Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: gil.alvesporque no fim vai custar na mesma 400k... :/

Não é bem assim. O que não concordo é o "ora já que custa muito e já, bora fazer como me apetece. O que custar custou. Tenho ali o banco." Talvez me engane, mas acho que muito mais olhar para o que a casa custará, a malta olha é para a prestação mensal. Apesar de ser muito pessoal, subjectivo e discutivel, parece-me saudável debater o tema do produto em si e do modo de viver. Pois existem muitos, e por vezes vemos coisas que não valem a pena tal é o pouco uso que terão.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  2.  # 822

Neste momento para 400k uma mensalidade talvez ronde os 1800. A 35% de esforço (sem outros créditos), precisa de um rendimento líquido superior a 5k líquidos.

Se isso é o mínimo, temo que a construção de moradias vá acabar. E as existentes, irão valorizar em conformidade.
  3.  # 823

A serio que 400k é o minimo? Vamos la falar a sério :)
    Concordam com este comentário: Samuscas
  4.  # 824

Deixo aqui o meu exemplo (ou talvez não seja melhor exemplo)... Mas olha serve para partilha já que pouca gente o faz. Não é minha intenção debater o meu caso específico.
    O meu objectivo é Passive House.
    Qualidade de construção o melhor que possa.
    Implantação: 317m2
    Habitação: 172+44 brutos

Fundações e estrutura de betão: 40 000€
    Estrutura (CLT): 90 000€
    Vãos: 30 000€
    Isolamento (lã de rocha alta densidade): 17 000€
    Fachada e telhado (zinco) ventilados: 40 000€
    Barreiras e afins: 12 000€
    Instalações eléctricas e hidraulicas: 25 000€
    PRH-BC-VMC-Un.Ext: 24 000€
    Soalho madeira: 17 000€
    Decks madeira: 8 000€
    Car-port e alpendres: 17 000€
    Mobiliário (tenho pouco), Cozinha e portas interiores: 10 000€
    Iluminação: 4 000€
    WCs: 6 000€
    Electrodomésticos: 8 000€
    Arranjos exteriores (poucos muros e é plano): 12 000€

IVA: 82 000
    Projectos(c/iva)+fiscalização: 18 000€
    Taxas: 4 000€
    Impostos: 4 000€

Querem a soma de tudo?
    468 000€ (sem derrapanços...)
    Podia descer dos 400... podia. mas dá para perceber onde cortar...
    Ficaria bem servido à mesma, talvez. Seria suficiente, certamente(!)
    Agora digam-me que o total descia para 350 e eu digo que só atalhando e voltando a métodos de, lá está, 1990...

Ei mas é só a minha opinião.
    De novo não quero debater o meu caso concreto pf. Move along...
  5.  # 825

Colocado por: HAL_9000Pelo seu discurso, imagino que seja dos defendem que um pobre só é pobre porque quer? Uma vez que nem "sequer conseguimos melhorar a nossa própria remuneração."

Não HAL, eu não defendo coisa alguma. Muito menos defendo aqueles que se metem com encargos que não conseguem honrar porque tiveram mais desejos que carteira. Para no final vir culpar o Estado, o BCE, a Galp, etc...

Sobre a remuneração, não consigo compreender que alguém receba o mesmo que há 20 anos e pague agora o dobro por uma casa sem ceder uma palha no seu modo de viver ou de ser remunerado.
  6.  # 826

Oh Gil, ul gajo diz que quer comprar im carrito razoável para ir para o trabalho e tu propões um porsche :)
  7.  # 827

Colocado por: DR1982Oh Gil, ul gajo diz que quer comprar im carrito razoável para ir para o trabalho e tu propões um porsche :)
    Um Porsche mantém um valor venal alto durante mais tempo... E para mim é um investimento de uma vida... Lá está prioridades. ;)

é como digo... possível abaixo dos 400k é.
    Mas tens de começar a ir para os cortes e para os "serve muito bem" (e serve). mas mesmo assim não podes mij** muito fora do pote.
    • RCF
    • 20 dezembro 2022

# 828

Colocado por: pguilhermeNeste momento para 400k uma mensalidade talvez ronde os 1800. A 35% de esforço (sem outros créditos), precisa de um rendimento líquido superior a 5k líquidos.

Se isso é o mínimo, temo que a construção de moradias vá acabar. E as existentes, irão valorizar em conformidade.

Colocado por: DR1982A serio que 400k é o minimo? Vamos la falar a sério :)

O quadro não é assim tão negro quanto possa parecer...

