Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraAntes de estar construído tem sempre tempo.
    Eu sei, foi o que fiz, dentro do possível.
  2. Colocado por: HAL_9000Mas e relativamente à qualidade da construção e o reflexo que isso tem no preço final, qual é a sua opinião?

Grosso modo, o facto do custo da habitação ter aumentado e muito, traz por detrás uma boa intenção: evolução das noções de conforto, ao nivel da qualidade do ar, temperatura, humidade e sustentabilidade, economia de recursos, etc etc...

Agora tudo isso requer outro cuidado, e atenção ao equilibrar as coisas. De pouco adianta meter 20cm de isolamento nas paredes, se o calor passa todo pelas caixilharias, etc... cada vez mais é preciso estudar melhor, testar mais, a fim de optimizar as soluções.
  3. Colocado por: HAL_9000Hoje em dia por cá constrói-se melhor é um facto, mas será que por comparação as casas dessas países que fala, apesar da menor área, não continuaram a levar soluções técnicas que as encareçam, levando a que por comparação as casas portuguesas continuem a ser mais contidas?

Sim, ao nivel tecnico, as casas no estrangeiro tendem a custar mais ao m².
    Pelo que é normal serem mais pequenas, racionais, optimizadas, apesar de eles terem outra capacidade de pagar por mais.

Se reparar, optimizar levará a uma redução natural do tamanho das casas, menos m³ de ar para aquecer, arrefecer, renovar... menos iluminação, menos manutenção, maior rapidez com limpezas, menos metros de tubo para chegar a agua quente, menos desperdicio, etc etc...
  4. Colocado por: HAL_9000O tamanho médio das casas em Portugal é de 84 m2,
    por comparação com outros países:

Como disse muitas vezes acerca disso, a minha opinião baseia-se na minha própria estatística, não fundamentada por nenhum numero oficial. Regra geral, os projectos em Portugal tendem a ser maiores, ao nivel do terreno, da área da casa (habitável) e das áreas de serviço (wcs, garagem, etc)... tão somente isso.

Por exemplo, nunca desenhei uma casa com menos de 120m² em Portugal que me lembre...
    Raramente fica abaixo dos 200m² brutos. No entanto a estatística que o HAL nos traz fala em 84...

Agora também é certo que os projectos que faço num lado e noutro são de obra nova na maior parte dos casos. Não sei se a sua estatística inclui construção existente... pois não estou a ver donde vêm esses 84m² sinceramente.

Ainda acrecentaria outra coisa, o tamanho dos apartamentos tendem a ser mais racionais, precisamente por não contar tanto com as vontades personalizadas do cliente final.
  5. Colocado por: HAL_9000não confirmama sua opinião que em Portugal se constrói à grande por comparação com os outros países.

É que por vezes até pelo tamanho dos lotes dá para se perceber o que digo...
    Em anexo envio um exemplo que vi há pouco no México, onde os rendimentos são idênticos aos portugueses... os lotes maiores teriam uns 130m². Imagine agora as casas com 2 pisos no máximo e geminadas... isto para a classe média.
  6. Colocado por: HAL_9000Casas maiores, podem dar muito jeito num país em que os filhos saem de casa dos pais em média aos 33 anos, e em que a reforma dos avós não permite pagar uma renda. Em muitas situações acava por ter 3 gerações a viver na mesma casa. Uma situação que nos países do centro e norte da Europa será raríssima.

Pois, eu bem conheço essa mania de construir para os filhos. Já pensou que também é por isso que eles não saem de casa?

