Colocado por: zedasilvaConfesso que tb não acredito muito mas vamos ver.

Vão sacar 100€ aos ENI, o IRN saca mais uns trocos, bem como as seguradoras e fica tudo na mesma como a lesma... se fossem obrigados a ter formação (inicial e reciclagem) para a profissão como em Espanha (os sindicatos lá têm um papel ativo em definir os conteúdos programáticos, carga horária e formadores/ entidades formadoras), patrões e empregados, isso sim era um avanço.
    Concordam com este comentário: pguilherme, zedasilva
  13. Referiu haverem preços acessíveis? Onde?

Independentemente das inspeções e necessidade de reforma do actual sistema, acha que se os preços subirem ainda mais, como apregoa, para além de serem terríveis notícias para os DO (quantos já não pararam obras devido aos preços actuais? Quanto mais se a subida continuar…), seria uma boa notícia para os profissionais do sector?

Se o mercado assim ficar, mesmo as empresas legais irão ao charco, pois não só terão muito menos procura, como terão custos elevados, como sabe, por fazerem tudo dentro da legalidade (e ainda bem).

As vezes fazer dentro da legalidade é muito dispendioso, agora será o que os irá aguentar?
    Grasping at straws, parece-me.

Atenção que não estou a defender fazer ilegalidades. Apenas crítico a análise que partilhou
  14. Ainda não entendi se o zedasilva quer apenas ser porreiro e ir agradando a todos por aqui ou qual a sua posição, mas ia jurar que já o vi defender que o mercado está com preços elevados mas justos e agora que deveriam ser mais elevados, para atestar da sua excelente qualidade.
  15. Colocado por: JotaPAinda não entendi se o zedasilva quer apenas ser porreiro e ir agradando a todos por aqui ou qual a sua posição, mas ia jurar que já o vi defender que o mercado está com preços elevados mas justos e agora que deveriam ser mais elevados, para atestar da sua excelente qualidade.

O mercado está neste momento com preços demasiado elevados para a qualidade que apresenta.
    Existem muito boa gente a especular.
    Eu tenho esperança que os preços estabilizem e a qualidade suba.
    Não acredito que os preços baixem, acredito sim que o mercado (Donos de obra) irão obrigar a qualidade a subir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  16. Colocado por: zedasilvaDiz se que vem aí uma inspecção em massa às empresas ilegais

Vai ser logo a seguir à conclusão da inspecção em massa ao fecho das urgências.
    Concordam com este comentário: AMG1
  17. Já estou a ver os inspetores o IMPlICla a entrar na minha obra, encontram o Sr Júlio agarrado à betoneira e dizem “estamos a fazer uma inspeção em massa na construção”. O sr Julio diz-lhes que podem provar à vontade a massa, que ele tem sempre muito cuidado em não deixar ir c*co de gato na areia :)

0.8738 seg. NEW