Raros são os casos em que a construção é a primeira habitação própria.
    Muitos, quando avançam para construir uma moradia, já têm um apartamento meio pago e uma mais valia considerável com a venda do mesmo, o que permite que, construindo por 400K, apenas tenham de pedir ao Banco 200/300k.
    E sim, também se constrói por menos de 400k, tal como também se constrói por mais. Mas, o princípio é quase sempre o mesmo, isto é, as pessoas vão escalando de uma casa menos boa para outra melhor e reinvestindo mais valias ou, no mínimo, o acumulado do que já pagaram da casa anterior
  8.  # 829

Colocado por: gil.alvesUm Porsche mantém um valor venal alto durante mais tempo... E para mim é um investimento de uma vida... Lá está prioridades. ;)

é como digo... possível abaixo dos 400k é.
    Mas tens de começar a ir para os cortes e para os "serve muito bem" (e serve). mas mesmo assim não podes mij** muito fora do pote.

Nada contra!
    mas, eu pelo menos estava a falar de valores “a partir de” imagina alguém que esta na duvida se tem possibilidades de construir uma casita ou tem de continuar a pagar renda, pergunta quanto é preciso…
    Se a resposta for ou tens 400k ou nao consegues, é complicado :)
  9.  # 830

Colocado por: HAL_9000Uma curiosidade: quando um cliente vai ter consigo, tem essa abordagem didática com ele? Desenvolve de bom grado um projeto para alguém que trabalha com um orçamento muito limitado, com todas as implicações inerentes (área, métodos construtivos, materiais, etc)?
    A curiosidade prende-se com um aspeto simples; as casas que eu vejo, e que os arquitetos gostam de publicitar, estão mesmo muito, muito longe de serem casas de mínimos típicas de um país de mínimos.

Bem, se eu desenhasse como se fosse para mim, as casas tinham metade do tamanho, meia dúzia de compartimentos e abaixo dos 150k (que é quanto vale para mim uma casa), e sempre com ideia de a poder vender :)
    A maioria pede para alargar aqui e acolá em função do seu modo de viver, que devemos respeitar como é natural. Depois existem outros factores, como de alinhamentos estruturais, menos dobras, proporção, etc... que podem fazer aumentar certas áreas pontualmente. Por isso acho certa graça a remodelações onde o perimetro já vem definido. Em ambos os casos, a nossa função é por o Dono de Obra a pensar e a chegar à conclusão por ele próprio. Muitas das vezes isso chega através da comparação de diferentes variantes/soluções. Das muitas perguntas que fazemos, muitas nem têm que ver com espaço, tamanho, mas com coisas quotidianas muito simples. Um factor importantissimo na nossa opinião é que esteja o casal nas reuniões e não apenas um deles.
  10.  # 831

Colocado por: DR1982alguém que esta na duvida se tem possibilidades de construir uma casita ou tem de continuar a pagar renda, pergunta quanto é preciso…
    Acho que se o resultado final implicar mudar para uma casa com a mesma qualidade da que está a pagar renda mais vale estar quieto...
  11.  # 832

Colocado por: gil.alvesAcho que se o resultado final implicar mudar para uma casa com a mesma qualidade da que está a pagar renda mais vale estar quieto...
    mesmo que fosse igual na minha opinião ja compensa, ainda assim, achas que isto com 120m2 custa 400k
  12.  # 833

Colocado por: DR1982achas que isto com 120m2 custa 400k
    a área não me diz nada... Depende.
  13.  # 834

Colocado por: HAL_9000Você sendo emigrante, acha que se emigrar fosse obrigatório, a grande maioria voltava?

Voltariam alguns (eu voltei por exemplo), os que valorizam a família, o clima, o estilo de vida e os que tivessem boas oportunidades profissionais (muitas vezes inerentes ao facto de ter emigrado). O resto por lá ficaria, e os problemas sociais em Portugal só se agravariam, porque não haveria pessoas suficientes para pagar impostos.

Antes que o diga a imigração atenua o problema, mas não o resolve. Porquê? Basta ver as condições em que trabalham, os salários pelos quais trabalham e as condições em que vivem os nossos imigrantes. Em muitos casos conseguem viver pior que nós.

Voltavam como você voltou, ou então não. Nem é esse o ponto.
    Você sacrificou-se para construir o que construiu. Fez bem.
    Há quem o faça para melhorar ou criar as suas próprias laborais. Fazem bem também.
    Para quem constrói seria de todo uma boa ideia experimentar viver em casas diferentes, em localizações diferentes, em cidades diferentes, e se pudessem, em países diferentes até.

Estar acorrentado a Portugal porque pobrezinho não ia ter ninguém para pagar impostos é coisa que ninguém pensa antes de emigrar, nem o HAL, quanto mais... Mas poderia ajudar a decidir certas opções no projecto da casa.
  14.  # 835

Colocado por: gil.alvesa área não me diz nada... Depende.
    nao disse apenas a área, tem um boneco a acompanhar :)
  15.  # 836

Colocado por: N Miguel OliveiraNão HAL, eu não defendo coisa alguma. Muito menos defendo aqueles que se metem com encargos que não conseguem honrar porque tiveram mais desejos que carteira. Para no final vir culpar o Estado, o BCE, a Galp, etc...
    É para esquecer. Nós nunca vamos concordar nesta questão. O Miguel defende políticas ultraliberais num país que não tem rendimentos para as aplicar. As pol+iticas que defende a IL, nunca, mas é que nunca na vida resultariam aqui, por mais que eu concorde com algumas das medidas que propõem.