Nos USA aos 18 és corrido de casa ou pagas renda meu rico filho ehehehe (estou a exagerar obviamente).
  7. Colocado por: HAL_9000Dado que o N Miguel Oliveira bate frequentemente na tecla do tamanho

Eu não bato em ninguém. Mas passamos a vida a chorar em Portugal, quando vejo outros que conseguem viver em espaços mais pequenos, mais contidos, mais optimizados... tão somente isso. Eu se pudesse também preferia uma mansão e uma equipa de funcionários para a manter.
    • smart
    • 6 janeiro 2023 editado
    Hum
    Na minha opinião,
    O factor principal do custo da habitação é a especulação recente neste país á beira mar plantado.
    De repente parece que somos tontos por ambicionar uma casa de 200m2.
    O preço dos terrenos, se não fosse a procura deveria estar a metade...
    E a procura, já se sabe de onde vem...
    Imigração, vistos gold, isenção impostos a estrangeiros, livre circulação, moda, desvalorização do euro, investimento face á inflação...
    muitos vendem o que têm, pensando lucrar muitos e agora entregam o que ganharam a outros..
    Claro que o aumento do preço da matéria prima e da energia, concorreram para aumentar o custo dos materiais de construção e seu transporte.
    Uma vez mais, a especulação alastrou pela cadeia de distribuição e fez as suas nossas.
    Concordo que muitas casas poderiam ser mais comedidas, mas não é por serem 30% mais pequenas que o valor da construção fica mais barato na proporção.
    Se consultarmos o preço do aço pergunto pq muitos orçamentos não corrigem, embora o betão tenha aumentado esta semana..
    Vejam as medidas que o Canadá está a tomar para preservar a qualidade de vida dos cidadãos e sua capacidade de comprar casa...
    E já não falo sequer, em impostos, taxas, taxinhas e mesquenhices
    Concordam com este comentário: HAL_9000, VCG, desofiapedro, RaquelMS
  8. Colocado por: N Miguel OliveiraNão sei se a sua estatística inclui construção existente... pois não estou a ver donde vêm esses 84m² sinceramente.
    A estatística é sobre a caracterização da habitação, por isso deve incluir tudo. Moradias e apartamentos.
    Não me custa nada a perceber os 84 M2. Olhe na urbanização(conjunto de prédios vá) onde moro, todos iguais e geminados, deve haver uns 120 apartamentos em que nenhum tem mais de 70 M2. Este tipo de prédios aqui na zona repete-se ao infinito com vários acabamentos e várias cores exteriores. São prédios pequenos que foram construídos nos anos 80 para a classe média, média baixa que não tinha aqui oferta de habitação. Estás habitações mais contidas servirao de contraponto com as moradias grandes que o Miguel fala.

Imagino que o mesmo se passe nos outros países.

Ou seja segundo aqueles 2 estudos de duas entidades distintas, as casas em Portugal estão de facto na média em termos de tamanho. Ainda que os nossos rendimentos estejam abaixo da média, não me parece que sejamos um país de lunáticos que quer construir castelos.

O problema é que o preço da habitação aumentou dental forma, que um simples T0 de 30m2 é caríssimo para uma pessoa só nos dias de hoje.
  9. Colocado por: N Miguel OliveiraMéxico, onde os rendimentos são idênticos aos portugueses... os lotes maiores teriam uns 130m². Imagine agora as casas com 2 pisos no máximo e geminadas... isto para a classe média.
    E aqui não encontra exemplos desses? curiosidade mesmo.

Eu ia jurar que vi já vários exemplos de urbanizações do género com casas repetidas em lotes pequenos. Obviamente não com essa dimensão em termos de n de casas.

Se bem que não tenho bem noção se são 130m2 ou 200, não vou lá medir. Mas também não é menos verdade que essas urbanizações são caras para caramba.

Mas também lhe digo a comprar ou construir moradia mais vale ter algum espaço exterior que se possa desfrutar. Caso contrário eu preferia comprar um apartamento que tendencialmente é muito mais barato.
    • AMVP
    • 6 janeiro 2023
    Colocado por: smartVejam as medidas que o Canadá está a tomar para preservar a qualidade de vida dos cidadãos e sua capacidade de comprar casa...