Você parte do princípio que se as pessoas assumiram esses encargos é porque foram lambões. Eu só tento dizer que existem um conjuto de fatores sociais e económicos que condicionam a decisão.

Colocado por: N Miguel OliveiraSobre a remuneração, não consigo compreender que alguém receba o mesmo que há 20 anos e pague agora o dobro por uma casa sem ceder uma palha no seu modo de viver ou de ser remunerado.
    Mais uma vez, eu acho que depende das "armas" e dos encargos que você tem. Trocar um emprego seguro, ainda que mal pago, por um desafio profissional, nem sempre é possível quando já tem uma família ao seu encargo.
    O N Miguel Oliveira acha que a culpa é da pessoa que se acomodou. Eu acho que ela apenas é responsavel em parte pela sua situação, mas não o responsável maioritário. Mais responsável é quem toma nas mãos o destino do país e a única coisa que consegue fazer é incrementar impostos e empobrecê-lo.

Colocado por: N Miguel OliveiraPara no final vir culpar o Estado, o BCE, a Galp, etc...
    Se a boca era para mim, não fui isso que eu fiz. Sugiro que volte a reler. Por mais que repita que foi isso que quis dizer, não o torna realidade.
    Mas volto a repetir:
    - AS políticas comerciais dos bancos no que diz respeito à taxa do CH, condicionam a decisão das pessoas na contratação das mesmas.
    - O estado criou injustiça entre os seus cidadão, ao apoiar uns e não apoiar os outros em termos de habitação. No limite ou apoia todos, ou não apoia nenhuns cobrando menos impostos e deixando mais rendimento disponível.
    - Numa inflação as políticas vão no sentido de tirar dinheiro de circulação, contudo esse dinheiro é retirado essencialmente aos rendimentos do trabalho, e movimenta-se para os bolsos de algumas empresas que têm lucros como nunca tiveram. Acho isto imoral e sem sentido do ponto de vista de gestão da sociedade. Sociedades descontentes e que perdem qualidade de vida, geralmente dão origem a movimentos desagradáveis.

Se acha que isto é "Para no final vir culpar o Estado, o BCE, a Galp, etc..." então ok, não consigo explicar de maneira diferente, e concordamos em discordar.
  16.  # 837

Colocado por: DR1982achas que isto com 120m2 custa 400
    Quanto é que acha que custa? já agora?
  17.  # 838

Colocado por: DR1982nao disse apenas a área, tem um boneco a acompanhar :)
    DR... Sei lá bem o que tem lá dentro... :)
    Se é 120m2 brutos incluindo aquela garagem ou não?
    Que janelas tem?
    Que piso interior tem?
    Que fundações tem?
    Que tipo de isolamento tem?
    Como foi construída? à pato bravo ou como manda a sapatilha?
    Os arranjos são só uma vedação e aquele pavê? ou é tudo ajardinado para trás...

...
    ...
  18.  # 839

Colocado por: gil.alvesDeixo aqui o meu exemplo

Talvez quisesse dizer (e assim já faz sentido) é que 400k seria o mínimo para o seu projecto e pretensões.
    Mas isso é diferente de ser o mínimo para qualquer caso.

Colocado por: gil.alvesa área não me diz nada... Depende.

Oh... seja sério. Com 120m2 seria um custo acima de 3k€/m2. Este mínimo ainda é mais alto que o anterior.
  19.  # 840

Colocado por: N Miguel Oliveirameia dúzia de compartimentos e abaixo dos 150k (que é quanto vale para mim uma casa), e sempre com ideia de a poder vender :)
    Peço-lhe que quando construir ou reconstruir a sua casa, faça aqui o relato (nem que seja com outro nome),e mostre a casa que consegue fazer com 150k (terreno incluído imagino).
    Não é ironia. Seria mesmo um relato interessante. Tal como foi a casa 100 do nuno.

Posso-lhe dizer, que em 2019 eu era o gajo mais inflexível do mundo a dizer que não dava mais de 150k para construir a casa. Posso-lhe dizer em quanto ficou, mas não foram 150K. E eu durante 2.5 anos devo ter la investido em trabalho meu, mais de 2000 horas.

Quanto À ideia de poder vender, também é o meu pressuposto desde o inicio. É a última coisa que quero, mas se tiver de ser...
    Concordam com este comentário: gil.alves

0.1768 seg. NEW