Aqui nao pode ser porque teria impacto no suposto crescimento do pais
    • AMVP
    • 6 janeiro 2023
    Quanto a media do tamanho das habitacoes por pais, nao me espanta. Falando de franca e onde vive a classe media /media baixa. Parece - me que a media na regiao de Paris é menor do que em lisboa, basta ver os anuncios. E quanto mais novas forem as casas maior essa diferenca.
    Quanto a media nacional, parece - me que é influencia, e muito, por habitacao mais antiga em que as areas eram maioritariamente pequenas.
    A habitacao mais recente, e falo desde ha 25-30 anos, tem areas maiores do que a anterior, pelo menos na realidade que conheco e em quantidade relevante para a estatistica, pois sempre houveram palacios e palacetes
  10. O ine recebe a ficha estatística de todos os projetos. Bem que podia mandar cá para fora umas estatísticas das áreas, por topologia, e região, áreas totais, por ano de construção, etc.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  11. Colocado por: HAL_9000Olhe na urbanização(conjunto de prédios vá) onde moro, todos iguais e geminados, deve haver uns 120 apartamentos em que nenhum tem mais de 70 M2.

Acho que estamos a confundir alhos com bugalhos. Um promotor que manda erguer um prédio o que quer é o maior numero de fogos, pelo que pouco surpreende o que descreve.
    Eu refiro-me ao cidadão que decide construir, geralmente uma moradia unifamiliar num terreno isolado. Na minha percepção há um modo dos portugueses encararem a situação diferente do que vejo no estrangeiro.
  12. Quando eu digo que discordo dos meios aplicados para baixar a inflação é disto que falo:
    https://eco.sapo.pt/especiais/fortunas-da-bolsa-aumentam-12-mil-milhoes-a-boleia-da-galp-e-dividendos/

"Todos temos de Empobrecer"...todos quer dizer.

Relativamente ao tamanho das casas, ontem também li, num relatório que agora não encontro, que a pandemia levou a que as pessoas manifestassem um interesse por casas com mais área, contudo a tendência ao longo da última década pende para casas mais pequenas. Essa tendendia aparentemente está ligada à evolução do preço, como é óbvio, mas também ao facto de as famílias actualmente serem tendencialmente mais pequenas (1-2 filhos).

Também é verdade que lá na terrinha onde fiz a minha casa, assim de repente consigo-me lembrar de umas 5 casas em construção que de certeza têm mais de 500m2. Mas pelo menos em 2 delas eu conheço os proprietários e penso que parte da casa será para funcionar um negócio familiar.
    Tb existe lá outra situação em que os pais aproveitaram as garagens da casa e abriram não uma, mas 3 empresas. Toda a família tira, ou começou por tirar, o seu rendimento de là. Se a casa não tivesse esse recurso seria impossível.

Obviamente também lá há casas de 400m2 vazias e os donos moram no anexo porque "é mais fácil de aquecer"
    Mas estas situações devem ocorrer por essa Europa fora, e neste campo não acho que sejamos diferentes dos demais.
  13. Colocado por: HAL_9000E aqui não encontra exemplos desses? curiosidade mesmo.

Talvez haja. Só não os conheço. Olhe, no ultimo projecto em loteamento em Portugal, o lote tinha 750m² por exemplo. Mas mesmo os mais pequenos andavam pelos 200, 250m². O exemplo mexicano que dei, é a coisa mais banal por ali, a maioria dos terrenos têm 99m², uma boa parte com 107, 115... e os maiores a rondar os 130m²... isto a uns 350€/m² por exemplo.... as casas só levam dois pisos e não há garagem. Não me parece o ideal, mas em Portugal isso seria quase um insulto. Claro que devemos sempre ambicionar mais, apenas resalvo que há margem para se poder reduzir, caso os preços sejam imcomportaveis face aos rendimentos de que dispomos.
  14. Colocado por: HAL_9000Obviamente não com essa dimensão em termos de n de casas.

E olhe que este "cluster" de 182 lotes é apenas um dum conjunto de 25. Se os demais tiverem numero identico de casas, serão cerca de de 4 a 5'000 mil casas num loteamento... criado nos arredores duma cidade, com dezenas de exemplos destes em pleno desenvolvimento. É um modo de combater a falta de habitação.
  15. Colocado por: N Miguel OliveiraSe os demais tiverem numero identico de casas, serão cerca de de 4 a 5'000 mil casas num loteamento... criado nos arredores duma cidade, com dezenas de exemplos destes em pleno desenvolvimento. É um modo de combater a falta de habitação.
    mas aí eu concordo que seria algo que poderia ser implementado nas áreas metropolitanas das grandes cidades. Contudo o nosso problema é que há pouquíssima construção nova para responder a procura, e quando é feita, nem sempre tem em conta um bom ordenamento territorial. Não vejo de facto muitos empreendimentos em que se promovam a construção de milhares de habitações de forma ordenada, e com a típica repetição que permitiria reduzir e muito os custos de construção.

Mas como dizia um user uns posts atrás, grande parte da solução para o problema da habitação nas áreas metropolitanas passa não só pelo aumento da oferta disponível, mas também por um sistema de transportes que realmente funcione.
    Por exemplo no local onde comprei, é um local calmo, zona urbana, mas em que ainda se vêem pessoas a passear uma cabra ou a tratar da horta, está a 40 km de Lisboa. Contudo, de transportes demoro 90 mim a chegar ao trabalho (razão pela qual tenho tempo para estar neste fórum por exemplo).
    Houvesse uma rede de transportes em condições, e grande parte da população que está a sobrecarregar Lisboa, poder-se-ia deslocar para esta zona e outras semelhantes. Recordo que em 2019 consegui comprar aqui um T2 por menos de 50k (Na altura representou 8 anos de rendas, tendo em conta o que pagava em Caneças). Ainda assim, e mesmo sem os transportes a funcionar de forma correcta,o preço de um apartamento semelhante duplicou até 2023. Mas continua a ser uma zona com preços acessíveis, ou pelo menos mais condizentes com os nossos rendimentos.

Tendo em conta o espaço que por aqui há, poder-se-ia muito facilmente implementar uma solução como a que postou destinada a classe média. Contudo, enquanto os transportes forem o que são..."jamé"
    • AMVP
    • 6 janeiro 2023
    Ainda gostava de saber onde andam os apartamentos contruidos desde a 25 anos para ca com essas areas tao pequenas.
  16. Colocado por: AMVPAinda gostava de saber onde andam os apartamentos contruidos desde a 25 anos para ca com essas areas tao pequenas.

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-lisboa-misericordia-eae7486b-6b25-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=850794

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-cascais-carcavelos-e-parede-586c8515-77e5-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=848963

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-cascais-carcavelos-e-parede-d365d863-8205-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=848958

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-cascais-carcavelos-e-parede-b581a87e-8208-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=848957

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t3-mafra-malveira-e-sao-miguel-de-alcainca-c608ceec-a167-11ec-91bc-060000000057.html?g3pid=847789

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-cascais-sao-domingos-de-rana-rana-037dc64e-e73c-11ec-a521-060000000056.html?g3pid=848949

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-lourinha-e-atalaia-07b1bc4b-a564-11e8-b31d-00155d01ea2a.html

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t2-mafra-ericeira-4fc8f5d9-a615-11ec-a521-060000000056.html

https://casa.sapo.pt/comprar-apartamento-t1-oeiras-alges-linda-a-velha-e-cruz-quebrada-dafundo-miraflores-(alges)-511817e2-722a-11ed-a521-060000000056.html?g3pid=846369

https://casa.sapo.pt/apartamentos/t1/em-construcao/distrito.lisboa/

Alguns exemplos só na região de Lisboa, e pesquisa numa só plataforma. Não me parecem propriamente áreas de palácios. Mas tb n sei o que a AMVP considera "casas pequenas"

0.2199 seg. NEW